REVESTIMENTO PARA ESCADA INTERNA: 5 Materiais!


É comum surgir dúvidas quanto ao revestimento para escada interna; e por ser uma dúvida constante no momento da construção ou reforma, separamos dicas e ideias de como revestir as escadas de casa.

Escada de granito

O revestimento em granito para a escadaria é uma ótima opção para quem gosta de pedras naturais. O estilo e a cor do material podem variar e a escolha deve ir ao encontro com o restante do projeto.

revestimento para escada interna 1

A pedra torna-se uma ótima escolha por sua durabilidade, e por isso pode ser usada até mesmo nas escadas com maior fluxo, sem que a pedra adquira sinais de envelhecimento ao longo do tempo.

revestimento para escada interna 2

O granito na escada também é uma boa escolha quando a ideia é usar uma pedra natural sem extrapolar o orçamento. Afinal, no Brasil há muita extração do material e por isso o preço é bem menor quando comparado ao mármore.

revestimento para escada interna 3

A escada em granito pode ser apenas revestida na superfície ou no todo, inclusive o espelho (altura do degrau). A vantagem de usar o espelho revestido é que essa área da escada não tende a ficar suja ou manchada com o tempo.

revestimento para escada interna 4

  • O material também é muito versátil e além de clássico, torna-se um recurso atemporal; deixando o projeto sempre elegante.
  • A pedra pode ser misturada com outros elementos da escada, assim como o vidro e inox para dar um toque mais moderno ao clássico degrau de granito.

revestimento para escada interna 5

Outra opção é mesclar o revestimento em granito com pastilhas. O visual fica moderno e é aposta certeira para um projeto audacioso com referências mais atuais.

revestimento para escada interna 6

O estilo da escada pode ser variado, mas o uso do granito para revestir os degraus é sempre uma boa escolha quando a ideia é fazer um mix de pedra natural, estilo atemporal e manter o orçamento em dia mesmo usando um recurso natural.

Escada de mármore

Impossível negar a beleza de uma escada de mármore, não é?! A escada de alvenaria revestida com a pedra natural cria um projeto elegante e torna a escada não só um elemento de ligação entre pavimentos, mas também parte da decoração da casa.

revestimento para escada interna 7

O mármore travertino é um dos queridinhos quando o assunto é escada. A pedra foi utilizada tanto na escada, como no piso; o que deu a ideia de espaço amplo.

A opção não é a mais em conta, mas o mármore é capaz de deixar o projeto mais luxuoso.

revestimento para escada interna 8

Assim como o granito, o mármore também tem suas variações em cor e na quantidade de veias (fissurinhas que a pedra apresenta e que parecem pequenas veinhas). Os modelos com menos veias costumam ser mais caros, por isso se a intenção é usar mármore na escada e não gastar excessivamente, a opção é buscar pelas pedras brasileiras e evitar as mais lisas.

revestimento para escada interna 9

Na busca pela pedra, além de atentar-se ao preço do mármore (costuma ser mais caro para escadas), é preciso também escolher o tipo de acabamento que será usado e isso pode influenciar no preço final do produto.

revestimento para escada interna 10

Neste projeto, a escada foi revestida em mármore carrara e a cor clara da pedra foi uma ótima escolha para destacar a parede de madeira. Isso prova que a pedra apesar de clássica e elegante, combina com outros tipos de materiais e pode até ganhar mais destaque.

revestimento para escada interna 11

  • Para deixar o projeto ainda mais elegante, vale revestir toda a alvenaria em mármore e deixar a escada como se fosse completamente feita da pedra natural.
  • O mix do vidro e inox no parapeito contribui para um toque moderno na escadaria.

revestimento para escada interna 12

Claro, que o mármore também pode ser usado apenas na parte superior do degrau ou seguir outro estilo de revestimento. O que vai determinar isso é o estilo da escada, tipo de projeto e o quanto se pretende gastar ($$$).

Escada de madeira

A escada em madeira já foi muito utilizada e ao passar dos anos foi sendo esquecida. Contudo, a moda sempre volta e claro que os degraus de madeira não poderiam ficar esquecidos.

revestimento para escada interna 13

  • A escada feita em madeira ganhou um novo estilo e os modelos clássicos e que faziam barulho estão mais esquecidos mesmo.
  • O material tem uma variação enorme e a escada pode ser feita de madeira maciça ou apenas revestida.

revestimento para escada interna 14

A madeira pode ser um material um pouquinho mais difícil de combinar, por isso a dica é usar a mesma madeira em algo próximo da escada, de modo a dar uma continuidade no uso do material.

revestimento para escada interna 15

Assim como as pedras naturais, a madeira também permite misturar com outros materiais, como o vidro. O material translúcido, além de deixar o projeto contemporâneo, ainda destaca a madeira.

revestimento para escada interna 16

O estilo adotado é bem pessoal, e a madeira nos degraus pode seguir desde os modelos mais tradicionais, até as casas com toque rústico.

revestimento para escada interna 17

Outra opção para mesclar material é o uso do inox, já que o material cria uma combinação moderna e cria um visual elegante a escada em madeira.

revestimento para escada interna 18

Escada de porcelanato

revestimento para escada interna 19

As escadas em porcelanato são ótimas substitutas para o revestimento de pedra natural. O material tem sido muito utilizado na arquitetura contemporânea e é uma aposta certa para criar degraus elegantes.

revestimento para escada interna 20

O modelo polido e branco é o mais comum de encontrar e por ser neutro torna-se moderno sem marcar uma década ou modinha.

revestimento para escada interna 21

Para encontrar o porcelanato perfeito para revestir a escada, o ideal é procurar por empresas especializadas ao invés de usar piso, assim você evita ligações com rejunte.

revestimento para escada interna 22

revestimento para escada interna 23

Outra opção é o porcelanato que imita madeira. Muitas vezes o material tem custo menor que a própria madeira e a manutenção é bem mais simples. O que substitui o uso da madeira nas escadas internas.

revestimento para escada interna 24

Misturar o porcelanato do revestimento com vidro e inox também são boas escolhas. Vale até misturar mais de uma cor de porcelanato nos degraus.

Escada de inox

revestimento para escada interna 25

A escada em inox cria um ambiente moderno e por isso é mais indicada para lares que querem dar esse toque, principalmente quando a intenção é quebrar a aparência clássica demais.

revestimento para escada interna 26

O inox além de ser contemporâneo, também tem um toque industrial. Para deixar a escada mais sofisticada, uma aposta é misturar o metal com vidro.

revestimento para escada interna 27

Para a escada de inox a base em alvenaria pode ser dispensada, e o recurso de acesso ao outro pavimento pode ser encomendado para empresas especializadas na fabricação deste tipo de escada.

revestimento para escada interna 28

O metal combina com diferentes estilos de decoração, mas sempre dá um toque mais futurista.

revestimento para escada interna 29

O custo pode variar bastante de acordo com o estilo, e por isso é imprescindível a busca por orçamentos. Contudo, a escolha costuma sair mais em conta que o uso de pedras como o mármore.

revestimento para escada interna 30

Qual estilo de revestimento para escada interna é seu preferido? Para tornar a escada como item que completa o projeto é preciso fazer a escolha certa do material que essa será composta, por isso vale a pena decidir o estilo do seu lar antes de projetar a escada e seu tipo de revestimento.

You may also like...

10 Responses

  1. HELENA FREITAS disse:

    OLÁ .ADOREI AS ESCADAS EM PORCELANATO,MAS ONDE ENCONTRAR EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM PORCELANATO PARA A ESCADA NO RIO DE JANEIRO BARRA DA TIJUCA. GRATA .HELENA

  2. Elaine Cristina de Morais disse:

    Tambem gostei da opçao de porcelanato q imita madeira.Porem onde encontrar empresa especializada neste serviço,aqui na grande Sao Paulo????

  3. elizabeth erthal cariello disse:

    O porcelanato polido é lindo. Preciso de uma firma especializada para contato.Moro em Nova Friburgo-RJ.

  4. Maria rivalda disse:

    Olá amigo, preciso do orçamento para minha escala, adorei o modelo em porcelanato.!!

  5. Lucia gueleri disse:

    Olá, adorei saber mais sobre revestimentos para escadas ,estou suoer indecisa em qual usar na minha escada ,estou pensando em usar o travertino ,mas agora vi o Carrara e achei lindo também ,o duvida cruel rsss
    Abraços!
    http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

  6. Ilda costa disse:

    Gostaria de saber no Rio De Janeiro onde
    Encontro essa loja especializada.

  7. Cristina disse:

    Bom dia, gostaria de revestir minha escada, ela é de porcelanato preto, quero clarear pois o preto escurece demais o ambiente. O que usar? Obrigada

  8. Cristina disse:

    Gostaria de fazer um orçamento. 16 peças 26cm de largura por 1metro de comprimento
    DA COR PRETA

  9. Cristina disse:

    Gostaria de fazer um orçamento de 16 degraus de 26cm por 1metro de comprimento.

  10. wellington disse:

    ficou de fora o material em ardósia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *