Deck de Madeira: dicas, preços e 60 maneiras de usar!

O deck de madeira é um elemento versátil e que valoriza o ambiente em que está inserido. A versatilidade do item está ligada a sua grande facilidade de adaptação, já que os diferentes tipos de madeira criam uma gama de cores e texturas que combinam com projetos diferenciados. E se você pretende investir nesse elemento, é hora de conhecer um pouco mais!

Informações e preço

A variedade de modelos e tipos de madeira influenciam no preço, mas não é só isso. Se você optar pelo deck de madeira, também é preciso escolher por uma empresa séria e que trabalhe apenas com madeiramento legal.

E no momento de pedir o orçamento em uma empresa, considere se alguns itens estão inclusos:

  • Instalação do deck de madeira;
  • Tratamento da madeira (para instalação em locais molhados e contra fungos, bactérias e cupim).

Agora que você já sabe tudo o que precisa considerar no momento da compra, chegou o momento de saber sobre os valores.

O modelo tradicional feito com madeira maciça varia de acordo com o tipo de madeira escolhido, mas uma média de preço é de R$ 100 m².

Se você quer uma opção mais barata, pode recorrer ao deck modular, que pode ser comprado em pequenas placas a partir de R$ 15 o módulo.

Decoração com deck

Piscina

            Se a intenção é apostar na piscina com deck de madeira, é preciso considerar um material resistente a água e exposição ao sol. Outro fator a se considerar é a escolha da madeira, para que ela não fique escorregadia em contato com água.

decoração piscina

O tronco de madeira funciona como mesa de centro

Neste projeto a ideia foi usar um tom de madeira clara com uma grande área além da piscina, o que permite que o espaço seja composto por sofá, mesa, espreguiçadeiras e até a adequação do deck para o crescimento da árvore.

muro de pedras

A proposta aqui foi de evidenciar um toque rústico na área externa, e para isso a escolha do madeiramento desgastado foi ideal. Além do deck de madeira que segue essa linha, ainda tem a composição do muro de pedras que mantém esse estilo para o ambiente externo.

casa de vidro

O jardim tem pontos de iluminação

No projeto da casa com piscina a ideia foi de seguir uma tendência moderna. A madeira escolhida para o projeto foi tratada e mantém seu brilho próprio, mantendo também o destaque da piscina.

 

Mais fotos

sobrado com piscina

A parede de vidro da sala tem abertura para a piscina

piscina com deck

piscina moderna

O parapeito de vidro protege a área da piscina

piscina borda infinita

A piscina com borda infinita é uma tendência

piscina pequena

O muro tem revestimento de pedras decorativas

piscina com cascata

A piscina de canto aproveita melhor o espaço do quintal

modelos piscinas

Jardim

Assim como o deck de madeira no entorno da piscina, a estrutura no jardim também merece atenção especial, já que a madeira fica exposta as condições climáticas e o seu desgaste é algo natural. Sendo assim, é preciso fazer o tratamento adequado antes da instalação e depois continuar com manutenção do material nobre.

quintal decorado

Na parede, jardim vertical

Neste projeto, o madeiramento na parte externa criou um espaço aconchegante com plantinhas e banco também de madeira. A proposta se adequou muito bem ao espaço, já que a pequena área de madeira define um espaço para que os moradores possam se sentar e relaxar em meio ao jardim.

deck suspenso

Se você enfrenta problemas com um terreno não regular, isso pode até se tornar solução para um projeto super charmoso com deck suspenso, como mostra essa ideia. Aqui a irregularidade do terreno, resultou em um projeto com estrutura que dá suporte ao deck de madeira.

jardim simples com fonte

 

Se a proposta é fazer um projeto de um jardim pequeno e barato, já pode incluir essa inspiração na pastinha de favoritos. Aqui a ideia foi de fazer um caminho usando deck de madeira modular sobre o gramado.

 

Mais fotos

jardim decorado

Lanternas decorativas enfeitam o espaço externo

decoração com futón

Futóns criam um espaço aconchegante no jardim

varanda decorada

A decoração do espaço externo foi feita com vasos de plantas

jardim com árvore

sofá externo

Almofadas roxas decoram o sofá externo

jardim com pedras

A mesinha de madeira compõem a decoração do jardim

jardim com deck

Churrasqueira

            Para valorizar a área da churrasqueira, o deck de madeira pode ser um grande aliado do projeto. A estrutura garante um espaço aconchegante e super charmoso para o espaço gourmet.

varanda gourmet

Para este ambiente a aposta foi pelo deck de madeira no piso, e o madeiramento não ficou restrito apenas para o piso não. O elemento também aparece como revestimento da churrasqueira e dos armários que compõem o espaço, e assim o projeto fica em total harmonia e equilíbrio.

pergóla de madeira

No jardim, pergolado de madeira

Uma inspiração para criar uma área gourmet com churrasqueira está nessa proposta. Para o projeto, o pequeno deck foi criado na parte externa, e no espaço foi instalada uma churrasqueira pré-moldada e um pergolado.

parede de tijolo a vista aparente

Para compor o espaço externo ao estilo rústico, essa é uma proposta ótima. Aqui o deck com madeira desgastada garante o estilo rústico e mantém equilíbrio com as paredes de tijolo a vista aparente.

 

Mais fotos 

pergolado com churrasqueira

A piscina tem revestimento de pastilhas azuis

muro com pedras

A parede tem revestimento de pedras

pergolado coberto

O pergolado coberto cria uma área gourmet

arandelas parede

sacada com churrasqueira

A sacada fechada com vidros tornou-se uma varanda gourmet

varanda integrada

Ao lado da churrasqueira, forno a lenha

deck churrasqueira

Na parede

            Além de ocupar o espaço horizontal, o deck de madeira também pode fazer parte do espaço vertical e decorar paredes. E além de dar um charme especial ao ambiente, ainda é uma proposta diferenciada para decorar muros.

sacada decorada

Na sacada, a ideia de revestir o chão com madeira não ficou apenas para o piso, mas também se estendeu pela parede, dando um charme especial ao espaço e alongando o ambiente. Além disso, a parede de madeira ganhou alguns vasinhos com plantas, o que valorizou a estrutura de madeira.

piscina de fibra

Ao contrário do que se imagina do deck de madeira em volta da piscina, aqui a ideia não foi para o revestimento no chão, mas sim para fazer pequenos decks que revestem parte do muro e combinam com as floreiras que são feitas com o mesmo tipo de madeira e mantém um visual equilibrado para a área externa.

 

Mais fotos

banheiro com banheira

Na parede do banheiro, uma TV

sofá de madeira

Vasos com plantas decoram o espaço externo

piscina moderna

Rente a parede, pequenas floreiras de madeira

quarto painel madeira

painel de madeira muro

Vasos com plantas decoram o muro

banco de madeira

Na parede, arandelas para garantir a iluminação do ambiente

quintal decorado com luzes

No centro da mesa, flores para decorar

deck parede

Varanda/ sacada

            A decoração da varanda/ sacada é uma ótima aposta para manter o ambiente externo decorado e com um estilo agradável e aconchegante. E o uso do deck de madeira é uma ótima escolha para compor esse tipo de ambiente, já que valoriza a área.

decoração sacada gourmet

Esta proposta é uma ótima inspiração para quem pretende decorar a sacada com deck, mas não quer gastar muito. Como alternativa, o tradicional deck foi substituído pelas placas modulares que podem ser encaixadas e criarem o revestimento de madeira para o ambiente. Além disso, o espaço ainda foi preenchido com pequenas predrinhas e vasos de plantas.

sacada pequena decorada

O banco estilo balanço faz parte da decoração da sacada

Para esta proposta a ideia foi apostar na decoração rústica, para isso foram utilizados móveis que seguem essa tendência e no chão o deck de madeira desgastada mantém o estilo e garante harmonia ao projeto, que criou um ambiente aconchegante e cheio de estilo para a sacada.

 

Mais fotos

jardim vertical

Na parede da sacada, jardim vertical

sacada com plantas

A sacada foi decorada com vasos e pedras de jardim

decoração com bambu

Na parede, painel de bambu

decoração varanda

sacada com churrasqueira moderna

A churrasqueira de inox é moderna

sacada decorada com rede

Na parede, nichos de madeira com vasinhos de flores

vasinhos de temperos

Na parede, jardim vertical com ervas e temperos frescos

deck modular

Banheiro

            Se você sempre acha que o deck de madeira é um elemento para ambientes externos, engana-se! O elemento também pode ser usado dentro de casa, e uma proposta é utilizá-lo no banheiro. E o importante é lembrar que neste caso a madeira deve ser tratada para estar exposta a água e umidade.

banheiro decorado

Na parede, acabamento de cimento queimado

Para deixar o ambiente do banheiro mais aconchegante e até evitar possíveis acidentes com escorregões na área do box, uma alternativa é criar um deck de madeira para esse espaço. A plataforma é uma ótima escolha, já que garante um charme especial ao ambiente, e ao mesmo tempo ainda tem a funcionalidade de ser mais segura que um piso frio.

banheiro grande com banheira

Além de usar a plataforma na área do box, ainda vale fazer o deck de madeira em torno da banheira, e até estendê-lo como parte do piso, como neste projeto. Além disso, a proposta ainda mantém o uso da madeira na bancada.

 

Mais fotos

banheiro clean

A bancada branca mantém o banheiro clean

banheiro rústico

banheiro casal

Na parede interna do box, acabamento com pedras decorativas

banheiro decorado com madeira

No box, nicho embutido na parede

banheiro suíte

Os dois chuveiros é ideal para a suíte do casal

deck banheiro

banheiro com pastilhas

No chão e nas paredes, revestimento de pastilhas brancas

banheiro com plataforma madeira

 

E aí, o que você acha do deck de madeira? Em qual ambiente acha que estrutura fica mais legal?

Você pode gostar...