Como Dar Banho em Gato: 6 Dicas para Descomplicar a Hora do Banho!


É normal ficarmos inseguros na hora de fazer a higiene do nosso pet. Se você tem um gatinho e quer saber mais sobre como dar banho em gato, confira as nossas dicas bacanas nesse post!

Afinal, Gato Precisa Tomar Banho?

Como dar banho em gato.

Muita gente acredita que não é necessário dar banho no gato e que as lambidas dele já limpam o suficiente a sujeira. No entanto, de vez em quando o banho é necessário, afinal eles podem acabar se sujando ou até mesmo precisar de uma boa limpeza por conta de alguma eventual doença. Assim como a limpeza da casa do gato, o cuidado durante o banho é muito importante.

Para o gato, o banho pode ser muito estressante, então o ideal é se planejar antes e pegar tudo o que você precisa para fazer a higiene, assim ele fica menos ansioso e o banho acaba logo.

Como dar banho em gato.

Outra coisa primordial é escolher produtos específicos para gatos, eles têm o olfato bem sensível e produtos muito fortes podem trazer alergias ou crises de bronquites ou asma.

Se os gatos forem acostumados desde filhotes ao banho, quando ficarem adultos, não terão problema em aceitar a hora da limpeza. Por isso, se você tem um filhotinho, já vá acostumando o bichinho com esse momento. Os banhos são importantes, pois podem evitar a presença de bactérias e fungos na pele do gato.

Como dar banho em gato.

Veja abaixo as nossas dicas sobre como dar banho em gato!

Dicas Importantes para o Banho

Como Escolher o Shampoo?

É muito importante escolher um shampoo próprio para gato, há uma infinidade deles em mercados e pet shops que podem deixá-lo bem limpinho. Não use nenhum outro produto ou shampoo que não seja específico para gatos. Esses animais são bem sensíveis e se você usar, por exemplo, sabonete, seu pet poderá ter diversos problemas, como: alergia, irritação, queda de pelo e e mal estar.

Se você não tiver nenhum shampoo, faça a higiene apenas com água para evitar qualquer problema, ok?

Como dar banho em gato.

Devo Cortar as Unhas Também?

A primeira coisa a se fazer antes de começar o banho, é cortar as unhas do gato. Assim, você evita ser arranhado(a) durante o banho. Você pode fazer isso no dia anterior ou algumas horas antes do banho, assim ele não fica tanto tempo estressado.

Você só precisa ter cautela para não cortar o leito ungueal do animal.

Se depois que você cortar a unha desejar acalmá-lo, ofereça alguns petiscos para que ele fique mais tranquilo.

Como dar banho em gato.

Qual a Importância de Secar os Pelos?

Caso o gato fique molhado por muito tempo ou você não seque os pelos corretamente, ele pode adquirir alguma doença de pele, como micoses ou fungos. Por isso, não esqueça de secá-lo corretamente, por mais que isso demore. Capriche na secagem das dobrinhas, entre os dedos, na região da virilha e embaixo do braço.

Como dar banho em gato.

Com que Frequência Dar Banho no Gato?

Como dar banho em gato com muita frequência pode acabar tirando a camada de proteção dos pelos, os especialistas indicam o banho uma vez por mês. Assim, você evita que ele fique muito sujo e não expõe o seu pet a doenças.

Como dar banho em gato.

O que Fazer se o Gato Não Gostar de Água?

É fundamental que você esteja bem calmo e tranquilo na hora de começar o processo. Como dar banho em gato pode ser bem estressante, o seu bichinho vai sentir se você ficar nervoso com a situação e possivelmente vai sentir a mesma emoção.

Brincar com o gato momentos antes e fazer bastante carinho nele pode acalmá-lo e ajudá-lo a ficar mais relaxado. A ideia não é ir colocando o gato direto na água. Comece bem devagar e use um chuveirinho ou um potinho com água morna. Primeiro molhe as patinhas e vá subindo com cautela. A última parte que você vai limpar é a cabeça.

Crie o seu próprio spa em casa para o gatinho se sentir bem calmo!

Como Dar Banho em Gato: Passo a Passo

E aí? Ainda está inseguro sobre como dar banho em gato?

Separamos algumas dicas para te ajudar, então confira o passo a passo abaixo:

  1. Escolha um shampoo próprio para gatos. Se o seu gato tiver o pelo bem oleoso, você pode adquirir um shampoo com função adstringente. Já os bichinhos com pelos mais claros podem usar produtos com o clareador óptico, que ajuda a manter os pelos bem branquinhos.
  2. É fundamental ter cautela na região das orelhas, focinho e nos olhos. Para isso, você pode usar um pouco de algodão para proteger o ouvido. Se essa região ficar molhada, o gato poderá ter uma otite.
  3. Se o seu gatinho não suportar água e estiver mega estressado, peça ajuda de alguém para segurar as patinhas.
  4. Daí você pode começar a esfregar e iniciar a limpeza. Se o pelo dele for bem longo, será preciso usar algum condicionador para gatos, esse produto vai ajudar na hora de escová-lo. Depois, é só enxaguar.
  5. Seque os pelos do bichinho com uma toalha e se ela ficar logo bem molhada, utilize outras para que ele fique bem sequinho. O secador também pode ser usado na temperatura média e com uma distância de pelo menos 30 cm, se você colocá-lo perto demais, ele pode queimar a pele do seu pet. Também fique atento(a) para não direcionar o ar do secador na direção dos olhinhos dele, pois poderá machucá-lo e ocasionar lesões na região da córnea.
  6. A escovação é o último passo desse processo, se o seu gato tiver os pelos longos, vá escovando no sentido do crescimento. Assim, eles não ficarão com nós. Para deixar os pelos sempre bonitos e saudáveis, você pode fazer essa escovação diariamente.
  7. Espere um tempo depois do banho e ofereça petiscos a ele como forma de agrado!

Esperamos que tenha gostado do nosso tutorial sobre como dar banho em gato! Comente abaixo, como você faz a limpeza do seu bichinho aí na sua casa! 😉


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *