Piso para banheiro: veja como não errar na escolha!


Você sabe como escolher piso para banheiro? O ambiente é diferente de outros cômodos da casa, e por isso merece um piso diferenciado também, afinal estamos falando de uma área molhada, e riscos de acidente podem acontecer.

Se você quer descobrir qual o melhor piso para banheiro e dicas de como escolher, vamos ao post!

Modelos

Qual é o Piso Ideal para Banheiro e Como Escolher? #dicas

  1. Acabamento: o tipo de acabamento é algo importante de verificar na hora de escolher o piso. Atualmente existem diversas possibilidades – antiderrapante, polido, entre outros – e a dica é escolher o acabamento pensando nos moradores da casa. Por exemplo, se houver idosos e crianças, fuja dos pisos lisos e polidos no banheiro, com água esse tipo de acabamento pode ser arriscado e causar acidentes.
  2. Cor: pensar na cor do piso para banheiro também é algo importante. No momento da escolha, considere como será o restante da decoração do banheiro, afinal o piso precisa ficar harmonioso. Caso você queira peças coringas para o revestimento, não tenha medo de escolher cores neutras.
  3. Tamanho: o tamanho do piso que será usado no chão também é algo a se analisar. As peças maiores pedem ambientes de dimensões maiores também, caso contrário, podem encolher os banheiros pequenos. Se a ideia é valorizar e dar sensação de um espaço maior, aposte em peças de tamanhos menores e isso vai ajudar a aumentar visualmente o espaço.
  4. Porosidade: o tipo e o acabamento são algo importante no piso escolhido. Evite as opções mais porosas, uma vez que tendem a absorver mais água e até mesmo os produtos de limpeza usados no ambiente. Com o tempo, essa absorção de líquido pode vir a manchar o piso. Então, evite as pedras e pisos porosos!

 

Tipos e Modelos de Piso para Banheiro

Porcelanato polido

            Entre os tipos de porcelanato, o acabamento polido é um dos queridinhos, mas antes de adotar esse tipo de piso no banheiro, é bom se atentar a alguns detalhes.

 

Vantagens:

  • Estética: o visual estético é o ponto auge da escolha do piso para banheiro. A peça polida tem muito brilho e isso valoriza a decoração.
  • Cores: a gama de cores é outro ponto vantajoso no momento de escolher o porcelanato polido. Assim, sempre dá para encontrar a cor desejada e que combine com o projeto.
  • Limpeza: o modo de limpar porcelanato também é um atrativo, visto que a peça tem limpeza fácil e rápida.

 

Desvantagens:

  • Escorregadio: o maior problema do porcelanato polido para o banheiro, está no fato do piso ser escorregadio quando molhado. Para amenizar esse problema, uma solução é usar outro piso na área do box ou até usar tapetes antiderrapantes. 
Porcelanato polido branco

O piso claro valoriza o ambiente pequeno

Banheiro clean e moderno

A flor roxa decora a bancada branca

Cores porcelanato polido

A bancada dupla é ideal para casais

Decoração banheiro

Os nichos decoram a parede do banheiro

Banheiro com banheira

Porcelanato polido

Porcelanato acetinado

O uso do porcelanato acetinado é uma das opções de porcelanato para banheiro. A diferença do acetinado para o polido está no acabamento da peça, que no acetinado tem menos brilho.

 

Vantagens:

  • Menos brilho: o brilho do modelo polido é lindo, mas o reflexo que as luzes dão pode tornar o piso um tanto cansativo. Por isso, o modelo acetinado se torna uma boa opção; já que tem menos brilho e deixa o ambiente mais aconchegante.
  • Mais resistente: o acabamento com menos brilho e sem ser polido também se torna mais resistente, principalmente em questão de riscos. Então, se você procura por um piso para banheiro que seja bonito e resistente, o porcelanato acetinado é uma ótima opção.
  • Menos escorregadio: com certeza essa é principal vantagem do acabamento acetinado. Mesmo em contato com água a peça é menos escorregadia, e pode ser uma opção até mesmo para a área do box.

 

Desvantagens:

  • Dificuldade de troca: ao escolher o porcelanato acetinado, tenha certeza de que deseja esse modelo, afinal a troca dele é mais complicada e isso poderia acarretar altos custos com obra.
Forro de gesso

No teto, o rasgo de luz no gesso é moderno

Banheiro pequeno

O armário espelhado ajuda a ampliar o banheiro

Banheiro moderno

O revestimento geométrico decora a parede

Porcelanato acetinado

Na área do box, a aposta foi pelo revestimento com pastilhas

Banheiro casal

Pedras seixo revestem as paredes da área do box

Porcelanato esmaltado 

            O nome esmaltado já dá uma dica do tipo de acabamento desse piso. E a dica se refere que a peça recebe uma camada de esmalte por cima, o que a deixa bem parecida com os pisos cerâmicos.

 

Vantagens:

  • Variedade: a camada de esmalte que o piso recebe permite a variedade de acabamentos na peça. Por isso, dá para encontrar esse tipo de piso no estilo fosco, com brilho, entre outros. E isso é uma vantagem na hora de escolher exatamente um modelo que mais combina com o banheiro.
  • Resistente: comparado aos outros tipos de porcelanato, esse é o mais resistente, já que tem baixa porosidade e menos chances de riscos.
  • Preço: para quem quer um bom custo-benefício, esse modelo de piso para banheiro é o mais barato em relação aos outros tipos de porcelanato.

 

Desvantagens:

  • PEI: assim como na cerâmica tradicional, no porcelanato esmaltado também existe a classificação de PEI, que avalia a resistência da peça. Isso pode ser uma desvantagem, já que há versões de baixa resistência. E como estamos falando de piso para banheiro, a melhor indicação é PEI 4 ou 5, que tem menos porosidade e é mais resistente para a área molhada.

Porcelanato esmaltado

Banheiro bege

Banheiro branco

Quadrinhos coloridos enfeitam a parede branca

Banheiro branco e azul

O revestimento azul na parede, adiciona cor ao projeto

Banheiro moderno

A bancada de mármore é elegante

Porcelanato amadeirado

            Madeira e áreas molhadas são duas coisas que não combinam muito, mas se você gosta do acabamento amadeirado, uma solução é apostar em pisos que imitam madeira, como é caso do porcelanato amadeirado.

 

Vantagens:

  • Acabamento: o fato do piso imitar madeira é a principal vantagem, já que tem a resistência de um piso frio com o visual de madeira, dando um toque aconchegante no banheiro.
  • Menos escorregadio: o acabamento da peça costuma imitar até mesmo as ranhuras da madeira, e isso deixa o piso para banheiro menos escorregadio.

 

Desvantagens:

  • Preço: infelizmente ter um porcelanato que imita madeira ainda tem um custo mais alto. Entre os tipos de porcelanatos esse pode ser um dos mais caros. 

Piso imita madeira

Banheiro com nicho embutido

Na área do box, nicho embutido

Porcelanato de madeira

A cuba de semi-encaixe foi a opção para a bancada

Piso amadeirado

A bancada de vidro é moderna

Cuba de apoio redondo Porcelanato amadeirado

Pastilha

As pastilhas são revestimentos bem conhecidos para as paredes, mas há pouco tempo as peças menores também estão se destacando entre os projetos de banheiros com pastilhas.

 

Vantagens:

  • Tamanho do revestimento: o tamanho reduzido das peças de pastilhas é uma grande vantagem desse tipo de revestimento, já que ajuda a ampliar espaços pequenos.
  • Acabamentos: os tipos de pastilhas (de vidro, cerâmica, entre outras) torna-se uma vantagem, pois dá para encontrar a opção ideal para o piso do banheiro de acordo com o projeto.
  • Cores: a gama de cores das pastilhas é sem dúvida uma grande vantagem, e isso valoriza o ambiente, já que dá para escolher cores e estilos lindos para criar um banheiro único.

 

Desvatagens:

  • Preço: comparado a pisos tradicionais, as pastilhas têm custo mais alto, e revestir todo o piso do banheiro pode deixar a obra mais cara.
  • Rejunte: a aplicação do rejunte entre as peças é algo importante para evitar a infiltração de água no piso, mas essa não é uma parte difícil para os profissionais da área civil. A desvantagem está na dificuldade de manter todo esse rejunte limpo, por isso, a dica é fugir do rejunte branco entre as pastilhas do chão do banheiro. 
Banheiro verde

Prateleiras de vidro compõem a área do box

Pastilha cinza

O azulejo geométrico decora a parede

Banheiro com madeira

O painel de madeira reveste uma das paredes

Banheiro pequeno com banheira

Bancada decorada

Na bancada, a decoração foi feita com orquídea roxa

Piso de pastilhas

Piso antiderrapante 

            Ao considerar uma área molhada, como o banheiro, um piso que logo vem à cabeça é o piso antiderrapante, e nesse tópico existem uma variedade de modelos, como emborrachado, cerâmico, de pedra, entre outros.

 

Vantagens:

  • Mais seguro: o acabamento antiderrapante da peça é principal característica entre os vários modelos de piso antiderrapante. Essa aderência que o piso dá é de extrema importância para evitar escorregões e até quedas com o chão molhado do banheiro.

 

Desvantagens:

  • Limpeza: ao mesmo tempo que a aderência do piso é importante para evitar acidentes, ela também pode ser um problema na hora da limpeza, principalmente dos modelos cerâmicos que tendem a acumular sujeirinhas entre o acabamento áspero. Para que o piso não fique com aparência encardida, é ideal limpar sempre e esfregar bem.

 

Banheiro com barra

A barra no banheiro aumenta a segurança

Piso que imita pedras

No chão o piso antiderrapante lembra revestimento de pedras

Pedras banheiro

O revestimento com pedras não é escorregadio

Piso antiderrapante

Revestimento emborrachado

No chão, a aposta foi pelo piso emborrachado

Banheira retrô

Cerâmica e Ladrilho Hidráulico 

A tradicional cerâmica ou o ladrilho hidráulico são excelentes opções de piso para banheiro. A variedade de cores e estilos permite dar uma identidade única para a decoração do ambiente.

 

Vantagens:

  • Variedade de estilos: a variedade de estilos e cores da cerâmica e do ladrilho hidráulico são as principais vantagens desse tipo de revestimento.
  • Custo: o preço, principalmente da cerâmica costuma ter um ótimo custo-benefício, e isso torna o projeto viável, e até econômico dependendo do piso escolhido.

 

Desvantagens:

  • Temporal: se você não quer marcar muito uma década ou referência arquitetônica, cuidado com a “estampa” do piso. Os modelos muito decorados com um estilo marcante são lindos em um período, mas com o passar dos anos a peça pode parecer ultrapassada.
  • PEI: já demos essa dica no porcelanato esmaltado, mas é válida também para os modelos cerâmicos. Então, lembre-se de escolher um PEI mais alto (4 ou 5) para que o piso fique sempre conservado. 
Ladrilho hidráulico piso

O box de vidro é clean

Piso cerâmica bege

Cestas e bandejas deixam o banheiro organizado

Banheiro rústico

A parede de tijolo a vista aparente deixa o ambiente rústico

Banheiro branco e cinza

Decoração amarela

Os armários amarelos adicionam um toque de cor e modernidade ao ambiente

Banheira moderna

Banheira vitoriana

A banheira segue o estilo vitoriano

Porcelanato líquido liso e 3D 

O porcelanato líquido/ epóxi, é uma opção mais recente de piso para banheiro, e o resultado sem rejuntes é lindo, e ainda ajuda a ampliar o ambiente.

 

Vantagens:

  • Sem rejuntes: o visual sem rejuntes além de lindo, ainda tem a vantagem e facilidade na hora da limpeza, afinal por ser uma área úmida é comum ficar bolor entre o rejunte, e no caso do porcelanato líquido isso não acontece pela ausência de junções.
  • Estética: a aparência visual que o porcelanato líquido dá é uma vantagem enorme comparada a outros pisos. O visual do revestimento único e com brilho valorizam o ambiente.
  • Cores/ estilos: a possibilidade de ter um piso para banheiro de cores diferentes é uma das características do porcelanato líquido. Mas além da gama de cores, outra vantagem são os desenhos que podem ser aplicados no chão, que podem ter o efeito 2D ou até uma ilusão de ótica com efeito 3D.

 

Desvantagens:

  • Liso: lindo é, mas a desvantagem desse piso para banheiro é que o acabamento é liso; e para evitar acidentes, vale a dica de usar outra opção na área do box ou um tapete antiderrapante.
  • Preço: toda a beleza do piso monolítico (sem emendas, rejuntes) reflete no preço, que pode chegar a R$ 200 m². 
Porcelanato líquido branco

A parede de pastilhas adiciona cor ao banheiro pequeno

Efeito 2D porcelanato líquido

No chão, os desenhos de peixes decoram o espaço

Piso colorido epóxi

O azul do piso dá cor ao projeto

Piso 3D epóxi

No chão, o efeito 3D simula o mar

Porcelanato líquido/ epóxi

Acabamento 3D piso

Cimento queimado 

Para marcar o visual da decoração industrial ou até mesmo para contrastar com um elemento moderno, o cimento queimado é uma opção de piso para banheiro.

 

Vantagens:

  • Aparência: o visual que o cimento queimado dá ao ambiente é uma característica marcante, e apesar de ser uma referência do estilo industrial, a técnica é coringa para diferentes estilos decorativos, inclusive na decoração de banheiros modernos.
  • Preço: o custo médio de R$ 20 m² é ideal para quem quer um piso para banheiro, que seja moderno e barato.
  • Durabilidade: a técnica exige conhecimento para evitar trincas, mas se bem executada é um piso para décadas.

 

Desvantagens:

  • Liso: a principal desvantagem está em relação ao acabamento liso que a técnica tem. E que em contato com a água pode ficar ainda mais liso. Então, é um tanto arriscado para a área interna do box.
  • Absorção de água: o material pode absorver água por conta da sua porosidade, mas esse é um problema que pode ser resolvido com a impermeabilização do cimento queimado. 
Pastilhas vermelhas

A parede de pastilhas vermelhas dá destaque para a decoração

Cimento queimado

Banheiro cimento queimado

Peças brancas suavizam o cinza do ambiente

Decoração cinza

A janela garante boa iluminação ao banheiro

Revestimento moderno

O revestimento da parede é um mix de tons de azul e verde

Piso cimento queimado

Granito e Mármore 

Se a ideia é passar sofisticação, tanto o piso de granito como o mármore são ótimas opções. As pedras naturais valorizam o banheiro e dão elegância ao projeto.

 

Vantagens:

  • Variedade: a variedade de tipos de granito e mármore é uma característica ótima, assim dá para escolher um piso para banheiro que fique de acordo com o projeto e o bolso ($$$).
  • Resistência: ambas são pedras naturais com alta resistência e durabilidade, por isso podem ser usadas em pisos sem ter desgaste rápido.
  • Beleza: esse é um tópico que não precisa de grandes explicações. Tanto o mármore como o granito são lindos e capazes de deixar o banheiro sofisticado.

 

Desvantagens:

  • Preço: esse é um item que pode pesar, ainda mais se a escolha for por um modelo não nacional, que pode passar de R$ 1000 m². No entanto, se você optar por uma opção nacional e menos rara, dá para ter um preço melhor, que começa a partir de R$ 200 m² do granito, e a partir de R$ 250 m² do mármore.
  • Acabamento: o aspecto liso e polido das pedras naturais pode ser arriscado para as áreas molhadas por ficar mais escorregadio, por isso considere esse fator caso tenha idosos na casa.

Piso granito

Banheiro clean

A bancada branca é clean

Piso mármore

Plantinhas decoram a bancada ampla

Suíte moderna

A bancada e os chuveiros duplos são ideais para a suíte de casal

Banheiro luxuoso

Os detalhes dourados valorizam a decoração sofisticada

Piso de mármore e granito

 

Agora que você já sabe tudo sobre piso para banheiro, é só escolher qual tipo mais se adéqua ao seu projeto.

 

You may also like...

2 Responses

  1. Abigail disse:

    Lindo amei todas as dicas são muito importantes

  2. Dulce Guilherme Rocha disse:

    GOSTEI MUITO DE TUDO, PARABÉNS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *