19 frutas que cachorro pode comer com segurança •【2024】

Quem tem um dog em casa, sabe que comer perto do animal de estimação é parecer uma tarefa bem difícil, afinal aqueles olhos pidões ficam quase implorando pelo seu alimento, mas saiba que é possível sim compartilhar algumas guloseimas com o dog, e há uma lista completa de frutas que cachorro pode comer.

Então, que tal descobrir quais frutas que cachorro pode comer e estender uma alimentação saudável para os moradores da casa e para o animalzinho de estimação?!  Para ajudar na lista do que você pode dar ao dog, vamos ao post!

frutas que cachorro pode comer

Como oferecer frutas para cachorro

O desejo de dar frutas e alguns alimentos aos cães podem sim fazer parte da rotina alimentar do dog, mas antes de começar a oferecer frutas ao seu animal de estimação, uma boa alternativa é fazer uma consulta com um veterinário do cachorro e tirar todas as dúvidas sobre a oferta de frutas ao animal.

Para começar a introduzir as frutas depois do aval do veterinário, comece oferecendo pequenos pedaços de frutas que cachorro pode comer, assim você vai testando a tolerância do animal a cada tipo de alimento. Caso haja algum distúrbio gastrointestinal, não tente dar a mesma fruta novamente.

dicas para dar frutas para cachorro

Consulte um veterinário antes de oferecer frutas ao dog

A dica para introduzir frutas na dieta alimentar do cão é acrescentar as frutas como substituição a petiscos industrializados, uma vez que são bem mais saudáveis para a saúde do seu animal de estimação, mas é importante lembrar de que as frutas não devem ser a base da alimentação, e a ração continua sendo uma ótima opção para uma alimentação completa e diversificada para o cão.

Lista de frutas que cachorro pode comer

Quando o assunto é dar frutas para o cão, há opções de frutas que estão liberadas e opções de frutas que cachorro pode comer mas com moderação, evitando o excesso dessas opções que devem ser dadas com cautela.

Frutas liberadas

A lista de frutas liberadas para cachorros tem uma variedade bem grande de possíveis alimentos e petiscos que os dogs podem comer liberadamente, mas lembrando que essa não deve ser a alimentação principal do pet.

frutas liberadas para cachorros

Banana

A banana é um ótimo alimento para cães e é rica em potássio, carboidratos, vitaminas (A, B6 e C, fibras e minerais. A oferta de potássio é ideal para auxiliar no funcionamento muscular e fortalecimento dos ossos dos cães, enquanto vitaminas e minerais fortalecem o sistema imunológico. No entanto, é preciso cautela para oferecer banana a cachorros, uma vez que a fruta é rica em açúcares e pode ser uma má indicação para cachorros que possuem disfunções endócrinas, como diabetes.

cachorro comendo banana

A banana deve ser descascada

Melancia

Uma opção de fruta mais leve e perfeita para dias quentes é a melancia, que entra na lista de frutas que cachorro pode comer.

Essa fruta é ideal para os meses mais quentes do ano e ajuda na hidratação do dog, uma vez que contém bastante água. A fruta também é rica em potássio, magnésio e vitaminas A e C.

A dica para oferecer essa fruta ao dog é retirar as sementinhas e a casca da melancia.

 cachorro pode comer melancia

Morango

O morango é uma opção perfeita e simples de dar aos dogs, uma vez que não é preciso retirar as mini sementinhas desta fruta.

A opção de incluir morangos na alimentação do dog é perfeita por ter várias vitaminas, como vitamina A, B e C. Além disso, essa fruta também é rica em oxidantes e traz diversos benefícios ao sistema imunológico do pet, agindo como um anti-inflamatório natural.

cachorro pode comer morango

O morango ajuda no sistema imunológico do cachorro

Mamão

Entre as opções de frutas fáceis de encontrar e que agradam o paladar animal, o mamão entra nessa lista.

A fruta pode ser dada aos cães depois de retirada das sementinhas e da casca, e é uma opção perfeita por ser mais mole e de fácil mastigação, além de conter vitaminas A e C.

A única restrição para a oferta dessa fruta aos cães é em relação a quantidade de de fibras que o mamão tem, o que pode vir a soltar o intestino do cachorro. Nesse caso, evite dar mamão a cães que já possuem o intestino mais solto.

Manga

A manga é outra opção de fruta de fácil mastigação para os cães, e é rica em fibras alimentares e vitamina C.

A dica para dar esse alimento a cães, é em relação a alta concentração de açúcares, que pode ser contra indicada para cachorros com obesidade e diabetes.

Além disso lembre-se de descascar a manga e retirar o caroço antes de oferecer a a fruta ao dog.

Kiwi

Uma ótima opção de fruta para fortalecer o sistema imunológico do cão é o kiwi, rico em vitamina C, e que também ajuda na digestão de outros alimentos.

Para oferecer essa fruta, é ideal a retirada da casca, mas não é necessária a retirada das pequenas sementes.

Melão

Assim como a melancia, o melão é uma fruta rica em água, e ideal para ajudar na hidratação do cachorro nas estações mais quentes do ano.

Além de ajudar na hidratação, a fruta também é rica em vitaminas B6 e C, fibras e potássio.

Antes de oferecer melão ao dog, lembre-se de descascar e tirar as sementes.

cachorro pode comer melão

O melão é rico em água e ajuda na hidratação do cão

Goiaba

Para os cães que estão com problemas intestinais, como disenteria, a goiaba é uma ótima opção para ajudar a regular o intestino.

A fruta ainda é rica em vitaminas A, B e C, além de ferro e fósforo.

Para oferecer goiaba ao cachorro, descasque a fruta, mas não é necessária a retirada das pequenas sementinhas.

Jabuticaba

Entre as opções de frutas que cachorro pode comer menos comum, mas que estão liberadas para os dogs, a jabuticaba entra nessa lista, e nesse caso a fruta deve ser dada com a casca, uma vez que é na casca da fruta que há antioxidantes e outros elementos que dão a sensação de saciedade no cachorro.

A jabuticaba também oferece à alimentação uma fonte rica de vitaminas B, além de ferro, fósforo e cálcio.

Caju

Uma fruta que desperta o olfato do cachorro é o caju, e por isso pode entrar na lista de preferida dos cães.

A fruta deve ser oferecida sem a semente e é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; além de ferro.

Pitaya

A pitaya é uma fruta mais exótica, mas que também entra na lista de frutas que cachorro pode comer.

Nesse caso, a fruta é mais docinha costuma agradar bastante o paladar dos cães, mas deve ser dada com cautela a cachorros com diabetes.

Para oferecer a fruta ao dog, lembre-se de descascá-la e oferecer apenas a polpa com as pequenas sementinhas.

 

Frutas para dar com cautela

Além das opções acima que estão liberadas na alimentação dos cachorros, há outras opções de frutas que podem fazer parte da alimentação do dog, mas nesse caso, essa lista traz frutas que cachorros podem comer como moderação e cautela.

frutas que cachorro devem comer com cuidado

Abacaxi

Apesar de ser uma fruta rica em vitaminas A, B e C; minerais e ter ainda bromelina, que ajuda na digestão; o abacaxi deve ser dado com cautela já que tem bastante a acidez.

Laranja

A laranja é uma fruta rica em vitamina C e ótima para ajudar no sistema imunológico do cão, podendo ser oferecida sem casca e sem sementes. No entanto, a fruta deve ser oferecida com cautela, uma vez que é bastante ácida.

Maçã

A maçã é uma fruta que entra na lista de frutas que cachorro pode comer, e traz uma série de vitaminas, como A, B, C e E; além de fibras, quando a fruta é oferecida com casca.

No entanto, essa é uma fruta que deve ser oferecida sem talo e sem sementes, e com restrição a animais com obesidade ou diabetes, já que é uma fruta bem adocicada.

Pera

A pera é um alimento rico em vitaminas A, B e C; e pode ser oferecida aos cães com casca, mas cortadas em pequenos pedaços e sem a presença de sementes e talo.

cachorro pode comer pera

Abacate

Apesar do alto teor de vitamina A presente no abacate, a fruta deve ser oferecida com cautela aos animais, uma vez que tem alto teor de gordura e pode não ser indicada a cães como obesidade, problemas pancreáticos ou hepáticos.

Além disso, é preciso ter cuidado ao oferecer abacate ao cachorro dando apenas a polpa, sem caroço, casca e folhas, uma vez que na casca tem persina, uma substância que pode causar vômitos e diarreias no cão.

Coco

Apesar de ser um alimento que entra na lista de frutas que cachorro pode comer, o coco deve ser dado com cautela, uma vez que o excesso pode causar desarranjos intestinais no dog.

Ameixa

A fruta mexa pode fazer parte da alimentação do cachorro e traz como benefícios retinol, vitamina K, betaroteno, e minerias, como ferro e potássio. No entanto, ofereça a fruta sem caroço.

Caqui

O caqui pode ser oferecido ao cachorro sem o caroço, e traz fibras, vitaminas C e E, além de minerais, como fósforo, potássio e cálcio.

No entanto, a fruta não deve ser oferecida a cães com tendência a formação de cálculos renais.

 

E depois de ver a lista completa do que é permitido dar ao dog para uma alimentação saudável, não deixe de conferir essa lista de frutas que cachorro não pode comer, assim, você mantém a saúde do animal de estimação em segurança, e evita frutas que podem fazer mal ao dog.

E aí, você costuma compartilhar alguns desses alimentos com seu dog? Conte-nos qual a opção favorita do seu pet.

Você pode gostar...