Labrador Retriever – Como Cuidar e Guia Completo da Raça!

A fama de simpático do labrador retriever é bastante conhecida, mas será que essa raça de cachorro é realmente simpática? E quais as outras características que esse cão apresenta?

Se você pensa em ter um labrador retriever e tem dúvidas sobre essa raça de cachorro, no post tiramos todas as dúvidas para ser um tutor da raça e conhecer mais sobre labradores.

labrador retriever

Características do Labrador Retriever

Características e detalhes da raça Labrador Retriever

A raça labrador é conhecida por ter uma pelagem bastante curta e grossa, e uma das principais características do pelo dessa raça é o fato de ser impermeável.

Apesar da pelagem curta, é bastante comum a queda de pelo nos cães da raça labrador, e essa queda pode se intensificar no período do verão.

A raça também apresenta como característica rabo mais grosso próximo ao corpo e que vai afinando em direção à ponta, dando mais equilíbrio ao cão de grande porte e agilidade dentro da água.

caracteristicas labrador

Qual a média de tamanho e peso?

A raça labrador é conhecida por ser um animal de médio a grande porte, com corpo forte e robusto.

Os cães machos da raça costumam ser maiores e podem medir até 60 cm.

O peso do animal pode variar de 25 a 38 kg, dependendo do tamanho do cão e também das atividades praticadas pelo animal.

tamanho e peso de labrador

O cachorro macho costuma ser maior

Quanto tempo vive?

O cachorro labrador costuma ser um ótimo companheiro e amigo dos tutores, e essa amizade pode durar de 10 a 12 anos, tempo médio de vida de um cachorro da raça.

Como é o seu temperamento?

A característica do labrador ser um cão bastante simpático é realmente verdade, uma vez que a raça é bastante dócil e amigável.

Os cães da raça costumam ser muito receptivos com os tutores e até mesmo com visitas, mostrando muita simpatia e carisma.

A sociabilidade da raça permite que o labrador seja uma opção para todas as idades, sendo ideal para famílias, crianças e idosos.

Por ser uma raça bastante brincalhona, é preciso tomar cuidado com crianças pequenas, uma vez que as brincadeiras podem acabar derrubando as crianças.

temperamento da raca labrador

A raça é bastante dócil

Além de se dar muito bem com pessoas, a raça também é bastante simpática com outros animais, incluindo cães da mesma raça ou de outras raças; e até mesmo outras espécies, como a simpática convivência entre cães labradores e gatos.

Para criar uma sociabilização entre o cachorro dessa raça com outros animais, é ideal que a convivência comece desde a fase filhote, garantindo uma adaptação mais tranquila.

dicas de labrador retriever

O cão da raça convive em harmonia com outros animais

Quais as cores do Labrador?

A raça labrador retriever costuma apresentar 3 cores de pelagem – preto, chocolate e amarelo.

Os cães de pelagem preta não costumam apresentar variação de cor, enquanto a pelagem marrom pode variar entre tons mais escuros ou mais claros.

labrador de pelagem preta

A pelagem preta não varia de tom

labrador de pelagem marrom

Já os animais de pelo amarelo podem apresentar mais variações de cores, alternando a pelagem entre tons de creme, caramelo e até mesmo um fundo avermelhado, lembrando pelo de raposa.

 cores de pelagem de labrador

A pelagem amarela varia bastante de cor

Quanto custa em média? #preço

Para quem pensa em ser um tutor de um cão labrador, o preço de um filhote pode variar de R$ 400 a R$ 2 mil.

Antes de adquirir um animal da raça, é importante se certificar de que o canil reprodutor é responsável e garante o bem-estar dos animais, e até mesmo a possibilidade de fazer uma adoção de um cão que precisa de um lar.

Curiosidades sobre a raça

A raça labrador é originária da Costa do Canadá e uma das características desse animal é o fato de que no século XX esses cães ajudavam os pescadores a arrastar as redes de pesca.

O auxílio aos pescadores é associado à facilidade desses cães nadarem com excelência e terem pelagem impermeável.

curiosidades sobre labrador

A raça é conhecida por nadar muito bem

Além de serem ótimos nadadores, a raça também é bastante conhecida em atividades como caça e busca, e costuma ser comum o uso de cães labradores por militares, farejando drogas ou até mesmo procurando vítimas de desabamentos ou outras situações.

O cão labrador também é conhecido pela obediência e faro excepcional, por isso costuma ser usado como cão-guia, auxiliando pessoas com deficiência visual.

curiosidades da raca labrador retriever

Labrador X Golden Retriever

A confusão entre labrador retriever e golden retriever costuma acontecer por conta das duas raças possuírem “retriever” como parte do nome.

O termo vem do inglês “retrieve”, que significa recuperar. Assim, a associação a termos como recuperar e buscar caracterizam os animais dessas raças, que são bastante atentos e podem auxiliar em operações de resgates e buscas.

Ambas as raças são consideradas de médio a grande porte e são conhecidas por serem dóceis e brincalhonas.

Os cães dessas raças costumam ser ótimos caçadores e apresentam algumas características em comum, como orelhas dobradas para baixo, membranas entre os dedos, afinidade com água e rabos longos.

Uma maneira de diferenciar os animais dessas raças é a pelagem, uma vez que os pelos do golden retriever costumam ser mais ondulados e mais compridos que a pelagem do labrador.

Apesar de ambas as raças serem grandes, os labradores costumam ser um pouco maiores e podem variar entre 3 cores – amarelo, chocolate e preto, enquanto o a raça golden apresenta pelagem entre o amarelo e vermelho ferrugem.

diferencas entre labrador e golden retriever

Outra característica que diferencia os cães dessas raças é em relação ao focinho e a cabeça, já que o Golden possui focinho mais alongado, enquanto os labradores têm focinhos mais curtos e cabeças mais largas.

Cuidados com o Labrador Retriever

Alimentação

Os cães da raça labrador costumam ser um tanto famintos, por isso, é importante ter cuidado com a alimentação, evitando o sobrepeso do animal.

Dessa maneira, a alimentação deve ser feita de acordo com a quantidade recomendada para o animal, levando em conta tamanho, peso e idade do cachorro.

alimentacao de labrador

Para a alimentação a base de ração, as versões de rações premium ou super premium são as mais recomendadas, uma vez que apresentam ingredientes com melhor valor nutricional e mais benefícios para a saúde do cão.

A alimentação natural pode ser uma outra proposta para o cão, trazendo uma opção com muitos benefícios à saúde animal. Nesse caso, a introdução de alimentação natural deve ser feita com a orientação de um veterinário, recomendado as proporções adequadas e atendendo às necessidades nutricionais do cão.

Saúde

A raça labrador costuma ser bastante saudável, mas pode apresentar algumas questões de saúde relacionadas a problemas genéticos.

Um dos problemas que a raça pode apresentar é a displasia coxofemoral e a displasia de cotovelo, que costumam causar dor, incômodo, desconforto e problemas de locomoção aos cães. Assim, ao ver sinais de desconforto ou até mesmo o cão mancando, é recomendada a visita a um médico veterinário.

A raça também costuma apresentar atrofia progressiva da retina e catarata, problemas de visão que podem ocorrer com o envelhecimento do cachorro.

cuidados de saude com labrador

A característica das orelhas caídas também pode trazer problemas à saúde do animal, uma vez essa característica pode causar otite com mais frequência, principalmente quando o cachorro fica com as orelhas molhadas. Um sinal de que o cão pode estar incomodado com a otite é a coceira frequente e excessiva das orelhas.

A característica de ser um animal mais gulosinho também pode ser um problema para a raça, que pode ter sobrepeso, trazendo danos à saúde do cão.

Apesar de ser um problema comum, o sobrepeso pode ser evitado com atividades frequentes, uma vez que esses cães apresentam bastante energia e podem fazer exercício diariamente.

Para garantir boa saúde bem-estar do animal, é recomendada a ida frequente ao veterinário para verificar a saúde do cachorro.

Higiene

A raça labrador costuma soltar bastante pelo, e a escovação diária pode fazer parte da rotina de higiene, garantindo a remoção dos pelos soltos.

Apesar de amar água, os banhos não precisam ser frequentes a não ser que o cão se suje demais, caso contrário, a recomendação é de banho a cada 2 meses, sempre protegendo os ouvidos do cão com algodões para evitar a otite.

cuidados de higiene com labrador

Atividades físicas e espaço

A raça labrador retriever costuma ter bastante energia, por isso, a recomendação é de um local espaçoso, preferencialmente casas com quintais, garantindo espaço amplo para que o cachorro possa correr e gastar energia.

dicas para cuidar de labrador retriever

Além das brincadeiras e atividades em casa, o passeio também pode fazer parte da rotina com o animal, que pode caminhar até 3 km por dia e fazer atividades diárias de até 60 minutos, correndo e até mesmo nadando, uma vez que o cão adora as atividades na água.

Dicas de labradores para seguir no Instagram

Para quem é apaixonado pela raça, reunimos perfis de Instagram que trazem cães da raça labrador e fotos apaixonantes.

caopanheirolabra

O perfil @caopanheirolabra é uma conta no Instagram que reúne fotos divertidas e mostra um pouco do dia a dia de cães da raça.

O perfil dos cães traz fotos apaixonantes e com descrições divertidas para transformar qualquer dia.

1. Foto natalina de cachorros com gorros de natal

dica de instagram para seguir

2. Cão labrador de pelagem preta

foto de labrador preto

3. Cães de pelagem amarela e preta

 pagina no Instagram com fotos de labrador

4. Foto de cães da raça labrador na praia

fotos de labradores no Instagram

5. Foto divertida de cães descansando

conta de cachorro labrador no instagram

6. Cães com gorrinhos de natal

labrador com gorro de Papai Noel

holyharbourslabs

Uma página no Instagram que vale a pena seguir é o perfil @holyharbourslabs, que traz uma família de cães da raça labrador que vive na Alemanha.

A família canina é composta de 4 membros, Trudie, Tilda, Jolle e Fiete.

O perfil no Instagram traz fotos apaixonantes dos cães e une a beleza da raça labrador com paisagens incríveis.

7. Foto de família canina com cães da raça labrador

fotos de cachorros labrador retriever

8. Cachorro labrador de pelagem marrom na neve

instagram com fotos lindas de labrador

9. Foto linda de cães na praia

fotos de labradores marrom e preto

10. Imagem que mostra o cão se divertindo em meio a natureza

foto de labrador preto

11. Família de cães labrador com filhotes

labrador com filhotes

12. Cães em meio a paisagem linda

perfil no instagram com familia de labradores

farley_nyc

O perfil @farley_nyc no Instagram mostra fotos do cão Farley, um labrador de pelagem amarela.

As fotos registram momentos únicos do cão com imagens em pontos turísticos de Nova York e outras fotos lindas, com inspirações temáticas e apaixonantes para acompanhar o cão.

13. Perfil no Instagram com fotos do cão em pontos turísticos de NY

perfil da raca labrador para seguir no Instagram

14. Foto de cachorro com cenário de NY ao fundo

cachorro labrador amarelo

15. Imagem do cão Farley em meio a neve

foto de cachorro labrador na neve

16. Foto de labrador de pelagem amarela

foto de labrador no halloween

17. Foto do cão com árvores de natal ao fundo

foto de cachorro labrador com decoracao de natal

18. Imagem do cão Farley posando para foto

instagram da raca labrador para seguir

chico.labrador

O perfil @chico.labrador é uma página do cachorro de nome Chico, um labrador de pelagem amarela.

Além das fotos lindas com o cão, a conta no Instagram ainda traz dicas especiais para os tutores, ajudando no dia a dia com cachorros da raça.

19. Foto mostra o cão Chico passeando

perfil no instagram de labrador de pelo amarelo

20. Imagem do cachorro descansando no gramado

labrador de pelo claro

21. Foto do cachorro na água

instagram com dicas para labrador

22. Foto do cão Chico brincando

labrador brincando

23. Foto com bolo de aniversário para o cachorro Chico

labrador comemorando aniversario

24. Cachorro Chico na praia

foto de labrador na praia

25. Foto do cão no gramado com brinquedo

labrador com brinquedo

 

Agora que você já viu as características e cuidados com essa raça de cão, é hora de se decidir sobre ter um novo membro canino na família, e  quem sabe adotar um cão que possa estar mais velho ou em um abrigo esperando por uma nova família?!

Você pode gostar...