Concreto Estampado: O que é? Passo a passo e + de 30 fotos!

Concreto estampado é uma técnica e opção de piso e revestimento que tem várias vantagens. Vai além do convencional, daquele tom tradicional e cinza que muita gente não gosta. Além disso, dá um toque elegante e conceitual ao espaço, seja uma calçada, parede, entre outros. Para saber mais sobre essa alternativa e como fazer para deixar sua casa mais bonita, acompanhe o post com todas as informações!

concreto-estampado-destaque-ideias

O concreto combinando com o muro, comum no exterior

O que é? Quais as vantagens?

A definição do concreto estampado está em seu próprio nome. É uma técnica que usa um piso monolítico em concreto em acabamento superficial pigmentado. Basicamente, um piso pintado com as mais diversas cores, de acordo com as características do ambiente.

A origem dessa textura é norte-americana, com uso em larga escala em muitos projetos. No México também é tendência, sobretudo em cidades turísticas, como Cáncun (se você for visitá-la um dia, atente-se à orla das praias, considerada uma das maiores em concreto estampado do mundo). 

Geralmente, é usado em áreas externas, como calçadas, paredes e piscinas, com texturas e moldes diversos. Com certeza você já deve ter visto esse tipo na borda de praias, ciclovias, parques, jardins… Cada vez mais os arquitetos têm usado essa opção na mobilidade urbana, para deixar espaços públicos mais lindos e charmosos, além de outros benefícios.

concreto-estampado-area-urbana

Esses desenhos são cada vez mais comuns na mobilidade urbana

Entre as vantagens do concreto estampado, estão a beleza (já que vai além do aspecto cinza e escuro do concreto), a rapidez e eficiência na construção, fácil manutenção, ótimo acabamento, durabilidade, economia e baixo custo. A praticidade desse tipo ainda garante, segundo especialistas, a execução sobre lajes, piso e outras superfícies.

A versatilidade desse piso ainda permite reproduzir uma série de materiais, como madeira, pedra, tijolo, cerâmica, além de uma infinidade de cores e texturas. Embora ainda seja mais utilizado em obras públicas, tem se popularizado cada vez mais em áreas domésticas, sobretudo por ser ecologicamente correto.

Desde que bem executado por um serviço especializado e com boa manutenção, o concreto estampado dura até 10 anos sem reparos. É preciso, porém, a cada dois anos, passar uma resina seladora para aumentar a durabilidade e deixar a tonalidade do piso mais viva. 

Segundo a Abrace (Associação Brasileira de Piso em Concreto Estampado), essa tendência está em alta e ficará ainda mais comum no Brasil, deixando de ser ”exclusividade” das cidades litorâneas para outros espaços. Se você quer renovar a área externa da sua casa ou chácara, é uma boa opção.

concreto-estampado-destaque

Quanto custa? Preço do m²

O preço do m² do concreto estampado depende da região e da loja, variando por diversos fatores. Geralmente, a média fica entre 30 a 60 reais. Além do piso, você ainda terá que gastar com materiais pertinentes à construção/reforma, bem como a mão de obra especializada. Pesquise bem e busque as melhores alternativas!

Fotos e Texturas de Concreto Estampado

Para conhecer as texturas do concreto estampado, veja algumas fotos desse tipo que, com certeza, servirão de inspiração para seu projeto!

Calçada

Esse revestimento é o mais comum nas calçadas, em duas versões: madeira e pedras. O resultado é impressionante e serve para várias ideias, sempre em áreas externas e para quintais.

Madeira

O concreto estampado imita madeira de forma tão perfeita que nem parece esse material. Se você procura um piso resistente e que fique com um tom clássico, vale a pena investir.

concreto-estampado-com-madeira

concreto-estampado-em-madeira

concreto-estampado-estilo-madeira

concreto-estampado-madeira-ideias

madeira-concreto-estampado

concreto-estampado-madeira

Pedra

Calçadas de pedra são comumente vistas em áreas populares e com muita circulação, em bordas e passeios para deixar a superfície destacada e mais bonita. Além disso, permite formatos, desenhos e estampas variadas!

concreto-estampado-desenhos-pedra

concreto-estampado-pedra

concreto-estampado-de-pedra

concreto-estampado-pedra-2

concreto-estampado-pedra-1

concreto-estampado-pedra

Piscina

Que tal incrementar a borda da piscina com concreto estampado? Vá além do tradicional e deixe essa área colorida e com muitas possibilidades incríveis! Você pode usar desenhos que deixem o ambiente equilibrado com a decoração e a natureza ao redor, de acordo com as características da piscina e do ambiente!

concreto-estampado-na-piscina

concreto-estampado-em-piscina-1

concreto-estampado-em-piscina-ideias

concreto-estampado-piscina-1

concreto-estampado-em-piscina

concreto-estampado-piscina

piscina-com-concreto-estampado

Parede

Essa técnica serve tanto para paredes em superfícies interiores ou para muros de fachadas ou áreas externas. Dá até um toque rústico dependendo da ideia. Uma ótima alternativa e que também garante muitas possibilidades, como você pode ver nas fotos!

parede-com-concreto-estampado

concreto-estampado-parede

concreto-estampado-parede-ideias

concreto-estampado-na-parede

concreto-estampado-na-parede-1

concreto-estampado-no-muro-parede

parede-concreto-estampado

O formato geométrico pode ser realizado em muitos formatos, em diferentes disposições. Conte com a ajuda de um especialista ou use sua criatividade para escolher o melhor modelo!

Como fazer passo a passo: Com moldes / formas

Como fazer concreto estampado passo a passo? Embora seja recomendado contar com um serviço especializado, dá para seguir algumas etapas para mudar o ambiente de modo tradicional, ideal para quem precisa economizar ou já tem um certo conhecimento da área de construção e reformas.

O que é necessário nesse processo: concreto tradicional, endurecedor, desmoldante colorido e materiais para estampagem e proteção da área, além das ferramentas convencionais para aplicação e acabamento. 

concreto-estampado-como-fazer-passo-a-passo

  • Faça o reconhecimento da superfície e analise bem sua estrutura, para definir como e onde será feita a aplicação do concreto estampado;
  • Comece o preparo da armadura e espessamento do piso para dar início ao lançamento e aplicação do concreto;
  • Com todo o concreto lançado, faça o desempeno, sarrafamento e compactação;
  • No acabamento do concreto, alise bem a superfície, atentando-se aos cantos e bordas;
  • Aplique o endurecedor, espalhando por toda a área. Depois, passe o desmoldante colorido;

concreto-estampado-passo-a-passo

  • Faça a estampagem para proteger o piso/superfície, garantir a fixação do pigmento e evitar danos;
  • Por fim, faça a lavagem do piso e aplique uma resina seladora para proteção e destaque.
  • Pronto, o concreto estampado já está na área, deixando mais bonita e chamativa!

Os moldes, formas e desenhos devem ser feitos antes da aplicação do endurecedor e do desmoldante. Nessa hora, é preciso ter uma boa técnica para favorecer um bom aspecto do piso. Não se esqueça de proteger bem o corpo para evitar contato com os produtos/materiais.


O concreto estampado dá um destaque impressionante ao piso, deixando o ambiente atraente e inovador. Seja para a calçada, muro ou outras superfícies, aposte nessa tendência e conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até mais! 🙂

Você pode gostar...