Pedra São Tomé: guia completo com dicas e fotos de projetos!

Qual pedra decorativa usar no projeto? Essa é uma pergunta bem frequente e não há uma regra para definir qual é a melhor, mas existe aquela que melhor atende suas expectativas e que se enquadra melhor ao tipo de projeto. E levando isso em consideração, hoje é dia de descobrir um pouco mais sobre a pedra São Tomé.

Se você ainda não conhece ou não sabe muito sobre a tal pedra São Tomé, no post tem várias dicas importantes para quem pretende escolher esse tipo de pedra decorativa.

 

 

Características

A pedra São Tomé, recebe esse nome por conta do local de extração, já que a pedra é originária de São Thomé das Letras, cidade localizada na região sul de Minas Gerais.

Além da origem que determina o nome da pedra, há outras peculiaridades desse acabamento, entre elas:

  • Considerada como quartzito: a pedra São Tomé é considerada um quartzito, ou seja, é uma pedra formada a partir recristalização de arenito que forma grãos de quartzo.
  • Absorvente: essa pedra tem boa absorção de água, e isso é uma vantagem quando se há interesse de usá-la em áreas molhadas, como revestimento de piso externo ou espaço em volta da piscina, assim a água é absorvida rapidamente pela pedra e menor é o risco do piso ficar escorregadio.
  • Resistência: a dureza da pedra é uma característica marcante desse material. E toda essa dureza reflete na resistência que a pedra tem em relação ao atrito, o que a torna uma opção até mesmo para calçamentos, uma vez que a pedra é resistência e alta durabilidade.
  • Antiderrapante: a pedra não é exatamente um piso antiderrapante, mas cumpre muito bem esse papel. A face lisa não é lisa como um piso e tem certa aspereza, o que permite que a pedra seja utilizada em locais molhados, como entorno da piscina, sem o risco de ficar escorregadia.
  • Antitérmica: a pedra tem baixa capacidade de absorver calor, e isso é ótimo para áreas externas, como piso, já que o piso tende a esquentar menos.

tipos

Tonalidades

Branca

A pedra São Tomé não tem coloração uniforme, e apesar de ter tonalidade branca não é um branco completamente de cor homogênea. A tonalidade tem predominância de branco, mas pode ter detalhes em creme ou cinza.

Essa coloração clara é ideal para quem busca uma tonalidade clean para o projeto, e uma opção para iluminar o ambiente.pedra branca

piscina externa

A piscina tem revestimento azul

projetos com pedra branca

Amarela

A opção de pedra amarela também pode ser encontrada entre as tonalidades de São Tomé. A coloração não é um amarelo intenso, mas um tom de bege com fundo amarelado.

A cor é clássica, e combina com diferentes propostas decorativas; que podem ir desde um projeto interno, externo ou até uma fachada.

A nuance é suave, e a falta de homogeneidade da cor é uma característica marcante desse tipo de pedra, o que valoriza ainda mais o aspecto natural do revestimento.

amarelada

piscina vinil

Para o muro a aposta foi pela pedra ferro

pedra amarela

 

Rosa 

A tonalidade de pedra São Tomé rosa é menos usual por ser menos comum, mas a verdade é que essa nuance também é linda.

A coloração é um mix heterogêneo, mas que remete ao rosa claro. Por conta do fundo rosado, a pedra com essa tonalidade ganha mais destaque no projeto e pede que o restante do espaço esteja em harmonia. Então, na hora de usar a pedra rosa, cuidado com a composição de cores do ambiente.

rosada

filete pedra rosa

O muro foi revestido com filetes

pedra rosa

Mesclada

O nome dessa tonalidade já dá a dica de que cor é a pedra; e se você ainda não matou a charada, vamos à resposta.

Como estamos falando de uma pedra natural, a tonalidade varia muito e na cor mesclada o que acontece é esse mix de tons, sem a predominância de uma só cor.

O resultado desse mix de tons é super interessante e cria um visual lindo para a diferentes ambientes.

mesclado

cacos mesclado

O chão foi revestido com pedra mesclada e entre os espaços há grama

pedra mesclada

Formatos

O estilo de corte da pedra também é uma das características que pode fazer com que o modelo seja variado. Há diversos tipos de cortes, e separamos as opções e como usar cada versão.

 

Filete/ Palito

painel TV filete

Entre as propostas de uso da pedra na forma palito, esse projeto é uma ótima inspiração para incluir a pedra São Tomé no interior da residência.

O corte estilo palito foi usado como um painel para a TV, e a tonalidade clara ajudou a manter o ambiente clean e suave, combinando com as paredes em bege.

churrasqueira pedras

A churrasqueira foi revestida com a pedra em formato filete

filete/ palito

Mosaico

fachada com pedra mosaico

O jardim na frente valoriza a fachada

O revestimento estilo mosaico também é uma opção para acabamento com pedra São Tomé. Neste estilo, as pedras são encaixadas lado a lado (normalmente são vendidas em telas já prontas) formando um trabalho delicado e que traz sutileza ao projeto.

Nesta proposta de revestimento com mosaico, a ideia foi de usar a fachada com pedras, e o resultado ficou lindo, já que o efeito mosaico deixou a frente da casa delicada.

parede sala de jantar

A sala de jantar tem mesa de vidro

pedra mosaico

 

Quadrada/ Retangular

pedra quadrada

O corte regular também é uma das opções, e neste caso vale tanto as versões quadradas, como retangulares. O encaixe deve ser feito seguindo a proporção e formato da pedra e fica ideal para revestir superfícies lisas, como pisos e paredes.

Neste projeto, as peças foram cortadas em quadrados todos de mesmo tamanho e foram usadas como revestimento de piso para a borda da piscina.

 

borda piscina

Os quadrados menores revestem a área externa

pedra retangular

No entorno da piscina, a aposta foi pelo formato retangular

Caco

casa com piscina

O formato de caco é chamado assim por não ter uma forma definida e ser um mix de formas naturais da própria pedra. Esse formato fica ótimo para compor projetos que tendem a um estilo rústico e não buscam o resultado homogêneo; como na área de piscinas.

A inspiração de uso da pedra em forma de caco aqui, foi para a área externa, no entorno da piscina, e a composição com o gramado deu leveza para o revestimento de pedras.

 

piscina redonda

A piscina redonda decora a área externa

piso cacos de pedra

Os cacos de pedra revestem a área externa

Quanto custa? Preço do m²

O preço deste tipo de pedra varia bastante, e essa variação leva em conta fatores como:

  1. Cores
  2. Tipo de corte

 

No entanto, por ser uma pedra nacional o preço ainda é atrativo, e fica em torno de R$ 60 m² (exemplo: filete), mas há opções mais baratas como o caco mesclado que sai por volta de R$ 20 m².

 

Como limpar e manter? Dá trabalho?

Ao contrário do que se pensa, esse tipo de pedra é fácil de manter, assim como a realização da limpeza, que também é simples.

Para as pedras usadas no chão, é indicado usar vassoura com cerdas duras para varrer frequentemente e remover a sujeira do dia a dia. Para uma limpeza mais pesada é ideal usar máquina de lavar de alta pressão, e considerar esse tipo de limpeza, em média, a cada dois meses.

Caso você tenha optado por usar o revestimento de pedras na parede, já está livre da sujeira maior que é a circulação sobre as pedras. Neste caso, use frequentemente aspirador de pó ou espanador para tirar a poeira que se acumula na parede e a pedra já estará limpa.

Para quem pretende fazer uma limpeza muito pesada e usar ácidos, é indicada a contratação de uma empresa especializada, já que a pedra tem boa absorção e pode vir a absorver o produto de limpeza usado e até manchar.

Ah, e falando em manchas, sim essa pedra tem mais facilidade de manchar, isso acontece por conta da capacidade de absorção da pedra. A água dificilmente vai manchar a pedra, no entanto, produtos ácidos e de coloração mais intensa podem ser absorvidos pela superfície.

 

Fotos de projetos com Pedra São Tomé

Fachadas e muros

muro decorado

A alta resistência desse tipo de pedra é uma das principais características, e isso permite que a pedra seja utilizada em projetos externos, como fachadas e muros.

A proposta para esse muro decorado com pedras foi de fazer paineis com mosaicos da pedra, o que deu destaque ao muro e valorizou a frente da residência.

 

Mais fotos

mosaico pedra branca

A pedra branca deixa a fachada clean

fachada decorada

O jardim gramado decora a área externa

muro moderno

O muro tem design moderno

fachada moderna

Parede da sala

salas integradas

A parede da sala também pode ser decorada com revestimento de pedras, e entre as variadas formas de usar a versão São Tomé nesse ambiente; este projeto mostra uma das possibilidades que é o uso da pedra em filetes para revestir a parede atrás do sofá. O projeto de iluminação direcionado para parede ajuda a destacar esse revestimento e deixa o ambiente mais aconchegante.

 

Mais fotos

parede de pedra sala

As poltronas listradas decoram a sala

sala com parede mosaico

A parede mosaico decora a sala

sala apartamento

paredes de pedras

Diferentes estilos de pedras revestem as paredes

Parede da escada

jardim embaixo escada

Outra sugestão de uso da pedra São Tomé no projeto é para o revestimento da parede da escada. Esse ponto costuma ter a decoração esquecida e o uso do revestimento com pedras é ideal para adicionar um detalhe que combina com diferentes propostas decorativas.

No projeto, a parede de pedras recebe iluminação natural e conta com o verde do jardim interno, o que valoriza ainda mais a proposta.

 

Mais fotos

parede escada pedra filete

As pedras filetes revestem a parede

parede escada mosaico

A pedra branca em mosaico decora a parede

parede escada decorada

A escada de madeira compõe o ambiente

parede de pedras escada

O jardim decora o espaço embaixo da escada

Piscina

piscina com cascata

Como já demos a dica, a borda de piscina com pedra São Tomé é uma excelente proposta, e foi o caso desse projeto para a área externa. Aqui as pedras foram usadas em formato quadrado, e fica em harmonia com outra pedra – pedra portuguesa usada na cascata – que também decora a área de lazer.

 

Mais fotos

piscina com churrasqueira

A churrasqueira rebaixada fica ao nível da piscina

piso pedra piscina

piso de pedra

A cascata tem revestimento de pedra ferro

piso para piscina

Calçada e escada externa

escada pedra rosa

Como a pedra São Tomé é uma opção antiderrapante, o revestimento é uma ótima proposta para escadas externas e até mesmo como piso de pedras para calçadas.

Levando a questão antiderrapante em consideração, neste projeto  a pedra rosa com cortes retangulares foi usada para a escada externa que dá acesso ao jardim gramado e ao lago.

 

Mais fotos

fachada sobrado

corredor casa

O corredor ganhou calçada de pedra

calçada de pedra

As pedras retangulares formam a calçada

casa com escada

A pequena escada dá acesso a porta de entrada

 

Como assentar pedra São Tomé passo a passo

 

 

 

Agora que você já conhece todas as vantagens e viu inspirações lindas para usar pedra São Tomé, já pode considerar esse estilo de pedra como acabamento ou detalhe em parte do projeto.

Você pode gostar...