Porta Sanfonada – Conheça Todos os Modelos, Preços & 80 Inspirações!

Há muitas opções construtivas que chamam atenção pela versatilidade, com inúmeras possibilidades quando se trata do material, da cor, do modelo e demais aspectos que valorizam qualquer espaço. A porta sanfonada é um ótimo exemplo, uma versão atemporal que, além de flexível, ainda é acessível para diversos projetos.

Neste guia você vai saber tudo sobre a porta sanfonada com os modelos mais populares, os preços e muitas fotos para se inspirar e decidir se esse modelo é ideal para sua casa. Leia e não perca nenhum detalhe, com certeza será muito instigante conhecer melhor uma alternativa tão interessante.

Dicas e mais de 80 modelos incríveis para você escolher a porta sanfonada ideal para seu projeto!

Dicas e mais de 80 modelos incríveis para você escolher a porta sanfonada ideal para seu projeto!

Para a cozinha, para o banheiro, para o quarto e até para ambientes externos: a porta sanfonada é um modelo extremamente convencional indicado para inúmeros cenários, desde apartamentos compactos até grandes casas!

Sobre a Porta Sanfonada

O que é?

Como o próprio nome indica, a porta sanfonada apresenta um padrão que lembra a sanfona, um modelo que se dobra conforme corre no trilho. Essa característica marcante rende uma vantagem incrível quanto à otimização do espaço, pois vai além de uma abertura convencional.

Especialistas revelam que esse é um padrão essencialmente barato, talvez o mais acessível do mercado. Além disso, o que mais atrai na porta sanfonada é a versatilidade. São vários materiais, tons e modelos que se modificam conforme cada estilo decorativo – ou seja, é adequada para nuances modernas, rústicas, clássicas, industriais, minimalistas, entre muitas outras.

Há quem defenda que a porta sanfonada deva ser instalada em locais menos nobres no qual o objetivo é ganhar tempo na construção e gastar pouco. De fato, esse modelo é ideal para isso, sendo vista até como algo provisório. Todavia, há profissionais que consigam escolher um padrão bonito e atrativo para qualquer ambiente. Como já dissemos, hoje em dia existe uma ampla variedade para diversos espaços.

Para quem precisa de uma abertura com uma posição certeira que fique ideal em espaços sob medida, que não bata em móveis, que seja simples e supra todas as “expectativas construtivas”, a porta sanfonada é uma indicação perfeita.

Quais suas Vantagens e Desvantagens?

Assim como qualquer modelo de porta, essa versão apresenta boas vantagens e também algumas desvantagens. É bom se atentar a esses conceitos para decidir se vale ou não a pena investir em sua instalação. Entre as qualidades, destaca-se:

♦ A versatilidade – como já dissemos, a porta sanfonada possui uma ótima flexibilidade e adaptação a qualquer ambiente e cômodo, além de muitos padrões variáveis conforme tons, materiais, estilos, etc.

Acessível economicamente – a porta sanfonada possui um custo muito atrativo. Para se ter ideia, há modelos básicos de PVC que estão à venda por cerca de 50 reais.

Fácil de instalar – a instalação rápida e fácil é outra vantagem da porta sanfonada. Alguns padrões você pode até instalar sozinho seguindo tutoriais, sem precisar da ajuda de um profissional.

Adaptável a ambientes compactos – se você mora em um pequeno apartamento ou em uma casa em que o espaço precisa ser otimizado, essa é uma bela opção, principalmente para o banheiro, a cozinha e a lavanderia.

Manutenção – desde que você tome cuidado ao abrir ou fechar a porta sanfonada não terá problemas com a manutenção. Porém, em modelos de PVC principalmente vale a pena ficar atento à peça de cima que faz a porta correr, para que não fique desgastada ou resseque – caso isso aconteça, compensará mais trocar de porta do que apenas essa parte.

Vale destacar que esse modelo é fácil de limpar e praticamente imune ao ataque de cupins e outras pragas, além de juntar pouca poeira e ser resistente a raios UV.

Quanto às desvantagens, podemos citar:

Estética – pode ser um problema para algumas pessoas o fator estético, já que há modelos de portas mais bonitos e exuberantes. Mas desde que você escolha uma porta sanfonada com material que combine com seu estilo de decoração, esse problema é sanado.

Fragilidade – as portas sanfonadas não são tão resistentes quando comparadas a outras opções. Se você não tiver cuidado na abertura, provavelmente terá que trocá-la rapidamente, pois são pouco vulneráveis a quebra e a arranhões.

Barulho – há algumas versões que fazem um barulho irritante ao abrir, por isso não convém instalar em quartos ou salas. Os padrões de PVC se encaixam nessa variável, então é melhor optar por tipos mais “silenciosos”, como o de bambu, por exemplo.

Acústica – o isolamento acústico é praticamente inexistente e você não deixará de escutar os barulhos provenientes dos cômodos mesmo fechando a porta. Isso pode ser ruim para ambientes como banheiro ou quarto, por isso convém pensar bem ao instalar a porta sanfonada em alguns espaços.

Quanto Custa? #preço

O preço de uma porta sanfonada é bastante acessível e atrativo. Em média, você pode encontrar vários padrões com bons valores:

  • De PVC: de 50 a 120 reais;
  • De ferro: de 150 a 300 reais;
  • De madeira: de 150 a 300 reais;
  • De bambu: média de 200 reais;
  • De vidro: de 200 a 400 reais;
  • De alumínio: de 120 a 250 reais.

Dicas de lojas para comprar porta sanfonada: Leroy Merlin, Dicico, Mobly, Telhanorte, Casas Bahia, Mercado Livre.

Como Escolher o Tamanho Ideal? #medidas

A escolha do tamanho de uma porta sanfonada depende muito do espaço de instalação. Geralmente as lojas vendem um padrão com uma folha para aberturas “convencionais” e únicas ou duas folhas para locais maiores. Na dúvida, é indicado contar com o auxílio de um especialista para saber qual a melhor versão a escolher.

Uma porta sanfonada de PVC com uma folha simples tem cerca de 210 cm de altura x 60 cm de largura, com peso de cerca de 4 kg. É um modelo clássico que pode ser instalado em paredes de madeira, drywall ou alvenaria. Essas medidas podem oscilar para mais ou para menos, mas geralmente não há uma alteração muito latente.

As portas são vendidas geralmente com batente e puxador de polipropileno, com textura lisa, semi-brilho e garantia de 6 meses dependendo da loja.

Como Instalar?

A porta sanfonada é vendida com um manual de instalação, sendo assim, você mesmo pode realizar esse procedimento em casa. Além desse guia, assista vídeos e confira tutoriais online para facilitar o processo. Basicamente, para instalar uma porta sanfonada passo a passo basta seguir as recomendações da Leroy Merlin:

Passo 1 – Corte a guia de sustentação (base que recebe os trilhos) na medida do vão da porta e parafuse no meio sem apertar, na parte superior da estrutura da porta

Passo 2 – Gire a guia e encaixe os pinos de sustentação da porta;

Passo 3 – Direcione a guia na posição correta, na horizontal, e fixe-a com a ajuda de parafusos 4,2 X 32 mm;

Passo 4 – Coloque os batentes nas laterais, encostando na guia. Nesta etapa, utilize parafusos 4,2 X 38 mm;

Passo 5 – Fixe a porta, pressionando-a de cima para baixo contra um dos batentes;

Passo 6 – Para melhor o deslizamento da porta, passe vaselina sólida na parte interna da abertura da guia de sustentação;

Passo 7 – Para instalar o puxador, observe a abertura da porta e posicione o produto. Encaixe o puxador nos furos do batente e pressione até travar;

Passo 8 – Para instalar o trinco, basta fechar a porta, marcar 2,5 cm abaixo do puxador e fixar o trinco, parafusando-o no batedor. Posicione a trava no montante e fixe-a com parafusos 4,2 X 32 mm

Guia de instalação da porta sanfonada – Foto: Leroy Merlin

Fotos e Modelos de Porta Sanfonada

A porta sanfonada pode ser uma opção interessante para seu projeto construtivo ou decorativo. Confira uma série de fotos com modelos populares e escolha aquele mais adaptável as suas preferências.

De Madeira

Uma porta de madeira sempre encanta pela rusticidade e pela beleza. Se você não abre mão dessa alternativa, vale a pena unir o útil ao agradável optando pela opção sanfonada. O cenário ficará bonito e valorizado!

Com várias partes para um espaço longo

Modelo simples e que valoriza uma decor mais tradicional

Versão rústica que lembra até a porta camarão

Porta sanfonada de madeira e transparente

De Vidro

Outro método de “sofisticar” e trazer mais beleza ao ambiente é investir na porta sanfonada de vidro. Além de dar um plus no cenário, ainda dá um ar clássico e bastante tradicional a qualquer espaço.

Há também a versão bege que orna com estilos diversos

Para chácaras e casas de campo o padrão branco com vidro é bem interessante

Que tal essa versão para escritórios?

Porta sanfonada preta com vidro, ótima para ambientes requintados

Você pode investir em versões pequenas também

Há versões mais simples e convencionais e tipos mais apurados

Os modelos com vidro trazem sofisticação ao espaço

De PVC

A porta sanfonada de PVC é o modelo mais comum e acessível, principalmente o branco. É clean e ótimo para instalação em qualquer cômodo, extremamente adaptável a qualquer perspectiva decorativa. Só fique atento quanto a estrutura e ao abre e fecha frequente para não ter problemas.

Branco e azul fazem uma ótima combinação

Modelo de PVC branco ideal para uma decor sóbria

Modelo prateado para a cozinha

A porta bege combina com a decoração mais clean

Um ambiente com várias portas sanfonadas para otimizar o espaço

A versão branca de PVC é clássica e tradicional

De Alumínio

Outra opção de material bastante convencional é o alumínio, uma alternativa perfeita para locais externos, fácil de limpar e que ainda incrementa a decoração de casas grandes e pequenas.

Essa versão é ótima para sacadas e apartamentos

Padrões modernos são sempre atrativos

As portas de alumínio são mais bonitas, porém fazem grandes ruídos ao abrir

De Bambu

A porta sanfonada de bambu dá até um ar luxuoso a qualquer projeto decorativo, sobretudo aqueles mais rústicos. É muito utilizada em sacadas também, boa opção para hotéis e chácaras.

Muitos modelos são utilizados em sacadas também

A porta sanfonada de bambu fica bem aparente

O padrão de bambu é sustentável e encanta pelo aspecto diferenciado

De Ferro

Já os modelos de ferro são bem resistentes e estão cada vez mais sendo utilizados em múltiplos projetos. Alguns tipos são enormes e com características de portão, instalados na parte externa como método protetivo.

Que tal um portão sanfonado para a entrada de chácaras e outros espaços?

Versão de ferro marrom para áreas externas

A abertura da porta sanfonada otimiza o espaço

Translúcida / Transparente

A porta sanfonada translúcida é bonita e versátil. O modelo oferece esse detalhe transparente que valoriza a estrutura e a decor, assim você pode dividir os ambientes com uma opção mais clássica e sofisticada.

Uma versão marrom com vários nichos

Porta branca translúcida

Padrão simples para separar a cozinha da sala

É uma boa opção para iluminar os cômodos

Veja como é o efeito da porta sanfonada transparente

Marrom e bege são cores que combinam com diversos estilos de decor

Simples e compacta

Branca

O branco sempre deslumbra pela possibilidade de adaptação a qualquer modelo decorativo, principalmente aqueles em linhas minimalistas, escandinavas e modernas. A porta branca ficará ótima nesses conceitos e combinará com muitos outros tons, dos sóbrios aos claros e quentes.

A porta sanfonada branca é adaptável a muitos estilos clássicos e modernos

Essa é uma boa opção para decorações minimalistas

Branco combina bastante com azul

Algumas versões vão além do convencional quanto ao material e o design

Modelos pequenos e compactos são bons para otimizar o espaço

Bege

Outra cor bacana e ideal para ambientes ecléticos de todos os tipos é o bege. Desde um tom mais claro até algo escuro, você não terá problema ao combinar uma porta dessa cor com os demais elementos do ambiente.

Exemplo de um padrão claro para separar a cozinha da lavanderia

Porta sanfonada bege para sala

Porta bege para banheiro com chave

Padrão longo em uma cor bem clara

Um tom bem básico e convencional para vários cômodos

Preta

E para quem adora linhas mais industriais e modernas, a porta sanfonada preta é um bom investimento, sobretudo para espaços maiores e cômodos como a sala e o quarto.

Porta sanfonada com duas folhas

Padrões de ferro são bem resistentes

Para quartos de apartamentos é uma ótima opção

Porta sanfonada preta simples

Com Chave

Nada mais justo do que instalar uma porta sanfonada com chave, não é? Isso vale crucialmente para estruturas externas, quarto ou banheiro. Conforme já explicamos no guia de instalação, é bem fácil de inserir a fechadura e o puxador, assim é possível ter mais segurança e privacidade.

Marrom + uma cor clara para iluminar o ambiente

Diferentes modelos para pessoas de todos os gostos

Essa estética com duas cores incrementa a decoração

Esse trinco é convencional em muitos tipos de porta sanfonada

O padrão bege é versátil e ótimo para múltiplas combinações

Porta sanfonada com chave bege e cinza

Para Banheiro

Talvez o local em que a porta sanfonada esteja mais presente é o banheiro. A maioria das casas mais compactas aposta nesse modelo justamente para não perder espaço e evitar a abertura tradicional, pois em muitos casos o cômodo é bem pequeno. Além disso, é uma boa alternativa para o box e o espaço da banheira em outros projetos.

Porta marrom também combina com vários tipos de decor

Para banheiros com uma decoração mais clean o branco é ideal

Uma versão branca moderna

Bege com duas aberturas

A opção com fechadura é essencial para banheiros de todos os tamanhos

Para Quarto

Quartos também podem receber uma porta sanfonada de uma ou duas folhas, depende do espaço do cômodo e suas perspectivas decorativas. Há ideias para todos os gostos e nuances.

Uma porta sanfonada grande para quartos enormes

Versão com duas aberturas, que tal?

O branco é ótimo para combinar com muitos conceitos

O bege é uma cor sóbria adequada para vários estilos de decoração

Uma versão translúcida para quartos grandes

Para Cozinha

A porta sanfonada para cozinha é indicada para separar o local de outros cômodos, sobretudo quando é acoplada à lavanderia. Uma porta padrão pode prejudicar o espaço, por isso é sempre bom contar com essa opção interessante para sanar esse problema.

Um modelo compacto já é suficiente principalmente em espaços compactos

Modelo em cor escura que se destaca na decor minimalista

Essa versão dourada combinou com a composição do cenário e ficou perfeita para separar a cozinha da área de serviço

O modelo branco se adapta a qualquer tipo de decor

Essa é uma boa e prática opção para separar os cômodos em espaços pequenos

Porta branca para separar a cozinha da lavanderia


O que achou da porta sanfonada? Gostou do nosso guia? Conte suas impressões e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...