Shih-tzu – Como Cuidar, Curiosidades e Tudo Sobre!【2024】

A raça shih-tzu é famosa pela fofura e tem características bem marcantes como focinho achatado, olhos amendoados e saltados e personalidade marcante.

O cão de pelos alongados e muito fofo é uma raça bastante querida entre os tutores, e antes de ter um companheiro canino da raça shih-tzu, vale a pena conhecer mais características e cuidados com esse cão.

0 shih tzu

Características do Shih-tzu

Qual a média de tamanho e peso?

A raça  Shih-tzu é um considerada de pequeno porte, com altura média entre 20 a 27 cm e peso que varia de 4 a 8 kg.

Sendo assim, esses cãezinhos são ótimas opções para quem procura um amigo canino pequeno.

1. Raça de cão de pequeno porte

1 tamanho cachorro raca shih tzu

2. Cachorros peludos e pequenos

2 tamanho shih tzu

3. Raça de cachorro de porte pequeno

3 caracteristicas shih tzu

Quanto tempo vive?

Para quem quer um amigo canino por muitos anos, os cães da raça Shih-tzu apresentam expectativa de vida em torno de 10 a 15 anos, e os cuidados e visitas frequentes ao veterinário podem garantir uma saúde plena aos cães e muitos anos ao lado dos tutores.

4. Cão de pequeno porte e com boa expectativa de vida

4 expectativa de vida shih tzu

5. Cão pequeno e peludo

5 tempo de vida shih tzu

Como é o seu temperamento?

A raça Shih-tzu é conhecida por ser um cão de pequeno porte que têm temperamento dócil, amigável e companheiro, sendo um ótimo colega canino e que extravasa alegria!

Esses pequenos cãezinhos são bastante apegados aos tutores e se adaptam facilmente a família.

Esses pequenos peludinhos adoram ficar no colo e podem se sentir sozinhos quando os tutores estão ausentes.

6. Raça de cachorro pequeno e que tem boa convivência com humanos

6 temperamento de shih tzu

Além de se adaptarem facilmente com adultos, a raça ainda socializa bem com crianças. Para uma boa convivência, a recomendação é que esses dogs sejam adaptados a conviverem com os pequenos, tendo sempre a supervisão de um adulto por perto.

Na convivência com os com crianças, a recomendação é de tomar certos cuidados já que as crianças tendem a criar brincadeiras que demandam bastante energia e isso pode deixar os cães da raça Shih-tzu sem fôlego.

7. Convivência da raça com criança

7 caracteristicas do temperamento de shih tzu com criancas

A socialização desses cães também é ótima com outros animais, podendo ser feita com cães de outras raças, da mesma raça ou outros pets. Nesse caso, a habituação deve ser feita aos poucos para que os pets sejam adaptados para a nova convivência.

Em geral, raça Shih-tzu é bastante sociável e recebem bem até mesmo visitas, mas esse cãozinho também pode latir bastante fazendo dele um verdadeiro cão de guarda. Por isso, o adestramento pode ser uma ótima alternativa para diminuir a frequência de latidos e também trabalhar com a teimosia característica da raça.

8. Cachorros interagindo e brincando juntos

8 caracteristicas do temperamento de shih tzu

Quais as cores do Shih-tzu?

A raça Shih-tzu é conhecida por ser de pequeno porte e pelo longo, trazendo variedade na coloração dos pelos.

As cores mais comuns para a pelagem dos cães da raça são preto, marrom e branco. Além das cores mais populares, também é possível encontrar esses cães em outras tonalidades como cinza, vermelho, prata e malhado.

9. Cores de pelos para cães de pequeno porte

9 cores de pelos de shih tzu

10. Cães de pelo longo e de diferentes cores

10 cores pelagem shih tzu

Quanto custa em média? #preço

O preço dos cães da raça Shih-tzu podem variar bastante, indo de R$ 1200 a R$ 3500.

Para quem pensa em ter um cão da raça, a recomendação é buscar por um canil responsável na procriação, garantindo bem-estar dos animais.

Antes de comprar um animalzinho, uma das possibilidades é pensar na adoção de cães que precisam de um lar, garantindo muito amor e carinho!

Curiosidades sobre a raça

Em chinês, o nome da raça tem significado de “pequeno leão”, por conta do formato do rosto com a pelagem volumosa ao redor.

Outra curiosidade sobre a raça é o apelido de “crisântemo”, uma espécie de flor. A referência é por conta do formato da carinha do cão, que traz os pelos crescendo ao redor da cabeça e em todas as direções.

Shih-tzu X Lhasa Apso

É bastante comum a confusão entre as raças Shih-tzu ele Lhasa Apso, uma vez que ambas são consideradas raças peludas e de pequeno porte.

A proximidade de aparência desses cães costuma ser por conta do porte e também de características físicas como focinho achatado e olhos saltados, presentes em ambas as raças.

No caso da raça Shih-tzu, esses cães tendem a ser menores e mais leves. A pelagem mais fina também é uma característica. A diferença também pode ser vista no focinho mais reto e com olhos maiores.

Já os cães da raça Lhasa Apso possuem pelagem mais grossa e porte um pouco maior, sendo um pouco maiores e mais pesados de os cães da raça Shih-tzu. No caso do focinho, nesse cão é mais proeminente, e os olhos são um pouco menores e mais ovalados.

11. Foto com diferenças entre Shih-tzu e Lhasa Apso

11 diferenlcas entre shih tzu e lhasa apso

Cuidados com o Shih-tzu

Alimentação

A alimentação nos cães da raça Shih-tzu deve ser orientada por um especialista, que pode indicar a quantidade necessária de acordo com a fase do animal.

A recomendação também pode abranger qual o tipo de alimentação mais adequada, garantindo uma dieta balanceada.

Em geral, os cães da raça devem ser alimentados de 2 a 3 vezes ao dia.

12. Dica de alimentação para o pequeno cão

12 dicas sobre alimentacao de shih tzu

13. Cãozinho com recipiente de comida

13 2 alimentacao shih tzu

14. Cãozinho com recipientes de água e ração

13 cuidados com alimentacao de shih tzu

Saúde

As características físicas da raça Shih-tzu podem resultar em alguns problemas de saúde, como é o caso do focinho achatado. que pode desenvolver a síndrome braquicefálica, que prejudica a respiração em atividades físicas com movimentos mais intensos. Em dias de climas intensos como calor, frio e umidade excessiva, esse problema com a respiração também tende a piorar.

Os olhos saltados também podem ser um problema, pois deixam o globo ocular mais exposto. Assim, maior risco desses cães sofrerem lesões como ceratites, úlceras de córnea, olhos ressecados e até mesmo acidentes domésticos.

Os cães da raça costumam apresentar com maior frequência infecções de ouvido, e para evitar o desconforto do animal, é necessário tomar cuidado na hora do banho, protegendo as orelhinhas para que não entrem água; e também manter a limpeza frequente para evitar infecções de ouvido.

Entre os possíveis problemas de saúde, uma das possibilidades é a tendência à obesidade, e isso pode ser controlado com uma dieta balanceada e rotina de exercícios.

A raça Shih-tzu também pode ter problemas com coprofagia, hábito de ingerir as fezes, uma característica bastante comum dessa raça e que não fica apenas na fase de filhote, estendo o hábito para a vida adulta também. Para controlar este hábito, os cães podem ser adestrados.

Para garantir o bem-estar do animal, é importante fazer consultas regulares ao médico veterinário, acompanhando a saúde do animal e descobrindo qualquer doença ainda no início.

15. Consulta do cãozinho no veterinário

14 cuidados com saude de shih tzu

16. Cuidados com a saúde podem estender a vida do animal

15 saude shih tzu

Higiene

A raça de pelo longo deve ter como hábito de higiene a escovação diária para remoção dos pelos soltos e evitar que os pelos possam se enrolar e formar nós, causando desconforto ao animal.

17. Escovação do pelo para evitar a formação de nós

17 cuidados de higiene com shih tzu

A higienização dos olhos também é um ato de higiene que deve fazer parte da rotina de cuidados. A recomendação é fazer limpezas semanais, removendo a secreção no canto dos olhos do pet.

Os banhos da raça podem ser semanais ou quinzenais, e devem ser dados com cuidado, protegendo as orelhinhas para evitar infecções de ouvido.

18. Banho canino para completar a higiene do pet

18 dicas banho shih tzu

A higiene também deve incluir a escovação dos dentes caninos. utilizando produtos específicos para pet. Esse hábito ajuda no combate ao mau hálito e também evita o surgimento de tártaro e infecções bucais.

19. Escovação de dentes do cão para cuidar da saúde bucal

19 habitos de higiene com shih tzu

Na rotina de cuidados de higiene, vale incluir o corte das unhas quando estão muito longas, evitando que as unhas longas atrapalhem a locomoção do cão.

20. Cuidado de higiene com o cão de pequeno porte

20 cuidados higiene shih tzu

Atividades físicas e espaço

Os cães da raça Shih-tzu não são tão energéticos, e os exercícios mais intensos devem ser evitados. No entanto, é indicado fazer caminhadas diárias e atividades mais leves para manter a saúde do animal e evitar o sedentarismo.

21. Cão ao ar livre para se exercitar

21 cuidados raca shih tzu

22. Passeio diário para evitar sedentarismo

22 dicas e cuidados com sih tzu

Esses cães de pequeno porte se adaptam facilmente a diferentes espaços e podem ser uma opção de raça para apartamento, uma vez que vivem tranquilamente em espaços menores e não são tão agitados.

23. Raça de pequeno porte e adequada para apartamento

23 dicas e cuidados com raca shih tzu

Dicas de Shih-tzus para seguir no Instagram

chico_auau

A conta @chico_auau é dedicada aos cãezinhos Chico, Jobim e Elis, um trio canino muito especial!

O perfil no Instagram traz fotos divertidas desses cães, mostrando o dia a dia, e dicas e cuidados com a raça.

 24. Perfil no Instagram com fotos de um trio canino

24 dica de instagram shih tzu

25. Cachorrinhos em passeio ao ar livre

25 instagram com fotos de shih tzu

26. Foto do dia a dia canino

26 cachorros shih tzu instagram

27. Foto divertidos dos cãezinhos na rede

27 perfil de cachorro para seguir no instagram

julieta_shihtzu

A conta no Instagram @julieta_shihtzu é dedicada a cachorrinha Julieta, e traz uma série de fotos do dia a dia dessa cachorrinha mostrando muita diversão, artes e a vida com humanos. Além disso, o perfil ainda reúne dicas especiais para os cuidados caninos.

28. Conta no Instagram com fotos fofas da cachorrinha

28 perfil de shih tzu

29. Cachorrinha com laço na cabeça

29 instagram cachorra shih tzu

30. Foto fofa de cachorrinha com acessórios caninos

30 conta de shih tzu no instagram

31. Foto de cachorrinha ao ar livre

31 instagram de cachorra shih tzu

alfredoauau

O perfil @alfredoauau no Instagram é uma conta dedicada aos cãozinhos Alfredo e Snoopy.

A conta do Instagram traz fotos incríveis desses amigos caninos e mostra a convivência entre os cães, além de dicas especiais!

32. Conta do Instagram dedicada aos cães Alfredo e Snoopy

32 cachorros shih tzu instagram

33. Foto de cachorros com roupinhas

33 raca shih tzu instagram

34. Dogs com bandanas no pescoço

34 prefil de cachorros no instagram

35. Foto de cães com roupinhas combinando

35 instagram de shih tzu

kate.shihtzu

O perfil @kate.shihtzu no Instagram é dedicado à cachorrinha Kate, uma fofura que traz uma conta recheada de fotos divertidas e apaixonantes, deixando qualquer um apaixonado por essa figurinha.

36. Instagram de cachorrinha da raça

36 cachorra femea shih tzu

37. Cachorrinha peluda com laços na cabeça

37 raca shih tzu instagram

38. Cachorrinha com enfeite na cabeça e bandana

38 instagram para seguir

39. Foto de cachorrinha famosa no Instagram

39 instagram de shis tzu para seguir

Agora que você já conhece todas as características e cuidados necessários com essa raça, fica mais fácil de ter um cãozinho e garantir tudo o que é necessário ao animal.

Você pode gostar...