Piso antiderrapante: modelos para diferentes áreas!

A escolha do piso certo para cada região da casa é algo muito importante, e há lugares que exigem ainda mais cuidado, como áreas externas, molhadas e escadas. Nesses casos, escolher um piso antiderrapante torna-se ideal, já que a textura e acabamento da peça o deixarão menos escorregadio, evitando quedas.

Se você já estava considerando o acabamento antiderrapante, mas ainda decidiu qual o tipo de piso usar, no post temos dicas essenciais para definir a sua escolha de acordo com cada ambiente.

 

Modelos de piso antiderrapante

Para banheiro

  • Cerâmica

Estamos falando do piso de cerâmica, que é um dos mais fáceis de ser encontrado, mas nada daquelas opções com brilhos e super lisas. Na área do banheiro, a melhor escolha é o piso de cerâmica antiderrapante. O acabamento deste tipo de piso é menos escorregadio e com algumas ranhuras, o que o deixa mais áspero até mesmo quando está molhado.

banheiro idoso

As barras instaladas dentro do box são ideais para garantir a segurança de idosos

cerâmica

Na parede, nicho embutido

  • Porcelanato

Ao falar de porcelanato, logo nos vem à mente aquele piso com brilho e polido, no entanto entre os tipos de porcelanato, fuja da opção polida que é um perigo para o banheiro. A melhor opção, que não é necessariamente um modelo antiderrapante, é o piso acetinado. O acabamento menos liso deixa a peça menos propensa a ficar escorregadia.

Entre as versões de porcelanato também existe o modelo que imita cimento queimado, e isso faz com que sua textura seja mais áspera. A peça não se enquadra ao grupo de piso antiderrapante, mas funciona bem para áreas úmidas, por conta de não ser escorregadio.

porcelanato acetinado

A parede tem azulejo com estampa floral

banheira quadrada

  • Pastilhas

As pastilhas também não são necessariamente um tipo de piso antiderrapante, mas fugindo do modelo de vidro, que é mais liso, vale recorrer ao acabamento cerâmico. Os modelos com textura mais áspera também são ótimas opção para as áreas úmidas do banheiro.

banheiro com pastilha

Prateleiras de madeira deixam as toalhas organizadas

  • Ladrilho hidráulico

            Tudo bem, assumo que estou abrindo o leque para modelos que não são antiderrapantes, mas apesar de não terem ranhuras ou outro acabamento que o classifique assim, essas opções possuem características que não a deixam escorregadias, como é o caso do ladrilho hidráulico. O piso tem um acabamento não polido e mesmo em contato com água não fica escorregadio.

 

ladrilho hidráulico

A decoração segue o estilo retrô

  • Emborrachado

Por muito tempo esse tipo de piso só era visto em pontos comerciais ou escadas de shopping e comércio, mas a sua função de piso antiderrapante é tão eficaz que vale estender o seu uso até para o banheiro residencial. Além da clássica versão em preto, há também outras opções de cores, que podem fazer do projeto.

piso emborrachado

banheiro grande

A bancada estendida é ampla

  • Pedras

            E por que não dar uma chance às pedras decorativas? A junção de pequenas pedras pode deixar o banheiro moderno e com uma textura incrível para o piso. Para as pedras não absorverem água, o ideal é passar uma camada protetora sobre elas, mas nem isso deixa o acabamento escorregadio; permitindo o uso até mesmo na área do box.

 

piso pedras banheiro

A bancada e nicho de madeira dão toque aconchegante ao banheiro

piso banheiro

Para escada

  • Madeira e que imita madeira

 

Se você gosta das escadas de madeira, mas não está podendo investir neste acabamento, fica a opção de porcelanato que imita madeira  ou de pisos flutuantes, como o piso laminado. As duas opções não são escorregadias e são ideais para escadas internas.

É claro que a madeira também é uma opção válida, mas nesse caso, escolha modelos com texturas e evite o polimento.

porcelanato amadeirado escada de madeira

  • Pedras

As escadas revestidas com pedras, como pedra São Tomé, são opções perfeitas tanto para a área interna, como a área externa. As lajotas com textura áspera além de não serem lisas, ainda dão destaque para os degraus.

escada interna

O corrimão dourado valoriza a escada

escada externa

  • Granito

Mas como assim escada de granito? Se é essa a pergunta que você está fazendo, vamos com calma. Para o piso antiderrapante para a escada, a dica é escolher um granito não polido, assim o acabamento fica mais poroso e nada escorregadio.

 

escada granito

No corredor, quadro para decorar a parede

  • Cimento queimado

O cimento queimado também é uma boa opção para a escada. Além de não ser liso, o acabamento ainda adiciona um toque da decoração industrial ao ambiente.

escada cimento queimado

Paredes brancas destacam o cimento queimado

  • Cerâmica

Para revestir as escadas com piso cerâmico, a melhor escolha são os modelos antiderrapantes ou versões com texturas e não polidas, deixando o piso mais áspero. Outra proposta é criar ranhuras nos degraus (primeira foto), criando certa aspereza na peça.

escada piso cerâmico

Nas laterais, piso mais mais escuro

casa com escada

  • Emborrachado

Você já viu o uso do piso emborrachado no banheiro, mas na escada a opção também é mais que bem-vinda. O modelo pode cobrir todo o degrau ou apenas a parte central, criando um corredor “anti quedas”.

escada emborrachada

Na sala, sofá de couro preto

corrimão de madeira

O corrimão e guarda corpo de madeira completam o visual da escada

Para garagem/ rampa

  • Cerâmica

A cerâmica mais uma vez está presente entre as opções de piso antiderrapante. E como estamos falando de revestimentos para garagem e rampas, esqueça as versões lisas. A escolha mais adequada são os modelos antiderrapantes com ranhuras, fazendo que mesmo em contato com água, o piso não se torne liso.

piso de pedra

A fachada foi pintada de laranja

garagem

Na lateral, pequeno jardim

piso cerâmica quintal

  • Pedras

Revestir a garagem e rampas com pedras decorativas é uma ótima aposta. Modelos maiores ou menores estão liberados, desde que tenham textura áspera e mesmo que em contato com água não fiquem lisas.

fachada com pedras

A fachada tem detalhes de pedras decorativas

casa com gramado

O jardim gramado decora a frente da casa

casa com garagem

casa com varanda

Na lateral da casa, garagem coberta

  • Intertravado

As opções de piso intertravado são aquelas placas que se encaixam, e também são chamadas de bloquetes. O modelo costuma ser de cimento e isso cria textura áspera ao revestimento, que se torna uma boa opção de piso para garagem e rampas.

decoração com plantas

Plantas penduradas decoram a varanda

piso intertravado

O sobrado moderno tem telhado aparente

  • Cimento

            Se você quer uma opção mais simples de piso, aposte no revestimento de cimento mesmo. Ao invés de deixar a superfície lisa, a dica é fazer ranhuras por toda a superfície, criando certa aspereza no chão.

piso cimento

  • Emborrachado

O revestimento emborrachado para o chão aparece mais uma vez e mostra que é um dos queridinhos quando o assunto é piso antiderrapante. No caso, o modelo é mais adequado para rampas por conta da sua aderência, mas em garagens o uso não é tão comum.

rampa

O corrimão ajuda na acessibilidade

Para área externa / varanda

  • Cimentício

A opção de piso cimentício pode ser tanto os modelos feitos em placas de cimento ou com aspecto de cimento queimado. Ambas as opções devem ter textura áspera para serem instaladas na área externa, ainda mais se o local tem contato com água, como no caso deste projeto em que o piso foi a escolha para a região da piscina.

casa com piscina

 

  • Madeira plástica

Uma boa substituição para a madeira em volta da piscina, é a madeira plástica. O material são placas feitas a partir de plástico e que se assemelham com madeira. A vantagem desse tipo de revestimento está no valor, e na textura que é menos lisa e pode ser instalada até em área molhadas.

piso madeira plástica

 

  • Fulget

            É provável que você não saiba o que é piso fulget, mas com certeza já viu o uso e não sabia que era essa a denominação. O piso fulget é uma mistura de pedras naturais que são trituradas em pedacinhos menores com outros aditivos, dando uma textura áspera ao revestimento, que se assemelha a um piso de pedra. 

piso fulget

Ao fundo, pequeno espaço com churrasqueira

  • Madeira 

A madeira natural também é uma opção para a área externa. O piso que pode ser usado em forma de deck, deve passar por tratamento para ficar resistente as intempéries do tempo e a escolha deve ser por madeiras com acabamento não tão liso.

deck de madeira

Pequenos canteiros decoram a área da piscina

  • Pedra portuguesa

Há inúmeras opções de pedras que podem ser usadas para os pisos externos, mas a pedra portuguesa tem sido uma das mais utilizadas. A variação de cores permite a combinação com diferentes projetos, tornando-a uma excelente escolha de piso antiderrapante.

pedra portuguesa

varanda com churrasqueira

Na varanda, churrasqueira

  • Cerâmica

A cerâmica também é uma opção para áreas externas e abertas, mas lembre-se sempre que o ideal é o piso antiderrapante de cerâmica, que tem textura menos lisa e pode entrar em contato com água sem tornar-se um perigo.

piso externo cerâmica

  • Intertravado

As peças intercaladas que já apareceram como opção de piso para garagem e rampa, também são opções para a área de lazer e externa. O modelo e cor podem variar, mas a textura áspera é sempre uma característica presente neste modelo.

piso bloquete

A ponte de madeira passa sobre a piscina

blocos de cimento

Agora que você já conhece várias opções de piso antiderrapante, pode considerar o ambiente que vai ser instalado e escolher a melhor opção, visando sempre a segurança dos moradores e evitando acidentes e quedas.

 

 

Você pode gostar...