TIPOS DE PORCELANATO: O que Você Precisa Saber

A reforma ou construção está em andamento e quando o chega o momento de decidir a escolha do piso, muitas dúvidas podem surgir. O piso frio é uma escolha boa e entre as opções, há o queridinho dos arquitetos e donos do lar – o porcelanato. Se sua opção é esse revestimento, na hora da compra surge outra dúvida relacionada aos tipos de porcelanato.

Você não sabia que havia variação nos modelos desse revestimento? Então, antes de sair as compras é importante ler esse post para tirar todas as suas dúvidas, assim você vai otimizar seu tempo e ainda fazer a escolha certa.

 Polido

O porcelanato polido, também é conhecido por porcelanato técnico, e é o tipo mais comum desse piso.

Esse modelo de revestimento é característico por seu brilho intenso que chega a refletir e é capaz de criar um ambiente lindo.

tipos de porcelanato 1

tipos de porcelanato 2

Vantagens

  • Brilho: o modelo polido é lindo e tem muito brilho, fica ideal em salas e quartos.
  • Fácil limpeza: assim como um piso frio, esse tipo de revestimento é muito fácil para limpar, por isso basta um pano úmido para voltar as características originais do piso.
  • Camada protetora: grande parte dos fabricantes usa camadas protetoras sobre o piso – gloss (uma camada de cera que protege o piso) e super gloss (camada de cera aplicada duas vezes para maior proteção) – e isso garante mais brilho e evita possíveis arranhões.
  • Alta resistência: o porcelanato técnico é muito conhecido por sua durabilidade que costuma ser ótima, o que garante o uso do piso por anos e anos sem problemas e com as mesmas características iniciais.
  •  Baixa absorção: esse revestimento é fabricado a partir materiais que são submetidos a altíssimas temperaturas, e por isso é bem resistente a absorção de água, o que permite ser utilizado em áreas que tenham contato direto com água.

tipos de porcelanato 3

tipos de porcelanato 4

Desvantagens

  • Brilho: você não ficou maluco(a), o brilho é uma vantagem e desvantagem. Tal fato acontece, porque ao mesmo tempo em que é lindo, o brilho espelhado marca tudo; por exemplo andar descalço pela casa. Se você é um pouco neura com marcas, pode passar muito tempo limpando o piso para garantir o brilho o constante.
  • Possibilidade de riscos: os riscos podem aparecer sim nesse tipo de piso, e se destacam em virtude do brilho excessivo. A dica para evitar tal problema é escolher um porcelanato de boa qualidade e com alta proteção (ex: super gloss), e no momento de limpar a casa ou deslocar um móvel, é ideal que você peça a ajudinha de alguém para erguer a peça, ao invés de sair arrastando algo pelo seu piso.
  • Escorregadio: com todo esse brilho e proteção, o porcelanato polido pode ser um tanto escorregadio, principalmente se instalado em áreas úmidas. Para evitar esse problema, o ideal é optar por outro tipo de porcelanato para áreas externas e interior do box.
  • Cuidados produtos de limpeza: para manter o brilho e a durabilidade do revestimento, é ideal evitar alguns produtos na hora da limpeza. Os inimigos desse tipo de piso costumam ser: ácidos, aguarrás, escovas ásperas, ceras para aumentar o brilho e sabão em pó.

tipos de porcelanato 5

tipos de porcelanato 6

Dica

  • Se você comprou porcelanato polido e no momento da entrega notou que o piso está opaco, é hora de manter a paciência.
  • Para manter as características e evitar possíveis danos durante o transporte e a instalação, os fabricantes enviam o piso com uma camada protetora de cera. A remoção dessa camada só deve ser feita após o término das obras.
  • Para a limpeza do piso e retirada da proteção, é indicado seguir as indicações do fabricante, mas comumente é aconselhado o uso de saponáceo cremoso por 10 minutos e depois basta usar uma esponja macia.

tipos de porcelanato 7
tipos de porcelanato 8
 Acetinado

O porcelanato acetinado tem acabamento com menos brilho, e como o próprio nome já diz, aparenta ter acabamento acetinado. Esse modelo torna-se menos cansativo a vista, por ter menos brilho e deixa o ambiente até mais aconchegante, ideal para salas e quartos, afinal ter um quarto aconchegante é ideal para relaxar.

tipos de porcelanato 9
tipos de porcelanato 10
Vantagens

  • Alta resistência a riscos: por não ser de alto brilho, esse é um modelo que costuma ter menores chances de riscar.
  • Menos manchas: mais uma vez a ausência de brilho contribui para o piso, inclusive, quando o assunto é manchas. O modelo acetinado pode até ser usado dentro de box, já que tem menores chances de manchar com produtos utilizados durante o banho, como shampoo, condicionador e sabonete.
  • Menos escorregadio: o seu acabamento reflete nesse benefício; por ser mais acetinado torna-se menos liso e pode ser instalado em áreas úmidas.

tipos de porcelanato 11

tipos de porcelanato 12

Desvantagens

  • Não se assimila a pedras naturais: se a ideia é usar porcelanato para substituir o uso de pedras naturais (granito e mármore), o modelo acetinado não é recomendando, já que esse tipo de piso não tem brilho. Por isso, nada mais indicado que o porcelanato polido.
  • Troca: ao optar por instalar o porcelanato acetinado tenha certeza de que é isso que quer. Além do custo da mão-de-obra (mais elevado entre os pisos frios), esse tipo de piso costuma apresentar dificuldades para remover, por isso a instalação torna-se definitiva; caso contrário é preciso desembolsar um bom dinheiro para a substituição do piso.

tipos de porcelanato 13
tipos de porcelanato 14
 Esmaltado

O porcelanato esmaltado nada mais que um tipo de porcelanato que recebe uma camada de esmalte por cima do revestimento (comum em cerâmicas frias).

Além de ser esmaltado, esse tipo de piso recebe outras características relacionadas a sua superfície que pode ser lisa, áspera, brilhante ou mate.

Para quem optar por esse modelo, é de suma importância atentar-se ao PEI, tipologia que refere-se a resistência do revestimento. Por isso, quanto maior o PEI, maior será a durabilidade do seu piso.

tipos de porcelanato 15
A variação de PEI é de 1 a 5.

  • PEI 1: indicado para áreas com pouquíssimo atrito, por isso a instalação em paredes é mais recomendada.
  • PEI 2: tem baixa resistência e é indicado para áreas com pouca circulação.
  • PEI 3: intermediário do grupo, e por isso já tem maior durabilidade e pode ser instalado dentro de casa.
  • PEI 4: a qualidade já é bem maior e a instalação pode ser feita em áreas com mais circulação como hall de entrada e salas.
  • PEI 5: considerado o de melhor resistência e por isso sua durabilidade é maior. Pode ser usado em áreas externas e com muita transição de pessoas.

tipos de porcelanato 16
Vantagens

  • Diferentes características: por receber uma base esmaltada, esse modelo pode ser encontrado em diferentes características (com ou sem brilho, áspero ou liso), o que é vantajoso para compor diferentes tipos de projetos.
  • Menor absorção de água: o esmalte é um excelente aliado para combater a absorção de água e por isso é um ótimo piso para áreas externas e úmidas, de modo a ter menos manchas.
  • Facilidade de cuidar: entre os porcelanatos acima, esse é o mais fácil de cuidar, já que suas características são como de cerâmica fria, e não exigem manutenção constante e com pano úmido é possível realizar a limpeza.

tipos de porcelanato 17

Desvantagens

PEI: se no momento da compra você não considerar a área a ser instalada e o PEI indicado para tal instalação, esse pode ser um problema futuro com o desgaste do piso.
tipos de porcelanato 18
tipos de porcelanato 19
tipos de porcelanato 20

Agora que você já sabe sobre os diferentes tipos de porcelanato, é só fazer a escolha certa de acordo com a área de instalação e características desejadas.

Você pode gostar...