Pintura de Parede: Como Pintar + Ideias para Fazer!

Está pensando em dar uma renovada no visual de um cômodo, mas não sabe como fazer isso?! Uma das propostas para mudar a aparência e valorizar a decoração é adotar uma nova pintura de parede. São várias possibilidades para mudar o visual das paredes e se você precisa de ajuda e até de dicas de passo a passo para adotar uma nova parede e redecorar a casa, é só seguir as dicas e ideias do post.

como fazer passo a passo

 

Ideias e fotos de pintura de parede

Listras

Se a ideia é apostar na decoração de parede com listras, a ideia além de linda ainda é um ótimo truque para ampliar o ambiente. A direção horizontal das listras, dá sensação de um espaço mais amplo, enquanto a orientação vertical dá sensação de pé direito mais alto.

 

listras coloridas

Almofadas coloridas decoram a cama

Neste projeto para a decoração da parede, a aposta foi investir em cores para o quarto. A composição é de cores alegres e cheias de vida que decoram a parede ao fundo da cama. As listras se misturam entre espessuras mais finas e mais largas e esse visual assimétrico cria um toque moderno ao projeto.

listras finas

Para a decoração do espaço de trabalho e estudos, a proposta foi pelas listras mais fininhas e no sentido vertical. Para as cores a aposta foi pela cartela de cor de rosa com detalhes em bege e branco, que intercalam as listras e suavizam a parede.

 

Mais fotos

cozinha moderna

As cadeiras na cozinha garantem o visual moderno da decoração

listras lavabo

Na parede, espelho com moldura de MDF

parede de listras quarto

Flores amarelas e delicadas decoram o ambiente

parede listrada preto e branco

As cadeiras em acrílico transparente deixam o visual moderno e clean

paredes com listras

Arte com fita crepe

Se você não tem muita habilidade com pintura de parede e quer algo mais fácil, uma das dicas é usar e abusar da decoração da parede com fita crepe, isolante ou até as famosas washi tapes (fita colorida). 

parede decorada fita isolante

A ideia é aqui é de usar fita isolante para decorar as parede de modo simples e criativo. Na ideia, a fita foi cortada em pequenos pedacinhos e usada para fazer pequenos sinais de mais (+). O resultado ficou uma graça, e a decoração ficou ao estilo preto e branco para a parede.

 

parede decorada fita

A cadeira ao lado da cama funciona como criado-mudo

Para quem gosta da arte japonesa de fazer origamis, pode se inspirar na ideia de fazer tsurus com fitas na parede. O formato dos pássaros foi feito com fita preta e para trazer um toque a mais na decoração da parede, a ideia foi de usar fita azul clara para preencher parte dos desenhos.

 

Mais fotos

parede xadrez

desenhos com fitas

O espaço segue a decor estilo retrô

cabeceira alternativa

A fita na parede substitui a cabeceira

parede decorada com fita crepe

Chevron

Se o termo chevron é novo para você, talvez você conheça esse estilo como zigue-zague. O estilo é conhecido por listras que formam um zigue-zague e dão um visual mais atual para a pintura de parede. Este tipo de desenho  é coringa para diferentes ambientes, e pode ser usado na sala, quarto e até na cozinha.

parede chevron cinza

A cabeceira da cama em ferro é delicada

Nesta proposta de decorar a parede com estampa chevron, a ideia foi usada para decorar o quarto. O desenho foi formado com o duo de cores cinza e branco e em tamanho menor, o que dá mais sutileza para a pintura de parede.

abacaxi decoração

A colcha da cama tem estampa de abacaxi

Se a ideia é investir em uma decoração mais alegre e com estilo mais descolado, vale a pena se inspirar neste projeto, onde o desenho chevron foi usado apenas em parte da parede e com cor mais intensa, dando destaque à parede.

 

Mais fotos

móvel colorido

O móvel amarelo dá destaque na decoração em preto e branco

cores parede cozinha

parede zigue zague

As cores neutras decoram o ambiente

quarto de bebê moderno

A composição do quarto de bebê tem cores modernas

parede chevron

Textura

Se a ideia é criar efeitos na parede, há uma infinidade de texturas de parede que podem ser usadas sobre a superfície para criar esse efeito diferenciado. Além das técnicas tradicionais e conhecidas, como o grafiato, há outras opções que podem ser feitas de maneira simples e que dão um efeito lindo.

 

parede com textura sala

Para a decoração da parede da sala, a aposta foi pela textura efeito linho, que simula as tramas de um tecido e deixa o visual de qualquer ambiente lindo. Neste caso, a parede escolhida foi a de fundo do sofá que ganhou a cor verde e deu destaque para todo o ambiente.

 

quarto de casal pintura parede

A porta espelhada amplia o quarto

A textura de parede também pode ser feita no quarto, como mostra essa proposta, em que a parede acima da cabeceira foi pintada e deu mais destaque para a decoração do ambiente.

 

Mais fotos

parede com textura simples

Poltronas listradas decoram a sala

sala moderna com parede de textura

quarto moderno

A cortina embutida deixa o visual do quarto moderno

parede textura vermelha

A parede vermelha dá destaque para o ambiente

textura de parede

Com stencil

Com certeza você já viu o efeito da pintura de parede feita com stencil, mas talvez não tenha ligado o nome à técnica. Na verdade esse tipo de pintura é feita com moldes que fazem desenhos iguais por toda a parede e criam uma parede desenhada.

cores quarto de bebê

A técnica de pintura de parede com stencil foi usada neste projeto para decorar o quarto de bebê. O desenho escolhido para a decoração da parede foi de pequenos triângulos, que foram pintados em um mix de rosa e cinza sobre a parede branca e dão um toque mais moderno para a decoração do quarto de bebê.

stencil quarto infantil

Neste projeto de pintura de parede com stencil, o molde escolhido foi em formato de nuvem. O desenho delicado foi usado no quarto infantil e criou a parede cinza decorada com nuvens brancas.

 

Mais fotos

decoração geométrica parede

Quadros decoram a parede

parede de nuvens

O tema de nuvem decora o quarto de bebê

decoração gatos

stencil parede

Desenhos de asteriscos decoram a parede

pintura com stencil

Com glitter

E você já imaginou uma parede com glitter? Isso mesmo, a parede também pode ser decorada com muito brilho e ser o ponto de destaque da decoração do ambiente.

parede de glitter

A ideia de usar a parede com glitter neste projeto foi para o quarto de bebê. A parede foi feita com brilho prateado e destaca-se diante do bercinho branco e decoração com cores neutras. O brilho da parede deu um toque super moderno para a decoração do quarto de bebê, e deixou o ambiente super charmoso. Só é preciso cuidado para que pequenas partículas de glitter não se soltem e a criança leve o brilho para a boca.

sala de tv moderna

Na sala de TV, o tapete é vermelho

Neste projeto, a pintura de parede com glitter foi usada na sala de TV, e a iluminação indireta usada no ambiente ajudou a dar destaque para as pequenas partículas de brilho.

 

Mais fotos

sala de jantar parede moderna

A parede com brilho prata destaca a sala de jantar

parede rosa com brilho

A parede rosa foi usada no quarto de menina

parede preta com glitter

Com renda

Para quem gosta de uma pintura de parede mais delicada, uma das possibilidade é fazer o efeito rendado na superfície. Para criar esse efeito, vale usar stencil com desenho de renda, ou até mesmo uma toalha de renda como molde para a pintura.

parede decorada sala de jantar

A mesa de madeira compõe a sala de jantar

A proposta do efeito rendado aqui foi usada na sala de jantar e com a cor dourada, que se destaca na parede azul. O efeito rendado foi usado como se fosse uma faixa ao longo das paredes, e o resultado é algo delicado e cheio de charme para decorar a sala de jantar.

parede rendada

A proposta da pintura com renda foi usada em apenas parte da parede e funcionou como um painel de fundo para pendurar as bijuterias.

 

Mais fotos

efeito de renda parede

decoração quarto de bebê rosa

No quarto de bebê a decoração foi feita com rosa e branco

parede desenho renda

Cadeiras amarelas compõem a decoração

parede azul decorada

O móvel tem característica de madeira de demolição

efeito renda parede

Desenho 3D

Para quem tem habilidade em desenhar, pode aproveitar a técnica para pintar a parede e fazer um desenho 3D, que vai trazer para o ambiente um visual interativo entre pintura e decoração.

desenho infantil parede

Para decorar o quarto infantil, a aposta foi por fazer um desenho de árvore em um dos cantos da parede. O desenho simples deu o efeito 3D e trouxe delicadeza para a decoração.

parede quarto criança

Ainda entre as ideias de decoração para o quarto das crianças, a aposta foi por fazer um desenho em toda a parede atrás das camas, que funciona como um painel decorativo para o quarto e dá um efeito incrível para a decoração do ambiente.

 

Mais fotos

quarto decorado Bob Esponja

Para decorar o quarto de criança, a aposta foi pelas parede com tema do Bob Esponja

desenho árvore parede parede colorida

decoração industrial

A decoração segue o estilo industrial

desenho 3D

 

Como pintar parede passo a passo

Com rolo

 

 

Com pistola

 

Com efeito diferente

efeito parede como fazer

  1. Pinte a parede coma cor de tinta desejada;
  2. Pegue uma vassoura (limpa) e segure-a com firmeza;
  3. Vá passando a vassoura sobre a tinta ainda fresca para fazer o efeito de listras na parede;
  4. Ao final é só esperar secar e está pronto!

 

 

 

 

Animou-se para renovar a pintura de parede e dar novo estilo para o ambiente? Agora que você já viu inspirações e projetos de como fazer a pintura, é só colocar as dicas em prática e renovar o ambiente.

Você pode gostar...