Como Cuidar de Carpas – Saiba Como Criar com 7 Dicas Imperdíveis!

Ter um lago com carpas é o desejo de muita gente para completar o projeto paisagístico, mas você sabe como cuidar da espécie?

Depois de planejar o lago de peixes no jardim, vem o desejo de incluir essa espécie de peixe no projeto, mas para ter lindas carpas coloridas nadando pelo lago, antes é preciso saber quais os cuidados necessários com esse tipo de peixe, e assim você vai garantir o bem estar da espécie e que o lago fique sempre lindo!

E para aprender como cuidar das carpas, o post traz dicas valiosas! Então, vamos à leitura para descobrir mais desse universo dos cuidados com a espécie.

dicas como cuidar

Sobre as Carpas Ornamentais

Qual sua Origem e Significado?

As carpas são uma espécie de peixes de água doce que podem atingir comprimento de até 1 m de comprimento e tem origem em países orientais, como a China, mas é facilmente encontrada também no Japão.

Essa espécie de peixe é repleta de simbolismos na cultura oriental e é sinônimo de boa sorte, sucesso, virilidade, vida longa, sabedoria, resistência e perseverança.

Conta ainda uma lenda chinesa que a carpa deveria atingir a fonte do  Huang He (Rio Amarelo), atravessando toda a China para a época de desova. O peixe deveria ir nadando e passando por todos os desafios, como cascatas. Ao concluir essa difícil missão, o peixe se transformava em dragão; mostrando sinal de resistência e perseverança.

significado carpa

Essa espécie simboliza boa sorte

Onde Criá-las: Lago ou Aquário?

É bem mais comum vermos a criação dessa espécie em lagos, mas será que a carpa também pode ser criada em aquários?

A espécie de peixe até pode ser criada em aquário sim, mas isso vai depender do tamanho do recipiente do aquário.

Como esse tipo de peixe se desenvolve bem, os aquários pequenos não são recomendados para a espécie, que pode atrofiar por conta da falta de espaço para nadar, uma vez que o aquário pequeno limita muito o espaço de deslocamento.

Sendo assim, para a criação em aquários, é preciso considerar grandes aquários para garantir o bem estar da espécie.

Já  a criação de carpas ornamentais em lagos também deve seguir a orientação de lagos espaçosos para que a espécie tenha espaço suficiente para nadar e desenvolver-se.

pode criar em aquário

Como é sua Alimentação?

Essa espécie de peixe é caracterizada como onívoro, podendo se alimentar de ração, minhocas, larvas de insetos e caramujos.

O ideal é que esses peixes sejam alimentados diversas vezes por dia, mas sempre em pequenas quantidades de alimento e em dosagens equilibradas, evitando o excesso de fezes na água, o que pode gerar o adoecimento dos peixes.

Para dosar a quantidade de alimento, o ideal é que o alimento jogado sobre a água seja consumido entre 5 e 10 minutos, e se os peixes demorarem mais que esse tempo para consumir o alimento, o ideal é reduzir e adequar a quantidade de alimento.

Durante os períodos mais frios do ano, como no inverno, a alimentação não precisa são tão frequente, e os peixes podem ser alimentadas apenas uma vez ao dia.

alimentação

Qual a Frequência de Limpeza do Lago / Aquário?

Para manter a espécie saudável e livre de doenças e fungos, é indispensável que a água seja limpa com frequência, por isso a instalação de filtros de boa qualidade são de suma importância.

O filtro garante a manutenção da água limpa, mas para que o equipamento seja eficiente, é preciso lembrar de limpar também o filtro a cada 3 meses.

Durante o processo de limpeza da água e do espaço em que os peixes ficam, é imprescindível usar produtos específicos para esse fim e sem químicas, que podem afetar a saúde da espécie.

como limpar água

A água limpa garante o bem estar da espécie de peixes ornamentais

Como Cuidar da Água?

O habitat é exclusivamente na água, por isso a necessidade de manter sempre a água limpa e purificada.

O ideal é ter um medidor de pH, e a variação ideal de pH da água para essa espécie de peixe é entre 7 e 7,4.

No caso de usar água de torneira para abastecimento do lago ou aquário, é preciso usar produtos específicos para desclorificar a água, removendo o cloro advindo do tratamento da água, e que é maléfico para as carpas.

 

Temperatura Ideal da Água

É importantíssimo que a água fique na temperatura até 18ºC, o que garante que o peixes ornamentais fiquem bem neste ambiente.

Além disso, é importante evitar uma variação brusca da temperatura da água, além de evitar que a temperatura da água se eleve muito.

 

Qual seu Tempo Médio de Vida?

Ao contrário de muitas outras espécies de peixes, as carpas são espécies com vida bem longa, podendo chegar até os 60 anos de idade, mas em geral, vivem entre 30 e 40 anos.

tempo de vida

Quanto Custa? #preço

As carpas ornamentais e conhecidas por sua intensa coloração são encontradas a partir de R$ 15 para as versões ainda pequenas do peixe.

Já os tamanhos maiores e com 20 cm costumam ser encontrados a partir de R$ 50.

 

Fotos e Tipos de Carpas Koi / Nishikigoi

As carpas são espécies de peixes conhecidas, geralmente, pela ornamentação em lagos, e neste caso a escolha dessa espécie acaba sendo as coloridas, conhecidas como nishikigoi ou koi.

carpas coloridas

As nishikigoi, popularmente conhecidas como carpas coloridas, são oriundas de uma mutação genética espontânea que aconteceu no Japão no início dos anos de 1800.

A espécie nishikigoi se divide em 3 tipos:

  • Higoi: de coloração vermelha;
carpa Higoi

A espécie possui coloração com predominância de vermelho

carpa vermelha

  • Asagi: mistura de coloração vermelha e azul;
carpa Asagi

A espécie tem tom de azul claro

carpa azul e vermelha

  • Bekko: mistura de preto e branco.
carpa Bekko

A carpa é caracterizada por manchas pretas

carpa preta e branca

Além das tradicionais carpas coloridas, a espécie de peixe surgiu tradicionalmente da carpa-comum usadas como alimento, que eram de coloração prata ou cinza, e não são usadas como peixes ornamentais.

carpa comum

A origem  é a carpa-comum de coloração cinza

Fotos de Lagos com Carpas Ornamentais

E para quem quer aproveitar a espécie de peixes ornamentais para completar o paisagismo, separamos ideias para incluir lagos com carpas em meio ao jardim ou a projetos internos.

jardim com lago

O lago completa o paisagismo

lago interno

O lago faz parte de um projeto interno

lago de carpas

Diferentes cores ficam juntas no lago

jardim

lago interno

O lago estilo tanque é moderno

lago com carpas coloridas

As espécies coloridas enfeitam o lago

lago com pedras

O pequeno laguinho fica entre o jardim

carpas ornamentais

lago

O lago artificial tem fundo claro

lago artificial moderno

O lago artificial tem frente de vidro

carpas espécies

 

Agora é só seguir as dicas e garantir o bem estar dessa espécie e um lindo lago com peixes!

Você pode gostar...