Pug – Características, Cuidados e Guia Completo!【2024】

Os cães da raça pug são conhecidos por terem rugas na testa, focinho achatado, olhos arredondados e protuberantes, rabinho curvo e muito charme que conquista a todos.

E se você já se apaixonou por um cãozinho dessa raça e quer conhecer mais sobre o animal antes de ser tutor de um pug, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse cãozinho.

0 pug

Características do Pug

Qual a média de tamanho e peso?

A raça de cachorros fofos é conhecida por cães de pequeno porte, que medem entre 20 cm e 30 cm, e pesam de 6 kg a 8 kg.

1 tamanho de cachorro pug

Os cães da raça são considerados de pequeno porte

2 peso de cachorro pug

Quanto tempo vive?

A expectativa de vida dos cães da raça é em torno de 13 anos, e o acompanhamento rotineiro ao veterinário pode garantir a boa saúde para o companheiro canino.

3 expectativa de vida da raca pug

Como é o seu temperamento?

A raça pug é conhecida por ser de cachorros dóceis e muito apegados aos tutores.

Os cães da raça são bastante sociáveis e amorosos com os tutores, e por isso podem passar horas do dia relaxando no colo dos tutores.

4 temperamento de cachorro da raca pug

A raça é muito amorosa

5 caracteristicas e temperamento da raca pug

Os cães da raça adoram passar horas no colo do tutor

Os cães dessa raça também são bastante receptivos e entusiasmados com visitas.

A convivência com crianças também pode fazer parte do dia a dia com os cães da raça pug, que costumam ser bastante calmos, mas sempre é preciso supervisionar as brincadeiras das crianças com o pet, evitando movimentos bruscos que podem machucar o pet.

6 temperamento da raca pug com crianca

A convivência com outros cães também pode ser feita com tranquilidade, e nesse caso, a recomendação é que o cãozinho seja socializado desde filhote para ter um relacionamento tranquilo com outros cachorros.

7 caracteristicas da raca pug

A convivência desde filhote pode garantir ótimas relações com outros cães

8 caracteristicas de cao da raca pug

Quais as cores do Pug?

Esses cães de pequeno porte possuem como característica pelos curtos, finos e macios, e a coloração pode variar entre tons como prata, abricó, fulvo e preto.

Uma característica comum entre esses cãezinhos são as orelhas e focinhos que costumam ter pelagem mais escura, garantindo uma espécie de máscara preta na região do rosto e orelhas, e podendo ter uma espécie de traço preto que desce do dorso até a cauda do animal.

9 pelagem raca pug

A pelagem pode ter cores variadas

10 pug de pelo preto

Uma das cores de pelo desse cão é o preto

11 cores de pelagem pug

12 cor de pelo pug

A coloração clara do pelo realça o detalhe preto na região do focinho

13 cores de pelo da raca pug

Quanto custa em média? #preço

O preço para comprar um cãozinho da raça pug pode variar bastante e é possível encontrar esses animais sendo vendidos a preços que variam de R$ 1200 a R$ 7 mil.

Para comprar um animal, é importante fazer uma pesquisa prévia para encontrar um canil responsável e que garanta o bem-estar do pet.

Outra possibilidade é a de adotar um cãozinho que precisa de um lar, garantindo muita alegria em casa e uma nova família ao cão.

Curiosidades sobre a raça

A raça pug é bastante antiga e relatos mostram que esses cães são originários da China e faziam parte da realeza.

Segundo uma lenda chinesa, as rugas na testa dos pugs se parecem bastante com um ideograma chinês que significa “príncipe”, assim, os cães dessa raça ficaram conhecidos como a “marca do príncipe”.

14 curiosidades sobre raca pug

Os pugs eram os cães preferidos de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte, que tinha um cãozinho da raça denominado Fortune. A raça também foi animal de estimação e acompanhante da rainha Maria Antonieta.

Esses cães possuem como características serem um tanto preguiçosos, por isso é comum ver sempre o animalzinho deitado e na preguiça.

A raça também tem como característica ser inteligente, mas pode ser um pouco teimosa durante o treinamento, por isso, é importante que os treinamentos sejam feitos desde cedo.

Cuidados com o Pug

Alimentação

Apesar de serem cães de pequeno porte, os pugs tendem a ser um tanto gulosos e podem ter tendência a obesidade. Sendo assim, é importante que a dieta seja balanceada e equilibrada.

15 cuidados com alimentacao da raca pug

A alimentação deve ser balanceada e equilibrada

A alimentação pode ser a base de ração, de acordo com a faixa etária e tamanho do animal, escolhendo opções que atendam às necessidades nutricionais do cão.

Para ter uma melhor orientação em relação ao tipo de alimentação, é importante consultar um veterinário para a escolha do melhor alimento e as quantidades adequadas de acordo com as características do animal.

16 dicas de alimentacao para raca pug

Saúde

As características anatômicas dessa raça podem levar a alguns problemas de saúde ao animal, e uma dessas possibilidades é em relação as ruguinhas presentes no corpo do pet.

Um dos cuidados necessários para garantir a boa saúde do animal é fazer a higienização e secagem adequada entre as rugas do cãozinho, evitando a proliferação de bactérias.

Outra característica que pode influenciar na saúde do animal é o focinho achatado, que pode dificultar a troca de calor com o meio, fazendo com que os cães dessa raça sofram mais com temperaturas altas. Por isso, é importante garantir que o animal esteja sempre em local fresco e arejado.

Entre os cuidados com a saúde desse cãozinho é importante dar atenção aos olhos que são sobressaltados, o que pode levar a machucados e também a algumas alergias.

O cuidado com a saúde do pet também deve ter atenção especial em relação à obesidade, uma característica comum dessa raça.

Para garantir boa saúde ao pet, é importante que as visitas ao veterinário sejam frequentes, uma vez que o profissional pode avaliar a saúde do animal e dar orientações sobre cuidados específicos.

17 como cuidar da saude de cachorro da raca pug

A visita ao veterinário pode garantir boa saúde ao pet

18 cuidados de saude com cao da raca pug

.

Higiene

Os cães da raça pug costumam soltar bastante pelo durante o ano todo e um dos hábitos de higiene que deve fazer parte da rotina diária é a escovação dos pelos, ajudando na remoção de pelos mortos e evitando que todo esse pelo se esparrame pela casa.

19 dicas de higiene com cao da raca pug

A escovação dos pelos deve fazer parte da rotina de higiene

O banho desses animais deve ser em média a cada 3 semanas, utilizando produtos específicos para pets.

Cuidado com banhos muito frequentes, que podem tirar a proteção natural da pele do cãozinho e deixá-lo mais propenso a alergias e fungos.

20 cuidados de hiegiene com cachorro pug

Atividades físicas e espaço

A raça de pequeno porte tem característica tranquila e se adapta facilmente a espaços menores, como casas e apartamentos, mas é importante que esses espaços sejam bem arejados para que o pet não sofra com calor excessivo.

21 cuidados raca pug

Os cães da raça se adaptam bem a espaços menores

Apesar de serem cães um tanto preguiçosos, os passeios devem fazer parte da rotina do animal, garantindo exercícios físicos moderados e em horários mais frescos do dia, para evitar a obesidade e ansiedade do animal.

22 dicas e cuidados com cachorro pug

Dicas de Pugs para seguir no Instagram

itsdougthepug

O perfil @itsdougthepug é uma conta no Instagram dedicada ao cão Doug, um pet que vive nos Estados Unidos e é sucesso na internet, com aproximadamente 3,8 milhões de seguidores no Instagram.

O perfil reúne fotos criativas e divertidas desse cãozinho, permitindo acompanhar o dia a dia e as aventuras vividas pelo cão Doug.

23 instagram de cachorro da raca pug

Foto divertida do cão Doug

24 perfil no instagram para seguir

O cãozinho é sucesso na internet

25 foto divertida de cachorro

Foto do cão Doug com fones de ouvido

26 instagram de cachorro para seguir

Foto divertida do famoso cão Doug

27 instagram de pug

Foto do cãozinho curtindo o dia ao ar livre

28 raca de cachorro pug 29 instagram com fotos de pug

riquezapug

A conta @riquezapug pertence ao cão Rico, um cão da raça pug e que é um verdadeiro dog influencer.

O perfil no Instagram reúne fotos fofas do cão com fantasias e em momentos inusitados, deixando qualquer um apaixonado por essa figurinha.

30 cachorro da raca pug

O cão Rico faz sucesso na internet

31 instagram de cachorro da raca pug

Foto apaixonante do cãozinho Rico

32 fotos de cachorro da raca pug

33 fotos de pug no instagram

Foto do cão Rico com óculos de sol

34 instagram para seguir e ver fotos de cachorro

thepuggysmalls

O perfil @thepuggysmalls é destinado aos cães Puggy Smalls e Pugyay West, pequenos cães da raça pug.

A página no Instagram reúne fotos apaixonantes e mostra o dia a dia dessa dupla em suas aventuras.

35 instagram de cachorros famosos

O perfil no Instagram reúne fotos da dupla de cães

36 instagram com fotos de pug

AS fotos da dupla são apaixonantes

37 fotos de caes no instagram

A conta mostra o dia a dia dos cães

38 pug com roupinha

A foto mostra os cães com roupinha de frio

39 caes para seguir no instagram

Você já conhecia todas as características e cuidados com os cães dessa raça? Agora que você já viu as dicas para cuidar do animalzinho, é hora de garantir bem-estar ao pet.

Você pode gostar...