Sapato para Cachorro: Faz mal? Pode usar? Veja fotos e saiba tudo!

Já notou que sapato para cachorro está na moda? Basta sair nas ruas para ver um cãozinho com esse acessório nos pés, o que leva a vários questionamentos: será que é para proteger ou não sujar? É recomendado mesmo ou machuca o animal? Pode usar? Bom, se você está cheio de dúvidas, acompanhe o post e saiba tudo sobre essa tendência, com muitas informações e dados impressionantes!

sapatos-para-cachorro-destaque

Pug com botinha: o que você acha dessa tendência polêmica?

Sapato para Cachorro Faz Mal? Pode Usar?

Será que é recomendado pelos especialistas cachorro usar sapato? Faz mal ou não? Bom, essas perguntas não têm um consenso, há várias opiniões dos veterinários a respeito do acessório. Alguns dizem que protege, outros revelam que prejudica a saúde canina. Em todo caso, revelaremos ambos pontos de vista.

Por que alguns veterinários são contra sapato para cachorro:

  • Bom, as patas dos cães são naturalmente estruturadas para garantir o equilíbrio, postura e até segurança do animal. Quando ele está com elas livres, pode cavar, caçar e colocar todo usar seus instintos para realizar diversas tarefas. Logo, por mais que o cão não seja criado para isso, sapatos atrapalham e não fazem parte de seu biotipo.
  • Há quem diga também que sapatos e meias podem superaquecer a pata do cachorro. Quando a região de baixo, conhecida como coxim, fica sem transpiração, acaba gerando até uma hipertermia, sobretudo nos dias de muito calor. Caso esse estado persista, o cão pode até desmaiar, ou sofrer convulsões.
  • Alguns tipos de sapatos para cachorro deixam a patinha apertada e incomodam. Se você tentar colocar em seu cão, ele pode ficar hiperativo, irritado e louco para removê-los.

Em todo caso, cães domésticos não necessitam de sapatos caso não seja necessário. Há casos específicos para esse acessório, como você verá no próximo tópico. 

sapatos-para-cachorro-destaque-1

Por que alguns veterinários são a favor do sapato para cachorro: 

  • Muitos veterinários recomendam o uso dos sapatos e meias para proteger o cachorro que sofreu uma lesão no local. Isso evita que ele fique lambendo ou até cause um machucado maior na área.
  • Alguns cães policiais e de caça devem usar sapatos para deixar as patas livres de riscos, ainda mais quando estão em locais com neve, pedras, espinhos e cacos de vidro. Segundo uma matéria recente, na Alemanha, o uso do acessório tornou-se obrigatório apenas nesses casos específicos;
  • Já para os animais domésticos, principalmente aqueles que vivem nas áreas urbanas e em apartamentos, o sapato é ótimo para passear na rua, tanto para não pisar em uma calçada quente ou em um material cortante, quanto para não sujar a casa, mantendo a higiene de camas e sofás – essa visão, porém, é bem discutível.

De qualquer forma, é sempre bom consultar seu veterinário antes de colocar sapatos em seu cão. Essa não é uma decisão que deve ser tomada por mero capricho ou estética. Pense que ele é um ser vivo, e não um brinquedo para você usá-lo de acordo com seus interesses. 

O que é essencial saber antes de comprar sapato para cachorro:

  • O modelo deve ser leve, anatômico e de alta qualidade. As botinhas, mais largas e frescas, são boas opções.
  • Melhor que comprar um tipo pronto, é pedir para fazer sob medida para o cão, de acordo com seu biotipo e suas características. Além de lojas especializadas, muitas costureiras podem personalizar. Ah, e dá para fazer em casa também!
  • O cachorro não deve sentir nenhum desconforto ao usar os sapatos. Ele precisa ficar bem, livre e realizar todas suas atividades normais.
  • A melhor maneira de acostumar um animal a aderir a esses acessórios é vestindo desde que é filhote. Assim, ele já cresce condicionado a isso. Porém, há questionamentos a respeito dessa prática!
  • O cão deve usar sapato por pouco tempo. Coloque apenas na hora do passeio e tire assim que chegar em casa. Caso contrário, ele pode sofrer muitos efeitos colaterais com esse hábito.

Tenha em mente: naturalmente, cachorro não usa sapato, então tenha bom senso nesse caso e siga as instruções que demos, todas baseadas em comentários de especialistas experientes e renomados sobre o assunto. O bem-estar de seu amigo precisa vir sempre em primeiro lugar!

Fotos e Modelos de Sapato para Cachorro

Conheça alguns modelos de sapato para cachorro que estão na moda e são recomendados em alguns casos!

Tênis

O tênis dá um plus por ser estiloso e ter vários modelos bacanas que chamam atenção. Além disso, muitos imitam aquelas marcas clássicas das versões que a gente usa. Nesse caso, use para tirar uma foto e retire da patinha dele, ainda mais se perceber que ele está incomodado com o acessório.

sapatos-para-cachorro-tenis-1

sapatos-para-cachorro-tenis-2

sapatos-para-cachorro-tenis-3

sapatos-para-cachorro-tenis-4

sapatos-para-cachorro-tenis-5

sapatos-para-cachorro-tenis-6

sapatos-para-cachorro-tenis-7

sapatos-para-cachorro-tenis-8

sapatos-para-cachorro-tenis-9

sapatos-para-cachorro-tenis-10

sapatos-para-cachorro-tenis

De crochê

O modelo de crochê é simples de fazer e customizar, ideal para o cão usar nos dias mais frios. Nesse caso, escolha um tipo bem confortável e largo, para que ele possa tirar por si mesmo ou dê sinais de que está incomodando. Ao contrário do tênis, suja bastante e só deve ser usado nos interiores.

sapatos-para-cachorro-de-croche-1

sapatos-para-cachorro-de-croche-2

sapatos-para-cachorro-de-croche-3

sapatos-para-cachorro-de-croche-4

sapatos-para-cachorro-de-croche-5

sapatos-para-cachorro-de-croche

De silicone

O sapato para cachorro de silicone é o modelo mais vendido atualmente. Ele protege as patinhas e fica bem aparente, além de aconchegante e ideal para os cães policiais. Como é um material resistente, anatômico e durável, é o mais recomendado pelos veterinários e especialistas da área.

sapatos-para-cachorro-de-silicone-1

sapatos-para-cachorro-de-silicone-2

sapatos-para-cachorro-de-silicone-3

sapatos-para-cachorro-de-silicone-4

sapatos-para-cachorro-de-silicone-5

sapatos-para-cachorro-de-silicone-6

sapatos-para-cachorro-de-silicone

De bexiga

Bexiga é plástico e esquenta bastante. Esse modelo é prático e você pode até fazer em casa e fazer o cãozinho combinar várias cores, mas só em ocasiões especiais, como para tirar uma foto, por exemplo. Sobretudo em dias de calor, evite esse tipo e prefira o conforto natural dele mesmo.

sapatos-para-cachorro-bexiga-1

sapatos-para-cachorro-bexiga-2

sapatos-para-cachorro-bexiga-3

sapatos-para-cachorro-bexiga

sapatos-para-cachorro-de-bexiga-1

sapatos-para-cachorro-de-bexiga-2

sapatos-para-cachorro-de-bexiga-3

sapatos-para-cachorro-de-bexiga

Para neve

Como dissemos, em casos específicos o sapato para cachorro é bem-vindo, como em lugares onde há riscos de acidentes ou neve. A patinha do cão pode até congelar caso ele fique muito tempo pisando em áreas assim, logo, quem for sair para um passeio deve sempre colocar os acessórios para garantir a segurança do pet. Mas isso se aplica mais para países assim, né? Logo, é difícil ter essa necessidade por aqui. 

sapatos-para-cachorro-na-neve-1

sapatos-para-cachorro-na-neve-2

sapatos-para-cachorro-na-neve-3

sapatos-para-cachorro-na-neve-4

sapatos-para-cachorro-na-neve

 

Como Fazer Passo a Passo

Se você precisa de um sapato para cachorro sob medida e que fique bem confortável, dá para customizar em casa em vez de comprar. Assim, você avalia qual o melhor modelo para o pet de acordo com suas características. Para te ajudar, preparamos um tutorial básico.

  • Primeiro, comece tirando as medidas da pata do cão. Localize a articulação entre a perna e a pata e meça a distância entre os pontos, como você pode ver na imagem:

medida

  • Evite que o calçado fique nas articulações e atrapalhe seu caminhar. Depois das medidas, escolha o melhor material para cortar de acordo com a largura e comprimento de sua pata.
  • Os tipos mais recomendados são jeans ou veludo, além de um tecido antiderrapante para colar na parte de baixo (vinil é uma boa ideia). Use velcro também para prender o sapato na patinha. Siga o padrão da foto:

sapato-cao

  • Faça testes na pata dele e observe se ele vai se acostumar. Caso sim, deixe por pouco tempo. Caso não, é melhor remover e desistir dessa ideia. Se achar necessário, consulte um veterinário para orientação.

Bom, essas foram nossas dicas. O que você achou? É contra ou a favor o sapato para cachorro? Comente e conte pra gente suas opiniões e dúvidas. Não se esqueça de pensar sempre no melhor para seu amigão e seja responsável. Boa sorte e até a próxima!


Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Maria disse:

    Interessante.

  2. Isabela disse:

    Eu vim neste post por causa disso, estou prestes a me mudar para o Alaska, tenho um Akita porém os animais se adaptam, faz 3-4 gerações dele no Brasil então ele n é mais TÃO resistente ao frio, tenho medo que apesar da raça dele acabe se queimando na neve quando sairmos para passear ou brincar já que hoje ele n tem quase nenhum pelo nas patas.

  3. rosangela sousa disse:

    Estou bastante propensa a usar uma botinha no meu Pitbull, mas apenas para passeio, recentemente durante o passeio ele pisou em algo que feriu a pata, e inflamou bastante, teve de tomar antibiotico deu trabalho pois ele não nos deixava olhar, e th um corpo estranho no local, ele é sapeca e cheio de opinião, gosta de escolher os lugares por onde quer ir, e como acho que o passeio é para ele se divertir , eu permito, pois caso contrario empaca e não tem quem arraste, mas agora vou fazer isso com segurança para sua patonas, mas será apenas nos passeios, não curto esse negocio de enfeitar animal, não acho que ele se sinta bem, ele quer cuidados, e amor, só isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *