Artesanato nordestino: fotos e dicas de decoração

O artesanato é uma produção local sempre reflexiva sobre a história cultural de uma cidade, estado ou país. Desta forma muito do que se vê nas feiras de artesanato nordestinas são uma junção de sua cultura com fortes influências africanas (do período escravocata), indígena, portuguesa, holandesa (em especial em Pernambuco com a era Nassau), dentre outros. É um verdadeiro mix de obras de arte contando a vida de um povo. O artesanato nordestino não é apenas bonito mas tem muita história para contar e também é uma ótima opção para decoração de interiores.

Tipos de Artesanato Nordestino

Com renda

A renda é um dos trabalhos em tecido herdado dos europeus com maior força nas feiras de artesanato no Nordeste. O trabalho é totalmente manual e até parece igual, mas cada pequeno detalhe de uma flor, por exemplo, muda totalmente um tecido do outro. Você encontra com renda os mais diversos artigos decorativos, com destaque para a venda de passadeiras de mesa(ou centros de mesa, os dois nomes são aceitos e bem conhecidos), mas também muita coisa legal para decorar cozinha como panos de prato, panos para fogão, dentre outros.

artesanato nordestino para mesa de jantar

artesanato nordestino caminho de mesa

E falar em renda e não falar em colcha de cama não existe nas terras de clima mais quente do Brasil. Fortaleza é uma das cidades que mais vende a bons preços e exporta para todo o país. O trabalho manual é uma ótima dica para ter um artigo diferente no quarto e pode ser seu elemento de contraste na decoração. As cores claras são as mais vendidas mas é possível encontrar muito item escuro também. 

artesanato nordestino colcha de cama de renda

artesanato nordestino de renda colorida

Tecidos em renda colorida também podem ser usados como capa de sofá para uma decoração com estilo mais solto e informal.

 

Com areia

Artesanato com areia colorida é um enorme sucesso em lojas do setor em toda a região nordeste. O turista já começa a encontrar o item em pontos comerciais nos aeroportos. São simples, baratos e um enorme charme para decorar residências. São feitas de areia fina de praia colorida com uma técnica conhecida como ciclogravura. O desenho mais comum é de paisagens praieiras como beira mar com coqueiros e barcos, mas pode-se colocar até nomes. E como são feitos de vidros podem ser considerados frágeis, por isso é preciso um pouco de atenção no transporte e em local que vai guardar.

artesanato nordestino garrafas de areia

artesanato nordestino feito com areia

artesanato nordestino de areia

artesanato nordestino de areia para decoração

artesanato nordestino chaveiro de areia

Os chaveiros pelo baixo preço são as lembrancinhas preferidas dos turistas. Com menos de R$ 2 você consegue comprar um em muitos pontos comerciais.

Com palha

A palha de sisal ou carnaúba é um produto abundante em muitos estados nordestinos e por isso o artesanato é forte. Os itens mais vendidos também são de uso constante em cidades secas: os chapéus de palha, um dos artigos típicos do São João também. E como a matéria prima é barata os produtos são de baixo custo também e tem muita coisa legal para decoração de casa regionalista como enfeites de parede, vasos, fruteiras, cestos, dentre outros.

artesanato nordestino feito de palha

artesanato nordestino com palha

artesanato nordestino de palha cestos

Aproveite para renovar o closet na moda praia. Chapéus e bolsas de palha são super em conta e com um enorme charme.
artesanato nordestino moda praia

artesanato nordestino de palha barata

 

Artigos em palha combinam com ambientes rústicos com madeira, cores escuras ou casas de campo e de praia. No nordeste são muito usadas em casas à beira mar e até hotéis com estilo praieiro.

artesanato nordestino de palha para decorar paredes

artesanato nordestino peneira de palha para parede

 

Com couro

Uma das vantagens de artesanato nordestino feito em couro é levar para casa algo durável. O couro precisa ser hidratado com panos úmidos e levar um pouco de sol em algumas temporadas para continuar com seu brilho e até o cheiro característico e um charme de ser um produto feito à mão. Os estados mais fortes a trabalhar com couro são Pernambuco e Paraíba, sendo em terras pernambucanas o maior foco de venda a Feira de Caruaru, mas nas capitais tem muita coisa legal também.

O couro entrou na cultura nordestina por meio dos vaqueiros e boiadores do sertão. O material resistente é o mais usado para proteger a pele do sol intenso do semi árido, por isso usado por figuras conhecidas como o cangaceiro Lampião e o mestre do forró Luis Gonzaga. O chapéu de Luis Gonzaga esta na lista dos produtos mais vendidos para turistas e é um ótimo artigo de decoração.

artesanato nordestino feito em couro

artesanato nordestino baú de couro

artesanato nordestino arte em couro

 

Com argila

Quem for a Caruaru e não trouxer uma das obras inspiradas no trabalho do artesão Mestre Vitalino realmente não esteve na cidade. Esta é uma das figuras mais conhecidas e responsável por imortalizar a argila em bonecos sanfoneiros e figuras do nordeste como donas de casa e mães com produção até hoje. São baratas e bem funcionais em decoração de interiores.

Há ainda muitos itens diversificados feito com os materiais para seu espaço interno como panelas, cestos, fruteiras e bonecos com figuras típicas como o Boi Bumbá, aves, dentre outros.

artesanato nordestino bonecos de argila

artesanato nordestino boi de argila

artesanato nordestino sanfoneiros de argila

artesanato nordestino panelas de argila

Com madeira

A arte manual de esculpir e talhar madeira também é muito comum em feiras nordestinas. Um dos produtos mais vendidos é o pilão (para amassar alho ou outros temperos), mas tem também pimenteiras, brinquedos infantis tradicionais e muitas caixas do tipo guarda tudo para decorar a sua estante.

artesanato nordestino feito com madeira

artesanato nordestino de madeira para cozinha

Se você estiver de viagem, onde comprar artesanato nordestino?

Em uma viagem para curtir as belas praias e paisagens naturais do nordeste não se esqueça de dar uma passadinha em suas feiras artesanais e extrair direto da fonte alguns produtos bem bacana. Em Recife, capital de Pernambuco, não pode deixar de conhecer a feirinha o Mercado de São José e as feirinhas em diversos pontos turísticos. Na verdade todas as cidades possuem uma feira típica próximo a pontos turísticos. Há uma ao lado do maior cajueiro do mundo em João Pessoa, uma em frente a praia de Maragogi, em Alagoas e uma no centro comercial de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Na Bahia o Mercado Modelo é uma ótima opção mas passear no Pelourinho é curtir uma variedade enorme de lojas vendendo de tudo, desde guloseimas até muitas blusas e artigos para decoração. Há como boa opção para quem está em terras alagoanas a Feira de Artesanato da Pajuçara, em Maceió, à beira mar. Vale a pena consultar em seu roteiro de viagem o que tem de boa opção próximo a hotéis e pousadas para não perder nada.

Você pode gostar...