Cortina de Vidro: Quanto Custa? – 64 Exemplos e Modelos Modernos!
A cortina de vidro tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos e soluções estruturais para fechar o ambiente sem obstruir a vista. No entanto, esse tipo de solução pode não parecer tão comum com esse nome, mas com certeza você já ouviu falar de sacada envidraçada, um termo mais comum para definir cortina de vidro.
A cortina de vidro é uma opção de fechar espaços, como varandas, sacadas, terraços, entre outros, e ao mesmo tempo permitir a interação visual interna e externa, e a grande vantagem desse fechamento poder ser aberto, integrando ainda mais os espaços.
O uso da cortina de vidro se tornou uma grande aposta para estender ambientes, tornando a sacada envidraçada uma opção versátil para estender a sala ou até mesmo tornar o espaço da sacada uma área gourmet ou o home office, deixando o espaço protegido da chuva.
Essa versatilidade dos projetos com cortina de vidro estão cada vez mais constantes, assim como as dúvidas sobre esse sistema de fechamento em vidro. E se você entra para o time que tem interesse sobre esse tipo de abertura/ fechamento, mas traz também muitas dúvidas sobre o funcionamento, preço, tipos e projetos, respondemos a todas essas dúvidas no post.
Sobre a Cortina de Vidro
Quanto Custa? #preço
Para planejar o orçamento e fazer o fechamento de um espaço com cortina de vidro, é preciso ter em mente o custo desse tipo de envidraçamento, e isso pode variar de acordo com o sistema de fechamento escolhido.
Em média, o custo da cortina de vidro varia em torno de R$ 500 m² com a instalação, o que pode chegar a custar R$ 12 mil, para fechar varandas de tamanho entre médio e grande.
Quais os Tipos e Modelos?
Agora que você já entende que o termo cortina de vidro é um opção de envidraçamento que pode ser aberto, é preciso entender os tipos e sistemas para esse tipo de envidraçamento, uma vez que cada tipo reflete em estilo de abertura e instalação.
Sistema Europeu
O sistema europeu de cortina de vidro é uma das opções mais utilizadas para envidraçamento de sacadas e varandas, e tem como parte do sistema um trilho único por onde as folhas de vidro correm.
A abertura desse tipo de cortina em vidro faz com que as folhas sejam movidas em um ângulo de 90º e corram para um pivô central, que fica em um dos cantos onde as folhas são acumuladas uma do lado da outra.
A vantagem do sistema europeu para envidraçamento de sacadas e varandas, é o fato de que é possível ter uma abertura total da cortina de vidro, mantendo todo o espaço aberto. No entanto, esse sistema é o menos eficiente em relação a vedação de água, permitindo que a entrada de água diante de grande volume de chuva.
Sistema Stanley
O sistema Stanley é uma opção de cortina de vidro que traz trilhos por onde as folhas da cortina são deslocadas.
Nesse sistema, cada folha corre em um dos trilhos em direção a uma folha (painel) fixa, que é instalada em um dos cantos.
Na abertura total do sistema Stanley, as folhas correm por seus trilhos e se acumulam atrás do painel fixo, o que deixa a abertura quase total da cortina.
Apesar de ser um sistema bastante eficiente na vedação de água, o ponto negativo do tipo Stanley está no fato da quantidade de trilhos, já que cada folha precisa ter um trilho único para correr.
Sistema Versatik
No sistema Versatik, a instalação lembra um grande janela de vidro, onde há duas folhas fixas – uma em cada lateral, e assim as outras folhas correm em trilhos se dividindo entre as laterais fixas.
Ao abrir a cortina de vidro com sistema Versatik, metade das folhas corre para um lado, e a outra metade para o outro lado, se acumulando atrás dos painéis fixos nas laterais, assim como uma janela tradicional.
Esse sistema é o que mais restringe a abertura total, já que há 2 folhas fixas, uma em cada extremidade, o que não permite abrir completamente a sacada ou varanda.
No entanto, apesar de não ser o sistema com maior abertura, é o mais eficiente em relação à vedação de água.
Vantagens e Desvantagens
A cortina de vidro é um sistema que traz vantagens e desvantagens, e antes de investir nesse tipo de mudança estrutural, é preciso conhecer os prós e contras, de modo a pesar os dois lado e decidir se o sistema será vantajoso para o seu projeto.
Vantagens
- Isolamento Acústico: para quem está pensando em investir na sacada envidraçada como uma opção para diminuir os ruídos externos, como o barulho da rua, esse sistema é uma ótima opção, já que o vidro fechado ajuda a reduzir a entrada de ruídos no apartamento, criando um bom isolamento para o som e barulhos externos.
- Diminui a Poeira: a cortina de vidro na sacada ou até mesmo em uma varanda externa é uma ótima escolha para controlar a entrada de poeira no ambiente, já que o vidro fechado ajuda a evitar a entrada de poeira através do vento ou correntes de ar.
- Proteção Contra Chuva: usar o sistema de cortina de vidro é uma ótima aposta para fechar uma sacada ou varanda, o que garante que os móveis desses ambientes não sejam molhados com a chuva.
- Controle da Entrada de Vento: entre os pontos positivos do fechamento em vidro com o sistema de cortina, está o fato de que a estrutura pode ser parcialmente ou totalmente aberta, controlando a entrada de vento no ambiente, o que permite manter a temperatura mais equilibrada, mas sem sofrer com fortes rachadas de vento.
- Extensão da Área Útil: esse sistema é perfeito para fechar sacadas e estender o apartamento sem alterar a fachada do edifício. Sendo assim, a sacada fechada permite usar o espaço para estender o apartamento e dar uma área maior ao imóvel, criando até mesmo um novo cômodo, como um home office na sacada.
Desvantagens
- Custo: um dos pontos que pesa na decisão de investir na cortina de vidro é o custo de instalação, que pode ser um pouco pesado para o orçamento, e isso torna esse ponto negativo.
- Limpeza: apesar de ser bastante eficiente no sistema de abertura e fechamento, o vidro acumula resíduos e sujeiras e precisa ser limpo com certa frequência para que não fique manchado ou com aspecto de sujo.
Fotos de Ambientes com Cortina de Vidro
Sala
Apesar de ser um ambiente menos comum para o uso de cortina de vidro, a sala pode receber sim esse sistema de abertura, e é uma ótima maneira de integrar o espaço interno ao externo, podendo funcionar como sistema de abertura para portas e janelas da sala.
Como proposta de um projeto para sala com cortina de vidro, a ideia aqui foi de substituir a clássica janela pelo sistema europeu, que deixa as folhas acumuladas em único canto e é bastante funcional para a abertura de canto.
Na proposta, a abertura total dá mais integração da sala com o jardim externo, fazendo com que os espaços fiquem mais integrados, e que as paredes perpendiculares tenham uma abertura interessante e moderna.
Varanda / Sacada
A cortina de vidro é uma das opções mais utilizadas para projetos de varandas e sacadas, pois permite envidraçar o espaço, mas sem tornar o fechamento como opção única para o espaço.
Pelo contrário, o envidraçamento através da cortina de vidro é uma opção bastante versátil para esses espaços, pois permite ser aberto, mantendo a proposta aberta para esses espaços.
Como inspiração para a sacada envidraçada este projeto traz uma varanda decorada e com fechamento através do sistema europeu, onde as folhas se acumulam lado a lado quando os vidros são abertos.
No projeto, a escolha da cor do vidro para a cortina é em tom de verde, o que fica em sintonia como guarda-corpo da sacada, que tem vidro de mesma cor, mantendo o projeto da sacada harmonioso.
Área Externa / Área de Lazer
Além de usar o sistema de envidraçamento com cortina de vidro em salas e sacadas, outra possibilidade é usar esse tipo de sistema para fechar áreas como terraços e churrasqueiras, deixando a área de lazer com um sistema de abertura versátil para integrar espaço interno ao externo.
A inspiração de projeto para usar cortina de vidro em área de lazer, é este projeto que traz toda a volta do espaço gourmet com sistema de cortina em vidro.
O sistema de abertura é bastante versátil para o espaço e tem como vantagem manter a área gourmet separada da piscina com a possibilidade de abertura total.
Se você já usa esse tipo de sistema em algum ambiente, conta aqui nos comentários qual o tipo escolhido e o que tem achado desse sistema de abertura e fechamento.