Lhasa Apso – Cuidados, Temperamento e Guia COMPLETO!

Com uma carinha fofa e característica, o Lhasa Apso é um dos cachorros preferidos para muitas pessoas e famílias que moram principalmente em casas ou apartamentos pequenos. A raça é considerada de pequeno porte e peluda. Além disso, o Lhasa Apso é muito companheiro e dócil com os familiares. 

Criado no Tibet, o Lhasa Apso foi por muito tempo considerado sagrado, além de ser um verdadeiro cão de guarda. Vale destacar que a raça é ciumenta por natureza, por isso é muito apegada aos seus tutores, brinquedos, acessórios e comida. 

Lhasa Apso 1

Se você quer saber tudo sobre Lhasa Apso, quais as suas principais características e os cuidados necessários para cuidar desse pet. Acompanhe o artigo e fique por dentro dos detalhes. 

Características do Lhasa Apso

O cachorro da raça Lhasa Apso possui características marcantes, pois possui pelos longos e ásperos. São inteligentes e por isso nutrem certa desconfiança com quem não conhece. 

Por isso, ao se sentirem ameaçados eles acabam latindo de forma incisiva e muito alta para alertar que está em perigo. 

Lhasa Apso

São bons companheiros e possuem instinto de proteção com pessoas e animais próximos. Por conta disso, acaba sendo uma das raças mais procuradas por famílias que possuem outros animais ou crianças pequenas. 

Qual a média de tamanho e peso?

O Lhasa Apso são cãezinhos bastante ativos e que adoram companhia para se divertir. Trata-se de um animal de pequeno porte com 25 cm de altura em média. 

A média de peso da raça também não é alta, em torno de 7kg. Por isso, acaba sendo um animal ideal para quem mora em casas e apartamentos pequenos. 

Lhasa Apso 4

Quanto tempo vive?

O Lhasa Apso possui uma boa expectativa de vida que gira em torno de 12 a 15 anos. Tudo dependerá da qualidade de vida do PET e dos cuidados ao longo da vida.

Por isso, leve o animalzinho regularmente ao veterinário para que ele seja avaliado e cuidado de maneira satisfatória.  

Lhasa Apso 3

Como é o seu temperamento?

Como falamos acima o Lhasa Apso é um cachorro muito inteligente. No entanto, quando se sentem ameaçados começam a gritar em alto e bom som. 

Em geral, eles são ótimos companheiros e amigáveis com crianças e outros cachorros. Todavia eles são ciumentos se não forem habituados a viver com outras pessoas e PETs. 

Lhasa Apso 2

Para alguns especialistas esse jeito desconfiado e protetor foi herdado dos primórdios em sua criação no Tibet. 

Quais as cores do Lhasa Apso?

A raça Lhasa Apso possui uma pelagem diferenciada e linda. Seus pelos são compridos e ásperos, por isso necessitam de penteação diária para tirar os enroscos. Além disso, quando necessário é bom realizar uma tosa. 

  1. A raça é muito companheira e protetora

1 1

Ao longo da vida os pelos do Lhasa Apso acabam ficando mais claros. Todavia, eles podem ser encontrados em diversas tonalidades, como por exemplo:

  • Dourado,
  • Marrom,
  • Cinza,
  • Preto,
  • Branco, 
  • E misto. 

2. Eles podem ser encontradas com a pelagem em várias cores e tonalidades

1 1

Na maioria dos cãezinhos dessa raça as proximidades das orelhas e focinho acabam sendo mais escuras quando comparadas ao restante do corpo. 

Quanto custa em média? #preço

O preço do Lhasa Apso pode variar de região para região, do local de aquisição, entre outros fatores. Todavia, é comum encontrar cãezinhos dessa raça na faixa de R$ 2 mil a R$ 5 mil. 

Vale destacar que é possível encontrar a raça em algumas Ongs de adoção. No entanto, é preciso muita pesquisa e dedicação para encontrar. Por isso, fique ligado nos locais de adoção de PETs na sua região. 

3. Eles são dóceis e companheiros, assim como ciumentos com seus tutores, brinquedos e comida

1 1

Curiosidades sobre a raça

O Lhasa Apso surgiu no Tibet e ao longo da história foi considerada uma raça sagrada e de sorte. Além disso, na cultura da região do Himalaia o Lhasa significa “Cão Leão Sentinela que Ladra”. 

4. O Lhasa Apso possui pelos longos e ásperos. Todavia, muitos tutores preferem tosar o animal

1 2

Para os monges tibetanos o Lhasa Apso era a reencarnação de sacerdotes antigos. Assim como, eram considerados sentinelas por alertarem os monges sobre possíveis invasões, avalanches e outras situações que requerem bastante cuidado. 

Além disso, no Brasil a raça foi eternizada por Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, através do personagem “Floquinho”. 

5. Eles são uma das raças procuradas por famílias que moram em casas e apartamentos pequenos

1 2

Lhasa Apso X Shih-tzu

Historicamente o Lhasa Apso acabou sendo confundido com a raça Shih tzu. Tempos atrás a semelhança era ainda maior, já que a diferenciação entre as raças começou há pouco mais de um século, pois por meio de cruzamentos eram encontradas diferenças entre eles. 

No entanto, até os dias de hoje eles possuem semelhanças incríveis. Mesmo assim, a maior diferença encontra-se no focinho, pois a raça Lhasa Apso possui um focinho mais longo quando comparado ao do Shih Tzu. 

6. A raça se dá bem com crianças pequenas e outros PETs

1 3

Cuidados com o Lhasa Apso

Assim como qualquer raça de cachorro, o Lhasa Apso necessita de cuidados para viver bem e com saúde. Por isso, cuidar da alimentação, saúde e higiene são fundamentais. 

7. Trata-se de uma das raças mais carinhosas, protetores e ciumentas

1 4

Alimentação

Cuidar da alimentação do Lhasa Apso é fundamental para sua saúde e desenvolvimento. Para se ter uma ideia, a raça passa por um processo de desmame nas primeiras 6 ou 8 semanas de vida e depois desse período eles precisam ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. 

Essa periodicidade corrobora no controle do nível da glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia, principalmente nos filhotes. 

8. Eles já foram considerados sagrados no Tibet

1 5

Na fase inicial o indicado é a utilização de rações especiais para filhotes, para o crescimento saudável e equilibrado, inclusive para controle do peso e a riqueza de nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. 

Outro ponto importante é levar o animal ao veterinário assim que adotar ou comprar. Pois um profissional gabaritado irá escolher a melhor ração para o animal. 

9. Assim como qualquer animal, eles precisam de cuidados com a saúde, alimentação e higiene

1 6

 Saúde

A saúde do animal passa por vários cuidados que passam por uma alimentação adequada, higiene regular e vacinação em dia. 

Vale a pena dizer que a vacinação é fundamental para prevenir vários tipos de doenças, como por exemplo:

  • Cinomose, 
  • Parvovirose,
  • Leptospirose, 
  • Entre outras. 

10. O Lhasa Apso é um animal muito desconfiado e protetor e por isso acaba marcado pelo seu latido estridente

1 7

A vacina antirrábica é uma das principais para que o animal seja protegido contra a raiva. Consulte um veterinário para que o cartão de vacina do Lhasa Apsos seja atualizado e o animal possa viver bem e protegido. 

Além disso, o profissional veterinário também será o responsável pela castração do cãozinho, fundamental para a saúde e longevidade do animal.   

11. O Lhasa Apso é considerado um verdadeiro amuleto de sorte em algumas regiões asiáticas

1 8

Outro ponto importante é a utilização de vermífugos e antipulgas que são cuidados necessários para a saúde do cachorro. Eles serão responsáveis por eliminar vermes que podem prejudicar severamente a saúde do animal. 

O uso de antipulgas e anticarrapatos também são fundamentais para a saúde e bem-estar do cachorro. Eles podem ser utilizados de diversas maneiras através de coleiras, sprays, entre outros produtos e acessórios. 

12. Por conta dos seus pelos extensos é possível fazer vários visuais

1 10

Desse modo, conte sempre com a ajuda de um veterinário para indicar os melhores cuidados e tratamentos ao seu PET. 

Higiene

Além da vacinação e cuidados com vermífugos, antipulgas e anticarrapatos, os cuidados com o Lhasa Apso são fundamentais. Um dos principais cuidados é a escovação diária dos pelos para evitar o enrosque e acúmulo de fios soltos.

A escovação dos dentes caninos são essenciais para prevenção do tártaro e inflamação da gengiva. 

Outro ponto importantíssimo são os cuidados com as unhas do animal, elas precisam ser cortadas a cada um mês e meio em média. Em alguns casos elas acabam se desgastando naturalmente quando o animal vive em pisos mais ásperos. 

13. Se você quer um cachorro dócil, o Lhasa Apso é uma ótima opção

1 11

Atividades físicas e espaço

O Lhasa Apsos é um cachorro que não gosta tanto de atividades físicas. Essa raça prefere tardes de sono e descanso ao lado dos familiares. No entanto, é importante levá-los para passear, ver o mundo e se exercitar. 

Eles são animais que se adaptam facilmente a qualquer espaço, inclusive locais pequenos. Por isso, são indicados para famílias que moram em casas e apartamentos pequenos. 

14. Eles possuem pequeno porte e pesam no máximo 7kg

1 12

Dicas de Lhasa Apsos para seguir no Instagram

Se você quiser ficar por dentro de fotos de tirar o fôlego desse cachorro peludo e pequeno. Acompanhe diversos perfis de instagram dedicados apenas a essa raça. Veja!

Abaixo selecionamos ainda mais fotos do Lhasa Apso. Acompanhe!

15. A raça é uma das mais companheiras e ao mesmo tempo ciumentas

1 13

16. Eles adoram carinho e atenção por parte dos seus tutores

1 14

17. É possível aproveitar sua pelagem para conseguir penteados incríveis e fofos

1 15

18. A raça se adapta a bem a qualquer lugar, inclusive casas e apartamentos pequenos

1 16

19. No Tibet eles são considerados sagrados e guardiões por avisarem sobre possíveis invasões ou avalanches

1 17

20. É possível encontrar vários cores de pelagem

1 20

21. Eles adoram atenção e ficar perto dos tutores é fundamental

1 21

22. Por conta do seu temperamento ciumento, uma das saídas é o adestramento da raça para que ela fica mais tranquila

1 22

23. Eles são muito desconfiados e seu latido é alto, podendo ser ouvido a longas distancias

1 23

24. Ao mesmo tempo que ele possui é desconfiado,  ele também é muito dócil e carinhoso

1 24

25. O Lhasa Apso adora descansar e uma boa tarde de sono faz parte da sua rotina

1 25

26. Eles adoram fazer parte da rotina da casa, inclusive em ocupar um cantinho no sofá junto com seus tutores

1 26

27. Assim como qualquer outro cachorro eles necessitam de cuidados especiais para que a sua saúde e bem-estar sejam mantidos

1 27

28. Eles adoram passear com seus tutores

1 28

29. Arranje um cantinho especial e aconchegante para eles

1 29

30. Eles possuem uma extensa versatilidade de tonalidades em sua pelagem

1 30

31. Por mais que eles adorem descansar, passear também cai muito bem em sua rotina

1 31

32. Eles se adaptam facilmente a um novo local

1 32

33. Eles possuem pelagem áspera e longa, por isso muitas pessoas preferem tosar

1 33

34. Diversos filhotes de Lhasa Apso

1 34

35. Lhasa Apso com pelagem longa e devidamente escovada

1 35

36. Escovar o Lash Apso é fundamental para retirada dos pelos soltos e para que eles não fiquem embaraçados

1 36

37. Eles são ótima companhia para um bom passeio

1 37

38. Eles se dão muito bem com crianças e outros cães

1 38

39. Mesmo vivendo em um apartamento, separe um tempo do seu dia para dar uma volta com o cachorro

1 39

40. Muitas pessoas aproveitam a pelagem diferenciada para promover visuais incríveis

1 40

41. Eles adoram se divertir e brincar com seus tutores

1 41

42. Leve o cachorro periodicamente a uma veterinário para que ele seja analisado

1 42

43. Prezar pela saúde do animal é fundamental para saúde e bem-estar

1 43

44. Sua pelagem ganha destaque pela beleza

1 44

45. Escovar todos os dias os pelos do Lhasa Apso para que eles não fiquem embaraçados e o animal sofra

1 45

46. A raça possui um tempo de vida estimado entre 12 e 15 anos

1 46

47. Eles amam passear com seus tutores para brincar e se divertir ao ar livre

1 47

48. Você pode usar acessórios para destacar ainda mais a beleza do animal

1 48

50. Trata-se de uma raça que caiu no gosto de milhares de família ao redor do mundo

1 49

51. Eles são verdadeiros protetores da família

1 50

52. Sempre que possível faça uma avaliação do seu animal e leve-o para tomar as vacinas seguindo corretamente o calendário vacinal

1 51

53. Sua pelagem longa e áspera protege muito bem o animal contra as temperaturas mais baixas

1 52

54. O Lhasa Apso é uma raça que conquistou milhares de família pela sua personagem e temperamento amigável, dócil e protetora

1 53

E então, gostou de saber mais sobre a raça Lhasa Apso? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Mochila para gato: +30 modelos fofos para levar seu gatinho!

Você pode gostar...