Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!

            Sabe quando bate aquela vontade de renovar o ambiente? Nem sempre a vontade está aliada a disponibilidade de dinheiro para uma reforma, mas se a ideia é de trocar o piso, dá para solucionar isso com uma tinta para piso.

Isso mesmo, ao invés de trocar todo o piso e enfrentar quebra-quebra, poeira e todos os percalços de uma reforma, uma maneira rápida para renovar o espaço é usando uma tinta para piso, que dá nova cor ao revestimento e isso pode mudar completamente o estilo da decoração.

            E se você gostou da ideia, mas não sabe qual a tinta indicada para cada tipo de piso, e quer dicas de como fazer essa transformação sem reforma, é só seguir o post e descobrir esse truque para renovar o ambiente.

como pintar piso

Dicas de Tinta para Piso

Madeira 

            O piso de madeira por si só é lindo, mas se não for bem cuidado pode sofrer desgastes ao longo do tempo e ficar completamente marcado.

E se seu piso já está nessa fase, uma maneira de renová-lo é usando uma tinta para piso de madeira.

Ah, e antes que você se confunda, verniz e tinta são diferentes.

  • Verniz: pode ser e é usado sobre o piso de madeira, mas é uma camada incolor apenas para realçar o brilho do chão e criar uma camada protetora sobre o piso de madeira. Ideal para renovar o piso que está desgastado, mas sem arranhões.
  • Tinta: a ideia da tinta é acrescentar uma nova camada, e nela inclui-se uma camada de cor. Então, se você quer mudar a cor do piso de madeira e esconder o piso já danificado, escolha pela tinta.

 

As tintas mais indicadas para a pintura do piso de madeira são as versões esmalte sintético ou epóxi. Ambas as indicações são perfeitas para mudar a cor da madeira, e no caso do esmalte sintético é preciso aplicar uma camada de verniz sobre a pintura para deixar a tinta protegida.

taco de madeira pintado

Nesta sala, o antigo taco foi pintado de preto

piso de madeira branca

A sala ficou clean com o piso de madeira pintado de branco

piso de madeira

Cerâmica 

No caso dos pisos frios (cerâmica), a pintura é ainda mais simples, já que não é preciso remover cera e lixar a superfície, como no caso dos pisos de madeira.

A melhor indicação para pintar o piso cerâmico são as tintas epóxi que aderem melhor ao piso e mesmo com o passar dos anos sofrem pouca deterioração, até mesmo em locais de passagem e ambientes úmidos ou molhados.

Outra indicação de tinta para piso de cerâmica é a tinta acrílica, que tende a ser mais barata, mas tem durabilidade menor no piso, já que é a base de água e menos resistente para locais de muita circulação.

Neste caso, considere qual o ambiente em que a tinta para piso vai ser usada; e no caso de ambientes com mais circulação de pessoas e/ ou molhados, o ideal é a tinta epóxi. Já os ambientes com pouca circulação podem receber tinta acrílica, mas lembre-se que esse tipo de acabamento exige mais manutenção.

cozinha reformada

A antiga cozinha ganhou piso pintado de amarelo, o que deixou o ambiente mais alegre

cozinha clean

O piso foi pintado de branco, deixando o ambiente mais iluminado

cozinha simples

No chão, a pintura cinza fica neutra

Cimento

O uso do piso de concreto é bem comum para áreas externas por conta do custo-benefício, mas se você quer dar um toque de cor a essa superfície, vale usar tinta acrílica.

Como essa tinta é a base de água, a cobertura não vai ficar lisa e as características do concreto serão mantidas, mas o piso vai ganhar uma nova cor.

Apesar de não ser tinta mais resistente, a tinta acrílica pode ser usada em ambientes externos como calçadas de concreto, mas há a necessidade de renovar a pintura em média a cada 2 anos.

piso de concreto

A calçada de cimento ganhou pintura cinza, o que realçou mais o chão

calçada casa calçada pintada

Epóxi

            Com certeza a tinta epóxi é uma das mais conhecidas e indicadas quando o assunto é tinta para piso.

Esse tipo de tinta as vezes é confundido com o porcelanato líquido, e apesar de serem parecidos, são técnicas diferentes.

No caso da tinta epóxi, a cobertura pode ser usada sobre cerâmica, madeira, pisos esportivos e ambientes com grande circulação, como clínicas médicas.

A tinta epóxi é muito resistente e pode ser usada até mesmo em ambientes molhados, como banheiro. Além disso, outras vantagens dessa tinta é a variedade de cores e a boa cobertura sobre a superfície.

O acabamento da tinta epóxi pode ser acetinado, fosco ou com brilho, e isso permite encontrar o visual perfeito para o ambiente a ser transformado.

sala decorada

Nesta proposta, a ideia foi de usar tinta epóxi com brilho

cozinha colorida

O piso pintado de azul deixa a cozinha alegre

tinta epóxi piso

Dá para pintar o piso com tintas comuns?

Depende!

Infelizmente uma tinta usada em parede não é mais indicada para pisos, principalmente cerâmicos.

A tinta para piso é mais resistente que uma tinta tradicional, e mesmo com o ir e vir a pintura do piso vai permanecer bonita.

No caso das tintas normais e usuais em paredes, há mais facilidade de agregar sujeira e desbotar rapidamente, porque não foi desenvolvida para ser usada em um caminho de passagem. E assim, você vai precisar renovar a pintura com mais frequência.

 

Fotos de Pisos Pintados Criativos

varanda pequena decorada

Vasos com plantas decoram a varanda

Não importa qual o ambiente, mas se a ideia é renová-lo vá em frente!

E uma inspiração para transformar o espaço usando tinta para piso é essa pequena sacada.

No projeto, o piso cerâmico foi pintado de verde e deu um toque mais aconchegante para a decoração que tem pontos coloridos.

decoração sala

A proposta desse projeto foi de transformar uma sala com taco de madeira no chão.

Ao invés de remover todo o taco, a aposta foi por pintar o chão de preto, e assim dar um novo estilo para a sala.

E como o piso preto poderia pesar no ambiente, a decoração apostou no uso de tapetes, que deixam o ambiente mais aconchegante, e em pontos e elementos brancos, que ajudam a iluminar o ambiente.

banheiro antigo

Para quem está buscando inspirações para a reforma de banheiro antigo já pode incluir este projeto entre uma das ideias.

Com a proposta de não gastar muito na reforma, a ideia foi de não substituir revestimentos, e assim o antigo piso cinza foi pintado ao estilo quadriculado de verde e branco. Até mesmo os azulejos foram pintados, e isso já deu cara nova ao ambiente.

sala simples

A estante embutida na parede faz parte do projeto da sala

Para quem está em busca de uma proposta clean, pode aproveitar a tinta para piso de cor branca, como neste projeto onde o piso de madeira ganhou cor branca.

O resultado ficou super atual, e a decoração contribuiu para esse resultado clean da sala.

 

Mais fotos

sala de jantar simples

A parede da sala de jantar foi decorada com porta retratos

taco de madeira

O sofá branco destaca o taco pintado de preto

sala grande

A ampla porta de vidro dá acesso ao jardim externo

spa em casa

piso pintado de branco

banheiro colorido

Para dar um toque moderno ao banheiro, a parede ganhou listras coloridas

cozinha moderna

A cozinha com um pilar laranja tem estilo moderno

decoração vintage sala

A decoração segue o estilo vintage

parede amarela

A parede mostarda ganha ainda mais destaque diante do piso branco

banheiro vermelho

As peças brancas destacam-se no banheiro vermelho

Na cozinha, o piso foi pintado de pink

Na cozinha, o piso foi pintado de pink

piso de taco

varanda rústica

A varanda ganhou piso pintado de azul

piso de madeira pintado

piso quarto

A cama tem pés de rodinha

piso branco

piso com tinta epóxi banheiros pintados

Como Pintar Piso Passo a Passo

E se a ideia é fazer economia para renovar a casa, aposte em colocar a mão na massa e pinte o piso você mesma(o).

Para ajudar nessa empreitada, você pode procurar por videos na Internet, existem diversos, principalmente no Youtube que podem lhe inspirar.

Agora que você já descobriu tudo sobre tinta para piso e viu que é possível renovar o revestimento gastando pouco, já pode escolher qual o ambiente vai ganhar cara nova e colocar a transformação em prática.

Você pode gostar...