Guia do【LIONHEAD】ᐅ Tudo sobre o coelho leão! • 2024

Você já ouviu falar em coelho leão, lionhead ou coelho cabeça de leão? Todos esses nomes se referem a uma mesma espécie de coelho, originário da Bélgica e que tem como característica uma juba, que lembra a de leão, ao redor da cabeça.

Se você se interessou por essa raça de coelho e quer ver mais curiosidades sobre esse animalzinho que traz uma espécie de juba de leão ao redor da cabeça, é só continuar a leitura e descobrir mais sobre a espécie.

0 coelho lionhead

Características do lionhead

Quais as suas características mais marcantes?

Uma das principais características do lionhead é uma espécie de coroa de pelos ao redor da cabeça lembrando uma juba de leão, enquanto o restante da pelagem do corpo é mais curta.

1. Coelho pequeno com coroa de pelos ao redor da cabeça

1 curiosidades lionhead

Esses pelos mais longos ao redor da cabeça são característicos dos filhotes, uma vez que na fase adulta os coelhos dessa raça costumam perder esses pelos mais longos ao redor da cabeça.

O coelho cabeça de leão também apresenta características como orelhas compridas, que podem medir até 7 cm, pernas mais grossas que outras raças e os olhos podem variar entre tons de vermelho, azul e marrom.

Os coelhos cabeça de leão costumam ser pequenos e podem ser encontradas em pelagem de diferentes tons como preto, sabre, chocolate, sabre siamês, branco, laranja marrom, bicolor, tricolor, entre outros.

2. Coelho de olhos escuros e duas cores de pelos

2 caracteristicas coelho leao

3. Cores de pelagem para coelhos cabeça de leão

3 cores de coelho leao

Qual é a média de peso e tamanho?

A raça de coelho cabeça de leão é considerada como toy ou anã, caracterizando animais de pequeno porte e que medem em torno de 30 a 35 cm, quando sentados.

Esses pequenos coelhos podem pesar até 2 kg.

4. Coelho de pequeno porte com pelagem em volta da cabeça

4 tamanho de coelho lionhead

Quanto tempo vive?

A expectativa de vida dos coelhos dessa raça costuma ser em torno de 8 a 9 anos, podendo variar de acordo com cada animalzinho e os cuidados com o pet.

Temperamento: para quem é indicado?

O coelho leão é uma raça extremamente carinhosa e afetuosa com os tutores, tendo temperamento bastante tranquilo e sociável.

Por conta do temperamento carinhoso e calmo, os coelhos dessa raça são ideais como animais de companhia, inclusive para famílias com crianças.

5. Raça de coelho dócil e carinhoso

5 caracteristicas e comportamento de coelho leao

6. Coelho pequeno e tranquilo

6 temperamento de coelho leao

Quanto custa em média? #preço

O preço do coelho lionhead pode variar de acordo com diversos fatores, como criadouros, região do país, entre outros aspectos.

Em média, o preço de venda desse animalzinho gira em torno de R$ 200.

Para quem pensa em ter o animal de juba ao redor da cabeça como pet, é importante se buscar um criadouro que ofereça bem-estar animal e tenha as certificações necessárias para venda do pet.

Como cuidar de um coelho leão? #dicas

Espaço

A escolha do local para criar o coelho deve levar em conta um espaço que seja amplo e adequado para o animal se movimentar com tranquilidade e segurança.

Para delimitar um espaço para o pet orelhudo, é possível escolher um modelo de gaiola que tenha espaço suficiente para o coelho cabeça de leão se movimentar confortavelmente.

Além disso, também é importante disponibilizar um local maior e ar livre, como um jardim, para que o coelho possa se exercitar e se movimentar diariamente, deixando-o em um espaço maior e trazendo benefícios à saúde do animal.

7. Gaiola grande com espaço para o coelho se movimentar

7 cuidos com coelho lionhead

8. Coelho cabeça de leão em espaço ao ar livre

8 dicas de espaco para coelho cabeca de leao

Alimentação

O cálculo da quantidade de comida para o coelho lionhead deve levar em conta a fase e o peso do animal, considerando, em média, 1/8 de xícara de ração para cada meio quilo de peso corporal. Assim, um animalzinho de 2 kg deve consumir 1/2 xícara de ração.

Esses animais devem ter a dieta baseada em rações específicas para coelhos e que podem ser complementadas com petiscos, algumas frutas, legumes e folhas.

A dieta desses animais nunca deve incluir alimentos de origem animal.

O cuidado com a alimentação também envolve o fornecimento de água fresca durante todo o dia, garantindo que o coelhinho possa se manter hidratado.

Para uma alimentação saudável e balanceada, a orientação de um veterinário pode ser uma ótima alternativa.

9. Coelhos se alimentando com ração e alimentos frescos

9 dicas de alimentacao para coelho leao

Higiene

O coelho cabeça de leão apresenta pelagem mais densa e comprida que outras raças de coelhos, por isso, entre os hábitos de higiene é importante manter a escovação do pelo.

A escovação do pelo deve ser feita de 4 a 5 vezes por semana, evitando emaranhados, nós e bolas de pelo que podem ir para o sistema digestivo do animal e causar problemas de saúde.

Entre os hábitos de higiene também é importante manter a limpeza da gaiola ou o espaço do coelho, removendo restos de comida, retirando forragem molhada e fezes.

10. Escovação para remover pelos soltos

10 dicas e cuidados com coelho leao

Saúde

Os coelhos da raça cabeça de leão podem sofrer problemas digestivos por conta do acúmulo de bolas de pelo, que podem engolir.

Outro problema que o coelho leão pode enfrentar, e que é comum de outras raças, é o crescimento constante dos dentes, que podem causar problemas bucodentais, como oclusões erradas. Para evitar esse tipo de problema, é importante oferecer brinquedos e itens que sejam seguros para os coelhos roerem e desgastarem os dentes de maneira adequada.

As consultas regulares ao veterinário são indicadas para acompanhamento do animal, garantindo o bem-estar e tendo as recomendações adequadas de acordo com avaliação de um profissional.

11. Cuidados com o animal podem aumentar a expectativa de vida

11 cuidados com saude de coelho leao

Fotos de lionhead / coelho leão

Para se apaixonar ainda mais por essa raça que apresenta coroa de pelos ao redor da cabeça, reunimos uma seleção de fotos desses coelhinhos fofos com pelagem de diferentes cores.

12. Coelhos com pelagem em mix de branco e preto

12 coelho leao branco e preto

13. Coelho cabeça de leão com pelagem preta

13 coelho leao de pelo preto

14. Filhote de coelho leão de pelo claro

14 coelho com juba em volta da cabeca

15. Coelho pequeno e com juba ao redor da cabeça

15 coelho leao de pelagem escura

16. Coelho filhote com mix de cores na pelagem

16 coelho leao com mix de cores na pelagem

17. Coelho filhote e pequeno de pelagem clara

17 filhote de coelho cabeca de leao

18. Coelho pequeno com pelo maior ao redor da cabeça

18 raca de coelho pequeno

19. Raça de coelho com pelagem mais densa ao redor da cabeça

19 coelho peludo

20. Filhote de coelho cabeça de leão com pelo branco

20 coelho leao de pelo branco

21. Coelho de pelagem fofa e clara

21 coelho leao de pelo claro

22. Filhote de coelho com pelagem preta

22 filhote de coelho lionhead preto

23. Raça de coelho pequena com pelagem clara

23 coelho cabeca de leao

24. Coelho fofo com pelo macio

24 coelho com pelos em volta da cabeca

 

Você já conhecia essa raça de coelho? O animalzinho de características interessantes é uma ótima opção de pet para adultos e crianças.

Você pode gostar...