Como Fazer Peso de Porta – 35 Ideias Lindas & Tutoriais Simples!

Quer aprender como fazer peso de porta? Nesse  post vamos mostrar 35 modelos fofos e criativos e ainda preparamos um passo a passo completo para fazer em casa.

Para deixar a decoração ainda mais bonita uma boa opção pode ser aprender como fazer peso de porta. Decorar a casa com elementos bonitos e que trazem um ar aconchegante é uma etapa na decoração da casa muito divertida e recompensadora. 

O peso de porta é um item decorativo que deixa o ambiente mais bonito, mas também tem uma utilidade importante. Em ambientes com corrente de ar forte é comum que as portas batam várias vezes durante o dia. Além do incomodo do barulho isso pode acabar danificando as portas e os batentes.

Por ser algo tão útil você pode aprender como fazer peso de porta para usar em casa, presentear amigos e familiares e até mesmo vender para outras pessoas.

Fotos e Modelos de Peso de Porta Artesanal

Aprender como fazer peso de porta exige uma dose extra de criatividade e imaginação. Você pode usar materiais diferentes e até mesmo reutilizar materiais que acabariam no lixo como caixas de leite e garrafa pet.

A dica é usar materiais que você já tem em casa e adaptar para o que precisa. A seguir separamos modelos que combinam com qualquer tipo de decoração de casa e que são fáceis de fazer.

Como fazer peso de porta: Inspirações

Como fazer peso de porta: Inspirações

Como fazer peso de porta: Inspirações

Como fazer peso de porta: Inspirações

Como fazer peso de porta: Inspirações

De Flor

Aprender como fazer peso de porta com modelo de flor pode ser uma excelente opção para quem gosta de detalhes delicados e alegres.

As flores são usadas na decoração de ambientes principalmente na primavera. É possível fazer um peso de porta mais infantil como também é possível apostar em um estilo mais contemporâneo.

Como fazer peso de porta: Flor rosa

Como fazer peso de porta: Flor com rostinho

Aprender como fazer peso de porta de biscuit exige um cuidado a mais. O biscuit é delicado e pode acabar quebrando na primeira pancada. Para evitar que isso aconteça é necessário que o peso tenha bastante areia ou pedra na base para realmente aguentar a força da corrente de ar.

Como fazer peso de porta: Flor

Como fazer peso de porta: Flor rosa e amarela

De Coruja

A coruja é um dos bichinhos que mais podemos encontrar como detalhe decorativo. A coruja representa sabedoria e inteligencia, além disso é um bichinho muito fofo que na decoração aparece de várias cores diferentes.

Os modelos feitos com retalhos e botões são um dos mais utilizados em decoração. Geralmente esses são modelos com cores alegres que trazem um ar descontraído para o ambiente.

Para se inspirar separamos a seguir algumas opções fofinhas que te deixaram com a ansiedade a todo vapor para querer aprender como fazer peso de porta.

Como fazer peso de porta: Coruja azul

Como fazer peso de porta: Coruja cinza

Como fazer peso de porta: Coruja estampada

Como fazer peso de porta: Coruja

O feltro é um dos materiais mais utilizados para fazer peso de porta com modelo de corujinha. Esse é um material versátil que permite a criação de diferentes detalhes desse bichinho.

De Tecido

O peso de porta de tecido é um dos mais usados nas casas do Brasil. Quem não se lembra de ver a cobra de tecido na casa da vó? Claro que esse tipo de peso de porta ganhou versões mais modernas. Além de bonito esse peso não quebra e você pode usar retalhos que já tem em casa para aprender como fazer peso de porta.

Para se inspirar na hora de escolher o modelo que será usado para aprender como fazer peso de porta, separamos abaixo alguns modelos simples e criativos.

Como fazer peso de porta: Elefante de tecido

Além dos modelos mais simples feitos com tecido também é possível aprender como fazer peso de porta de tecido com formato de figuras fofas como sapinho, patinho, tartaruga e o lindo elefantinho que está super em alta para decoração de quarto de bebê.

Como fazer peso de porta: Cachorro de tecido

Como fazer peso de porta: Sapo de tecido

Como fazer peso de porta: Gatinho de tecido

De Feltro

Assim como no peso de tecido o peso de porta de feltro é muito resistente. Com esse material é possível criar versões fofinhas de bichinhos, flores e pesos de porta temáticos decorados para quarto de criança.

Para aprender como fazer peso de porta de feltro é necessário primeiro treinar o ponto caseado a peça é toda feita com esse ponto e a beleza do acabamento fica por conta de fazer pontos firmes do mesmo tamanho e com a mesma distancia entre um ponto e outro.

Como fazer peso de porta: Flor de feltro

Como fazer peso de porta: Gato de feltro

Como fazer peso de porta: Cão de feltro

Como fazer peso de porta: Cachorro de feltro

De Crochê

O crochê é uma arte antiga que até hoje faz muito sucesso tanto na decoração de casa quanto em peças de vestuário. Os modelos de peso de porta de crochê são surpreendentes e super valorizam esse tipo de artesanato.

Como fazer peso de porta: tartaruga de crochê

Como fazer peso de porta: Flor de crochê

Como fazer peso de porta: Gatinho de crochê

Como fazer peso de porta: Tartaruga de crochê

Simples

O peso de porta simples é feito com materiais de baixo custo e que você pode já ter em casa. Na verdade simples nunca quer dizer sem graça, mas é necessário pensar na decoração como um todo, ou seja, em alguns ambientes a simplicidade harmoniza melhor.

Como fazer peso de porta: Simples lilás

Como fazer peso de porta: Simples azul

Como fazer peso de porta: Simples

Como fazer peso de porta: Simples xadrex

Com Garrafa PET

A reciclagem de materiais é algo que está cada vez mais sendo incentivado para cuidar do meio ambiente e reduzir a produção de lixo. É incrível a quantidade de peças decorativas que podem ser feitas por meio de materiais que seriam descartados na natureza.

É possível encontrar um pouco de tudo feito com garrafa pet desde lembrancinhas para festa, brinquedos e até mesmo pesos de porta de diferentes modelos.

Se você deseja aprender como fazer peso de porta com materiais baratos, os modelos feitos com garrafa pet podem ser a pedida certa.

Como fazer peso de porta: gatinho com garrafa pet

Como fazer peso de porta: Cachorrinho com garrafa pet

Como fazer peso de porta: Gato com garrafa pet

Como fazer peso de porta: Flor com garrafa pet

Com Caixa de Leite

Assim com a garrafa pet  a caixa de leite é um material que vem sendo muito utilizado para confecção de peças de artesanato. Os pesos feitos com esse material além de super criativos, também são fáceis de  fazer com isso sendo uma ótima opção para aprender como fazer peso de porta.

Dois modelos de pesos feitos com caixa de leite que estão super em alta são casinhas e mini sofás. Para se inspirar veja a seguir alguns modelos que separamos para deixar a decoração mais delicada.

Como fazer peso de porta: Casinha com caixa de leite

Como fazer peso de porta: Mini sofá com caixa de leite

Como Fazer Peso de Porta: Passo a Passo

Há várias formas de aprender como fazer peso de porta, tudo depende dos materiais que você já tem em casa, das suas habilidades e o quanto pretende gastar.

Vamos ensinar um modelo bem simples, mas você pode incrementar da maneira que desejar.

Materiais

  • 1/2 kilo de areia
  • 1 sacola plástica
  • Tecido ou estopa
  • Linha de costura
  • Agulha
  • Barbante

Passo a Passo

  1. Comece colocando a areia dentro da sacola. De um nó e garanta que não tenha nenhum furinho ou areia vazando.
  2. Agora vamos costurar o saquinho de tecido para colocar a areia dentro. Você pode usar vários retalhos coloridos e costurar uns nos outros ou apenas um pedaço retangular de tecido.
  3. Costure o verso do saquinho. Caso não tenha muita habilidade com costura você pode fazer o ponto de alinhado que é mais largo e mais frouxo apenas para marcar onde vai costurar. Depois volte fazendo pontos firmes e pequenos.
  4. Com o saquinho pronto desvire e coloque a sacolinha com areia dentro.
  5. Use o barbante para amarrar a boca. Você pode fazer um laço com o próprio barbante usando vários fios ou incrementar com um laço de cetim.
  6. Para deixar o seu peso de porta ainda mais bonito você pode colocar flores de fuxico, tulipas de tecido ou decorar com biscuit ou EVA.
  7. Viu como é fácil aprender como fazer peso de porta? Com nosso tutorial você pode aprender como fazer outros modelos e colocar sua criatividade para funcionar.

Gostou das nossas dicas? Gostou de aprender como fazer peso de porta? Deixe seu comentário.

Você pode gostar...