Porta francesa – 80 modelos que ficam lindos em qualquer decoração!

A porta francesa é uma alternativa para aberturas externas e internas de obras residenciais e comerciais. Apesar de ser um modelo antigo, permanece como um dos mais utilizados por ser super versátil e elegante.

Se você procura portas diferenciadas, mais precisamente que sejam compostas com vidro, pode considerar usar essa opção.

Diferentes modelos de portas francesas 4

Há portas francesas dos mais variados tipos, mas as mais utilizadas são as que têm duas folhas, podendo ser de abrir para fora ou de correr.

O que acha de conhecer tudo sobre as portas francesas? Nós elaboramos um artigo completo, com muitas informações, dicas e imagens de inspiração. Acompanhe com a gente!

O que é porta francesa?

Primeiramente, é importante saber o que é, de fato, uma porta francesa. Apesar desse termo já ser disseminado entre quem gosta de decoração e arquitetura, não é todo mundo que sabe do que se trata realmente.

O principal conceito de porta francesa é a composição com uma estrutura aparente de madeira, alumínio ou ferro, e painéis de vidro. A saber, as placas de vidro podem se estender por toda a porta ou então ser usada apenas em uma parte, dependendo do modelo.

Diferentes modelos de portas francesas 3

Além disso, o vidro utilizado pode tanto ser transparente e simples como fosco e com demais detalhes. Esse material agrega um valor estético incrível à decoração, mas a escolha do modelo ideal é essencial.

Afinal, por permitir a visualização do interior da casa pode não ser interessante em alguns casos. Se esse for o seu problema, pode utilizar essa peça para dividir ambientes internos, algo que é muito popular.

Diferentes modelos de portas francesas 2

Como falamos anteriormente, a porta francesa tradicional tem duas folhas e a sua abertura ocorre a partir do centro. No entanto, há atualmente portas de correr com esse mesmo design, o que agrega mais uma forma de decorar.

Quanto ao estilo, ela se remete facilmente ao clássico, vintage e industrial. Porém, tudo vai depender do restante do décor empregado. É possível mesclar uma porta francesa a um projeto contemporâneo, moderno, noir, minimalista, entre tantos outros tipos de decoração.

Diferentes modelos de portas francesas 1

Portas francesas podem auxiliar na eficiência energética

Além de oferecerem bastante elegância à decoração, as portas francesas conseguem ser úteis para quem deseja iluminar o ambiente sem gastar energia elétrica para isso.

Por serem compostas com vidro, elas permitem uma passagem de luz que não seria possível com as portas maciças. É uma maneira simples de economizar energia durante o dia, proporcionando clareza e frescor.

Diferentes modelos de portas francesas

Dessa forma, são boas opções para aberturas para ambientes externos, mas sempre lembrando que os vidros deixam o interior da casa totalmente visível. Para mais privacidade, o indicado é recorrer a vidros foscos ou simplesmente utilizar cortinas.

Essas portas ficam lindas quando abertas para varandas, jardins, áreas da piscina, bem como sacadas. Assim você pode garantir uma luminosidade natural incrível e ainda ter uma vista bonita sem esforço.

porta francesa

Quanto custa em média? #preço

Outra dúvida comum entre quem se interessa pela porta francesa é o seu custo. Saber essa informação é super importante, afinal, em uma obra há tantos gastos, que é sempre bom se organizar financeiramente e por as contas na ponta do lápis.

Vale saber que você consegue encontrar portas francesas em depósitos de materiais provenientes de demolição. Nesse caso elas podem ter um custo mais baixo dependendo de sua composição e seu estado.

porta francesa para natal

Mas caso não queira apostar em modelos usados ou não encontre em sua cidade, pode recorrer às tradicionais lojas de materiais para construção ou então de aberturas – janelas e portas.

Já adiantamos que os preços das portas francesas novas, que também podem ser feitas sob medida, não é lá dos mais baratos.

porta francesa

As mais caras são aquelas que são usadas para aberturas de casas, que geralmente são únicas no projeto. Ou seja, você não precisará investir em mais de um modelo. As que são colocadas no interior, que costumam ter design mais simples apresentam preço menor.

Selecionamos 5 opções de modelos e seus respectivos preços para você ter uma ideia e continuar sua pesquisa!

porta francesa

Essas são apenas algumas sugestões, mas certamente você vai encontrar muitas outras. Faça uma pesquisa em sua cidade ou então aposte nas lojas online, sempre considerando as medidas!

Fotos e modelos de porta francesa

Depois de conhecer o que é porta francesa e a média de preços chegou a hora de se inspirar bastante com projetos decorados com portas francesas.

Vale lembrar que casas de inúmeros estilos podem receber esse modelo de abertura. Por sua composição com vidro, consegue se adaptar desde a ambientes clássicos a modernos, ou seja, é bem versátil.

porta francesa

Quando mesclada com madeira, fica incrível em decoração rústica ou vintage. Quando é de ferro ou alumínio, fica fácil de compor décor industrial, noir ou até clássico. O ideal é tentar harmonizar essa porta com o restante do local, afinal, elas deixam de ser coadjuvantes e passam a fazer a diferença no visual.

Fique por dentro dos principais modelos de portas francesas e entenda como decorar ambientes com essas peças.

Porta francesa de madeira

Portas de madeira são tradicionais, e ao mesmo tempo, são atemporais e versáteis. Isto é, combinam com praticamente qualquer estilo e nunca saem de moda.

As portas francesas com esse material são clássicas, podendo ser feitas com madeira maciça, de demolição ou então de compensados. O tipo de madeira utilizado vai influenciar não só no visual como também no preço da peça.

porta francesa de madeira

Você encontra atualmente portas francesas com madeira trabalhada, entalhada ou simples, sem qualquer detalhe estético. Dessa forma, dependendo do modelo, você consegue ornar com seu projeto sem dificuldade.

Algumas apresentam grades de ferro que decoram as placas de vidro. Outras são mais minimalistas, tendo somente a estrutura amadeirada combinadas à parte de vidraçaria.

porta francesa de madeira

Ela pode ter 4 folhas

Se você quer aplicar um estilo rústico ou vintage ao espaço, vai conseguir um excelente resultado com uma porta assim.

Leia mais sobre o assunto: Como Pintar Porta de Madeira: Dicas e passo a passo!

Dê uma olhadinha nas opções de portas francesas de madeira que selecionamos:

porta francesa de madeira

Porta francesa de madeira clássica para entrada

porta francesa de madeira

Porta para saída para a varanda

porta francesa de madeira

porta francesa de madeira

A porta de madeira pode ter detalhes

porta francesa de madeira

Ou então 2 folhas

porta francesa de madeira

Esse modelo é bem moderno

porta francesa de madeira

Porta francesa de madeira com estilo rústico

Porta francesa de alumínio

O alumínio é outro material muito usado na produção de aberturas, tanto portas quanto janelas. É uma matéria-prima mais barata que a madeira, mas igualmente resistente e versátil, sugerindo uma proposta diferente no que se refere à estética.

Existem portas de alumínio de diversas cores, mas as que mais encontramos possuem colorações escuras, como preto e cinza. Você pode escolher entre portas de alumínio e ferro, que oferecem características equiparantes.

Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa simples de alumínio para cozinha

Esse modelo de porta é muito requisitado para compor ambientes com decoração industrial, contemporânea e moderna. Mas claro que você pode tentar adaptá-la a qualquer outro estilo, pois seus materiais costumam ser bem combinativos.

Inspire-se com ambientes decorados com portas francesas de alumínio:

porta francesa de alumínio

Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa simples de alumínio

O alumínio pode ser pintado de várias cores

Porta francesa simples de alumínio Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa simples de alumínio

Essas são portas muito tradicionais

Porta francesa simples de alumínio

Projeto moderno com porta de alumínio

Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa de alumínio colorido

Porta francesa simples de alumínio

Porta francesa de correr

Como falamos anteriormente, as portas francesas também podem ser de correr. Elas consistem em aberturas que deslizam para os lados, geralmente com 4 folhas, mas que também podem ser compostas por apenas 2 folhas em caso de modelos mais simples.

O design da porta de correr francesa é o mesmo que as de abrir. O que muda é o fato dela ser instalada com um trilho para que possa ser aberta e fechada.

porta francesa de correr

Quando possuem 4 folhas, as portas de correr abrem a partir de um ponto central. Essa opção é muito usada em aberturas para os lados externos da casa, como para varandas e jardins. Também é vista frequentemente em sacadas.

Já os modelos com 2 folhas costumam abrir a partir de uma das laterais, esquerda ou direita, e isso deve ser conferido antes da compra e da instalação, pois pode influenciar na praticidade do dia a dia.

porta francesa de correr

Modelo clássico de madeira

Leia mais sobre o assunto: 59 Modelos de Portas de Correr de Vidro Lindas e Modernas!

Confira modelos de portas francesas de correr:

porta francesa de correr

Porta francesa de correr de madeira

porta francesa de correr

Porta francesa de correr branca para área interna

porta francesa de correr

Decoração de área interna dividida com porta de correr

porta francesa de correr porta francesa de correr

porta francesa de correr

Porta francesa de correr com estrutura em ferro

porta francesa de correr

Porta francesa branca

O branco é muito versátil, ou seja, combina com tudo. Sendo assim, surge como uma das opções para a sua porta francesa, que pode ser de madeira ou de ferro pintados.

Escolher uma porta branca é uma ideia principalmente para quem deseja compor casas com decoração clean, clássica e vintage. Com cuidado, também dá para incluí-la em ambientes modernos ou contemporâneos.

Por ser neutro, o branco também fica coerente com projetos minimalistas, que estão super na moda atualmente.

Dê uma olhadinha nas opções abaixo de portas francesas brancas:

porta francesa branca

Porta francesa branca para frente de casas

porta francesa branca

Porta francesa branca para interior da casa

porta francesa branca

Modelo de porta camarão

porta francesa branca

Ideia para decoração com porta francesa branca

porta francesa branca

porta francesa branca

Excelente para decoração clássica

porta francesa branca

Essa porta dá sensação de amplitude

porta francesa 8 3 porta francesa branca porta francesa branca porta francesa branca

Porta francesa preta

Além das brancas, você pode apostar nas portas francesas pretas. Elas são neutras e versáteis igualmente, podendo compor ambientes com quaisquer cores e estilos.

Apesar disso, há modelos de decoração que combinam mais com uma tonalidade intensa assim. É o caso de ambientes com design industrial, noir, moderno, minimalista e contemporâneo.

porta francesa preta

Modelo de porta francesa preta de correr

Você encontra hoje em dia portas francesas de ferro, que são naturalmente pretas. Mas há aquelas de alumínio ou madeira que podem ser pintadas.

Olha quantas ideias lindas de decoração com portas francesas pretas:

porta francesa preta

porta francesa preta

Porta francesa preta para dividir ambientes internos

porta francesa preta

Aposte no simples para acertar

porta francesa preta

Também há portas francesas pretas camarão

porta francesa preta

porta francesa preta

Porta francesa preta para quarto

porta francesa preta

Dica de como decorar a porta preta

porta francesa preta

Casa com portas e janelas francesas

porta francesa preta

Decoração de natal na porta preta francesa

porta francesa preta

Porta francesa para quarto

Quartos podem ser decorados com portas francesas. Só que neste caso, elas são mais requisitadas e indicadas para as aberturas de sacadas ou para o lado externo de um modo geral. Ou seja, vão ser usadas como verdadeiras janelas nestes ambientes.

Por serem compostas por vidro, as portas francesas nos quartos devem ser isoladas com cortinas ou então pelo uso de vidros foscos em vez dos totalmente transparentes. É essencial garantir a privacidade nesse espaço mesmo apostando em uma porta assim.

Modelo de porta francesa para quaerto

Duas ideias de decoração de quarto com esse modelo de porta

Elas podem ser tanto de abrir quanto de correr. Tudo vai depender da área de parede que há disponível e no tipo de decoração que se busca.

Leia mais sobre o assunto: Porta para Quarto – 40 Modelos Incríveis & Dicas de Como Escolher!

Saiba como usar portas francesas em quartos diversos:

Modelo de porta francesa para quaerto

Modelo de porta francesa para quaerto

Porta super estilosa

Modelo de porta francesa para quaerto

Dê visão para o lado externo com essa porta no quarto

Modelo de porta francesa para quaerto

Modelo de porta francesa para quarto

Modelo de porta francesa para separar ambientes

Modelo de porta francesa para quarto Modelo de porta francesa para quarto Modelo de porta francesa para quarto

Modelo de porta francesa para quarto

Esse tipo de porta deixa o quarto bem iluminado

Modelo de porta francesa para quarto

Quarto clássico com porta francesa

Modelo de porta francesa para quarto

Isole a claridade com cortinas

Modelo de porta francesa para quarto

Porta francesa para sala

Por fim podemos falar sobre portas francesas na decoração de salas. Elas são muito usadas em projetos que têm a sala com saída para varandas, jardins e outras áreas externas.

Também podem ser usadas como a porta principal da casa, mas nesse caso é importante que o vidro não seja translúcido e seja isolado com cortina.

Sala com porta francesa

Sala com porta francesa de madeira tradicional

Outra alternativa é apostar nesse modelo de porta para dividir ambientes. É comum que a sala divida espaço com salas de jantar ou cozinhas, e é aí que surge a necessidade de usar uma porta ou divisória.

Em qualquer um dos casos elas podem ser de correr, pivotantes ou de abrir de forma tradicional. Mas como vão compor ambientes sociais internos, não há a obrigação de isolar com cortinas ou ter vidros foscos.

Selecionamos diversas salas decoradas com portas francesas. Conheça!

Sala com porta francesa

Sala com porta francesa camarão branca

Sala com porta francesa

Sala com porta francesa

Sala de estar com porta francesa

Sala com porta francesa Sala com porta francesa Sala com porta francesa

Sala com porta francesa

Decoração moderna com porta francesa ampla

Sala com porta francesa

Sala com porta francesa Sala com porta francesa

Sala com porta francesa

Modelo de sala simples

Sala com porta francesa


E então, o que achou de nosso artigo sobre porta francesa? Esperamos que tenha gostado e que se inspire para decorar o seu projeto.

Aproveite para ler também:

Cores de Portas: Ideias e mais de 40 fotos para renovar o ambiente

Porta laqueada – Quais suas vantagens + 45 usos na decoração!

MODELOS DE PORTAS: 60 Tipos, Ideias, Fotos

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *