Como Fazer Origami – 86 Ideias Lindas e Criativas & Tutoriais Fáceis!

O origami é uma arte secular do Japão e que consiste em representar objetos, animais e tantos outros elementos, através de dobras geométricas em papel, dispensando o uso de cola e recortes. E essa arte oriental, já se estendeu mundo afora e fica cada vez mais frequente o desejo de aprender como fazer origami.

E se você quer conhecer mais dessa arte e aprender como fazer origami, no post trouxemos dicas imprescindíveis para fazer essas dobraduras, passo a passo simples e muitas inspirações de origamis lindos!

ideias e modelos

⭐ Dicas Gerais para Fazer um Origami

Se você quer aprender como fazer origami de modo correto e fácil, é essencial seguir algumas dicas para ter as dobras perfeitas e assim dar o formato correto nas dobraduras.

E para ajudar, separamos as dicas que você precisa seguir na hora de fazer o origami.

  • Superfície lisa e reta: para começar a fazer qualquer tipo de origami, escolha uma superfície reta e lisa para apoiar o papel e fazer as dobras. Por mais simples que pareça a dica, é essencial ter uma mesa ou prancha para fazer esse tipo de trabalho, pois isso vai dar firmeza na hora de marcar as dobras.
  • Escolha do papel: para quem está começando, o ideal é evitar papeis de gramatura grossa, pois a quantidade de dobras pode deixar o papel mais difícil de manusear no momento da dobradura. O ideal é comprar papel específico para origami, mas se você não tiver, vale como alternativa folha sulfite ou papel espelho (folha de papel para dobradura).
  • Tamanho do papel: seguir as medidas recomendadas para o papel são primordiais para aprender como fazer origami; uma vez que a troca de uma medida quadrada por uma retangular, ou vice e versa, pode impossibilitar o resultado. Então, veja qual a orientação para as dimensões do papel e siga-as corretamente.
  • Atente-se às dobras: a arte do origami consiste nas dobraduras que são feitas no papel e que dão forma ao elemento desejado.Sendo assim, fazer as dobras bem feitas e bem marcadas é essencial para fazer essa arte manual.
  • Mãos Limpas: as mãos são o principal instrumento para fazer as dobraduras e criar os origamis, sendo assim, antes de dar início ao trabalho é preciso estar com as mãos bem limpas e secas, para não sujar e danificar o papel.

⭐ Como Fazer Origami: Tutorial & Passo a Passo Fácil

Para quem está iniciando na arte e quer aprender como fazer origami de maneira simples, separamos um DIY com as instruções para fazer um coração de origami.

Dica: Se quiser ver o passo a passo dos vídeos em velocidade reduzida para maiores detalhes ajuste a velocidade do vídeo nas configurações do player.

velocidade origami

Caso sinta dificuldade pode mudar a velocidade do tutorial

Vamos lá!

Pombo

Estrela

Borboleta

Coração

passo a passo simples

  1. Pegue um papel de tamanho quadrado;
  2. Dobra o papel ao meio marcando bem a dobra;
  3. Abra o papel dobrado;
  4. Dobre novamente ao meio, mas do lado que ainda não dobrou e abra o papel, que agora tem as marcações centrais das dobras;
  5. Pegue uma das pontas do papel e dobre-a levando até o ponto central do papel, onde todas as dobras das marcações iniciais se encontram;
  6. Pegue a ponta oposta e dobre-a em direção a dobra feita no passo anterior, de modo que a pontinha alcance o lado reto já dobrado;
  7. Mantenha essas dobras feitas, pegue um dos lados do papel, e dobre-o levando para cima e até o centro do papel;
  8. Repita o mesmo procedimento com o outro lado do papel e você já terá o coração de origami formado;
  9. Para finalizar, dobre os biquinhos do coração para a parte de trás da dobradura, deixando o origami mais delicado e com mais formato de coração.

Para mais dicas de origamis fáceis de fazer clique aqui e aprenda!

⭐ Fotos e Ideias de Origami de Papel

Tsuru

Sem dúvida o tsuru é um dos origamis japoneses mais conhecidos no mundo, e essa fama não se restringe apenas aos outros países, até mesmo no Japão a importância do tsuru é grande.

No país de origem do origami, o tsuru é a representação de uma ave sagrada (da família da cegonha) cheia de simbolismos como saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna.

E além de tantos simbolismos, esse origami ainda traz uma lenda bastante conhecida, que diz que quem faz 1000 tsurus pode fazer um pedido que será atendido pelos deuses. Então, nunca é tarde para se inspirar em origamis de tsurus e começar a dobrar esses famosos passarinhos japoneses.

origami papel estampado

E para quem está começando a arte de como fazer origami e quer se inspirar nos tsurus, a ideia aqui traz um modelo do passarinho dobrado em papel estampado, o que dá ainda mais charme para a arte de dobradura japonesa.

tsuru simples

O modelo traz a dobradura feita em papel verde

tsuru decoração

O papel usado para o tsuru tem estampa geométrica

ideias para tsuru

Veja mais e aprenda como fazer Tsuru aqui!

Origami De Flor 

As flores também podem ser representadas através da arte das dobraduras, e nesse universo que permite criar várias formas em papeis, existe a possibilidade de fazer origamis de diferentes estilos, retratando flores de estilos bem diferentes, que podem ir desde rosas a flores mais simples.

rosa

Como inspiração de como fazer origami em formato de flor, a proposta aqui traz uma rosa com caule e tudo.

A dobradura de flor é linda e a rosa 3D é perfeita!

 

decoração com origami

A arte da dobradura forma vasinhos de cactos

flores de origami

O origami traz flores e folhas de dobraduras

flores de origami

Origami de Coração 

E para quem quer o símbolo do amor – coração; o origami também permite representar esse elemento de diversas maneiras. Para os iniciantes, o ideal é começar pelos modelos mais simples de coração, e depois de pegar prática, dá para fazer dobraduras com mais elementos, deixando o coração de origami mais elaborado.

coração de origami

Para retratar o coração de dobradura, a ideia aqui foi de fazer o coração em papel vermelho e complementar a ideia com asas feitas em papel branca, simbolizando assim, um coração com asas.

 

coração simples

A ideia traz modelos de corações simples

modelos de coração

Origami de Pássaro

E para quem acha que a arte de como fazer origami de pássaros se restringe apenas aos tsurus, engana-se.

passarinho

Uma das ideias de passarinho feito de origami é este modelo, que traz o pássaro em estilo 3D e apoiado sobre as próprias patinhas. Para fazer a arte japonesa, a ideia foi de usar papel estampado, dando um estilo a mais para a dobradura.

 

origami de pássaro simples

A dobradura é uma representação simples de pássaro

pássaro de origami

O papel usado tem estampa floral

modelos de passarinho

Origami de Cisne 

E para quem aprecia essa arte milenar do Japão, com certeza já viu várias das inspirações de origamis, e uma bastante conhecida é a dobradura que dá formato a cisnes.

Entre as ideias de como fazer origami de cisne, vale a representação da ave em origami mais simples ou em cestos 3D.

cesta cisne

Uma maneira lindíssima de retratar o cisne através da arte do origami é através dessa ideia de fazer pequenos papeis dobrados e que depois de encaixados dão formato a esse cesto de cisne.

A arte em 3D fica linda para a decoração e é um processo para quem já tem mais habilidade no mundo das dobraduras japonesas.

cisne 3D

Os cisnes foram formados com papeis de diferentes cores

cisne simples

 

Origami de Sapo

Para quem quer inspirações de origamis do mundo animal, uma das ideias é fazer as dobras dando formato a um sapinho. E neste tipo de origami, ainda dá para para acrescentar o detalhe do sapinho pulando.

sapo que pula

Como ideia de um origami de sapo que pula, esta inspiração traz dois tamanhos de sapos, um grande e um pequeno, e ambos são bem simples e trazem essa possibilidade de tornar a dobradura como uma brincadeira divertida para as crianças.

 

sapo de origami

O sapo tem formato bem mais elaborado

modelos de sapo

Origami de Borboleta 

Ainda no mundo animal, dá para buscar inspirações entre os insetos e um dos insetos que pode ser representado a partir de dobraduras é a borboleta, que pode ser de vários estilos, dependo do estilo de dobradura adotado para fazer o origami.

borboleta de origami

Entre as ideias para fazer a borboleta a partir da tradicional arte japonesa, a inspiração aqui traz borboletas dobradas com muito cuidado e que trazem o formato perfeito do inseto.

 

borboleta dobradura

O papel usado tem efeito degradê que valoriza o origami

modelo de borboleta

O papel azul dá formato a borboleta

ideias para borboletas

Origami de Estrela 

E no mundo de como fazer origami, outra representação recorrente são os modelos com formato de estrela, podendo ser desde simples estrelinhas, até modelos mais elaborados da arte, que podem funcionar como decoração ou até mesmo como um elemento de defesa, onde a estrela com pontas pode ser lançada.

estrela de 5 pontas

Como inspiração, este modelo traz a dobradura dando forma a uma estrela de 5 pontas, que fica linda para ser usada na decoração, inclusive entre as ideias de enfeites de natal fáceis de fazer, podendo ser usada na decoração da árvore de natal.

estrela 3D

O modelo traz estrelas estilo 3D

estrela de origami

As estrelinhas podem ser usadas como porta trecos

modelos de estrelas

 

Origami de Dragão 

As inspirações de como fazer origami e de formatos para esse tipo de arte não faltam, e uma das ideias é fazer as dobraduras dando origem a seres como dragões. E neste caso, a dobradura pode ser simples, dando forma a dragão 2D ou mais elaborado, como um dragão 3D.

dragão 3D

Entre as ideias elaboradas para a representação do dragão, a aposta aqui foi por representar o animal em estilo 3D e com riqueza de detalhes. E para finalizar esse trabalho lindo, o papel ainda foi pintado com spray dourado.

 

modelo de dragão

O papel com estampa dá efeito de textura ao origami

dragão com asas

No modelo, o dragão tem asas

De Coelho 

Para inspirar-se em ideias de como fazer origami com base no mundo animal, a proposta aqui traz a representação de coelhos, que além de treinar as habilidades de dobradura, ainda rendem ótimas ideias de enfeites para páscoa ou até mesmo de atividade infantil para páscoa.

origami páscoa

Com a ideia de fazer a dobradura em formato de coelho, a inspiração aqui traz um modelo de coelho que forma uma espécie de cestinho, e que pode ser usado como base para colocar chocolates para a páscoa.

 

coelho de dobradura

O coelhinho segue o estilo 3D

modelo de coelho

coelho de origami

O modelo traz coelhos em 3D

Origami de Cachorro 

Para quem quer ideias de fazer artesanato em papel e gosta do mundo dos cachorros, pode unir essas duas paixões e aprender como fazer origami de cachorro. E neste caso, não faltam ideias e modelos de cachorros que podem ser recriados em origami.

cachorro 3D

Como inspiração para a arte em dobradura, a ideia aqui é de  fazer cachorrinhos simples e que ficam em pé, simplesmente pelo modo em que foram dobrados.

 

cachorro de origami

A dobradura é inspirada na raça Pug

origami de cachorro simples

A dobradura traz cachorros simples

Origami de Natal

E até mesmo o período de natal pode ser uma inspiração para fazer origamis, e neste caso não faltam ideias que representem o natal e que podem ser recriadas através de dobraduras.

guirlanda de papel

A inspiração de enfeite natalino feito a partir de origami aqui é uma guirlanda para decorar a porta. A guirlanda de natal é formada através de flores feitas a partir de dobraduras, e no mix de cores que representam essa época do ano, como verde e vermelho.

ideias para natal

Papai Noel de origami

As dobraduras dão origem ao Papai Noel

árvore de natal

As árvores de natal são formadas de papel

dobraduras de natal

Origami de Elefante 

Para a representação do mundo animal, a proposta aqui é de fazer elefantes em origami, e para isso vale a ideia de fazer desde modelos simples, até o animal em 3D e com dobras mais elaboradas, que exigem um pouco mais de prática.

elefante 3D

Nesta proposta, a ideia de como fazer origami traz uma pequena família de elefantes estilo 3D e em tamanhos diferentes, que podem ser usados como parte da decoração.

 

elefante de dobradura

O elefantinho foi feito em papel rosa

elefante

origami de elefante

O elefantinho tem até tromba

Origamis Criativos 

Para quem quer fugir dos modelos mais tradicionais de origami, vale se inspirar em ideias criativas, que recriam diversos objetos e elementos através da arte de dobrar japonesa.

ideia criativa

Entre tanta criatividade que pode ser explorada, a inspiração aqui veio da saga Star Wars, e o origami traz o personagem mestre Yoda como representação de uma dobradura elaborada e em estilo 3D.

 

panda de origami

O origami dá origem a família de pandas

origami Star Wars

A princesa Leia, da saga Star Wars, foi retratada através da arte japonesa

presépio de origami

O presépio é formado através da dobradura

ideias diferentes

A inspiração é um sorvete na casquinha

Origami 3D 

Na arte de como fazer origami existem desde modelos simples para a dobradura, até modelos mais elaborados, que exigem diversas dobraduras unidas para dar formato 3D ao elemento.

E para quem quer se apaixonar de vez pela ideia do origami, pode se inspirar nas versões 3D, que trazem a representação perfeita de vários elementos.

origami de joaninha

Entre as possíveis ideias para o origami 3D, a proposta aqui foi por fazer pequenas dobraduras que unidas dão forma a uma joaninha em tamanho maior.

ideia 3D

origami modular

A inspiração é um origami modular

origami 3D

A representação traz o personagem Chaves

ideias de origami em 3D

Agora é só se inspirar nessa linda arte japonesa e separar os papeis para começar a fazer as dobraduras.

Você pode gostar...