TIJOLO DE DEMOLIÇÃO: 25 ideias de como usar!

Os materiais de reaproveitamento estão cada vez mais presentes nos projetos arquitetônicos, e um desses recursos é o tijolo de demolição. O material que antes era deixado de lado, hoje fica visível e é capaz de trazer muito estilo ao lar, seja no interior ou na fachada.

 

O que é?

Assim como o tijolo a vista aparente, esta versão também é um tijolinho, mas neste caso o material já tem certo desgaste pelo uso e isso que caracteriza a peça com toque rústico.

Ah, e se você acha que só é possível encontrar o modelo em lojas que revendem materiais de obras antigas, engana-se. Dá para encontrar essa raridade ao descascar a parede de uma estrutura antiga, versões novas em plaquetas que simulam o desgaste e até aproveitar os tijolinhos já existentes na parede e deteriorar um pouco as peças a fim de dar a característica rústica.

 

Fachadas com tijolo de demolição

fachada sobrado

            Neste sobrado, as linhas retas dão características modernas e em contrapartida os detalhes com revestimento de demolição marcam mais a fachada e caracterizam um projeto cheio de estilo.

sobrado moderno

No quintal, ampla área gramada

O sobrado moderno segue a tendência de linhas retas e telhado embutido, e isso cria um design mais atual para o lar. No entanto, o contraponto de todo o revestimento com tijolinho é determinante para criar o equilíbrio entre moderno e rústico.

casa tijolo aparente

Para este projeto, o recurso arquitetônico aparece predominante na estrutura externa e é combinado com elementos como pilares de cimento e portas e janelas em madeira. O resultado é super charmoso!

casa de tijolinho a vista

Para o design com linhas retas, a fachada é um mix de elementos como vidro, madeira, e claro, o material com características de demolição, que neste caso ainda tem aspectos de cores por conta do desgaste.

casa com telhado visível

No pequeno jardim, bananeira decorativa

A casa térrea e pequena traz à tona a linha rústica na fachada. O acabamento com tijolos desgastados faz parte das paredes e do muro externo, de modo a dar continuidade ao estilo seguido.

casa com piiscina

Neste projeto cores como vermelho e verde aparecem em detalhes e isso dá ainda mais evidência ao revestimento. Se a ideia é trazer um pouco mais de vida a fachada, vale apostar nesta ideia de usar cores, assim o visual não fica apenas com foco na deterioração do material.

 

Mais fotos

porta de vidro

Na entrada, porta pivotante de vidro

casa térrea moderna

Para a cobertura, telhas Shingle

fachada com tijolo a vista

modelos de fachadas

Paredes internas

parede madeira demolição

O pendente suspenso ilumina a bancada do quarto

Se a intenção é dar foco a uma decoração rústica, este quarto é uma ótima inspiração. O material característico de demolição aparece na madeira e nos tijolos, ambos utilizados como revestimento para paredes.

banqueta madeira

A cozinha toda branca é clean, mas para dar mais estilo e ousadia ao ambiente vale seguir algumas ideias, como usar piso de cimento queimado e parede com tijolos de demolição. Ah, e olha o detalhe do vidro que protege a parede para evitar que respingos do fogão e da pia sujem o acabamento.

frigobar retrô

Na parede, decoração com quadros

Neste projeto, o estilo de decoração industrial é marcante e pode ser visto em pontos como:

  • Parede com tijolos desgastados;
  • Tubulações visíveis;
  • Chão de cimento queimado;
  • Decoração com peças no estilo de fábricas.
decoração industrial

Na área do quarto, armário espelhado

No quarto, também vale seguir a tendência arquitetônica, mas para não deixar o ambiente “frio”, é ideal investir em decoração como quadros na parede, cortinas e até mesmo o piso de madeira que deixa o espaço aconchegante.

decoração banheiro rústico

            Se você não quer arriscar uma parede inteira com este estilo de acabamento, uma possibilidade é fazer o detalhe em um pilar, como esse banheiro que ganhou um toque rústico.

sala de jantar decorada

Na sala de jantar, as cores claras das paredes ganharam o contraponto com uma das superfícies em destaque por conta do tijolinho de demolição aparente. E para deixar o espaço acolhedor, piso de madeira em taco espinha de peixe.

cozinha americana

A estante com nichos decora a parede

A decoração com ambientes integrados também pode ter foco para este estilo de revestimento nas paredes. E para combinar, a escolha foi por utilizar peças e eletros na tendência retrô, que são cheios de estilo e cor.

veneziana de madeira

Para criar um espacinho de trabalho ou estudos em casa, este projeto evidenciou a parede com tijolos desgastados e em contraposição o moderno forro de gesso rebaixado na cor branca, de modo a trazer mais luminosidade para o ambiente.

cozinha rústica

No chão, tapete listrado

Na cozinha, a aposta foi descascar uma das paredes e encontrar essa joia para a arquitetura. Para mostrar evidenciar o projeto original, a parede não foi totalmente descoberta e isso cria um resultado ainda mais moderno e estiloso para o ambiente.

sala com estante parede

Para o rack, caixotes de madeira

Esta sala mistura as cores claras de algumas das paredes e o acabamento rústico de outra. O detalhe do acabamento ainda vai além, isso por conta da composição que deixa visível uma antiga abertura na superfície que foi fechada com o tempo.

 

Mais fotos

piso que imita madeira

banco metálico

A coifa redonda é moderna

tapete listrado

O piso de cimento queimado dá estilo a sala

parede de tijolo a vista

tijolinho a vista decoração

O que você acha de usar tijolo de demolição aparente? Para incorporar o estilo em seu projeto, vale se inspirar em ambientes mais ousados e compostos totalmente pelo acabamento ou aproveitar o material com moderação apenas para detalhes internos ou externos.


Você pode gostar...