Artesanato com Cabaça: Fotos, Modelos e Dicas para Decorar

A beleza das plantas gera belas peças de artesanato. Uma opção é o artesanato com cabaça, modelo muito vendido em feiras de artesanato ao longo do país em diversos estilo. A matéria prima é resistente e acrescenta um toque rústico ao espaço. Dicas de modelos e como usar? Temos muitas a seguir.

venda de artesanato com cabaça

artesanato com cabaça para decoração

Fotos e Ideias de Artesanato com Cabaça

Cabaça possui uma longa história. Acredita-se ser uma das primeiras plantas cultivadas no mundo. Por muitas décadas a sua principal finalidade era armazenar água por ter uma estrutura dura e rígida sem imperfeições.

A cabaça como matéria prima para artesanato é a fruta de uma planta chamada “poranga”. Na verdade há uma infinidade de nomes conhecidos e em cada região brasileira você pode encontrar um apelido diferente. Acredita-se que a origem da planta é africada e levada para outros continentes no período de escravização.

O artesanato com cabaça é encontrado à venda em diferentes tipos de estabelecimento comerciais. Feiras de produtos típicos em pontos de visitação turística é um dos locais mais conhecidos, mas há outros. Há a venda online, em lojas dos mais diversos seguimentos e com preços diferenciados. Modelos? São muitos, confira alguns a seguir.

Pequena

O tamanho da cabaça depende do seu estágio de desenvolvimento antes de ser tirada do pé para a fabricação de produtos artesanais. Quando pequena é porque o fruto está em um estágio inicial de evolução. Possui, contudo, a mesma qualidade de material possibilitando diversos tipos de artes.

cinzeiro pequeno artesanato com cabaça

Cinzeiro pequeno com interior pintado de preto.

artesanato com cabaça galinhas

ovelha artesanato com cabaça

artesanato com cabaça girafinha

Grande

Naturalmente a cabaça é recolhida em diversos formatos e tamanhos. Em proporções maiores não é sempre que se acha e por isso quem vende a matéria prima cobra muito mais caro. Mas as possibilidades de trabalhar com artesanato com cabaça grande são bem maiores.

Sua casca natural é considerada repleta de impurezas e um tratamento é indicado para deixar o material pronto para artesanato. S cabaça é mergulhada em água por 10 minutos e esfregada com uma esponja de prato com o lado áspero até remover toda a sujeira. Só após isso é possível iniciar os trabalhos.

A matéria prima da cabaça pode ser tingida com tinta, furada ou lixada para gerar muitos modelos diferentes de arte.

artesanato com cabaça figuras religiosas

José, Maria e Jesus em artesanato com cabaça

artesanato com cabaça cisney decorativo

Porta treco de cabaça. Com grande espaço o mesmo objeto pode decorar de diversas formas. Usado para colocar frutas em uma mesa, por exemplo.

artesanato com cabaça porta trecos

artesanato com cabaça balão de pendurar em teto

Redonda

Estamos tratando de um material natural o qual infelizmente não podemos direcionar o seu crescimento. No formato redondo ele pode se tornar muita coisa legal como saias de bonecos e bonecas, copinhos e tudo o que o formato possibilita.

O artesanato com cabaça entra naquela lista de materiais em madeira para uma decoração personalizada. Deixa o ambiente com um pouco de atitude, uma dica para quem adora um visual único. 

artesanato com cabaça circense

Bonecos circenses para decorar ambientes em artesanato com cabaça.

artesanato com cabaça bonecas

artesanato com cabaça afoché

Apesar de ser rígida a cabaça exige um pouco de cautela quando se trata de criar luminárias. Elas são duríssimas sim por fora mas com uma certa fragilidade na quebra que pode danificar todo o material. Os furos precisam ser precisos e em locais precisos, evitando dobras.

Uma vantagem da cabaça é permitir usar lâmpada e a mudança de temperatura sem problemas. A lâmpada eleva a temperatura interna do produto mas isso não é um problema por o artesanato com cabaça é resistente. Pode durar décadas com a mesma beleza.

Para furar a cabaçada deve ser usada uma furadeira com a broca mais fina. A cor usada para revestir o interior pode criar um efeito especial na luminária na parede.

artesanato com cabaça luminária

Casa de pássaro é ainda mais elegante quando feita com cabaça. Foi pintada e depois revestida com verniz.

artesanato com cabaça casa para passaro

Comprida

Na natureza a cabaça pode vir um pouco mais alta, comprida. Neste caso a arte pode ir além em seu tamanho criando belos vazos e formatos diferenciados.

O mais apaixonante no artesanato com cabaça é o valor. Com menos de R$ 10 você compra peças em feiras de artesanato ou online. Dá até para pensar em lembrancinha de festa de aniversário.

artesanato com cabaça comprida girafa

O revestimento da cabaça pode ser com tinta para madeira, para artesanato em geral ou tecido. O efeito de uniformidade é conseguido com uma camada de verniz incolor.

artesanato com cabaça bonecas

artesanato com cabaça girafa amarela

 

 

Galinha

Uma visita em uma loja de artesanato em praias nordestinas e você vai encontrar muito artesanato com cabaça em formato de galinha. A ave é uma referência à praia de Porto de Galinhas e por lá o que não falta é a figura do animal em artesanato. As demais praias apenas gosta de vender e os turistas adoram.

As figuras mais encontradas em artesanato com cabaça são a de angola (preto e branco) e caipira. São as mais usadas em decoração de cozinha também.

artesanato com cabaça galinha caipira

artesanato com cabaça galinha triste

artesanato com cabaça com trio de galinhas

O trabalho com a galinha em artesanato com cabaça é de pintura, aplicação em verniz para proteger a cor e fornecer o brilho e com biscuit para os detalhes. É durável e decora diversos tipos de ambientes.

A cabaça é muito leve e constantemente são acrescentados pesos no interior (areia por exemplo) para o objeto ficar firme na superfície plana.

artesanato com cabaça galinhas lindas

A cartela de possibilidades de artesanato com cabaça é gigante. O material é fácil de mexer e dá para pensar em muita coisa e até criar o seu em casa.

Você pode gostar...