Tudo sobre【COELHO】ᐅ Características, raças e como cuidar!

Entre os animais domésticos mais procurados atualmente está o coelho. Além de fazer companhia, é um bichinho fofo e carinhoso.

A saber, o roedor é um bicho de estimação que não exige tantos cuidados como os cachorros e gatos. Porém, é menos no dia-a-dia da casa. Tende a ser mais independente.

Coelho 1

Ele é muito querido por crianças principalmente, mas a pergunta que sempre permeia na cabeça dos pais é: quem vai cuidar realmente do animalzinho?

Os coelhos em sua maioria são bichinhos calmos, dóceis e silenciosos. E por isso, são boas opções de bichinhos de estimação, mas vale saber que eles também precisam de cuidados e atenção, assim como qualquer outro animal.

Coelho

Se você quer saber tudo sobre coelhos, fique com a gente nesse post. Vamos falar quais são as suas características, qual a média de tamanho e peso, quanto tempo ele vive, qual o seu temperamento, quanto custa em média e quais os cuidados necessários para cuidar do coelho. Acompanhe!

Coelho 4

Características do coelho

Os coelhos têm diversas características, as quais variam de animal para animal. Porém, muitos deles são calmos, amigáveis e sensíveis. 

Para se ter ideia, a sensibilidade do coelho é tamanha que eles podem até morrer com um susto. O importante é saber que não importa a raça os coelhos tem um temperamento particular independente de qualquer outro fator. 

Coelho 3

Algumas características do coelho devem ser levadas em consideração como, por exemplo:

  • Os coelhos são animais noturnos 
  • Eles procriam facilmente e por isso é interessante procurar um veterinário para castração 
  • Os coelhos não podem comer qualquer tipo de comida, afinal eles são herbívoros. 
  • Podem ser alimentados com ração, vegetais e feno
  • O feno serve de alimento e de manutenção da saúde dentária do animal
  • Alguns deles não gostam de colo
  • Podem morder quando se sentem ameaçados 
  • Precisam dos cuidados específicos para evitar doenças
  • Banho no coelho só em locais especializados 
  • Eles se lambem como os gatos para remover sujeira e pelos mortos 

Qual a média de tamanho e peso?

A média de tamanho e peso vai variar de acordo com a raça do coelho. A saber, o coelho é um mamífero quadrúpede, que faz parte da família dos Leporídeos e da ordem dos Lagomorphs.  

As cores dos coelhos são versáteis e seus olhos e orelhas variam de acordo com as raças. O peso médio da maioria dos coelhos varia entre 2 kg e 5 kg.

Já o tamanho do coelho pode variar entre 20 cm e 50 cm em média. E por isso, são animais de estimação considerados pequenos. 

Coelho 2

Quanto tempo vive?

O coelho de estimação, quando cuidado de forma correta, pode durar um bom tempo. Tudo depende de quesitos como por exemplo: alimentação, higiene, espaço, entre outros.

Segundo especialistas, os coelhos vivem em média 10 anos de maneira saudável e feliz. Mas como qualquer animal, alguns podem viver mais ou menos do que essa estimativa.

Coelho 1 1

Como é o seu temperamento?

Como falamos anteriormente, o coelho é um animal tranquilo, silencioso, sociável, dócil e sensível. Ele pratica a auto higiene, assim como os gatos, ou seja, conseguem se limpar no dia a dia se lambendo.

A maioria deles não gosta de colo, mas isso varia de animal para animal. Pode ser que um dia você encontre um que ama abraços. Outro ponto interessante é que eles são acessíveis a brincadeiras e gostam de espaço para conseguir se locomover bem. Ou seja, não é nada bacana manter coelhos enjaulados. Caso queira adotar um, considere se terá espaço para que ele possa ter a liberdade de ir e vir. 

Além disso, os coelhos são animais sensíveis e quando se sentem ameaçados, irritados ou encurralados, podem morder o ameaçador. Eles também se assustam facilmente.

Coelho 2 1

Quais as raças de coelho?

Existem diversas raças de coelho, e vamos listar as mais conhecidas de coelhos domésticos. Cada uma das raças possui uma características e particularidades. 

Anão ou Toy

É uma raça de coelho dócil e tem uma vida estimada de 10 anos, podendo até mesmo ultrapassar. O peso dele é de 2kg em média. São lindos e fofos, sua maior característica é o tamanho bem pequeno, além de possuir orelhas para cima e pontiagudas. 

Possui temperamento tímido e mais assustado que outras raças. Entretanto é um animal super carinhoso e interativo e pode compartilhar bons momentos com o pessoal de casa. 

Anão ou Toy

Coelho anão

Rex

É um coelho que possui um tamanho médio e pode chegar a grande. Seu médio varia entre 2,5kg e 4 kg e a expectativa de vida gira em torno de 7 anos. 

A raça rex é muito popular, pois possuem orelhinhas para cima que lembram muito o coelho da páscoa. Pode ser encontrado em diversas cores: Branco, preto, cinza, entre outros. 

São ativos e adoram brincadeiras, além de ser uma raça inteligente e dócil. É uma ótima opção de animal para casa e para ser cuidado em família. 

Coelho Rex 2

Coelho Rex

Holland lop

Essa raça de coelho possui tamanho pequeno e pesa entre 1kg e 2 kg. Sua expectativa de vida é de 7 a 10 anos podendo viver um pouquinho mais também. É um tipo muito popular de coelho principalmente pelas suas orelhas caídas e seu pelo macio. 

Ele tem pernas curtas e em decorrência disso é um coelhinho de pequeno porte. Porém muito carinhoso e charmoso. 

Holland Lop

Holland Lop

Cabeça de Leão

Raça de coelho de tamanho pequeno, com peso médio de 1 kg a 2 kg. Sua expectativa de vida é de 10 anos, podendo viver um pouquinho mais. 

Uma das suas principais características são os pelos volumosos por toda sua cabeça deixando ele ainda mais lindo. 

Além disso, pode ser encontrado nas cores preta, cinza e creme. Possui orelhas curtas e em pé. É um animal de pequeno porte e muito charmoso. 

Cabeça de leão

Coelho cabeça de leão

Angorá

É um coelho de tamanho pequeno e seu peso médio é 2 kg. Pode viver até 9 anos podendo estender um pouco mais. Possui pelagem grande e espessa. 

É uma raça antiga de coelho e muito popular também. Por possuir pelos espessos é necessário ter um cuidado maior com esse tipo de coelho e escovar seus pelos pelo menos 3 vezes por semana. 

É um coelho muito carinho e que gosta de atenção. Muito participativo no dia-a-dia dos seus donos é uma boa escolha para um lar familiar. 

Angora

Coelho Angorá

Quanto custa em média? #preço

Os valores do coelho podem variar de acordo com a raça, por isso selecionamos uma média de cada raça para vocês. 

No site Minicoelho é possível comprar e consultar o preço de diversos coelhos filhotes de diversas raças.

Mas é importante frisar que os preços do coelho variam também de região pra região, de vendedor pra vendedor, por isso é importante pesquisar bem e comprar de uma pessoa de confiança.

Fotos de coelho para inspirar

Logo após você conhecer todas as características dos bichinhos, o que acha de vê-los em fotos inspiradoras? Selecionamos imagens de coelhos de várias espécies para você conhecer, veja só!

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelhinho

Coelho 27

Coelho 28

Coelho 29

Coelho 30

Coelho 31

Coelho 32

Coelho 34

Coelho 35

Coelho 37

Coelhinho

Coelho 41

Coelho 44

Coelho 47

Coelho 48

Coelho 49

Como cuidar de coelho? #dicas

Este tópico é muito importante, pois os coelhinhos precisam de cuidados para manter uma vida saudável e longa. E por isso vamos abordar os principais pontos. 

Afinal de contas, como todo e qualquer animalzinho de estimação, é necessário oferecer muito carinho e cuidado com esses pets que são muito fofinhos, não é mesmo?

Coelho 9

 Alimentação

A alimentação do coelho é simples e sua dieta pode ser feita a base de ração para coelhos, feno e  vegetais. Porém, algumas outras coisas podem ser acrescidas a sua dieta como escarola, alface roxa, espinafre, folhas de beterraba, agrião e rúcula. Frutas podem fazer parte da dieta também, como banana, maçã, ameixa, entre outras.

As pessoas estão acostumadas a ver nas propagandas e nos desenhos o coelho comendo cenoura como se ela fosse o seu tipo de comida predileta, mas isso não é verdade.

Coelho 13

A cenoura é um alimento importante para o coelho, mas não deve ser servido em demasia, podendo até mesmo prejudicar a saúde do animalzinho. 

Portanto, ofereça ao coelho uma alimentação balanceada e ele terá uma dieta saudável e benéfica para sua saúde.

Higiene

O coelho precisa de alguns cuidados com a sua higiene. Nada muito trabalhoso, mas alguns pontos necessitam de atenção:

Banho

Não há a necessidade dos coelhos tomarem banho, eles fazem a auto higiene de forma natural. Porém, se mesmo assim você achar necessário procure um local especializado para realizar o banho do pet. Frisando que o banho em casa pode fazer mal para saúde do animal.

Coelho 14

Corte das unhas

É necessário realizar o corte das unhas do animal pelo menos umas 2 vezes por mês. Se não se sentir seguro procure um veterinário ou um local especializado para realizar a manutenção. 

Escovar o pelo

É importante frisar que o pelo nunca deve ser cortado e sim escovado. A escovação irá ajudar o coelho a absorver menos pelo e precaver contra possível acúmulo no estômago do bichinho. Eles sofrem do mesmo mal dos gatos, porém tem maior dificuldade para expelir as bolas de pelo. Portanto, procure escovar o coelho de 2 a 3 vezes por semana, principalmente se a raça tiver pelos grandes e espessos.

Coelho 12

Lavar os olhos

Utilize uma gaze umedecida com água ou soro fisiológico para retirar as remelas do bichinho. 

Limpar as orelhas

Use gaze umedecida com água e realize a manutenção na orelha do animalzinho. Pode ser feita a cada 15 dias, ou caso perceba algum acúmulo de sujeira.

Coelho 11

Limpeza dos dentes

Não é necessário escovar os dentes do coelho. O mais importante para manutenção dentária é o uso do feno e de alimentos fibrosos.

Espaço

É importante que o coelho tenha um lugar só seu e claro que seja protegido da chuva e do sol. Além disso, o espaço deve ter comida, água fresca para que o animalzinho possa descansar em paz.

Podem ser criados em gaiolas ou até mesmo em cercadinhos em algum canto da casa. Quanto maior a liberdade melhor para o coelho. Além disso é de extrema importância que ele receba atenção ao londo do dia.

Se ele for viver dentro do lar, é importante ter atenção pois ele pode querer se esconder atrás de algum móvel, podendo até mesmo ficar preso.

Outro ponto importante é que os coelhos necessitam de algum objeto para roer. Arrume algum pedaço de madeira macia para ajudar o animalzinho nessa atividade. Há a possibilidade da comprar em lojas pets para essa finalidade também.

Se adotar ou comprar um coelho ainda filhote é possível que ele seja adestrado para fazer suas necessidades no local apropriado e indicado pelo dono.

Dicas de coelhos para seguir no Instagram

Sabia que a febre do coelho como animal de estimação é tanta, que há perfis de Instagram dedicados somente a eles? Muitos donos, brasileiros e gringos, têm contas especiais para mostrar a rotina de seus amigos fofos, assim como compartilhar fotos bem engraçadas e adoráveis.

Selecionamos duas listas para você conhecer e seguir já!

Coelhos brasileiros do Instagram

  1. Simbinha sabão
  2. Fofos family
  3. Ivy coelha
  4. Fiona a coelha maluca
  5. As aventuras de Liz
  6. Aladdin

Coelhos gringos do Instagram

  1. Usg Ichigo
  2. Bunny Loulou
  3. Yoshi 52
  4. Sumba Pumba
  5. Nimbus and Totoro
  6. Mabel and Martha

E então, vai dizer que não gostou de conhecer tudo isso sobre coelho? São muitas as informações, mas todas necessárias para que o animal seja bem cuidado e amado.

Esperamos que tenha gostado do post. Aproveite para ler também:

Tudo sobre【GATO PERSA】» Características, cores e cuidados!

19 frutas que cachorro pode comer com segurança •【2020】

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos interessantes, até mais!

Você pode gostar...