Piso Preto: Vantagens, Materiais e + de 40 modelos

Você está em dúvida em qual cor de piso colocar em sua casa? Já pensou em piso preto?

Ele pode ser uma ótima opção para quem quer modernizar e deixar os ambientes mais aconchegantes. Nesse artigo vamos falar sobre essa cor de revestimento e os diversos materiais existentes no mercado, vem com a gente conhecer!

piso-preto-dicas

Vantagens e Desvantagens

Você já deve saber que pisos escuros deixam a casa linda, com um ar sofisticado. Tudo o que a gente quer, né? Entretanto os especialistas indicam o uso dessa cor somente em áreas específicas da residência e não nela inteira, já que os tons escuros conferem sensação de menor espaço.

Ou seja, ao contrário do branco e tons claros, o preto pode estreitar a sala ou a cozinha, então, se esse não é seu objetivo, mude de planos. Se quiser arriscar mesmo assim, a dica é combinar o piso preto com paredes de cores amenas, como branco, bege, gelo e nude, criando um contraste. Ajudará na ampliação do ambiente.

piso-preto-vantagens

Ao contrário do que pode se imaginar, os pisos pretos não são tão fáceis de limpar. Outros tons escuros, sim, mas o preto é complicado, pois mancha se não for limpado corretamente, com os produtos adequados.

É importante escolher pisos pretos se forem de seu gosto pessoal e se eles combinarem com o restante da decoração de sua casa, como móveis, têxteis e objetos. Veja se as paredes ficarão bonitas se combinadas a esse tom de piso, conferindo harmonia, se não, essa escolha não será bacana.

Os pisos pretos deixam o ambiente com aquele típico toque rústico, e também é bem acolhedor, principalmente se o material escolhido for madeira.

piso-preto-pastilhas

Cozinha com Piso Preto

Cozinhas com piso preto são sinônimo de sofisticação. É difícil encontrar um projeto semelhante que resulte em uma cozinha feia, vale a pena investir. Só tome o cuidado de optar por materiais adequados para locais úmidos e que recebam bastante sujeira, a madeira, por exemplo, deve ficar para outros cômodos, que não a cozinha e banheiro.

Lembre-se também que o preto é uma cor que deixa o local visualmente menor, porém aconchegante. Veja se é esse o resultado que você deseja mesmo. Conheça os principais materiais aplicados nas cozinhas de piso preto:

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento moderno que tem sido muito utilizado em todos os tipos de cômodos. Devido ao polimento do porcelanato as cores tendem a ser bastante intensas e vibrantes, e por isso é muito requisitado para casas contemporâneas.

Apesar de ser bem bonito, o piso preto de porcelanato requer alguns cuidados, pois é comum que fiquem desbotados ou esbranquiçados. Isso se deve a alguns fatores como: uso e atrito frequente; uso de produtos ácidos e alcalinos no piso – limpadores de alumínio, etc, causam manchas também; perde a cera ou impermeabilizantes que mascarava o polimento do piso.

Veja algumas ideias de cozinhas com piso de porcelanato:

piso-preto-cozinha-porcelanato

piso-preto-na-cozinha-porcelanato

piso-preto-cozinha-de-porcelanato

piso-preto-cozinha-chique

Granito e Mármore

Se a sua ideia é colocar piso de granito ou de mármore preto, saiba que também poderá resultar em uma cozinha chique. Entretanto, é preferível escolher o granito em vez do mármores, por conta de maior resistência do primeiro. O granito é melhor opção para pisos, pois é bem difícil de manchar e riscar, tendo fácil regeneração, e de quebrar.

Já o mármore não é aconselhável para pisos, e o uso dele para revestimentos se limita a bancadas e balcões, ou detalhes decorativos de uma casa.

O charme do piso preto de granito fica por conta da versatilidade de tons, já que a pedra é natural e não é homogênea. Dê uma olhadinha em como fica:

piso-preto-de-granito

piso-preto-granito-preto

piso-preto-granito

piso-preto-marmore

Preto e Branco (xadrez)

Preto e branco é a união clássica da moda e decoração. É raro encontrarmos ambientes que fiquem feios com essa junção, por isso é uma chance assertiva na hora de escolher a cor de piso para a cozinha. Se você quiser um ar retrô, então, pode apostar sem medo.

O que mais vemos quando o assunto é piso preto e branco, são as referências em xadrez – um quadro preto e outro quadrado branco intercalados por toda a extensão do piso. Mas podemos ver estilos diferentes, como os listrados, de poás ou de outros desenhos.

É uma forma de dar graciosidade e personalidade para sua cozinha. Veja alguns modelos:

piso-preto-e-branco

piso-preto-p-b

piso-preto-p-e-b

piso-preto-xadrez

Veja opções de desenhos irreverentes e listras:

piso-preto-listrado

piso-preto-preto-e-branco

Lavabo e Banheiro com Piso Preto

Os lavabos e banheiros também recebem super bem pisos escuros, sobretudo os pretos. Para contrapor a morbidez da cor, escolha outras mais claras. Da mesma forma que na cozinha, escolha materiais indicados para ambientes úmidos, e que também sejam fáceis de limpar, pois o banheiro é um local que acumula muita sujeira.

Porcelanato

O porcelanato no banheiro ou lavabo pode ser a melhor escolha atualmente. Ele pode ser polido, acetinado ou esmaltado, você é quem vai definir o tipo de acabamento. Para que resulte em uma peça de qualidade, é aconselhável chamar um profissional especializado nesse material. Afinal, a reforma de banheiros é cara e não queremos fazer sempre, não é mesmo?

O porcelanato polido é o tipo que mais favorece o surgimento de riscos, os outros podem ser uma boa escolha se você deseja evitar esses incidentes. No entanto, os acetinado ou esmaltado podem não ter o brilho que você deseja, não substituindo as pedras naturais, por exemplo.

Confira os banheiros com piso preto que separamos para você:

piso-preto-porcelanato-brilhante

piso-preto-porcelanato-minimalista

piso-preto-porcelanato-preto

piso-preto-porcelanato

Pastilhas

Quando o assunto é facilidade na aplicação, as pastilhas são ótimas opções. Usa-se muito esse material para revestir paredes de cozinhas e banheiros, mas saiba que elas também podem ser colocadas nos pisos dos mesmos. Elas são modernas e charmosas e se apresentam em vidro ou cerâmica, garantindo bastante classe ao ambiente, além da simplicidade na hora de limpar.

Uma dica para quem vai aplicar pastilhas pretas no chão do lavabo ou banheiros é assentar bem o piso, pois facilita muito e evitará o desnível.  É mais indicado, nesse caso, optar por pastilhas de cerâmica. Isso por que elas são mais seguras ao atrito, diferente do vidro, que pode se quebrar e cortar os pés.

Veja algumas dicas de banheiros e lavados com pisos de pastilhas pretas:

piso-preto-pastilhas-diferentes

piso-preto-pastilhas-no-box

piso-preto-pastilhas-preto-e-branco

piso-preto-pastilhas

Preto e Branco (xadrez)

Outro ambiente que combina bem com o P & B é o banheiro. Pense em um ambiente que fica sofisticado com essa união de cores clássicas? Sim, você vai acertar em cheio se escolher esse tipo de decoração.

As dicas são as mesmas para no caso da cozinha, e a elegância é garantida! Você pode optar pelo xadrez ou outras formas geométricas, combinando ou não com a parede. Veja algumas dicas:

piso-preto-banheiro-p-b

piso-preto-lavabo-diferente

piso-preto-lavabo-p-b

piso-preto-lavabo-p-b

piso-preto-lavabo-preto-e-branco

Sala com Piso Preto

É tradicional buscarmos cores que sejam mais clean para as salas, pois conferem mais tranquilidade e aumentam a sensação de espaço. Mas pondere que o preto pode ser uma opção viável para deixar tudo mais confortável e acolhedor, perfeito para quem gosta de receber pessoas e fazer da sala um ambiente para ficar por horas.

Existem inúmeros materiais para você escolher, conheça os mais requisitados.

Madeira / Amadeirado

Os pisos de madeira ou amadeirados são os mais escolhidos para revestir a sala de residências. A madeira é atemporal e super versátil, combinando com diversos estilos de decoração, como o clássico, rústico, provençal, moderno, entre outros, além das tonalidades das paredes, móveis e objetos.

É importante escolher madeira que seja tratada contra agentes externos para que o piso não seja prejudicado.

Hoje há muitas opções para revestir o chão com madeira, que apresentam muitos acabamentos. Além disso, existem materiais que imitam madeira, como o porcelanato e pisos vinílicos. Entre os tipos mais conhecidos estão o: laminado, carpete de madeira, assoalho, parquet, taco, além da madeira de demolição, que são nobres e de alta durabilidade.

Veja opções incríveis:

piso-preto-na-sala-amadeirado

piso-preto-na-sala-de-madeira

piso-preto-na-sala-madeira-e-tapete

piso-preto-na-sala-madeira

piso-preto-na-sala

Porcelanato

O porcelanato fica ótimo na sala se o estilo que quiser seguir for moderno, contemporâneo ou minimalista. Já falamos sobre os benefícios de aplicar o porcelanato preto em sua casa, então, chegou a hora de se inspirar com alguns modelos. Veja:

piso-preto-de-porcelanato

sala-com-piso-preto-de-porcelanato

sala-com-piso-preto-porcelanato

sala-com-piso-preto

Resina epóxi

Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou “endurecedor”. A aplicação desse material é feita sobre outro tipo de revestimento previamente já instalado no ambiente.

Para aplicar epóxi é preciso que a superfície esteja completamente limpa e livre de manchas, além de estar nivelada. Uma dica é limpar com removedores e lixar.

Esse tipo de acabamento deixa o piso brilhante, como se fosse envernizado e bem encerado, além de não ter a presença de rejuntes, ou seja, é um piso inteiriço. É possível garantir um piso de resina epóxi preto em porcelanatos, tacos de madeira, cerâmica, entre outros.

Veja algumas ideias para você aplicar em sua sala:

piso-preto-epoxi

piso-preto-resina-epoxi-decorado

piso-preto-resina-epoxi-tinta

piso-preto-resina-epoxi

Quarto com Piso Preto

Quartos rústicos ou com decoração minimalista combinam bastante com piso preto. Faça a harmonização desse ambiente compondo elementos mais claros e que tenham efeito decorativo mais leve. Veja modelos.

Madeira

Quarto pede piso de madeira ou amadeirado, pois é mais aconchegante e visualmente acolhedor. Não pense que a cor preta deixará seu quarto com um clima muito pesado, não, tudo dependerá de como você vai decorar e se ele é arejado e iluminado.

Dê uma olhadinha nos quartos que separamos para você:

piso-preto-no-quarto-amadeirado

piso-preto-no-quarto-madeira

piso-preto-no-quarto-taco

piso-preto-no-quarto


Gostou das ideias de piso preto e das dicas que selecionamos para você? A cor preta é clássica na decoração e pode ser investida sem medo, apesar de certos cuidados de manutenção dos materiais e harmonização dos ambientes. Espero que tenha gostado!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Pode deixar para a gente nos comentários abaixo.

Você pode gostar...