Porta Pantográfica – O que é, Vantagens e Modelos Incríveis!

Você já ouviu falar no termo porta pantográfica? A referência pode parecer algo bastante diferente e não trazer lembranças relacionadas ao nome, mas é bem provável que você já tenha visto esse tipo de porta em diferentes projetos, principalmente projetos comerciais.

E apesar de ser bastante frequente em projetos comerciais, a porta pantográfica não é um elemento específico para esse tipo de projeto, e pode ser incorporada em diferentes propostas trazendo muito estilo.

E se você tem dúvidas sobre o que é porta pantográfica e como usá-la em diferentes propostas, no post de reunião inspirações e dicas para adotar esse elemento no projeto.

porta pantografica

 

O que é porta pantográfica?

A porta pantográfica também é conhecida como grade pantográfica, uma vez que sua função principal é de proteção como uma espécie de grade.

Um diferencial desse elemento é o fechamento articulado, sendo uma espécie de grade de segurança com a característica de ser retrátil e a possibilidade de ser completamente aberta.

A porta pantográfica foi bastante utilizada em projetos de elevadores antigos, e era uma maneira mais segura de fechamento aos elevadores.

Esse tipo de grade não restringe o uso apenas a portas, mas também pode ser incorporado em janelas, garantindo segurança e estilo em diferentes tipos de aberturas.

Além do estilo único, esse elemento de segurança garante a circulação de ar, vista para a área interna e externa, e a possibilidade de abertura total da grade por conta do sistema articulado.

o que e e como funciona porta pantografica

O elemento é uma espécie de grade com sistema articulado

Onde é utilizada?

Os primeiros usos para a porta pantográfica remetem a elevadores antigos, mas com o passar do tempo esse elemento foi se estendendo a outros usos.

onde usar porta pantografica

É bastante comum a adoção desse modelo de grade com abertura articulada em projetos comerciais, mantendo a segurança e com a possibilidade te deixar a porta aberta para circulação de ar e visibilidade.

Além dos projetos comerciais que adotam bastante esse estilo de grade, é comum também a adoção em projetos residenciais, principalmente como grande de segurança em janelas e portas.

Uma nova tendência de uso para as portas pantográficas é a de inseri-las como espécies de divisórias em ambientes, criando um visual único aos projetos de interiores.

onde usar grade pantografica

Principais vantagens

A escolha pela porta pantográfica nos projetos acontece pelas inúmeras vantagens que esse elemento reúne. Para exemplificar, reunimos os principais pontos positivos desse tipo de abertura.

 

  • Segurança: Um dos pontos positivos é o fato do elemento ser uma espécie de grade, sendo bastante utilizada em portas e janelas, e garantindo a segurança.
  • Circulação de ar: Esse elemento permite manter portas de janelas abertas enquanto a grade pantográfica está fechada, permitindo a entrada e circulação de ar no ambiente, sem comprometer a segurança interna.
  • Fabricação sob medida: O fato de a fabricação ser sob medida é um grande ponto positivo, permitindo a variação de tamanhos para portas, janelas e até mesmo divisórias. Além da variação de tamanho para diferentes usos, ainda é possível escolher a padronagem e a cor para esse elemento.

vantagens da porta pantografica

  • Ruídos: O item feito em metal costuma gerar ruídos durante sua manipulação, o que pode ser considerado uma vantagem, já que o barulho gerado durante a manipulação da grande pode indicar a tentativa de abertura desse sistema de segurança.
  • Estética: Outro ponto positivo desse elemento é o fato de ser além de um item de segurança, mas também um elemento decorativo e que agrega personalidade ao projeto, podendo até mesmo ser utilizado como divisórias internas.

Fotos e modelos de porta pantográfica

Porta pantográfica em ambientes internos

porta pantografica como divisoria de ambiente

Há muitas possibilidades de uso para esse modelo de porta, e uma das ideias é de inseri-la em projetos internos, como mostra esta proposta em que a porta estilo grande articulada foi usada como uma espécie de divisória entre os ambientes.

O elemento de ferro articulado desliza sobre trilhos e é capaz de dividir os ambientes com muito estilo, garantindo uma espécie de divisória vazada e com total abertura para a integração entre os espaços.

Nesse caso, o item em ferro combina bastante com a proposta decorativa, que segue um estilo industrial e traz outros itens também ferro, mantendo a harmonia em cada detalhe do projeto.

 

porta pantografica colorida na decoracao interna

A inspiração de uso em projetos internos pode render muitas ideias decorativas, e nesse caso a porta pantográfica foi utilizada como uma espécie de grade dividindo os ambientes.

Assim, a divisão com a grade articulada permite a abertura total entre os espaços, mas tem o diferencial de adicionar uma divisória metálica entre os ambientes.

Nesse caso, escolha foi pela grade metálica na cor amarela, adicionando um toque de cor ao projeto interno, que era composto de cores claras e neutras.

 

decoracao interna com porta pantografica

O item em ferro combina com o estilo industrial e o cimento queimado nas paredes

uso de porta pantografica em ambiente interno

O elemento em metal separa a sala de TV do restante do espaço

porta pantografica dividindo ambientes internos

A passagem da sala para a cozinha tem o charme da grade articulada

divisoria de ambientes integrados com grade pantografica

O projeto com espaços integrados tem a grade de ferro como divisória entre o quarto e a sala

sala com grade pantografica na decoracao

O elemento de ferro delimita os ambientes

porta pantografica como divisoria em decoracao industrial

A grade funciona como uma divisória ao projeto estilo industrial

como usar porta pantografica na decoracao

O elemento de ferro funciona como divisória de ambientes

grade pantografica na decoracao

O espaço interno ganhou divisórias através das grades

decoracao moderna com divisoria pantografica

O item de ferro divide os ambientes com muito estilo

Porta pantográfica em portas e janelas

porta de blindex com grade pantografica

Entre as possibilidades mais comuns de uso, uma das propostas é utilizar o elemento como um item de segurança, como mostra esta proposta em que a grade dá maior segurança para a porta de Blindex.

Nesse caso, a porta de Blindex pode ser mantida aberta enquanto a grade pantográfica fica fechada, garantindo visibilidade ao interior do espaço e mantendo a circulação de ar, sem comprometer a segurança.

 

porta externa com grade pantografica

Outra inspiração de uso para esse tipo de grande é a possibilidade de incorporar o item de segurança em portas externas, como mostra este projeto em que a porta de vidro que dá para o quintal fica mais protegida com a inserção da porta pantográfica.

Nesse caso, a porta de correr com abertura para o quintal ganhou na parte externa uma estrutura com a grade pantográfica, que pode ser mantida fechada enquanto a porta está aberta, garantindo a circulação de ar no ambiente interno, além de aumentar a segurança do projeto.

 

janela com grade pantografica branca

A instalação da grade foi feita na janela de Blindex

fachada comercial com porta pantografica

A fachada comercial ganhou maior segurança com a grade

janela com grade pantografica interna

A grade interna e articulada dá maior segurança para a janela

janela da cozinha com grade pantografica

O modelo de grade foi instalado na parte interna da janela

porta de correr com grade pantografica

A grade foi instalada na porta de correr

grade externa do tipo porta pantografica

A grade foi instalada na porta de vidro como sistema de segurança

porta grande com grade pantografica branca

Você já conhecia esse tipo de elemento em diferentes projetos? Conte-nos qual uso você mais gosta para incorporar o item na proposta.

Você pode gostar...