Guia do【DÁLMATA】ᐅ Cuidados, Temperamento e Mais!

A raça Dálmata é uma das mais conhecidas do mundo, e esse reconhecimento é por conta dá aparência única e do sucesso vindo do clássico filme da Disney “101 Dálmatas”.

Esses cachorros com pintinhas pelo corpo todo fazem sucesso entre os apaixonados por cães, mas antes de ser tutor de um Dálmata, é importante conhecer as características e peculiaridades da raça.

0 Dalmata

Características do Dálmata

Qual a média de tamanho e peso?

Os cães da raça Dálmata são animais de médio a grande porte, e a altura pode variar de 56 a 61 cm. Já o peso médio desses cães fica entre 24 a 32 kg.

1. Cães da raça costumam ficar grande

1 tamanho de cachorro Dalmata

2. A raça costuma ser grande e mais pesada

2 peso raca Dalmata

Quanto tempo vive?

A expectativa média de vida de um cão da raça Dálmata é em torno de 10 a 13 anos.

Para garantir bem-estar e longevidade ao animal, é importante manter vacinas, vermífugos e antipulgas em dia. As visitas ao veterinário também podem ajudar na longevidade do cão.

3. Consultas veterinárias podem garantir longevidade ao cão

3 expectativa de vida Dalmata

4. Cuidados com a saúde do animal garantem bem-estar

4 dicas raca Dalmata

Como é o seu temperamento?

Os cães da raça Dálmata costumam ser bastante amorosos e leais aos tutores.

Esses cães se dão bem com adultos, idosos e crianças, mas no caso do convívio com os pequenos, é importante a supervisão, já que os cães podem não suportar puxões e brincadeiras que as crianças podem realizar.

5. A raça é bastante amorosa e leal

5 caracteristicas e temperamento Dalmata

6. Cachorro amoroso com tutor

6 temperamento Dalmata

7. A interação inicial com crianças deve ser feita com supervisão

7 caracteristicas personalidade Dalmata

O comportamento da raça com estranhos e visitas pode ser de bastante desconfiança e em alguns casos o animal pode ficar mais bravo.

O latido é um recurso utilizado pela raça para avisar algo diferente ao tutor, como um invasor ou desconhecido no território.

Para uma boa convivência com a família e com crianças, é recomendado que esses cães sejam socializados desde filhotes,.

No ano de 1800, a raça era bastante utilizada para acompanhar cavalos ao lado das carruagens, por isso, não é incomum ver a boa relação de Dálmatas com cavalos.

8. A raça tem bom convívio com cavalos

8 temperamento Dalmata com outros animais

A raça também pode se dar bem com outros cães e pets, e para isso é recomendado que a interação inicial seja feita com supervisão e até mesmo através de adestramento, garantindo que o cão de pintinhas pelo corpo se socialize com outros animais presentes na casa.

Quais as cores dos dálmatas?

Os cães da raça são conhecidos por terem pelos curtos, duros, lisos e muito brilhantes.

A pelagem dos Dálmatas é uma característica única desses animais, e é caracterizadas por pelos brancos e com pintinhas que podem ser em tons de preto ou marrom escuro.

As pintinhas que se esparramam pela pelagem branca costumam ter formato arredondado e são predominantes em todo o corpo.

Uma característica curiosa dessa raça é que os filhotes nascem com a pelagem completamente branca e a partir da segunda semana de vida é que as pintinhas que dão características únicas a essa raça começam a aparecer.

9. Animais com pelagem branca e pintinhas pretas

9 cor pelagem Dalmata

10. Dogs com pelagem branca e pintinhas em marrom escuro

10 cor de Dalmata branco e marrom

11. Filhotes com pelagem completamente branca

11 caracterusticas pelagem Dalmata

Quanto custa em média? #preço

Para quem sonha em ser um tutor da raça Dálmata, o custo para adquirir um filhote pode chegar a até R$ 4 mil.

Para a aquisição de um novo cãozinho, é importante se certificar de que o canil que está negociando o cão é responsável e preza pelo bem-estar animal.

Além disso, também existe a possibilidade de adoção de cães, uma oportunidade econômica e que garante um lar a cães que precisam de tutores e muito carinho.

Curiosidades sobre a raça

O nome da raça é oriundo da região da Dalmácia, na Croácia, local com vestígios da raça.

Além dos vestígios na região da Dalmácia, a raça também tem outros indícios mais antigos, como pinturas egípcias que traziam desenhos bastante similares a Dálmatas.

A pintura em uma capela na Itália, datada de 1360, também traz retratos de cães com pintinhas e bastante parecidos com os Dálmatas.

Uma curiosidade interessante sobre a raça é que as pintinhas de cada cão são exclusivas, sendo assim é impossível encontrar 2 cães com a mesma padronagem.

12. Vestígios em pinturas egípcias apontam para  a existência da raça há milhares de anos

12 curiosidades Dalmata

13. Raça de cão antiga e com diversos indícios de sua origem

13 curiosidades raca Dalmata

14. Cão com características únicas por conta de suas pintinhas

14 dicas e curiosidades Dalmata

Cuidados com o Dálmata

Alimentação

A alimentação é um cuidado importante com o dog da raça Dálmata, uma vez que esse cão precisa de uma quantidade maior de proteínas por ser muito ativo.

A alimentação da raça pode ser feita à base de ração específica para a dieta equilibrada e servida de 2 a 3 vezes ao dia, oferecendo quantidades adequadas de acordo com a idade e tamanho do dog.

A alimentação dos filhotes deve ser um pouco diferente em quantidades, já que cada fase da vida do cão há uma quantidade de nutrientes que são necessários.

Além de oferecer ração, os cuidados também incluem o fornecimento de água frequentemente, garantindo a hidratação do animal.

Para determinar a quantidade de alimento dada ao cão, a consulta ao veterinário pode auxiliar na definição de uma quantidade adequada de acordo com as características de cada animal.

15. A alimentação deve ser rica em proteínas

15 dicas alimentacao Dalmata

16. A quantidade de alimentos pode ser orientada por um veterinário

16 alimentacao raca Dalmata

17. Os filhotes devem ser alimentados com uma quantidade menor

17 dicas alimentacao filhote Dalmata

Two Dalmatian pups, 7 weeks old, eating from blue/pink bowls

 

Saúde

Os Dálmatas são cães de pelagem fina e curta, o que faz com que a raça possa sentir frio em temperaturas mais baixas. Sendo assim, é importante manter esse cão sempre aquecido nos dias mais frio para evitar que o dog possa adoecer por conta das temperaturas baixas.

Infelizmente, essa raça possui predisposição a algumas doenças genéticas que podem ser consequência dos diversos cruzamentos para chegar ao cão de pintinhos pelo corpo.

As doenças genéticas mais comuns da raça são cálculo renal e surdez.

O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, pode levar o cão a sentir forte dores ao urinar. Esse desconforto pode ser observado ao notar o cão mais abatido e até mesmo sinais de sangue na urina. Nesse caso, os cálculos renais podem ser evitados com boa alimentação e ingestão de muita água.

A surdez é outra doença que costuma atingir os cães da raça. Essa condição pode ser de nascença ou pode acometer o animal ao longo da vida. A surdez costuma atingir cerca de 10% dos cães da raça, que podem viver plenamente nessa condição, mas com um adestramento diferenciado já que não ouvem comandos.

Para cuidar da saúde dessa famosa raça de cão, é importante que as consultas ao veterinário sejam periódicas, fazendo exames de rotina e recebendo orientações para os cuidados com o dog.

18.Consulta ao veterinário para acompanhar  a saúde do animal

18 cuidados com saude Dalmata

19.Cuidados com a saúde da raça

19 saude Dalmata

20. Visita ao veterinário para cuidar do animal

20 saude e cuidados Dalmata

Higiene

Os cães da raça Dálmata costumam soltar bastante pelo, sendo assim, a escovação frequente deve fazer parte da rotina de higiene com essa raça.

A escovação dos dentinhos também deve ser parte dos hábitos de higiene, cuidando da higiene bucal dos animais e evitando cáries, tártaro, placas bacterianas e mau hálito.

Os banhos desse cão não precisam acontecer com tanta frequência e o cuidado com o pelo pode ser feito através de óleos específicos para manter a qualidade e o brilho do pelo canino.

21. Escovação do pelo para remover a pelagem solta

21 higiene Dalmata

Photo of hand brushing a dalmatian dog.

22. Escovação dos dentes do cão para cuidar da saúde bucal

22 cuidados e higiene Dalmate

23. Cuidados de higiene para cuidar do cão

23 cuidados de higiene raca Dalmata

Atividades físicas e espaço

Os cães da raça Dálmata são bastante ativos e louco por atividades físicas, por isso, é preciso se programar para fazer longas caminhadas diárias e criar atividades que estimulem esses cães a gastarem energia.

A raça bastante ativa não é indicada para espaços pequenos e nem apartamentos, uma vez que o acúmulo de energia não combina com espaços restritos.

Mesmo morando em espaços grandes e que permitam que o dog possa se movimentar, é necessário estimular as atividades ao ar livre diariamente.

24. As atividades ao ar livre devem ser incentivadas

24 dicas para raca Dalmata

25. Cachorro correndo atrás de graveto para gastar energia e se movimentar

25 dicas de exercicios para Dalmata

26. Atividade ao ar livre para estimular o movimento do cãozinho desde filhote

26 dicas e cuidados com Dalmata

27. Cão ao ar livre para se divertir e gastar energia

27 cuidados raca Dalmata

beautiful dalmatian dog is walking in the garden

Dicas de Dálmatas para seguir no Instagram

hi.wiley

O perfil @hi.wiley é dedicado ao cão Wiley, um filhote que ganhou fama mundial por conta de uma característica única em uma das suas pintinhas.

A pintinha preta que se destaca no corpo desse cãozinho é a pintinha na região do focinho, que tem formato de coração e deixa a carinha desse dog ainda mais apaixonante!

O perfil do dog Wiley é repleto de fotos lindas e apaixonantes desse cão!

28. Foto do cãozinho que tem uma pintinha de coração ao redor do focinho

28 instagram de Dalmata para seguir

29. Cão Wiley aproveitando um momento de descanso

29 perfil de Dalmata no instagram

30. Cão Wiley curtindo o pôr do sol

30 cachorro para seguir no Instagram

31. Fotos do dog com pinta em formato de coração

31 instagram de cachorro Dalmata para seguir

split_odalmata

A conta no Instagram @split_odalmata é dedicada ao dog Split, um cão branco e de pintinhas pretas.

O perfil reúne fotos e memes desse cãozinho, trazendo muita diversão para quem quer acompanhar o dia a dia do cão Split.

32. Foto do cão Split no sofá

32 raca de cachorro para seguir no Instagram

33. Foto do cãozinho com uma bola

33 cachorro Dalmata no instagram

34. Cachorro Split deitado ao lado do seu retrato

34 dica de instagram de dalmata

35. Instagram com fotos do cão Split

35 perfil de Dalmata no Instagram

flocosdechico

O perfil @flocosdechico é uma conta no Instagram dedicada ao cão Chicó.

A página reúne fotos apaixonantes do dia a dia desse cãozinho, dicas especiais e muita diversão para quem quer se apaixonar pela raça e ainda dar boas risadas das aventuras do Chicó.

36. Página no Instagram destinada ao cão Chicó

36 cachorro Dalmata

37. Foto do cão Chicó com gravatinha

37 cachorro no Instagram

38. Foto fofa do dog de pintinhas pretas pelo corpo

38 raca Dalmata

39. Fotos do dog descansando no sofá

39 instagram de Dalmata

Agora que você já viu características únicas dessa raça, já pode se preparar para ser tutor desse famoso cão.

Você pode gostar...