Artesanato com Rolhas: fotos e dicas de como fazer

O tradicional é beber o vinho e jogar garrafa e rolhas fora, correto? Alguns até colecionam as rolhas mas por que não dá um novo uso ao objeto? Se você é um admirador deste tipo de bebida e tem um consumo constante e tem amigos com a mesma proposta pode usar a tampa, de boa madeira e que geralmente vai para o lixo para uma linda arte e o melhor: gastando pouco. O artesanato com rolhas está na moda e vale a pena investir porque é diferente e tem muito charme.

artesanato com rolhas barco de mesa

artesanato com rolhas na escada

Rolhas no degrau: por que não?

Ideias, inspirações e fotos

Já pensou em quanta coisa legal você pode criar ou encomendar para decorar a sua casa usando rolhas de vinho? Temos algumas ideias mas quando o assunto é artesanato todas as possibilidades estão abertas para quem tem apreço por trabalho manual e gosta de produtos diferenciados e únicos no seu espaço.

Artigos para parede

No universo da decoração de interiores há uma enorme tendência tanto em usar material artesanal e reciclado como diferenciar paredes. Você pode unir estas duas dicas para criar artes artes fixas como um mural, escrever nomes ou símbolos. Precisa apenas de um pouco de cola quente ou cola para madeira ou outro material e formar qualquer figura que desejar em uma parede devidamente revestida com massa corrida e já pintada. Lembrando: uma vez que coloque a arte vai precisar remover para uma nova pintura.

artesanato com rolhas para usar em parede

artesanato com rolhas para decoração de parede

como decorar parede com rolhas

Quadros e molduras

Os quadros para guardar moldura de rolhas estão super na moda para quem tem espaço para degustação de vinhos o ou apenas curte o tema. Mas o mesmo material reciclado também serve para você criar seu próprio quadro com molduras em espelhos, telas ou mesmo porta retratos. As molduras são simples de fazer, mas atenção ao formato porque nem todas as rolhas de vinho são iguais. Pode ser necessário um corte ou lixar para seu artesanato com rolhas ficar proporcional.

artesanato com rolhas moldura de espelho

artesanato com rolhas porta retratto

Porta retrato de rolhas de vinho é simples de fazer e muito bacana

artesanato com rolhas quadro para rolha de vinho

Quadro para vinhos comprado pronto

Vasos decorativos

Um velho vaso de vidro transparente pode servir como base para colocar algumas rolhas e deixar a madeira ter seu destaque na peça ou pode-se fazer desde vasos a mini jardins. Uma das vantagens da rolha de vinho é ser resistente ao tempo, podeira e umidade, mas não pode receber água diretamente. O mais indicado é usar flores artesanais porque mesmo sendo de madeira vai precisar de sol para secar ou não vai ficar com aparência e aroma agradável.

artesanato com rolhas para mesa

vasos de plantas em artesanato com rolhas

artesanato com rolhas vaso para decorar

Luminária

Segue o mesmo conceito de luminárias de canos, palhas e jornal. Com a fiação correta e algumas fendas são criadas imagens na parede e uma arte bem diferenciada.

artesanato com rolhas luminária

Móveis com toque personalizado

Tampos de mesa e até poltronas podem ser feitas de cortiça, a matéria prima da rolha. É um trabalho intenso de mosaico para montar a figura a qual deseja e quando bem unida e colada, é uma ótima opção decorativa. Pode-se dá uma cara nova a uma mesa antiga acrescentando um mosaico de rolhas com um tampo de vidro. Tem decoração mais temática para seu cantinho de degustar vinhos que uma mesa com este material? Fica a dica.

tampo de mesa feito de artesanato com rolhas

mesa de sala de artesanato com rolhas

artesanato com rolhas sofá

cadeira de rolhas de vinho artesanato com rolhas

sofá de artesanato com rolhas

Descanso de panela

Além de ser um produto útil para uso doméstico também é super fácil de fazer. Uma ideia é pensar na decoração de cozinha em tom amadeirado ou criar um conjunto completo como base para panelas, porta guardanapo, dentre outros.

artesanato com rolhas simples descanso para panela

artesanato com rolhas para mesa de jantar

 

 

Como fazer artesanato com rolhas passo a passo

Árvore de Natal de Rolhas

artesanato com rolhas para o natalVocê vai precisar de:

  • rolhas de vinho
  • serra para madeira pequena
  • lixa para madeira
  • cola para madeira
  • fita de cetim
  • verniz (opcional)

Passo a passo

  1. Como nem todas as rolhas são do mesmo formato e tamanho você vai precisar deixá-las iguais serrando as maiores e lixando as duas pontas de cada uma para ficar lisa.
  2. Em uma superfície lisa monte o seu moisaico de rolhas para formar a árvore de natal.
  3. Caso queira também pode usar verniz colorido uma a uma, esperar secar e só depois é ir unindo usando a cola para madeira. Apesar de fixar a cola quente não é a mais indicada pela sua durabilidade com este tipo de material.
  4. Depois é só colar uma fita no ponto mais alto para simbolizar a árvore e está pronta a sua arte.

Descanso de panela com artesanato de rolhas

artesanato com rolhas passo a passo

Você vai precisar de:

  • rolhas de vinho
  • lixa de madeira
  • cola para madeira

Modo de fazer: lixe uma a uma as suas rolhas e as cortes para ficar do mesmo tamanho. Uma ideia é cortar as rolhas ao meio para o item ficar mais baixo e conseguir criar muitos. Coloque em uma superfície lisa e reta as suas rolhas em formato circular e ir colando as laterais um a uma. Uma fita lateral pode ser colocada apenas como efeito decorativo ou podem ser usadas braçadeiras (vendidas em lojas de construção) se não quiser colar as rolhas.

Porta vela feito com rolhas de vinho

artesanato com rolhas como fazer

Você vai precisar de:

  • um pedaço de cortiça pequeno
  • cola para madeira
  • fita de cetim
  • velas aromáticas decorativas pequenas

O que fazer – corte a cortiça em formato arredondado. A medida é feita colocando a vela no centro com folga e as rolhas na lateral. Depois é só colar tudo. Pode ser usado um pequeno vaso de vidro como porta vela mas as velas do tipo aromática já possuem sua própria base em alumínio para evitar acidentes.

Você pode gostar...