Telha Shingle – O que é? + Vantagens, cores, preços e modelos!

Você sabe o que é telha shingle? Se viu esse nome, mas não faz ideia do que se trata, mantenha a tranquilidade! O post de hoje é para você entender o que é, como funciona e quais as vantagens de usar este tipo de telha na construção do lar.

O que é?

Com certeza você já viu alguns telhados que parecem ser feitos de plaquinhas encaixadas. É bem comum ver esse tipo de telhado em filmes e séries norte-americanas. Agora você deve ter se lembrado, mas caso a memória ainda não tenha ajudado, é só dar uma olhadinha nas fotos do post e logo vai entender!

Montagem com 4 fotos que mostram modelos diferentes de telha shingle

As telhas shingle deixam um aspecto lindo no telhado! São bem comuns nos EUA e Europa, e agora estão tomando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. São produzidas a partir de massa asfáltica, coberta de rocha vulcânica e a cor é dada a partir de pigmentação cerâmica. Portanto, é o telhado ideal para quem busca uma ótima estética e grande durabilidade, resistindo à ventos e quebras.

 

Principais vantagens da telha Shingle

O telhado shingle oferece inúmeras vantagens, o que o vem tornando cada vez mais comum pelas casas afora.

1 — Beleza

Primeiramente, vamos falar sobre o seu visual. Não é preciso nem falar que uma vantagem disparada dessa cobertura é a estética, né? O encaixe das telhas e a variedade de cores e modelos faz com que o telhado contribua para o visual da casa. Mas não é aquela coisa que você se apaixona à primeira vista, e que com o tempo vai ficando caída, feia e sem graça, tal como as de cerâmica e concreto… O legal deste material é que ele se mantém belo por muitos e muitos anos! Para começo de conversa, ela não desbota – a explicação para isso está em sua composição e pigmentação especial, imune ao desbotamento a longo prazo. Além disso, ela não se transforma em uma imundice (mas isso é assunto para outro tópico).

casa com telha shingle

Tive a oportunidade de comparar os telhados de duas casas, uma com shingle e outra com telhas de cerâmica, ambas construídas na mesma época. Hoje, cerca de 13 anos depois, a diferença entre as duas é notável! A residência com telhado de cerâmica, que um dia fora linda, já não pode mais ser considerada nem mesmo “bonitinha”, está toda acabada… Enquanto isso, a outra casa está nova em folha, nem aparenta a idade que tem, está lindona tal como estava no primeiro encontro apaixonado!!

E isso nos leva à próxima vantagem…

 

2 — Durabilidade e manutenção

A telha shingle é resistente e muito durável. A necessidade de manutenção é praticamente nula se comparada aos demais materiais, pois essas belezuras não quebram (comum em telhas de cerâmica) e apresentam um sistema de alto limpeza (o chamado sistema AR, Algae Resistent). Este sistema deixa o telhado com aspecto de novinho em folha por muitos anos! Esqueça aquele telhado horrível, sujo e velho que é comum na maioria das casas com alguns anos de idade.

Os fabricantes oferecem uma garantia que varia de 20 a 30 anos, mas isso não significa que ela dure apenas isso. Na verdade, não existe previsão para troca das telhas, sendo consideradas como de vida útil indeterminada.

 

3 — Versatilidade

Outro grande benefício é possibilitar que se projetem telhados curvos e inclinados. Isso é bem interessante, inclusive quando aplicado às mansardas (aquelas janelas do sótão que se projetam para frente, nos telhados). Assim, você tem a possibilidade de criar visuais de diversos estilos, desde os mais clássicos até os mais modernos, com linhas orgânicas:

exemplo de telhado shingle curvo

O telhado shingle curvo dá um ar moderno e diferente à casa

 

4 — Leveza e resistência

A telha shingle é conhecida por sua leveza, que supera em quatro vezes a cerâmica, por exemplo. Disso resulta uma necessidade menor de madeiramento para suporte e, é claro, uma construção mais leve, o que é muito bem vindo.

Além da beleza e da leveza, resistência é seu ponto fortíssimo, visto ser asfáltica. Ela chega a suportar ventos de 100 até 175km/h! Você não verá destelhamento e goteiras com este material. Podemos afirmar que ela se adequa a qualquer tipo de clima, o que permite que seja instalada em regiões quentes, frias, úmidas ou secas… Isto é, no Brasil inteiro!

 

5 — Custo X benefício

Não bastasse ser um material com durabilidade elevada, ele apresenta um bom custo x benefício. Isto porque não necessita de calhas e peças típicas dos telhados comuns. Além disso, é usada menos madeira em sua estrutura, o que implica em menos gastos.

Esse ponto, no entanto, deve ser analisado com cuidado. É preciso deixar claro que o custo final imediato da telha shingle costuma ser mais alto que o das telhas convencionais. Mas, ainda assim, esta diferença de preço com certeza vale a pena! Além de todos os benefícios citados, há mais dois pontos a serem considerados:

  • Ela acaba valorizando o imóvel;
  • O investimento a longo prazo passa a ser basicamente o mesmo, ou até menor (explicaremos isso no último tópico – sobre valores $$ – continue lendo!)

 

6 — Menor risco de infiltração e aceleração da obra

Na instalação deste telhado, não são necessários dutos para escoar a água. Portanto, a chance de haver infiltrações nos telhados tradicionais é muito maior. Além disso, a instalação é super rápida, sendo muito mais simples e tranquila que a dos telhados convencionais. Isso é um plus pra quem está com pressa para morar no novo lar!

 

7 — Aproveitamento do sótão

Sótãos são comuns em casas americanas. Algo que contribui muito para isso é o fato dos americanos usarem muito esse modelo de telha em suas construções. Por ser leve e não requerer uma estrutura pesada de madeira, ela permite que o espaço interno seja super aproveitado. Eu que vos escrevo estou em fase de construção da nossa sonhada casa e nunca pensei em ter um ático… Até conhecer a telha shingle! Iremos aproveitar uma área enorme de sótão para futuramente montar uma academia. Para isso precisaremos alterar a inclinação do telhado, de modo que o ambiente não fique com um pé direito muito baixo – mas isso não é problema, pois esse tipo de telha comporta qualquer formato.

 


 

Dúvidas frequentes — FAQ

Agora que você já conhece os benefícios, vamos a algumas possíveis dúvidas que podem ter surgido até agora.

Isso é um publieditorial?

Parece até que estamos fazendo propaganda do produto, né? Mas acreditem, não ganhamos nada para falar bem dele! Estamos apenas repassando todas as informações que adquirimos sobre o material – e elas são incrivelmente animadoras, tanto é que foi ele o escolhido para minha casa em construção (e não, a empresa contratada não tem nada a ver com este post, rs).

Talvez você esteja se perguntando: “Mas se é tudo tão maravilhoso assim, então por que não vejo muitas casas com telha shingle pela minha cidade?“. A verdade é que poucos a conhecem. Entrei em contato com empreiteiros que estão no ramo há anos e alguns até me perguntaram se shingle era uma espécie de fast food! Em contrapartida, ainda assim, a quantidade deste tipo de telhado vem crescendo cada vez mais! Venho percebendo isso pelos bairros que estão surgindo.

 

Telha shingle é mais quente?

De fato, esse modelo de telhado não é mais quente quando comparado a outros. Durante o processo de instalação, é feita uma câmara de ventilação entre o forro e o telhado, o que permite a entrada e saída de ar. Desse modo, a troca de ar evita que o telhado aumente a temperatura interna do lar.

Além disso, caso sua casa tenha laje, esse tipo de preocupação não deve nem de longe assombrar seus pensamentos! Tendo a casa laje, esta questão de temperatura só vem ao caso se você resolver aproveitar o sótão. Se assim for, saiba que ele inevitavelmente será mais quente que o resto da casa, independentemente da telha usada.

Portanto, nossa sugestão é: em primeiro lugar, não dispensar a laje… Simplesmente não vale a pena, nem mesmo em termos financeiros, já que um forro de PVC não sai muito mais barato. Em segundo lugar, investir em proteções térmicas especiais no ático. Caso sua região seja quente ou você pretenda criar nele um espaço que será bastante utilizado, tenha em mente que será necessário investir em sistemas de ventilação, sejam turbinas ou mesmo climatizadores de ar. A boa notícia é que a telha shingle comporta perfeitamente as turbinas de ventilação, que jogam o ar quente para fora.

E, por fim, caso você queria a melhor isolação térmica possível, opte pelas versões em cores claras.

 

Pode ser instalada em que tipo de inclinação?

Como dito anteriormente, a telha shingle é versátil e por isso pode ser instalada em inclinação de 15º a 90º sem necessidade de nenhuma amarração especial. O que é ideal para quem pretende fazer telhados com quedas diferentes, criando uma casa moderna e original!

Fotos de casas chalé com telha shingle

Detalhe da mansarda!

 

Para instalar telhas Shingle é preciso mão-de-obra especializada?

Não há necessidade, mas é aconselhável que o profissional responsável pela instalação tenha conhecimento sobre tal. O processo é simples e rapidinho e há quem veja alguns vídeos no youtube e saia montando o próprio telhado. Porém, contratar um profissional com experiência é sempre o melhor a fazer, pois evita que incidentes aconteçam e garante que a instalação se dê conforme recomendações do fabricante. Normalmente o preço cobrado pelas empresas por m² já conta com o valor da mão de obra incluso.

foto de profissional instalando telha Shingle

No vídeo abaixo é possível visualizar um exemplo de montagem com a telha shingle, para que você possa ter uma ideia melhor da instalação:

Canal Casa da Telha — https://www.youtube.com/channel/UCP-u5Spfe-8xz2XP61H4dqQ

 

Qual a estrutura necessária para a instalação?

A estrutura pode ser de madeira ou aço galvanizado, contanto que a base seja plana e nivelada. Caso contrário, é possível que apareçam desníveis após a montagem. Opa, você pensou o mesmo que eu agora?? Eis aqui mais uma vantagem ou é impressão minha? Bom, o uso de aço evita algumas probleminhas chatos com a madeira, como infestação por cupins ou ação de fungos.

Dicas para instalação de telha shingle

 

Telhas shingle são indicadas para que tipo de construção?

Trata-se de um material muito versátil que combina com tudo e que pode ser utilizado em diferentes tipos de construções arquitetônicas, variando de obras residenciais até comerciais e industriais.

 

Quais os modelos e as diferenças entre eles?

Os tipos de telha Shingle mais comuns dizem respeito às linhas Supreme e Duration. A Supreme é a mais barata, pois as placas são instaladas de forma intercalada, tipo tijolinho. Já a outra versão é considerada “tridimensional”, sendo a instalação feita com sobreposição parcial de peças, o que requer uma quantidade maior de material.

Outra diferença está na garantia oferecida. A linha Duration costuma vir com a garantia de 30 anos, enquanto a Supreme, 25, já que a primeira é ligeiramente mais resistente que esta. Isso não significa, no entanto, que a versão mais barata é pouco resistente. Como dissemos antes, estamos falando de um material com tempo de vida indeterminado, seja qual for a linha.

Além desses, há outros modelos usados com menor frequência. No Brasil, a maioria das empresas ainda trabalha apenas com esses dois formatos, mas lá fora há uma variedade maior, como, por exemplo, com placas hexagonais e arredondadas, sobrepostas ou intercaladas.

Diferença entre telha shingle Supreme e Duration

 

Quais as cores existentes?

No Brasil a variedade de cores da telha Shingle costuma ser razoável (embora no exterior ela seja maior), e entre as linhas mais conhecidas (Supreme e Duration), há 9 opções de tons.

Na Supreme, temos o preto, o chocolate (um marrom escuro), areia (mais amarelado e claro), terracota (avermelhado), cinza aspen (é o tom mais claro de todos), verde e grafite (o cinza mais escuro). Já na linha Duration, as opções são apenas grafite e areia, havendo uma certa diferença nesses tons quando comparados aos mesmos da outra versão.

Esta pode não ser uma decisão fácil, já que dificilmente mantemos os mesmos tons na fachada com o passar dos anos. Mas na hora de escolher a sua, leve em conta os tons que você sente que predominarão. Eu, por exemplo, gosto de fachadas com tons neutros discretos, então de cara já elimino o verde o terracota. Além disso, gosto de fachadas em tons acinzentados, mas definitivamente prefiro tons mais quentes, como bege, creme ou marrom. Uma casa de cor quente costuma ficar mais harmônica com telhados igualmente quentes, logo, as melhores opções para mim seriam o chocolate, o areia ou mesmo o preto, que dá certo com tudo. Mas, obviamente, isso é algo subjetivo e depende do gosto de cada um, talvez alguns achem mais bacana criar um contraponto, por exemplo.

Fotos de telhados coloridos com shingle

 

Quanto custa em média? #preço

Atualmente, o preço da telha Shingle, considerando inclusa a mão-de-obra necessária para a instalação, fica em torno de R$ 60 a R$ 80/m², dependendo da linha escolhida. Enquanto a telha de cerâmica tem custo médio de R$ 55,00/m², considerando também seu valor total com instalação inclusa.

O preço é um pouco mais salgado quando comparado ao da telha de cerâmica, mas isso apenas se considerarmos o investimento imediato. Na hora de comparar os valores, devemos levar em conta a baixa necessidade de manutenção, o que faz com que o custo seja diluído ao longo dos anos e fique mais atrativo. Resumindo: paga-se mais agora, mas economiza-se mais no futuro.

Caso você esteja interessado em um orçamento, há varias empresas que fazem de acordo com suas necessidades. Segue abaixo algumas delas:

 

Fotos e modelos de telha Shingle

Abaixo você confere mais alguns exemplos de fachadas e telhados com este tipo de telha:

foto de sobrado construído com telhado Shingle de cor cinza

Sobrado contemporâneo com telhado shingle claro

Quanto custa telha shingle - Vale a pena

foto de sobrado com clarabóia no telhado Shingle

Telhado Shingle com clarabóia

Fotos de telha shingle cinza instalada

Outro exemplo de um estilo diferente de telhado utilizando as telhas Shingle

exemplo de telhado Shingle

Cores de telha shingle escura e cinza

Casas grandes com telhas shingle cinza grafite

Tipos de telha shingle para casas

Fotos de casas com telha shingle bonitas


Se você quer saber mais sobre outros tipos de telhado, acompanhe nosso post completíssimo sobre o assunto:

“Modelos de Telhados”


 

Agora que você já sabe tudo sobre a telha shingle, vale conversar com o seu engenheiro para ver a possibilidade de usá-la em sua obra. Como afirmei ao longo do texto, eu mesma optei por esse material por sugestão de um familiar e no início hesitei… Porém, hoje vejo que esta foi a decisão mais acertada que tomei e não consigo mais imaginar nosso lar coberto por cerâmica ou qualquer outra coisa que seja! No mais, desejamos-lhes boas pesquisas e uma obra cada vez mais próxima do glorioso fim! 🙂

Você pode gostar...