Azulejo de Metrô / Subway: Ideias, Projetos e Fotos!

Pensando em uma decoração de parede diferenciada? Talvez a solução tenha chegado com a nova tendência de decoração de interiores: subway tile. Conhecido no Brasil como azulejo de metrô (a fabricante Eliane já usa esse nome há alguns anos), o modelo é a mais nova sensação. Mas não é novidade. O apelido já mostra onde ele é mais usado: em estações de trem e metrô em diversos países. Está pensando em usar? Saiba mais!

azulejo de metrô na sala

Modelos de Cozinhas com Subway Tiles

Azulejo de metrô e subway tiles são a mesma coisa? Na verdade sim. Um é tradução do outro: azulejo de metrô em português e subway tile em inglês. Os fabricantes brasileiros costumam usar os dois nomes apenas para diferenciar ou deixar mais chique o produto.

A inspiração é no clássico do estilo retrô simples. O uso de tijolo aparente era muito comum em fábricas antigas de Nova York, construções do começo do século 19. Com a mudança de cenário da cidade mais fashion do mundo prédios antigos se tornaram lofts. E como os nova iorquinos adoram algo diferente, por que mudar a decoração quando tem algo tão bacana e vintade? O estilo de tijolos aparentes simplistas pegou e se tornou uma febre em diversos países.

Os moradores dos lofts de NY não se importavam com a tubulação dos armazéns aparente, muito metal jogado pelo espaço e os tijolos soltos. Era algo chique e o mesmo material na parede era usado em estações de metrô nos Estados Unidos e outros países do mundo, então valia investir no conceito.  Quem diria que algo tão simples se tornaria moda apenas uns 50 anos depois, não é mesmo?  A ideia pegou e agora tem muita coisa legal para inspirar. Confira!

Branco com rejunte branco

O charme dos subway tiles é seu toque diferenciado na uniformidade. É abandonar o formato quadrado da cerâmica e partir para o retangular. Com rejunte branco parece uma peça única e realmente com toque de construção antiga brincando com o moderno.

Para detalhes em paredes é uma ótima pedida. O ideal é usar em paredes apenas de alvenaria, sem revestimento cerâmico ou semelhante. Misturar os materiais não fica tão bacana: é excesso de informação.

azulejo de metrô em cozinha branca

azulejo de metrô com móveis brancos

como usar azulejo de metrô

decoração de cozinha com azulejo de metrô

Branco com rejunte preto / escuro

Rejunte branco serve para entrar no estilo de forma mais discreta. O preto ou escuro, em contrapartida, é para abraçar a ideia da melhor forma possível. Quem busca um projeto com destaque em uma parede apenas tem nesta opção uma ótima dica.

Usando rejunte marcante e com grafismo como este na parede a melhor opção são móveis sem detalhes. Quanto mais lisos e discretos melhor. Pode combinar materiais diferenciados como madeira, granito e mármore, mas optando sempre por melhos detalhes para o revestimento de parede receber o melhor destaque possível.

azulejo de metrô com rejunte preto

azulejo de metrô com rejunte escuro em sala

cozinha com azulejo de metrô

parede com azulejo de metrô

rejunte para azulejo de metrô

Preto

Revestimento de parede marcante é uma dica moderna e elegante. Abandonando um pouco o minimalismo de alguns estilos grafistas e a moda de estampas portuguesas. Optar pelo básico e clássico preto é uma ótima opção. A tonalidade combina com todos projetos mais modernos e móveis claros. Claro: quanto mais discretos, cortes retos e menos detalhes nos móveis melhor para não ofuscar a parede. 

Sempre tenha cuidado com o revestimento de parede e a iluminação. Tonalidades fechadas podem deixar o ambiente escuro e dificultar a visibilidade. Mas nada que boas luminárias não incrementem ainda mais o espaço e resolvem o problema.

azulejo de metrô preto com rejunte branco

 

Pode-se usar rejunte preto ou branco. Porém, o mais claro deixa a arte com mais evidência do tipo de escolha para o revestimento de parede.

azulejo de metrô preto na cozinha

azulejo de metrô em cozinha pequena

azulejo de metrô com cozinha grande

Marrom / Cinza

Para ficar ainda mais parecido com o estilo original da decoração, subway tile da cor marrom pode ter a carinha de um edifício industrial. O brilho da cerâmica deixa a proposta ainda mais moderna e com cara de rústica. Quem adora a proposta de uma decoração rústica mas não curte tijolo aparente conta com esta alternativa fashion.

azulejo de metrô marrom para cozinha

cores de azulejo de metrô

De inox / metálicos

Trabalhar com o inox traz diversas vantagens. Ele absorve muito bem o calor, ajudando a manter a temperatura do ambiente agradável. Também é reflexivo, deixando o ambiente muito mais amplo e com um bom toque de modernidade ao projeto.

O uso de inox em revestimentos não é novidade por conta de sua durabilidade. As cerâmicas com este material possuem um custo mais caro que o material tradicional. Mas quem usou afirma: vale a pena. A limpeza é fácil e mesmo absorvendo gordura como em cozinhas, são fáceis de limpar.

Com este tipo de material a reflexão da luz torna o ambiente muito mais amplo e iluminado. Outro diferencial é combinar com móveis retos e mais modernos.

azulejo de metrô de inox em cozinha

Colorido

A principal vantagem do revestimento de cerâmica é poder usar cores de forma durável. A tinta fica mais clara, desgastada e até manchada com a gordura de cozinha. Já a cerâmica não, então dá para brincar com o azulejo de metrô de diversas formas na composição de ambientes.

A principal regra de azulejo colorido em parede é: os móveis devem ser de tonalidade inversa. Móveis escuros pedem parede clara e a regra do inverso é verdadeira.

azulejo de metrô azul água

azulejo de metrô verde grama]

cozinha vermelha com azulejo de metrô

 

Modelos de Banheiros com Azulejo de Metrô

Meia parede ou parede inteira, o azulejo de metrô em banheiros é uma ótima opção. Não é preciso decorar semelhante à residência. O banheiro pode receber uma decoração diferenciada sem qualquer problema e com a vantagem de poder ousar ainda mais. Vale colorido, de cor única e muitas outras ideias legais. Confira!

Branco com rejunte branco

Esta é a melhor combinação para banheiros pequenos porque aumenta a sensação de amplitude do espaço. O truque funciona tanto para paredes laterais como em tetos. Em espaços sem janela e baixos a indicação sempre é deixar o teto branco ou bem claro.

azulejo de metrô da cor branca pode vir tanto em apenas uma parede como em todo o espaço. A combinação pode ser de louça e móveis brancos ou coloridos. É uma ótima proposta experimentar com esta cor de parede cores mais fortes em bancada de armário.

banheiro branco com azulejo de metrô

azulejo de metrô branco para banheiro

azulejo de metrô com rejunte branco em banheiro

azulejo de metrô na área do banho

Branco com rejunte preto / escuro

O rejunte escuro é uma forma de destacar a parede ainda mais. Deixar o desenho cerâmico de tijolos em evidência é se aproximar ainda mais do estilo original. Contudo, ou o projeto fica muito bem feito ou todos os defeitos de colocação do revestimento e seu mal posicionamento vão ficar em evidência.

azulejo de metrô como usar na decoração banheiro com azulejo de metrô e rejunte escuro

dicas de azulejo de metrô em banheiros

Preto

Os arquitetos fãs de azulejo preto são muitos hoje em dia e com bons motivos. Para banheiro é um ótimo truque para deixar ambientes mais compactos. Afinal, não é preciso muitos móveis em um cômodo como este e com muito espaço vazio o visual fica amplo demais. Com uma parede ou todas elas pretas o visual fica bem mais agradável.

Louça e móveis devem ser claros e o teto também. Atenção à iluminação. 

fotos de azulejo de metrô preto

Usar meia parede com este tipo de revestimento pode também e fica ainda mais charmoso e elegante.

banheiro preto com azulejo de metrô

Marrom / Cinza

A cor marrom com o brilho do azulejo deixa o ambiente moderno com um toque de clássico. Não é uma das tonalidades mais usadas, uma boa chance de deixar seu banheiro único em decoração. Combina com louça e móveis de diversas tonalidades, mas sempre com preferência a tons claros.

azulejo de metrô marrom para banheiro banheiro marrom com azulejo de metrô

 

Colorido

As cores mais claras são geralmente as mais usadas em se tratando de parede de banheiro. A luz reflete melhor, deixa o espaço mais amplo e a sensação de limpeza. Mas pode usar cores fortes? Sim! Com azulejo de metrô é uma boa dica criar uma parede diferente ou mesmo nele todo, mas mantendo o teto branco para a boa iluminação.

banheiro colorido com azulejo de metrô

azulejo de metrô com azulejo verde

Banheiro vermelho e branco: puro luxo com toque retrô. Combina com móveis clássicos ou modernos e metalizados.

azulejo de metrô com azulejo vermelho

azulejo de metrô pode ser usado em qualquer cômodo da casa. Mas antes de escolher observe seus móveis e se o detalhismo da parede não influenciará no resultado final.

Você pode gostar...