Fantoches de EVA: 43 modelos, passo a passo e moldes para imprimir

Entre tantas formas de entreter as crianças, os fantoches de EVA surgem como algumas das opções mais lúdicas e criativas. Eles podem ser confeccionados gastando pouco dinheiro e utilizando moldes simples, características que permitem que qualquer pessoa coloque a mão na massa. Seja para usar em escolas, bibliotecas, festas infantis ou até mesmo ou em casa, essa alternativa de brinquedo pode ser uma excelente ideia para ensinar e divertir crianças de todas as idades.

Nesse post vamos mostrar diversos modelos para você criar fantoches feitos de EVA, material super fácil de encontrar em qualquer papelaria. Além disso, selecionamos um passo a passo de como fazer um boneco para fazer um teatrinho bacana com as crianças e muitos moldes para imprimir. Que tal conhecer tudo isso, então? Acompanhe e anote as dicas!

fantoches de eva sítio do picapau

Fotos e Modelos de Fantoches de EVA

Bom, como dissemos anteriormente, há muitos modelos de fantoches de EVA para você criar. Com um material super versátil, com diversas cores e facilidade para manusear como o EVA, você pode colocar a imaginação para voar.

Os fantoches são usados para apresentar histórias variadas às crianças. Professores, cuidadores, animadores ou até mesmo os próprios pais podem aproveitar esses itens para criar teatrinhos animados sobre contos de fadas, temas baseados em desenhos da televisão, histórias bíblicas, assuntos didáticos, entre outros.

Além de ser muito divertido, um teatro de fantoches pode ensinar valores, regras, comportamentos, disciplinas diversas e ética. As crianças aprenderão de forma muito mais leve, temas que podem ser chatos quando mostramos somente com a oratória.

fantoches de frutas

As crianças podem aprender os benefícios das frutas, por exemplo, ou até mesmo como dizer o nome delas em inglês com os fantoches.

Bom, agora chega de conversa fiada. Confira todos os modelos interessantes que trouxemos para lhe inspirar!

Com TNT

O TNT é outro material super baratinho e que pode ser encontrado em diversas cores. A ideia é mesclar ele com o EVA para criar fantoches criativos e bem maleáveis, que podem ser usados tanto por adultos quanto por crianças.

Veja algumas dicas legais para você fazer aí na sua casa ou até mesmo na escola junto com as crianças:

fantoches de EVA e TNT

O TNT é mais leve e fácil de vestir nas mãos, o que ajuda na hora de brincar de teatrinho. Ele também é a melhor opção para isso, pois não provoca suor. Já o EVA é uma boa pedida para fazer as partes mais sólidas do brinquedo, como as carinhas de personagens, letras ou mãozinhas.

fantoches de EVA michey

Personagens célebres sempre estão entre os favoritos desse tipo de brincadeira. As crianças se identificam facilmente e se divertem à beça com ícones dos filmes da Disney ou de qualquer outro desenho adorado da televisão.

fantoches de EVA vila sésamo

fantoches de EVA menina

Olha que opção incrível para ensinar o alfabeto às crianças:

fantoches de EVA letras

Conto de Fadas

Um dos temas mais requisitados na hora de criar fantoches de EVA é o conto de fadas. Estas são as histórias que mais prendem a imaginação das crianças e não poderiam ser deixadas de lado. Há contos sobre príncipes e princesas, animais encantados, castelos, e muitos outros motivos encantadores. Selecionamos algumas ideias para você conhecer, veja abaixo.

Olhe só que coisa mais fofa esse conjunto de fantoches com palito sobre a história da Cinderela! Antes mesmo da Disney lançar o famoso filme do sapatinho de cristal, esse conto de fadas já era muito adorado por aí. Sendo uma das mais antigas temáticas de fantasia, é impossível não deixas as crianças de hoje em dia também fascinadas.

fantoches de EVA cinderela

fantoches de EVA cinderela

Outra história clássica é Os 3 porquinhos. Os fantoches dos três irmãos porcos e do lobo mau já bastam para deixar a brincadeira super animada.

fantoches de EVA três porquinhos

fantoches de EVA 3 porquinhos

Se tem uma narrativa que deixa qualquer menina louca hoje em dia é a do filme Frozen. As irmãs Anna e Elsa podem ser feitas também com EVA e ficam lindas e charmosas para o teatrinho.

fantoches de EVA frozen

Abaixo você vê os fantoches de EVA de todos os personagens de A Bela Adormecida.

fantoches de EVA contos de fadas

E que tal fazer fantoches lindos sobre a história de João e o Pé de Feijão? Essa narrativa conta com João, a mãe, o gigante, a vaca e, claro, a galinha que bota ovos de ouro. Para incrementar, você pode fazer o castelo onde mora o terrível gigante.

fantoches de EVA joão e o pé de feijão
Olha só como o Gato de Botas fica lindo mesmo com um material tão simples como o EVA:

fantoches de EVA gato de botas

Você pode apresentar um teatro sobre a linda história de A Bela e a Fera. Vale criar os fantoches e ainda inventar novas tramas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

fantoches de EVA bela e a fera

Outro clássico dos contos de fadas é a história de João e Maria. Toda criança adora ver um teatrinho de fantoches sobre a terrível bruxa que mora na casa toda feita de doces!

fantoches de EVA joão e maria

Animais

Fantoches de EVA em forma de animais também são interessantes, pois permitem a criação de muitas e muitas histórias. As crianças adoram tudo que envolve animais, e você pode se aproveitar disso para fazer um teatro com bichos da fazenda, domésticos, baseado em histórias famosas, como Os Saltimbancos ou dos Três Ursos, por exemplo.

Veja só quanta ideia linda para você colocar em prática:

fantoches de EVA bichos da fazenda

fantoches de EVA de dedo

fantoches de EVA animais

fantoches de EVA vaca

Halloween

Fantoches de EVA também podem ser criados para datas comemorativas. O Halloween, mesmo sendo uma data típica norte-americana, também atrai bastante as crianças brasileiras. Por isso, as escolas e outros eventos procuram trazer essa temática para teatro de fantoches.

Dê uma olhadinha em alguns ícones que podem “assombrar” o Dia das Bruxas no dia 31 de outubro:

fantoches de EVA gato preto

O famoso gato preto

fantoches de EVA morcego

O morcego não pode faltar e pode ter a cor que você quiser

fantoches de EVA bruxa

A bruxinha pode participar das histórias

fantoches de EVA morceguinho

Outra ideia para morcego

fantoches de EVA halloween

se você quer um teatro de Halloween bem maluco, aí está a dica!

Natal

Bom, o Natal é uma das datas, se não a mais importante do ano, e o que não faltam são inspirações para comemorá-lo. Para entreter as crianças com essa temática, tanto antes quanto no dia, você pode criar personagens bíblicos em fantoches de EVA, o que acha?

Dê uma olhadinha nas inspirações:

fantoches de EVA natal

fantoches de EVA presépio

fantoches de EVA arca de noé

Outra ideia bacana para fantoches de Natal feitos com EVA é de motivos bem presentes nessa época no mundo ocidental, como o Papai Noel, o boneco de neve, as renas, entre muitos outros.

fantoches de EVA papai noel

fantoches de EVA papai noel natal

fantoches de EVA natalinos

Como Fazer Fantoche de EVA: Passo a Passo Fácil

Bom, agora que você já viu inúmeras fotos de inspiração, chegou a hora de aprender um passo a passo fácil de um fantoche de EVA. A dica que vamos dar é de um fantoche de menino, que pode compor qualquer teatrinho infantil.

Você vai precisar de:

  • EVA da cor que quiser em diversos formatos: para fazer a cabeça, os braços, a aba do boné, a boca, as orelhas e o nariz (no vídeo abaixo você entende certinho como são os formatos, porém, você pode criar do seu próprio jeito também).
  • Papelão para formar a estrutura de algumas partes.
  • Cola quente e cola adesiva instantânea própria para artesanato.
  • Tesoura
  • Fita de cetim

Passo a passo:

  1. Para a boca você colará o EVA vermelho em uma base de papelão, nela, você colará com a cola quente um pedaço de fita de cetim ou qualquer outro material resistente, pois é nela que a mão entrará para abrir e fechar a boca do boneco. Faça isso nas duas.
  2. Cole a língua na cor laranja em cima da boca pronta.
  3. Em cada lateral da boca de seu fantoche, passe a cola instantânea e envolva com o EVA da cor que você escolheu para o rosto.
  4. Feito isso, é a hora de colocar o boné. Meça com o EVA inteiro no topo da cabeça do boneco e corte um círculo que se encaixe bem. Para a lateral, corte uma faixa no diâmetro correto. Faça também a aba para o boné e cole todos com a cola especial.
  5. Agora, faça a parte de baixo da cabeça do fantoche com a mesma cor da de cima. É só envolver até fechar o diâmetro e colar com a supercola. Por cima, você tem a opção de colocar uma outra cor de EVA para fazer as vezes de camisa de seu boneco.
  6. Se você fizer camisa, na hora de colar os braços, não se esqueça das mangas.
  7. Cole as orelhas.
  8. Enrole um pedaço de EVA cor de pele para fazer o nariz e depois cole os olhos. Primeiro, cole a “cor do olho” escolhida em cima da parte branca, e depois cole esta no rosto do fantoche.
  9.  Pronto!!! O que achou? Muito fácil não? 🙂

Moldes para Imprimir Grátis

Além do passo a passo incrível, selecionamos alguns moldes grátis para você imprimir em sua casa! O legal é que esses moldes funcionam bem tanto para fantoches de EVA quanto para de outros materiais, como feltro ou papel, por exemplo.

Trouxemos estes moldes de princesas lindos do blog Eu amo artesanar.

molde para fantoche de EVA base corpo

molde para fantoche de EVA sherazade

molde para fantoche de EVA branca de neve

molde para fantoche de EVA princesa

molde para fantoche de EVA sereia

sereia

No blog da Mila Arts encontramos dicas lindas para diversos tipos de animais, dê uma olhadinha:

molde para fantoche de EVA

molde para fantoche de EVA porco
molde para fantoche de EVA pato

No blog Mariane Pro achamos esses moldes lindinhos de leão. Que tal?

molde para fantoche de EVA animais

molde para fantoche de EVA leãozinho

leão

E essa inspiração de coelho, que pode ser usada em épocas especiais, como a Páscoa, encontramos no nosso amado Pinterest.

molde para fantoche de EVA coelho

Esperamos que você tenha conseguido se inspirar com as diversas ideias trazidas por aqui. Os fantoches de EVA podem ser uma ótima ideia para animar crianças e aproximá-las do mundo da fantasia. Tente fazer em casa e depois nos conte como ficou! Até uma próxima.

Você pode gostar...