Artesanato com Chita – Como Fazer em Casa & 20 Ideias Maravilhosas!

Chita é um tecido estampado muito popular em algumas regiões brasileiras. Os temas simples como florais e plantas e a facilidade de encontrar acabou tornando o artesanato com chita popular. É fácil usar na decoração e dá para criar muita coisa bacana. Confira!

artesanato com chita caderno

artesanato com chita para mesa de jantar

Fotos e Ideias de Artesanato com Chita

Artesanato com tecido está na moda por conta do acabamento texturizado. Dá para brincar com o revestimento de diversos tipos de produtos e reciclar objetos para as mais diversas finalidades. A chita neste cenário ganhou mais espaço.

O tecido conhecido como ‘chita’ na verdade se chama ‘morim’. Ele é grosso e resistente, sendo de uma fibra sintética barata e por isso seu baixo preço. É associado à vestimenta barata porque é barato mesmo! Em algumas cidades o metro custa apenas R$ 4.

O artesanato com chita permite brincar bastante com o visual e ainda decorar o ambiente. Ele é colorido e alegre, acrescentando um toque especial a qualquer ambiente. Gostou da ideia? Temos muitas sugestões a seguir.

Colcha de cama

Colcha de cama colorida nunca sai de moda e com a chita ela pode ficar ainda mais legal. Ganha um toque rústico e com jeitinho de casa de interior ou de campo.

O formato mais frequentemente escolhido é o formato mosaico. Diferentes estampas são unidas por meio de costura para formar uma estampa única. Para fazer é só cortar o tecido em quadrados e unir com agulha e linha ou auxílio de uma máquina de costura.

colcha de artesanato com chita

Entre os quadradinhos você pode usar outros artefatos da loja de aviamentos e criar uma colcha de cama diferente. Há barrinhas, cianinhas e bordados prontos para serem aplicados como acabamento no seu artesanato com chita.

arte para cama de artesanato com chita

colcha de cama casal artesanato com chita

Revestir paredes

Enquanto alguns optam por revestimento cerâmico outros podem elevar a criatividade e cobrir uma parede com tecido. O artesanato com chita permite uma excelente cobertura porque é texturizado e grosso, facilitando o corte e aplicação.

O primeiro passo é remover imperfeições lixando bem a parede. Qualquer elevação diferenciada deixará o tecido com protuberâncias e isso ficará evidente na arte. Quanto mais uniforme a parede melhor.

 

artesanato com chita em parede na sala de jantar

artesanato com chita em mural de parede

Revestindo móveis

Cansou da aparência dos móveis em casa? Invista em artesanato com chita. Lixe bem o móvel e compre tecido e muita cola apropriada para fixar o tecido na madeira. Depois é só ir aplicando e colando, esperando em torno de 24 horas para a secagem.

O artesanato com chita em móveis é uma alternativa bacana para a tonalidade de madeira já fora de moda.

artesanato com chita com puffs

artesanato com chita em gaveteiro

Gaveteiro branco antes de quarto infantil pode ficar muito legal revestido com chita.

artesanato com chita cadeira Quadros

Quadros com arte em tecido já são bem comuns em decoração de interiores. Como opção de artesanato com chita você deve agregar a um espaço personalizado e rústico. Mas com o encaixe certo e paciência para unir tons e cores você consegue encaixar um quadro de chita com carinho.

Uma dica para fazer você mesmo um quadro com chita é aproveitar uma moldura antiga. Pode ser de porta retrato ou de um quadro velho. Use como base papelão.

quadros para artesanato com chita

Quadro com moldura em madeira crua.

Bandejas

Ou você aproveita bandejas abandonadas em casa para uma nova roupagem ou cria uma com pedaço de madeira e alguns acessórios. Das duas formas pode criar lindas peças de artesanato com chita.

artesanato com chita bandeja

artesanato com chita bandeja de café da manhã

Decoração de nichos

artesanato com chita nicho de parede

Cortinas

Cortinas de tecidos como chita são no geral criadas com pedaços de tecidos, as sobras (também conhecidas como retalho). Mas pensando na estampa de flores dá para escolher como primeira opção o artesanato com chita em janelas e até na pia do banheiro.

Atente apenas as necessidades de combinação. Uma cortina estampada precisa de uma parede neutra em contraponto ou afim.

artesanato com chita cortina de janela

artesanato com chita cortina de cozinha

Vasos

Seja barro, cerâmica ou plástico você pode criar um lindo vaso de plantas com chita. Corte os pedaços de acordo com o tamanho da peça e cole as pontinhas, sempre esticando o máximo possível para não criar dobraduras. Deixe secar por ao menos dois dias antes de colocar a planta.

artesanato com chita vasos para planta

artesanato com chita vaso de lata de leite

Como Fazer Artesanato com Chita: Passo a Passo

Já pensou em criar suas próprias peças e deixar o visual de seus artigos pessoais únicos? As dicas abaixo de artesanato com chita podem ajudar.

Capa de caderno ou agenda

capa de caderno em artesanato com chita

artesanato com chita passo a passoVocê vai precisar de:

  • Cerca de um metro de chita;
  • Tesoura para tecido;
  • Cola para tecido;
  • Um caderno ou agenda.

Escolha qual objeto você quer construir uma segunda capa. O ideal é ser caderno capa dura mas pode ter a capa mole também. Sendo de espiral a dica é tirar do espiral a capa e a deixar em sapado.

Meça o tecido. Coloque-o em cima da capa com uma sobra de três centímetros (cerca de dois dedos) para cada lado.

Passo o ferro no seu tecido para ele ficar o mais liso possível.

Estique o tecido por cima da cama e passe a cola nas pontas espalhando bem.

Pressione o tecido de ponta à ponta para ele esticar muito e ficar bem liso sem criar bolhas. Depois é só esperar secar e já está pronto seu caderno com capa de chita.

Você pode gostar...