Sapato para Cachorro: Faz mal? Pode usar? Veja fotos e saiba tudo!
Já notou que sapato para cachorro está na moda? Basta sair nas ruas para ver um cãozinho com esse acessório nos pés, o que leva a vários questionamentos: será que é para proteger ou não sujar? É recomendado mesmo ou machuca o animal? Pode usar? Bom, se você está cheio de dúvidas, acompanhe o post e saiba tudo sobre essa tendência, com muitas informações e dados impressionantes!
Sapato para Cachorro Faz Mal? Pode Usar?
Será que é recomendado pelos especialistas cachorro usar sapato? Faz mal ou não? Bom, essas perguntas não têm um consenso, há várias opiniões dos veterinários a respeito do acessório. Alguns dizem que protege, outros revelam que prejudica a saúde canina. Em todo caso, revelaremos ambos pontos de vista.
Por que alguns veterinários são contra sapato para cachorro:
- Bom, as patas dos cães são naturalmente estruturadas para garantir o equilíbrio, postura e até segurança do animal. Quando ele está com elas livres, pode cavar, caçar e colocar todo usar seus instintos para realizar diversas tarefas. Logo, por mais que o cão não seja criado para isso, sapatos atrapalham e não fazem parte de seu biotipo.
- Há quem diga também que sapatos e meias podem superaquecer a pata do cachorro. Quando a região de baixo, conhecida como coxim, fica sem transpiração, acaba gerando até uma hipertermia, sobretudo nos dias de muito calor. Caso esse estado persista, o cão pode até desmaiar, ou sofrer convulsões.
- Alguns tipos de sapatos para cachorro deixam a patinha apertada e incomodam. Se você tentar colocar em seu cão, ele pode ficar hiperativo, irritado e louco para removê-los.
Em todo caso, cães domésticos não necessitam de sapatos caso não seja necessário. Há casos específicos para esse acessório, como você verá no próximo tópico.
Por que alguns veterinários são a favor do sapato para cachorro:
- Muitos veterinários recomendam o uso dos sapatos e meias para proteger o cachorro que sofreu uma lesão no local. Isso evita que ele fique lambendo ou até cause um machucado maior na área.
- Alguns cães policiais e de caça devem usar sapatos para deixar as patas livres de riscos, ainda mais quando estão em locais com neve, pedras, espinhos e cacos de vidro. Segundo uma matéria recente, na Alemanha, o uso do acessório tornou-se obrigatório apenas nesses casos específicos;
- Já para os animais domésticos, principalmente aqueles que vivem nas áreas urbanas e em apartamentos, o sapato é ótimo para passear na rua, tanto para não pisar em uma calçada quente ou em um material cortante, quanto para não sujar a casa, mantendo a higiene de camas e sofás – essa visão, porém, é bem discutível.
De qualquer forma, é sempre bom consultar seu veterinário antes de colocar sapatos em seu cão. Essa não é uma decisão que deve ser tomada por mero capricho ou estética. Pense que ele é um ser vivo, e não um brinquedo para você usá-lo de acordo com seus interesses.
O que é essencial saber antes de comprar sapato para cachorro:
- O modelo deve ser leve, anatômico e de alta qualidade. As botinhas, mais largas e frescas, são boas opções.
- Melhor que comprar um tipo pronto, é pedir para fazer sob medida para o cão, de acordo com seu biotipo e suas características. Além de lojas especializadas, muitas costureiras podem personalizar. Ah, e dá para fazer em casa também!
- O cachorro não deve sentir nenhum desconforto ao usar os sapatos. Ele precisa ficar bem, livre e realizar todas suas atividades normais.
- A melhor maneira de acostumar um animal a aderir a esses acessórios é vestindo desde que é filhote. Assim, ele já cresce condicionado a isso. Porém, há questionamentos a respeito dessa prática!
- O cão deve usar sapato por pouco tempo. Coloque apenas na hora do passeio e tire assim que chegar em casa. Caso contrário, ele pode sofrer muitos efeitos colaterais com esse hábito.
Tenha em mente: naturalmente, cachorro não usa sapato, então tenha bom senso nesse caso e siga as instruções que demos, todas baseadas em comentários de especialistas experientes e renomados sobre o assunto. O bem-estar de seu amigo precisa vir sempre em primeiro lugar!
Fotos e Modelos de Sapato para Cachorro
Conheça alguns modelos de sapato para cachorro que estão na moda e são recomendados em alguns casos!
Tênis
O tênis dá um plus por ser estiloso e ter vários modelos bacanas que chamam atenção. Além disso, muitos imitam aquelas marcas clássicas das versões que a gente usa. Nesse caso, use para tirar uma foto e retire da patinha dele, ainda mais se perceber que ele está incomodado com o acessório.
De crochê
O modelo de crochê é simples de fazer e customizar, ideal para o cão usar nos dias mais frios. Nesse caso, escolha um tipo bem confortável e largo, para que ele possa tirar por si mesmo ou dê sinais de que está incomodando. Ao contrário do tênis, suja bastante e só deve ser usado nos interiores.
De silicone
O sapato para cachorro de silicone é o modelo mais vendido atualmente. Ele protege as patinhas e fica bem aparente, além de aconchegante e ideal para os cães policiais. Como é um material resistente, anatômico e durável, é o mais recomendado pelos veterinários e especialistas da área.
De bexiga
Bexiga é plástico e esquenta bastante. Esse modelo é prático e você pode até fazer em casa e fazer o cãozinho combinar várias cores, mas só em ocasiões especiais, como para tirar uma foto, por exemplo. Sobretudo em dias de calor, evite esse tipo e prefira o conforto natural dele mesmo.
Para neve
Como dissemos, em casos específicos o sapato para cachorro é bem-vindo, como em lugares onde há riscos de acidentes ou neve. A patinha do cão pode até congelar caso ele fique muito tempo pisando em áreas assim, logo, quem for sair para um passeio deve sempre colocar os acessórios para garantir a segurança do pet. Mas isso se aplica mais para países assim, né? Logo, é difícil ter essa necessidade por aqui.
Como Fazer Passo a Passo
Se você precisa de um sapato para cachorro sob medida e que fique bem confortável, dá para customizar em casa em vez de comprar. Assim, você avalia qual o melhor modelo para o pet de acordo com suas características. Para te ajudar, preparamos um tutorial básico.
- Primeiro, comece tirando as medidas da pata do cão. Localize a articulação entre a perna e a pata e meça a distância entre os pontos, como você pode ver na imagem:
- Evite que o calçado fique nas articulações e atrapalhe seu caminhar. Depois das medidas, escolha o melhor material para cortar de acordo com a largura e comprimento de sua pata.
- Os tipos mais recomendados são jeans ou veludo, além de um tecido antiderrapante para colar na parte de baixo (vinil é uma boa ideia). Use velcro também para prender o sapato na patinha. Siga o padrão da foto:
- Faça testes na pata dele e observe se ele vai se acostumar. Caso sim, deixe por pouco tempo. Caso não, é melhor remover e desistir dessa ideia. Se achar necessário, consulte um veterinário para orientação.
Bom, essas foram nossas dicas. O que você achou? É contra ou a favor o sapato para cachorro? Comente e conte pra gente suas opiniões e dúvidas. Não se esqueça de pensar sempre no melhor para seu amigão e seja responsável. Boa sorte e até a próxima!