Porta-jaleco – 41 modelos lindos e como fazer você mesma!
O porta-jaleco é um acessório perfeito para profissionais da área da saúde, pois permite guardar o jaleco de modo a protegê-lo e mantê-lo em local adequado e limpo para o momento do uso.
Desse modo, o porta-jaleco é um ótimo presente para formandos ou profissionais da área de saúde.
E como inspiração, trouxemos diversos modelos de porta-jaleco, além de passo a passo de como fazer essa espécie de bolsinha.
Fotos e modelos de porta-jaleco
Porta-jaleco de odontologia
Como ideia de artesanato em tecido, a proposta aqui traz um kit para profissionais da área de odontologia.
O kit é composto de bolsa para jaleco, estojo e touca para cobrir o cabelo. Além de bastante funcional, o kit ainda é fofo e traz estampa de dentinhos, que remetem a profissão.
Porta-jaleco de enfermagem
Um modelo que atende aos profissionais da área de enfermagem é esta opção, que traz estampa que remete aos batimentos cardíacos.
O kit é composto de bolsa para jaleco e nécessaire, e ainda traz impressão com o nome do profissional, deixando o item personalizado.
Porta-jaleco de medicina
Como ideia para profissionais da área médica, a proposta aqui traz um kit de bolsas em um mix de azul marinho e branco.
O kit é formado por uma bolsa para jaleco, estojo, e tem uma bolsinha extra, que funciona como carteira.
O kit vem azul marinho e branco ainda traz a personalização com o nome da médica bordado em todos os itens.
Porta-jaleco de fisioterapia
Um modelo super versátil e que funciona para diferentes cursos e profissionais, inclusive para fisioterapeutas, é esta versão que traz uma espécie de plástico translúcido formando a bolsa.
O modelo é uma bolsa simples e com alças e que traz a parte da frente e de trás com um plástico translúcido, que permite ver o jaleco dobrado dentro do item.
Porta-jaleco de veterinária
Para os médicos veterinários, a bolsa para jaleco pode ter uma estampa que remete à profissão, como é o caso desta versão que traz estampas de cãezinhos.
A bolsa simples com estampa de cachorrinhos tem outra divisória na frente, que é ideal para guardar outros itens da profissão, além do jaleco.
Nesse caso, a bolsa ainda tem a personalização com o nome da médica veterinária bordado.
Porta-jaleco de nutrição
Para a profissional da área de nutrição, a ideia aqui é de uma bolsa para jaleco com estampa que remete à alimentação, e nesse caso a estampa fofa é de listras azuis com pedaços de melancia.
A bolsa de formato simples tem impressa a referência ao curso de nutrição e a personalização com o nome da profissional.
Além da bolsa, o kit ainda traz um estojo no mesmo estilo, mantendo a combinação perfeita entre os itens.
Porta-jaleco de farmácia
A peça para profissionais da área de farmácia é uma versão com estampas de medicamentos e itens que remetem a área da saúde, além disso a bolsinha ainda traz parte em tecido vermelho e com bordado com referências ao curso de farmácia e uma caixinha de remédio.
Um dos detalhes da bolsinha é o zíper, que traz um chaveiro combinando com o item, sendo do mesmo tecido vermelho usado na bolsinha e com bordado que traz um frasco de remédio e algumas pílulas.
Porta-jaleco de biomedicina
Como ideia para bolsa de jaleco para profissionais da área de biomedicina, a proposta aqui traz um modelo feminino simples e personalizado.
Para o item a ideia foi de usar um tecido que tem tudo a ver com a profissão, trazendo fundo cor-de-rosa e estampas que remetem a pesquisa e a área de saúde e medicina.
A personalização fica por conta do nome bordado e adicionado na frente da bolsinha, que deixa a peça delicada e linda!
Como fazer porta-jaleco? – Passo a passo
Se você é do time que adora fazer artesanato e aprender novas técnicas, trouxemos o passo a passo de como fazer essa bolsa para armazenar o jaleco. Assim, você pode criar o item para presentear, ou até mesmo para vender e fazer uma grana extra.
Materiais e medidas:
- 2 cortes de manta acrílica (30 x 30 cm)
- 2 cortes de tecido para a parte externa (30 x 30 cm)
- 2 cortes de tecido para o forro (30 x 30 cm)
- 1 corte de plástico cristal (25 x 30 cm)
- 1 corte de tecido para alça (7 x 40 cm)
- 2 zíperes de 32 cm com cursor
- 2 pedaços de viés (ao menos 32 cm cada pedaço)
- Tesoura
- Linha
- Agulha
- Régua
- Ferro de passar
- Máquina de costura
Passo a passo:
- Pegue um pedaço de viés e posicione-o dobrado no plástico cristal no lado de 30 cm, passe uma costura para fixar o viés no plástico;
- Posicione um zíper sobre o viés já costurado no plástico cristal e passe a costura para prender o zíper nessa parte;
- Pegue o outro viés e posicione-o na parte de cima do zíper já costurado;
- Faça a costura unindo esse viés ao zíper e dando acabamento a essa parte;
- Coloque um dos pedaços da manta acrílica sobre uma superfície;
- Posicione o tecido para a parte externa sobre a manta acrílica e passe o ferro por cima;
- Coloque o plástico cristal sobre a união da manta e do tecido, de modo que o plástico fique rente a parte debaixo da bolsinha, e em seguida costure o plástico sobre essa parte da bolsa;
- Na parte de cima da bolsa, coloque o outro zíper, adicione uma das partes do tecido do forro, e costure a parte debaixo do zíper, de modo a fixar o zíper na bolsinha e também já fixar um dos lados do forro;
- Monte o outro lado da bolsinha, posicionando o tecido externo sobre a manta e passando o ferro por cima;
- Com essa outra parte já montada, posicione sobre ela a parte já montada anteriormente, de modo que o plástico cristal fique sobre a estampa do tecido externo da outra parte (lembre-se que agora estamos montando do avesso);
- Nessa montagem, posicione a outra parte do forro com a estampa para baixo, de modo que as duas estampas do forro fiquem frente a frente;
- Costure tudo junto, de modo a prender o zíper na outra parte do forro e assim unir todas as partes através do zíper;
- Pegue o tecido da alça e dobre-a no meio e passe a ferro para marcar o vinco. Dobre novamente cada lado levando a cada dobra ao vinco feito pelo ferro, e em seguida passe costura reta para formar a alça da bolsa;
- Pegue as mantas e os tecidos da frente de cada lado e direcione-os para cima, de modo a juntá-los e manter os forros para o outro lado (deixe um pouco do zíper aberto para depois tirar do avesso);
- Posicione a alça dobrada no cantinho entre os tecidos externos e passe costura em toda a volta, de modo a montar a bolsa e fixar a alça. Passe também a costura unindo as partes do forro, mantendo um pedacinho sem costurar para desvirar o avesso, e depois de desvirar, faça o restante da costura;
- Assim, o porta-jaleco está finalizado, e você pode ver o passo a passo em vídeo aqui.
Você já conhecia esse acessório para guardar jalecos? Conta, aqui nos comentários, qual o seu modelo favorito.