Catavento de EVA: 30 Inspirações, Moldes & Passo a Passo Simples!
O catavento de EVA pode ser a ideia perfeita para fazer lembrancinhas e centros de mesa para festas diversas, além de ser um ótimo passatempo criativo para as crianças.
Utilizando um material econômico e versátil, o EVA, você consegue fazer cataventos de diversas cores através de moldes simples.
Felizmente, é possível encontrar EVA em qualquer papelaria, armarinho ou até em lojas na internet. Há uma grande variedade de tons para escolher, facilitando assim a combinação com o tema da festa, se for o caso.
Para lhe inspirar, selecionamos diversos modelos de cataventos de EVA, em variados tamanhos e para utilizar de muitas maneiras. Que tal então conhecê-los e, logo após, aprender um passo a passo fácil? Acompanhe!
Fotos e Ideias de Catavento de EVA
Os cataventos são ícones da infância, atraindo a atenção por suas formas, cores e por girar conforme a velocidade do vento. Aliás, um simples catavento colorido no jardim encanta qualquer pessoa!
Eles sempre estiveram em alta quando o assunto é inspirar o imaginário das crianças. Podemos encontrar desenhos animados, livros, peças decorativas, roupas, brinquedos, detalhes de festas, entre tantos outros elementos que usam a imagem do catavento.
Atualmente há uma série de dicas para criar cataventos diferentes. Eles podem ser feitos de papel, feltro ou EVA, sobre o qual mostraremos diversas imagens inspiradoras.
O EVA surge como um material bem apropriado para quem deseja fazer um artesanato simples, de fácil manuseio, eficiente visualmente e, do mesmo modo, resistente. Afinal, tende a ser mais durável que o papel.
Pode-se usar o catavento de EVA para várias finalidades. Por exemplo:
- Ponteiras de lápis
- Chaveiros
- Capas de caderno
- Capas de scrapbook
- Centros de mesa
- Lembrancinhas
- Apliques em superfícies variadas.
Como você pode ver, as alternativas se referem principalmente a itens para festas. Portanto, caso você esteja pensando em elaborar uma festa com um DIY simples e utilizando materiais econômicos, pode considerar o catavento de EVA como uma ótima opção.
Quais cores escolho?
O EVA é tão versátil, que você pode aproveitá-lo para fazer não só o catavento, mas também outras partes da estrutura do que você deseja. A base do centro de mesa, por exemplo, pode ser feita com o mesmo material, seguindo as cores escolhidas.
De acordo com as inspirações encontradas por aí, o modelo que mais faz sucesso é o catavento com duas cores de EVA. Nesse caso, você corta os dois tons de EVA no molde desejado e une as folhas para fazer o artesanato.
O resultado, quando se usa duas cores de EVA é bem divertido, pois tanto a frente quanto o verso aparecem e formam cores novas ao girar com o vento ou ao soprarmos.
A saber, as cores de seu catavento vão variar conforme for o seu objetivo. Quando se trata do preparo de uma festa, é necessário saber quais são as cores do tema para que a lembrancinha ou o centro de mesa sigam a mesma tendência.
Por exemplo: em uma festa da Branca de Neve, o catavento pode ser vermelho, amarelo, azul, ou com todos esses tons misturados.
Devo usar outros materiais?
Para fazer um catavento simples você precisará, a saber, de alguns outros materiais para que esse DIY dê certo.
Uma cola de artesanato, por exemplo, é essencial para colar as pontas do catavento. O palito de churrasco também pode ser requisitado, caso vá fazer a haste para segurá-lo. Além disso, podem ser necessários também: tesoura, molde, cola quente, canetinhas, glitter, lantejoula, conforme for a criação.
Como decorar o catavento de EVA?
A decoração do catavento de EVA é algo particular. Ou seja, vai depender do que você deseja criar, pois há uma série de alternativas lindas.
Já no centro do catavento, você pode aproveitar para arrematar a colagem das pontas com um botão ou alguma forma feita com o próprio EVA.
Mas além disso, é possível aplicar glitter, lantejoulas ou fazer desenhos variados utilizando canetas esferográficas (as famosas canetinhas coloridas).
Você também pode aplicar tecido estampado para variar seu artesanato! Por exemplo: você pode colar o tecido que desejar na folha de EVA. Quando estiver bem seco, você corta o molde do catavento normalmente. Terá um resultado bem diferente.
Bom, agora que você conheceu as principais dicas sobre o catavento de EVA, conheça mais modelos inspiradores para fazer com as crianças!
Como Fazer Catavento de EVA: Passo a Passo Fácil
Logo após conhecer as diversas possibilidades de utilização do catavento de EVA, você poderá aprender um passo a passo bem fácil para reproduzir em qualquer tipo de ocasião.
A saber, o catavento de EVA pode ser feito para festas infantis e de escolas, bem como em datas comemorativas nessas instituições, como em oficinas de Dia das Crianças, por exemplo.
- Primeiramente, você deve ter um molde
É a partir do molde que você terá o formato ideal para colar as pontas do catavento e obter o resultado esperado. Abaixo você pode ver dois tipos de moldes, que possuem formatos diferentes.
Com uma tesoura, corte a folha de EVA da cor que escolher seguindo o molde.
- Comece a obter o formato do catavento
Você pode utilizar supercola, cola especial para artesanato, cola para EVA ou cola quente para fixas cada pontinha no ponto central identificado no molde.
Somente com essa ação você conseguirá obter o formato do catavento. Depois, você poderá se dedicar à decoração e à produção de demais componentes, conforme for a sua ideia.
- Coloque algo no centro para esconder as pontas coladas e decorar
Use, por exemplo, um botão bem bonito para colar no centro de seu catavento. Caso não queira ou não tenha esse material, pode utilizar o próprio EVA (corte um pequeno círculo, um coração ou algum outro formato).
Veja abaixo sugestão de finalização com botão de pérola.
Ah! Também selecionamos um vídeo que mostra um outro passo a passo bem bacana para você comprovar que é realmente fácil. Confira:
E então, gostou de conhecer dicas e passo a passo de catavento de EVA? Esperamos que tenha se inspirado bastante e que possa fazer criações lindas utilizando nossas sugestões.
Continue acompanhando os posts do Doce Obra, até uma próxima!