Fogão a lenha: 65 modelos e tipos!


Sabe aquela comidinha com gosto caseiro e cheirinho da roça? É essa a sensação de quem come uma comida feita em fogão a lenha. E esse modo de cozinhar não precisa ficar restrito apenas a quem mora no interior ou na zona rural. Atualmente, já é uma tendência resgatar o hábito de cozinhar lentamente no fogo a lenha e trazer o conforto da alimentação ao prato, e é por isso que muitos projetos incluem esse modelo de fogão na composição da área gourmet ou da cozinha.

E se você se interessa por incluir o fogão a lenha no projeto da casa, há várias maneiras e modelos de usar esse tipo de item, e por isso separamos ideias e tipos diferentes de fogões que se adaptam a projetos diferenciados, mas que garantem ao alimento aquele gostinho de comida da roça.

Modelos de fogão a lenha

De ferro 

            O material nobre é um clássico, e ideal para quem pretende cozinhar em tachões, já o item é mais pesado e garante mais firmeza na hora de mexer a grande quantidade de alimentos. Além disso, ainda dá para optar pelos modelos que não precisam ser construídos no ambiente, e que podem ser comprados prontos e basta realizar a instalação.

piso de madeira cozinha

A parede de madeira dá toque rústico ao ambiente

Este é o clássico modelo de ferro que pode ser comprado pronto e instalado no ambiente desejado. Para garantir que o ambiente não fique com muita fumaça, o ideal é que seja instalado junto um cano de sucção que funcione como chaminé, extraindo o excesso de fumaça que a lenha gera.

 

Mais fotos

cozinha decorada

Elementos em branco suavizam a decoração de madeira

área gourmet

cozinha com ilha

A coifa grande ocupa todo o espaço da ilha central

modelo de ferro

Panelas de ferro compõem a decoração da cozinha

porcelanato imita madeira

A parede tem revestimento que imita madeira

De vidro 

            O modelo não é exatamente todo feito desse material, afinal seria mais difícil do elemento resistir às altas temperaturas do fogo. Mas o material translúcido compõe parte do item, e deixa visível o preparo do alimento no forno ou o fogo que pega na lenha.

pratos decorativos

Não há dúvidas de esse tipo de fogão garante um design bem estiloso para uma cozinha moderna, já que a base feita de metal e com portas de vidro criam um estilo bem atual para a peça. Neste ambiente, o fogão a lenha foi usado dentro da própria cozinha ao invés do tradicional uso em uma área gourmet. E para garantir que a fumaça não se espalhe pelo ambiente, há o uso da tubulação que direciona a fumaça para fora.

 

Mais fotos

O balcão vermelho dá destaque ao ambiente

O balcão vermelho dá destaque ao ambiente

cozinha com coifa

A parede tem acabamento de tijolo a vista pintado

fogão a lenha com vidro

Antigo 

            Se você vai além de simplesmente manter o sabor da comida feita no fogão a lenha, mas também quer resgatar o item do tempo da vovó ou até da bisavó, há a possibilidade de dar uma reformadinha na peça já existente ou até se render a uma peça nova, mas que traga aquele mesmo jeitinho do fogão antigo.

modelo antigo

Se você quer se render a lembrança degustativa e ao elemento tradicional das cozinhas antigas, já pode se inspirar neste fogão a lenha do tempo da roça. Aqui o item feito em alvenaria e na cor vermelhão é clássico. E para dar apoio as panelas, é usada uma chapa de aço que mantém o calor gerado pelo fogo na lenha.

 

Mais fotos

fogão a lenha vermelho

Utensílios, como moringas e bules de barro, fazem parte do espaço

fogão com forno

Revestimento cerâmico em quadradinhos decoram o item

área gourmet decorada

Grandes janelas de vidro permitem apreciar a vista da natureza

parede barro

decoração campestre

A cerâmica xadrez cria uma faixa decorativa na parede

revestimento parede

Ladrilhos hidráulicos decoram a parede

modelos antigos

Moderno 

            Para quem pretende se render a um projeto moderno, mas com o gosto da comida feita no fogão a lenha, pode adaptar os projetos antigos a versões com design e revestimento mais atual, mantendo a peça ao estilo do restante da casa e trazendo ao item as tradições e estilos urbanos.

cozinha com piso granito

Neste projeto, a ideia foi de incluir o fogão a lenha dentro da própria cozinha e para adaptar a peça ao estilo do ambiente, a construção do item foi feita de alvenaria e com base de granito, mesmo material que reveste a bancada da cozinha. E para garantir um toque do estilo antigo, a aposta foi de usar acessórios para a decoração, como as panelas de metal penduradas sobre o fogão.

 

Mais fotos

mesa de madeira

A pintura azul garantiu cor a varanda gourmet

edícula gourmet

O piso de cimento queimado faz parte do projeto da área gourmet

janela de vidro e madeira

As paredes do ambiente são compostas por vidro e madeira roliça

churrasqueira moderna

cozinha de madeira

Na bancada de madeira, vaso com flores para decorar

revestimento pastilha

A coifa de inox absorve a fumaça da churrasqueira

churrasqueira moderna

O fogão tem revestimento de pastilhas pretas

modelos modernos

Portátil / móvel 

            Nem sempre dá para ter um fogão grande e construído no ambiente, mas sempre tem uma solução e uma aposta para quem não tem mais espaço ou não pretende construir uma peça fixa. A solução para o problema é se render as versões portáteis, que funcionam como as pequenas churrasqueiras, que podem ser comprados prontos e levados para diferentes locais.

modelo móvel

Um modelo tradicional do fogão a lenha móvel é esse modelo feito sobre uma base de carrinho. O item tem a base de ferro e com estrutura de tijolinhos a vista, e por ter rodinhas torna o deslocamento da peça mais fácil.

 

Mais fotos

fogão portátil

O item tem revestimento de placas que simulam tijolo a vista

modelo portátil com chaminé

A pequena chaminé ajuda a direcionar a fumaça

modelo com rodas

O modelo tem base com estrutura metálica

modelo de aço

versão móvel

pequeno e compacto

O modelo de ferro é portátil

Com forno e/ou churrasqueira 

            Para quem quer uma área gourmet completa, pode se render aos modelos que incluem forno e/ ou churrasqueira. E para quem vai se render as versões com forno, o melhor é que dá para aproveitar a lenha queimando para esquentar o compartimento e assar o alimento com o mesmo gostinho de comida caseiro.

pintura cor terracota

Faixas decorativas enfeitam a parede

Se a intenção é trazer todos os utensílios da culinária caipira para o ambiente, esse modelo é ideal, uma vez que reúne fogão e forno a lenha em uma mesma peça. E além disso, o espaço ainda conta com uma churrasqueira logo ao lado e que deixa a varanda gourmet completa para preparar diferentes tipos de pratos.

 

Mais fotos

churrasqueira com bancada

O balcão da churrasqueira tem revestimento de pastilhas

balcão de tijolo a vista

forro de madeira

O forro em madeira garante mais estilo ao ambiente

azulejo colorido

Revestimentos coloridos compõem a parede

área churrasqueira

A bancada tem acabamento de cimento queimado

churrasqueira com pergolado

O pergolado foi feito de madeira roliça

azulejo hidráulico

A parede tem revestimento de azulejos hidráulicos

piso imita cimento queimado

modelo com forno e churrasqueira

De canto 

            Se o espaço que você tem disponível no ambiente é pequeno, uma boa maneira de adaptar ao projeto é incluir um fogão a lenha de canto. O item pode seguir o estilo de quina da parede, ou usar esse cantinho para o forno, aproveitando da melhor maneira possível o espaço.

granito preto

A bancada tem pedra de granito preto

Neste projeto, a proposta foi de fazer uma fogão a lenha compacto e completo – com forno e churrasqueira. Como a dimensão do espaço era pequena, o fogão foi posicionado  no cantinho da parede, e assim a bancada de granito, que passa ao lado, ainda pode servir de apoio para o preparo dos alimentos.

 

Mais fotos

decoração área churrasqueira

Banquetas de madeira compõem a bancada

iluminação com arandela

modelo de canto

A cortina embaixo da pia cria um espaço para armário

modelo pequeno

forno a lenha

Embaixo da churrasqueira, espaço para guardar lenhas

Rústico 

            Para quem gosta da decoração rústica e quer trazer ao ambiente um pouquinho do estilo campestre, onde era comum o uso de fogão a lenha, pode se inspirar em um projeto que traga esse estilo e além de preparar alimentos deliciosos, ainda renda um cantinho cheio de charme ao espaço.

piso vermelho

Para este projeto, a ideia foi recriar um pouquinho das antigas cozinhas, e para isso o famoso vermelhão sobre a alvenaria já retrata o ambiente. Outros itens como utensílios pendurados sobre o fogão também recriam a ideia das cozinhas antigas.

parede de pedras

Utensílios de cobre compõem a decoração

Outra possibilidade para quem vai seguir uma proposta rústica é este projeto em que reúne elementos do estilo campestre, mas com um toque moderno por conta do uso de armários e elementos na cor turquesa que compõem o espaço.

 

Mais fotos

parede lousa

A parede tem pintura de lousa

decoração varanda gourmet

decoração cimento queimado

A parede e o fogão tem acabamento de cimento queimado

chão cimento queimado

A parede amarela adiciona cor a decor

decoração rústica

No chão, piso de pedra

modelos rústicos

De tijolo a vista 

            Para quem se rende aos projetos mais atuais de fogão a lenha, uma maneira de construir o item pode ser com o uso de tijolinho a vista. O material é ótimo, já que resiste a altas temperaturas e mantém o calor. Além disso, o uso da matéria-prima ainda é uma ótima escolha para quem pretende incluir ao projeto uma churrasqueira.

parede tijolo a vista

A pia tem bancada de granito

Este projeto é uma ótima inspiração da construção com tijolo a vista. O modelo inclui além do fogão, um forno e churrasqueira também. Além disso, ainda há o uso do tijolinho para revestir a parede e manter o ambiente com uma decoração harmoniosa.

 

Mais fotos

fogão a lenha com coifa

A coifa ajuda a absorver a fumaça do fogão

tijolo a vista pintado

O tijolo a vista foi pintado de branco

parede alaranjada

piso imita madeira

O piso imita acabamento em madeira

bancada de granito

fogão tijolo a vista

Como fazer fogão a lenha – passo a passo

 

Depois deste post com certeza você já ficou com água na boca só de imaginar a comidinha feita no fogão a lenha, então fica a inspiração de adotar o item no projeto da casa e ter um espaço para o preparo de alimentos com gostinho caseiro.

 

 

 

 

You may also like...

6 Responses

  1. Edeir disse:

    BOA TARDE ,GOSTARIA DE SABER O ENDEREÇO E TELEFONE DE VCS

  2. Berlis Ribeiro dos Santos Menossi disse:

    Estamos arrumando uma churrasqueira e gostariamos de adquirir um fogão a lenha moderno, de inox, ou aço escovado e portas de vidro.
    Voces possuem?
    Entrega o mais rapido possivel.
    Qual o valor?
    Obrigada!

  3. Marilda SaraivaVilela disse:

    gostei muito dos modelos muito criativos ,parabens.

  4. diego disse:

    Pra mais fazer um fogao a lenha eu uso cimento normal

  5. OLINDO TESOLIN FILHO disse:

    BOA TARDE! SERIA POSSÍVEL UMA VISITA PARA ORÇAMENTO DE: FOGÃO A LENHA, CHURRASQUEIRA E FORNO A LENHA?

  6. Rogerio Vitor disse:

    QUAL O ENDEREÇO DE VOCÊS E O TELEFONE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *