Poodle – Características, Tamanhos e Mais!【GUIA 2024】

A raça de cães poodle é uma das mais conhecidas do mundo e tem muitas particularidades, mas você conhece bem essa raça?

É bem provável que você conheça cães da raça poodle, mas antes de ser tutor de um cão da raça é importante conhecer mais sobre esse animal e as características principais, garantindo uma boa relação com o cachorro e o bem-estar do animal.

E se você precisa de uma ajudinha para entender mais sobre essa raça, no post respondemos às principais dúvidas e ainda reunimos dicas para ser um ótimo tutor desse cãozinho peludo.

poodle

Características do Poodle

Qual a média de tamanho e peso?

A raça poodle pode ser encontrada em 4 portes diferentes – gigante, médio, anão e toy; e cada um desses portes apresenta tamanho e peso diferente.

Os cães gigantes da raça chamam atenção pelo porte grande e podem medir de 45 a 60 cm, com peso variando de 21 a 23 kg. Por conta do tamanho maior, o poodle gigante costuma chamar atenção por onde passa.

1. Poodle gigante de pelagem brancatamanhos poodle

Para os cães da raça com porte médio, o tamanho fica de 35 a 45 cm, e o peso varia de 11 a 14 kg.

2. Cachorro peludo de porte médio

tamanho e peso de poodle

Para quem tem preferência por cães menores, o porte anão traz cães com tamanho entre 28 a 35 cm, e peso de 6 a 7 kg.

3. Cachorros pequenos e de porte anão

tipos e tamanhos de poodle

Outra opção de cães pequenos da raça são os animais de porte toy que medem até 28 cm e com peso de até 2,5 kg.

4. Cão peludo e pequeno de porte toy

poodle toy

Quanto tempo vive?

A raça é bastante conhecida por ter cães saudáveis e isso reflete na expectativa de vida desses animais, que podem viver, em média, até 18 anos.

Como é o seu temperamento?

Antes de ser tutor de um cão dessa raça, é importante conhecer o temperamento desse cachorro peludo, identificando se esse é o tipo de cão ideal para a sua família e rotina.

Em geral, os poodles tendem a ser cães bastante afetuosos, brincalhões, alegres, aventureiros, divertidos e fiéis aos tutores.

O cão da raça adora estar próximo da família humana e é uma ótima opção para famílias com crianças, sendo um ótimo companheiro para os pequenos.

5. Raça de cachorro afetuoso e brincalhão com os tutores

temperamento de poodle

Os cães da raça também são bastante tranquilos com outros cachorros, podendo conviver com outros cães no mesmo lar, principalmente se adaptados desde filhotes.

O poodle gigante é um dos portes da raça mais calmo e que tem característica de ser menos latidor. Já os portes anão e toy tendem a ter uma personalidade um pouquinho mais forte e podem latir a um pouco mais.

Esse cãozinho peludo pode estranhar a presença de estranhos em casa, o que pode desencadear alguns momentos de latidos ao receber visitas, por isso, é importante treinar o animal para ter boas maneiras.

Por ser uma raça que adora a presença da família humana, esse cãozinho pode se sentir ansioso ao ficar sozinho em casa e sem a presença dos tutores, ficando triste e até mesmo destruindo coisas.

Para os cães da raça que precisam ficar por alguns períodos sozinhos ao longo do dia, uma alternativa para evitar que o animal fique ansioso é ter um outro cãozinho de companhia, garantindo que os dogs possam se divertir durante o período de ausência dos tutores.

6. Cachorro brincando com outros cães para se entreter

dicas e temperamento de poodle

Quais as cores do poodle?

Os cães da raça poodle são conhecidos por terem pelos cacheados, fartos, espessos e macios, e com tonalidades que podem variar.

A coloração da pelagem costuma variar entre tons de branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.

7. Cão peludo de coloração branca

cores de pelagem de poodle

8. Cachorro de pelo cacheado e coloração preta

poodle de pelagem preta

9. Cãozinho com pelos macios e pelagem em tom avermelhada

cor pelagem poodle

10. Cachorro pequeno com pelagem cinza

poodle de pelo cinza

Uma curiosidade da raça é o fato de que a cor dos filhotes geralmente é mantida até a fase adulta do animal, não tendo alterações de coloração ao longo da vida.

Quanto custa em média? #preço

O preço de um cão da raça pode variar de acordo com diversos fatores, principalmente com o porte do animal.

Em média, o preço de um cachorro da raça poodle pode custar em torno de R$ 1 mil a R$ 4 mil.

Antes de comprar um cãozinho da raça, é importante conferir se o canil segue normas e tem certificações de bem-estar animal.

A adoção também pode ser uma ótima opção para quem pretende ter um dog, sendo uma maneira responsável de dar um lar e amor a um cãozinho que precisa de carinho. Então, antes de considerar a compra de um animal, vale sempre pensar na possibilidade de fazer uma adoção responsável.

Curiosidades sobre a raça

Esse cão peludo é conhecido por ser uma raça bastante antiga e muito inteligente, que pode ser ensinado com algumas repetições, gravando comandos e obedecendo o tutor.

Uma das curiosidades da raça é que na França esse cão era também era conhecido como “caniche”, uma referência à habilidade de nadar dessa raça, uma vez que esses cães eram utilizados na caça de aves aquáticas.

11. Cachorro da raça peluda nadando

curiosidades sobre poodle

Cuidados com o Poodle

Saúde

Os cães da raça são conhecidos por serem muito saudáveis e com alta expectativa de vida, mas isso não dispensa a necessidade de consultas veterinárias para fazer acompanhamentos e check-ups, mantendo a boa saúde e bem-estar do animal.

12. Consultas de rotina do cão no médico veterinário podem prevenir doenças

cuidados com saude de poodle

Apesar de ter boa saúde, os portes menores dessa raça podem apresentar luxação patelar, uma doença que pode dificultar a caminhada do animal e que tem tratamento com remédios ou com cirurgia.

Os cães da raça na fase sênior têm maior probabilidade de desenvolverem catarata, uma doença que afeta a visão e que pode ser acompanhada por um médico veterinário.

Outro possível problema de saúde que a raça pode enfrentar é a displasia, dificultando a locomoção do animal.

Higiene

Entre os cuidados de higiene com os cães da raça, uma das recomendações é a escovação da pelagem do animal que tende a ser fina e encaracolada, facilitando a formação de nós. Dessa maneira, a escovação deve fazer parte da rotina para evitar a formação de nós e deve acontecer, em média, a cada 2 dias.

13. Escovação dos pelos para evitar a formação de nós

higiene com poodle

Os banho também devem fazer parte dos cuidados de higiene com o animal, e a recomendação é de 2 banhos por mês, sempre utilizando produtos específicos para cães.

14. Cachorro da raça tomando banho para manter os cuidados com higiene

cuidados e higiene de poodle

Outro cuidado com o animal é o corte da unha, que pode ser realizado a cada 15 dias, evitando que a unha quebre na raiz e que possa causar incômodo ou machucar o cãozinho.

A rotina de higiene também pode incluir a escovação dos dentes do amigo canino, evitando problemas bucais como tártaro e formação de cáries.

Alimentação

A alimentação dos cães da raça poodle devem ser balanceadas e podem ser a base de rações específicas para a raça e a fase de vida do animal ou podem ser no estilo de alimentação natural, seguindo orientações de um médico veterinário.

15. Cachorro pequeno se alimentando de ração

alimentacao de poodle

A quantidade de alimento indicada para a raça vai depender da idade, tamanho e nível de atividades realizadas pelo animal.

A recomendação é de evitar que o alimento esteja disponível ao longo do dia todo, o que pode fazer com que o animal coma mais do que o necessário.

16. Cachorro pequeno e peludo esperando pela alimentação

dicas de alimentacao para poodle

Atividades físicas e espaço

Como qualquer outra raça de cachorro, o poodle também precisa de exercícios, e nesse caso, a recomendação são exercícios moderados, incluindo passeios diários ao ar livre.

17. Passeio do cachorro ao ar livre

cuidados com poodle

Além dos passeios, as atividades e brincadeiras podem fazer parte da rotina do animal, levando-o a se movimentar e exercitar.

18. Cachorro brincando em ambiente aberto

cuidado poodle

19. Cão brincando com bolinha para se exercitar

dicas para poodles

O espaço adequado para ter um poodle em casa vai depender do porte do animal, sendo que os cães de porte maior precisam de mais espaço; enquanto os portes menores podem se adaptar a áreas menores, sendo os cães como poodle anão e toy ótimas opções de cachorros para apartamento.

Dicas de Poodles para seguir no Instagram

Para quem quer conferir fotos e se apaixonar ainda mais pela raça, reunimos perfis no Instagram que valem a pena seguir para acompanhar doguinhos ao redor do mundo.

poodle.apollo

O perfil @poodle.apollo é uma conta criada para mostrar as aventuras do cãofluencer Apollo.

A conta no Instagram reúne fotos apaixonantes desse poodle de pelagem branca, mostrando o dia a dia do cão, além de dicas e cuidados com o pet.

20. Foto do cachorro Apollo na praia com camisa e óculos de sol

cachorro poodle com roupinha

21. Cão Apollo curtindo um momento na praia

poodle com oculos de sol

22. Foto do cão Apollo com acessórios para cachorro

instagram para ver fotos de cachorro

23. Cãozinho com camisa estampada e óculos de sol na praia

instagram raca poodle para seguir

24. Fotos de cão de pelagem branca

fotos de poodle para ver e seguir no instagram

tamanegi.qoo.riku

Para quem quer se apaixonar por um perfil no Instagram, vale a pena seguir a conta @tamanegi.qoo.riku, que mostra a relação de uma família com crianças asiáticas e seus companheiros poodles gigantes.

As fotos apaixonantes mostram as pequenas crianças ao lado de 3 poodles gigantes, sendo 2 animais de pelagem branca e um animal com pelo preto.

25. Foto de criança com poodles gigantes

fotos de poodle gigante

26. Bebê ao lado do cão de porte gigante

instagram de poodle gigante

27. Criança com 3 dogs de porte gigante

conta no instagram com fotos de poodle gigante

28. Foto divertida de criança brincando com o cachorro de tamanho gigante

instagram de poodle para seguir

29. Fotos com animal de porte gigante

instagram para seguir

poodletoyromeo

Para quem quer seguir um dog internacional, vale a pena seguir o perfil @poodletoyromeo, que mostra o poodle toy de pelagem avermelhada, chamado Romeo.

A conta no Instagram reúne fotos fofas e lindas desse cãozinho e mostra um pouco do dia a dia do animal.

30. Poodle toy com roupinha de tricô

instagram de poodle toy

31. Cachorro pequeno e peludo com roupinha de frio

fotos de poodle toy

32. Dog pequeno com roupinha quentinha

poodle toy no instagram

33. Cachorro pequeno de pelo cacheado

fotos de poodle pequeno

34. Fotos de cachorro pequeno com roupinha

fotos de poodle com roupinha

kenaipoodle

O perfil @kenaipoodle é uma conta no Instagram que mostra o cãozinho que Kenai, um poodle de pelagem branca.

A conta no Instagram reúne fotos e situações do dia a dia do animal, além de dicas e cuidados com o pet.

35. Foto de cachorro em meio a flores

conta de cachorro para seguir no instagram

36. Poodle pequeno de pelagem branca

fotos de cachorro no instagram

37. Foto do cãozinho com tema de fim de ano

perfil no instagram de poodle branco

38. Foto de cachorro com gravatinha

instagram de cachorro

39. Fotos divertidas do cãozinho de pelo branco

fotos de poodle de pelo branco

Você já conhecia todas essas características e particularidades da raça? Agora que você já viu todos os cuidados com esse cãozinho peludo, é hora de garantir o bem-estar do seu animal.

Você pode gostar...