Papietagem – O que é? + 37 inspirações e como fazer em casa!

Você já ouviu falar sobre papietagem? A técnica de artesanato não é nenhuma novidade, e apesar de ser utilizada há anos, faz muito sucesso na criação de diferentes tipos de peças, que podem compor desde peças utilitárias até peças decorativas, trazendo muito charme e estilo para o ambiente.

E se esse termo é novo para você, no post explicamos o que é papietagem, reunimos passo a passo para fazer o artesanato, além de inspirações lindas para criar peças únicas!

papietagem

O que é papietagem?

A papietagem é uma técnica artesanal e manual que utiliza basicamente de papéis rasgados e colados sobre um molde, tomando um formato e criando uma peça artesanal.

Essa técnica de artesanato com papel é conhecida pelo termo francês “papier collé”, que significa papel colado, e era muito utilizada para a criação de adereços de peças teatrais.

Esse tipo de artesanato costuma ser bastante confundido com a técnica de papel machê, porém há diferença entre as duas técnicas. Enquanto a papietagem utiliza papel rasgado imerso em cola para criação de peças, a técnica de papel machê é feita através de papel molhado em uma mistura batida com cola no liquidificador.

Assim, a técnica artesanal permite criar esculturas ou peças de diferentes estilos através da colagem de papéis picados.

o que papietagem

A técnica artesanal usa papel picado e cola

Fotos e inspirações de papietagem

Vasos de papietagem

vaso decorado e feito em papietagem

Há muitas ideias incríveis para usar a técnica de colagem de papéis para criar peças, e uma criação bastante frequente é a de vasos decorativos que podem ser feitos em diferentes formatos e estilos, como mostra esta inspiração.

Para um vaso feito através da técnica de papietagem, a aposta foi por usar um balão como molde, dando um formato ovalado para o vaso decorativo.

A decoração da peça foi feita através da técnica de decoupage, que adiciona folhas e flores sobre a peça feita de papéis picados e transforma o vaso em uma linda peça para a decoração.

 

vaso de papietagem pintado

Os vasos foram pintados de cores neutras

vaso decorado de papietagem

As peças foram decoradas em estilo étnico

vaso para flores em papietagem

O vaso tem formato redondo

vasos de papietagem

Cumbuca

potinho de papietagem

A técnica manual também permite criar peças bastante conhecidas do dia a dia, como tigelas e bowls, como mostra esta inspiração que traz uma espécie de bowl de tamanho pequeno e que pode ser usado para diferentes fins, inclusive na decoração.

Para a criação da peça, a ideia foi de usar os papéis picados e colados dando o formato de um bowl arredondado.

Ao final, a peça foi pintada e decorada de maneira que ganhou ainda mais destaque, recebendo um toque de cor azul na parte externa e pintura vermelha por dentro, o que destaca a peça na decoração.

 

artesanato em papietagem

A peça foi decorada em tons de vermelho

cumbuca de papietagem pintada

O potinho artesanal pode ser usado para guardar acessórios

cumbuca colorida de papietagem

A pintura vibrante destaca a peça

cumbuca de papietagem

O bowl mistura decoração em marrom e dourado

Animais

gatinho de papietagem

A técnica artesanal que une colagem de papéis sobre molde, permite muitas criações, e uma das ideias é esta inspiração de criar um gatinho através da técnica manual.

Para fazer o animal através das colagens de papeis picados, o molde redondo foi a escolha perfeita para criar o gatinho de uma maneira fofa, e adicionando orelhinhas que completam a caracterização da peça.

O item ainda ganhou pintura que traz um toque de cor e detalhes delicados para o animalzinho feito através da técnica artesanal.

 

onça de papietagem

A onça foi feita através da técnica de colagem de papeis

baleia de papietagem

A técnica artesanal dá formato para uma baleia fofa

escultura de animal de papietagem

O coala é uma ideia fofa para o artesanato

animais de papietagem

Escultura

escultura de homem em papietagem

A papietagem é uma técnica artesanal que permite criar diferentes peças a partir da colagem de papel, e uma das possibilidades é de fazer esculturas como mostra esta peça incrível criada pela artesã Renata Andréa.

A peça traz como escultura o rosto de um homem, que foi todo moldado através da colagem de papéis e depois decorado através de pintura, criando uma peça incrível para a decoração.

 

escultura sagrada em papietagem

A escultura sagrada é linda!

escultura feita de papier collé

A peça foi feita através da colagem de papeis e decorada através de pintura

escultura feminina em papietagem

A escultura de mulher é linda!

escultura feita de colagem de papeis

A peça artesanal é fofa e cheia de charme

Como fazer papietagem? – Passo a passo

E se você se interessou por essa técnica artesanal, trouxemos um passo a passo através de um DIY (faça você mesmo) para fazer uma peça incrível com a colagem de papéis picados. Desse modo, a peça pode ser utilizada como vaso decorativo ou até mesmo como uma luminária artesanal.

 

Materiais:

  • Bexiga
  • cola branca
  • água
  • papéis (jornal, sulfite, outros)
  • Pincel
  • Tesoura

 

Passo a passo:

materiais para fazer papietagem

  • Encha a bexiga do tamanho desejado para ser o molde da peça artesanal;
  • Rasgue os papéis em pequenos pedaços para serem utilizados na colagem;
  • Faça uma misturinha de cola branca com água usando a proporção igual entre ambos;

passo a passo de papietagem com bexiga

  • Molhe o papel picado na mistura de cola branca e água;
  • Vá colando os papéis picados e molhados na cola ao redor da bexiga;
  • Preencha toda a bexiga, e faça uma segunda e uma terceira camada de papéis picados, garantindo que o objeto fique um pouquinho mais grosso e mais resistente;
  • Depois de criar as camadas de papéis picados, utilize o pincel molhado na mistura de cola e água e passe uma camada sobre toda a bexiga com colagem de papéis;

como fazer papietagem

  • Deixe secar de 1 a 2 dias até que os papéis colados estejam completamente secos sobre a bexiga;
  • Quando os papéis estiverem completamente secos, fure a bexiga e retire-a de dentro da estrutura de papéis picados;
  • Utilizando a tesoura, faça um recorte, em formato circular, na parte superior da estrutura para criar uma abertura, para que a peça possa ser utilizada como vaso decorativo ou até mesmo como luminária;
  • Caso queira, pinte a peça artesanal ou decore-a do modo desejado.

 

Você já conhecia essa técnica artesanal? Conte-me o que achou das ideias e se já colocou o passo a passo em prática para criar peças incríveis!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *