Pastilhas Adesivas: Onde usar, Aplicação e Preços!

Decorar ou redecorar um ambiente exige criatividade, e muitas vezes esse processo está aliado a obras. Se você quer fugir dessa parte de ter sujeira em casa, uma aposta para dar cara nova ao projeto e deixar as obras de lado, é o uso das pastilhas adesivas.

Se você quer descobrir como funciona e tantos outros detalhes das pastilhas adesivas, é só ficar de olho no post e nas dicas!

O que é e como usar?

Assim como as pastilhas tradicionais, o modelo de pastilhas adesivas serve para decorar e trazer um estilo a mais a superfície.

A diferença entre o modelo tradicional e o modelo adesivado está no fato da segunda ser mais prática. A pastilha adesiva tem uma camada com cola de alta fixação, sendo assim, é bem resistente após colar na superfície que pode ser em uma cerâmica, MDF, vidro ou qualquer outro ponto.

Além da cola que vem para fixação, o modelo ainda vem com uma camada de resina sobre o mosaico, o que ajuda a deixar as pecinhas resistentes a temperaturas, umidade e sem perder a cor.

É claro que sempre há uma diferença, e neste caso a diferença fica para o relevo que fica na região das pastilhas adesivas, já que elas são coladas sobre a superfície e não fixadas em um mesmo plano, como é o caso dos modelos que são usados diretamente sobre a massa na parede.

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Dispensa mão-de-obra: o fato de não ter que contratar pedreiros ou azulejistas é uma das principais vantagens, uma vez que dispensa também obras e sujeiras na aplicação.
  • Custo-benefício: o fato de não ter que contratar um especialista já ajuda no bolso, afinal você mesmo pode aplicar. Além disso, as placas adesivas também tem custo ótimo, o que valoriza esse tópico.
  • Praticidade: o fato de ser facilmente aplicável é o que caracteriza as pastilhas adesivas. A aplicação fácil e simples deixa a ideia ótima para a redecoração, e aplicação que pode ser feita em pouco tempo deixa o projeto como uma excelente escolha de mudança do visual.
  • Sem alteração do projeto original: como é uma proposta apenas colante isso torna-se vantajoso, principalmente para quem precisa de ideias para decorar uma casa alugada, uma vez que o adesivo não envolve uma mudança fixa e pode ser retirado depois.

 

Desvantagens

  • Relevo*: a ideia de ficar sobressalente na superfície pode dar um charme a mais; mas também pode ser uma desvantagem, pois não mantém a superfície plana e pode deixar claro que são apenas pastilhas adesivas.
  • Durabilidade: ao contrário dos modelos tradicionais que são de longuíssima duração, o modelo adesivado tem um tempo de duração por conta do desgaste. Este tempo pode variar, mas em média dura 5 anos em ambiente secos e 2 anos em espaços úmidos.

 

*Apesar de serem mais comuns os modelos adesivados, há também algumas opções que não ficam sobressalentes, mas esse modelo mais parece um adesivo simples.

 

Modelos e cores de pastilhas adesivas resinadas

            Se a intenção é investir em produto de maior duração, não tenha dúvida de escolher os modelos de resinados, já que essa camada protetora acima das pastilhas ajuda a mantê-las por mais tempo, inclusive em ambientes úmidos e molhados.

           

Para banheiro

A aplicação das pastilhas adesivas no banheiro são ótimas opções para decorar a área, e além de poderem decorar a área externa do box, também podem fazer parte da decoração da área de banho, mas neste caso é imprescindível escolher um modelo de alta resistência e que possa ser aplicado em áreas molhadas.

banheiro branco e marrom

Quadrinhos decoram a parede

Nesta proposta para a decoração do banheiro, a aposta foi por usar pastilhas adesivas em tons de marrom cobrindo uma das paredes internas do box. O resultado ficou lindo, e o revestimento deu um toque de cor ao banheiro que inicialmente era todo branco.

modelo azul e rosa

Também vale investir em um modelo com um duo de cores, como esta versão azul e rosa. A aplicação foi feita em faixas horizontais dentro e fora do box, e também foi usada em uma faixa vertical e mais larga na área externa.

banheiro simples

A bancada de vidro tem uma cuba de apoio quadrada

Neste projeto a ideia foi investir na combinação em tons de preto e cinza para as pastilhas, e isso deu destaque ao banheiro branco. As estreitas faixas tornam a proposta econômica, e isso resulta em um ambiente decorado e moderno, e com a vantagem de gastar pouco.

 

Mais fotos

faixa decorativa banheiro

O espelho se estende pela parede e amplia o ambiente

moldura espelho decorada

As pastilhas decoram o entorno do espelho

banheiro decorado com flores

Na bancada, rosas vermelhas para decorar

bancada pequena banheiro

bancada mármore

A bancada foi feita com mármore

banheiro com nichos

O fundo dos nichos foram decorados

modelo simples

adesivo parede

decoração marrom banheiro

O box fumê divide delimita a área de banho

decoração simples banheiro

O espelho foi decorado com um adesivo de flor

banheiros decorados adesivo

decoração banheiro faixas

Para cozinha

            Se a ideia é apostar nas pastilhas para cozinha, é preciso considerar a área a ser instalada. Nos locais muito próximos do fogão, pode haver uma concentração maior de gordura e isso exigirá mais limpeza.

fogão com coifa

Na cozinha, coifa de inox sobre o fogão

Para a decoração da cozinha branca, o projeto apostou no uso de uma faixa mais larga de pastilhas adesivas em tons de verde que ficam  entre a bancada de granito e o armário suspenso.  Os tons de verdes que decoram o espaço são ideias para incluir um toque de cor ao ambiente  decorado em cores claras.

granito preto cozinha

A bancada de granito preto dá destaque aos armários brancos

A proposta decorativa deste ambiente foi de usar placas adesivas que mixam prata e preto. As placas recobrem a parede entre bancada e armário aéreo, e complementam o restante do cômodo com faixinhas mais finas.

adesivo decorativo

Adesivos decorativos enfeitam a região do fogão

Para este ambiente, a ideia foi de incluir as pastilhas adesivas em branco e preto no espaço da pequena bancada para refeições. A aplicação deu charme e delicadeza para o espaço, e manteve a harmonia, já que o espaço conta com armários brancos e pretos.

 

Mais fotos

pastilhas pretas

cozinha com bancada

As banquetas pretas compõem o espaço do balcão

cozinha branca

A faixinha preta decora todo o ambiente

pastilha vermelha cozinha

O armário planejado com espaço para o micro-ondas aproveita melhor o espaço

cozinha com fogão cooktop

cozinha pequena decorada

A geladeira em inox deixa o ambiente moderno

cozinha simples com lavanderia

A máquina de lavar roupas fica ao fundo da cozinha

cozinha planejada

O armário planejado tem espaço para eletrodomésticos de embutir

modelo preto

A bancada é ideal para refeições

cozinha decorada amarela

Nichos fazem do armário planejado

pastilha cozinha

adesivo cozinha

Para lavanderia

Decorar a área de serviço pode ser um estimulante para deixar o ambiente mais aconchegante, afinal ficar na lavanderia não é muito aprazível, afinal o espaço costuma estar ligado ao fato de faxina ou lavar roupas. E além de deixar o espaço mais agradável, ainda é uma opção de decorar a área e deixa-la condizente com o restante da casa.

lavanderia pequena decorada

O quadrinho na parede decora o ambiente e mantém o tema do espaço

Para decorar o espaço pequeno, a ideia foi de inserir as pastilhas adesivas rentes ao tanque em uma faixa que se estende por essa parede. O modelo que é um mix de cores como amarelo e verde dão cor ao espaço e deixam o ambiente mais alegre.

decoração lavanderia simples

A lavanderia simples já tinha todas as paredes revestidas coma azulejo bege mesclado, e para manter a harmonia e dar um toque mais atual ao projeto, a escolha foi por colar uma faixa com duas camadas de pastilhas que se estendem por todas as paredes, e misturam tons de marrom e bege.

 

Mais fotos

lavanderia integrada

A bancada foi decorada com flores de tecido

Na janela foi usada cortina de renda

Na janela foi usada cortina de renda

lavanderia apartamento

lavanderia moderna

Tijolos decorados com o tema das etiquetas decoram o ambiente

pastilha azul lavanderia

cores lavanderia

lavanderia organizada

O armário ajuda a manter o ambiente organizado

adesivo parede lavanderia

Fotos de ambientes decorados com pastilhas adesivas

Se você pretende redecorar a casa com uma ideia simples, separamos mais algumas inspirações de como usar o revestimento adesivo para decorar diferentes ambientes.

banheiro simples

O espelho com moldura branca foi usado na parede

banheiro rosa

O pequeno vasinho com flor pink decora a prateleira

decoração cozinha simples

Potes de vidro deixam o mantimento a mostra

banheiro cinza

Na parede, azulejos cinzas

cozinha decorada laranja

A faixa com tons intensos deixa a decoração alegre

banheiro azul

bancada branca banheiro

moldura simples espelho

O espelho na parede ganhou uma moldura adesiva

cozinha branca e vermelha

modelo colorido

pastilha verde

banheiro com box

banheiro com nicho embutido

O nicho embutido é tendência

 

Preço e onde comprar

Como qualquer outro item que varia o preço de acordo com loja, região do país e até modelo, as pastilhas adesivas também são assim.

Há duas opções de tamanhos na hora de comprar – placas ou faixas com duas filas. As placas costumam ser maiores (em média 30 x 30 cm) e um pouco mais caras, R$ 20 a 50, mas podem ser cortadas e transformadas em faixas. Já as faixinhas saem mais em conta, e podem ser encontradas a partir de R$ 7.

Se você não está encontrando em lojas físicas, pode recorrer a internet e comprar em sites como Casinha Bonita, Pastilhas Adesivas, Submarino, Ponto Frio.

 

Como colocar/ aplicar

como aplicar

A aplicação das pastilhas adesivas é algo bem simples, mas para garantir sua maior durabilidade é preciso aplicar em uma superfície lisa e seguir alguns passos:

  1. Limpe a superfície com um pano úmido com água, ou com álcool;
  2. Passe um pano seco na superfície;
  3. Retire o plástico atrás das pastilhas;
  4. Fixe as pastilhas na superfície;
  5. Aperte bem a pastilha adesiva sobre a superfície para garantir que ficará firme;
  6. Depois de aplicar, retire o plástico que vem sobre as pastilhas e está pronto.

Antes de seguir esse passo a passo, é importante ler as orientações do fabricante, pois as instruções podem ser diferenciadas.

Como limpar e manter

limpeza

  • A orientação de limpeza deve ser seguida conforme as orientações do fabricante, mas em geral não é recomendado o uso de esponjas e produtos abrasivos; de modo a não desgastar as pastilhas.
  • De modo geral, a limpeza deve ser feita com pano macio e detergente neutro para retirar a gordura que pode ficar acumulada nas pecinhas.
  • Depois disso, é só passar um pano úmido com água para retirar o detergente.
  • E por fim secar com um paninho seco.

O que você acha das pastilhas adesivas? Usaria algum dos modelos na decoração de qual ambiente?


Você pode gostar...