Artesanato com Cabaça: Fotos, Modelos e Dicas para Decorar
A beleza das plantas gera belas peças de artesanato. Uma opção é o artesanato com cabaça, modelo muito vendido em feiras de artesanato ao longo do país em diversos estilo. A matéria prima é resistente e acrescenta um toque rústico ao espaço. Dicas de modelos e como usar? Temos muitas a seguir.
Fotos e Ideias de Artesanato com Cabaça
Cabaça possui uma longa história. Acredita-se ser uma das primeiras plantas cultivadas no mundo. Por muitas décadas a sua principal finalidade era armazenar água por ter uma estrutura dura e rígida sem imperfeições.
A cabaça como matéria prima para artesanato é a fruta de uma planta chamada “poranga”. Na verdade há uma infinidade de nomes conhecidos e em cada região brasileira você pode encontrar um apelido diferente. Acredita-se que a origem da planta é africada e levada para outros continentes no período de escravização.
O artesanato com cabaça é encontrado à venda em diferentes tipos de estabelecimento comerciais. Feiras de produtos típicos em pontos de visitação turística é um dos locais mais conhecidos, mas há outros. Há a venda online, em lojas dos mais diversos seguimentos e com preços diferenciados. Modelos? São muitos, confira alguns a seguir.
Pequena
O tamanho da cabaça depende do seu estágio de desenvolvimento antes de ser tirada do pé para a fabricação de produtos artesanais. Quando pequena é porque o fruto está em um estágio inicial de evolução. Possui, contudo, a mesma qualidade de material possibilitando diversos tipos de artes.
Grande
Naturalmente a cabaça é recolhida em diversos formatos e tamanhos. Em proporções maiores não é sempre que se acha e por isso quem vende a matéria prima cobra muito mais caro. Mas as possibilidades de trabalhar com artesanato com cabaça grande são bem maiores.
Sua casca natural é considerada repleta de impurezas e um tratamento é indicado para deixar o material pronto para artesanato. S cabaça é mergulhada em água por 10 minutos e esfregada com uma esponja de prato com o lado áspero até remover toda a sujeira. Só após isso é possível iniciar os trabalhos.
A matéria prima da cabaça pode ser tingida com tinta, furada ou lixada para gerar muitos modelos diferentes de arte.
Porta treco de cabaça. Com grande espaço o mesmo objeto pode decorar de diversas formas. Usado para colocar frutas em uma mesa, por exemplo.
Redonda
Estamos tratando de um material natural o qual infelizmente não podemos direcionar o seu crescimento. No formato redondo ele pode se tornar muita coisa legal como saias de bonecos e bonecas, copinhos e tudo o que o formato possibilita.
O artesanato com cabaça entra naquela lista de materiais em madeira para uma decoração personalizada. Deixa o ambiente com um pouco de atitude, uma dica para quem adora um visual único.
Apesar de ser rígida a cabaça exige um pouco de cautela quando se trata de criar luminárias. Elas são duríssimas sim por fora mas com uma certa fragilidade na quebra que pode danificar todo o material. Os furos precisam ser precisos e em locais precisos, evitando dobras.
Uma vantagem da cabaça é permitir usar lâmpada e a mudança de temperatura sem problemas. A lâmpada eleva a temperatura interna do produto mas isso não é um problema por o artesanato com cabaça é resistente. Pode durar décadas com a mesma beleza.
Para furar a cabaçada deve ser usada uma furadeira com a broca mais fina. A cor usada para revestir o interior pode criar um efeito especial na luminária na parede.
Casa de pássaro é ainda mais elegante quando feita com cabaça. Foi pintada e depois revestida com verniz.
Comprida
Na natureza a cabaça pode vir um pouco mais alta, comprida. Neste caso a arte pode ir além em seu tamanho criando belos vazos e formatos diferenciados.
O mais apaixonante no artesanato com cabaça é o valor. Com menos de R$ 10 você compra peças em feiras de artesanato ou online. Dá até para pensar em lembrancinha de festa de aniversário.
O revestimento da cabaça pode ser com tinta para madeira, para artesanato em geral ou tecido. O efeito de uniformidade é conseguido com uma camada de verniz incolor.
Galinha
Uma visita em uma loja de artesanato em praias nordestinas e você vai encontrar muito artesanato com cabaça em formato de galinha. A ave é uma referência à praia de Porto de Galinhas e por lá o que não falta é a figura do animal em artesanato. As demais praias apenas gosta de vender e os turistas adoram.
As figuras mais encontradas em artesanato com cabaça são a de angola (preto e branco) e caipira. São as mais usadas em decoração de cozinha também.
O trabalho com a galinha em artesanato com cabaça é de pintura, aplicação em verniz para proteger a cor e fornecer o brilho e com biscuit para os detalhes. É durável e decora diversos tipos de ambientes.
A cabaça é muito leve e constantemente são acrescentados pesos no interior (areia por exemplo) para o objeto ficar firme na superfície plana.
A cartela de possibilidades de artesanato com cabaça é gigante. O material é fácil de mexer e dá para pensar em muita coisa e até criar o seu em casa.