Terraços decorados: 74 ideias e projetos geniais!

Os terraços decorados são uma extensão da casa em um cantinho externo para relaxar. A funcionalidade do espaço é algo bem variável, já que tem quem preze pelo ambiente para colocar cadeiras e sofás e aproveitar a visão externa, ou quem opte por um projeto com churrasqueira e até piscina.

E com tantas variações no momento de decorar terraços, a verdade é que a decor é que determina o estilo do espaço. Então, antes de iniciar o projeto decorativo, é importante decidir qual é o propósito e a principal função do ambiente.

Ficou em dúvida entre diferentes estilos? Então, se atente ao post que traz diversas dicas e maneiras para decorar terraços.

decorações

Fotos e projetos de terraços decorados

Cobertos

decoração com sofá

Para quem optou pelo projeto do terraço como continuação da casa, uma inspiração é essa proposta. Aqui as portas de correr da casa dão acesso ao terraço decorado com sofás e detalhes em madeira, que combinam com o ambiente externo. Para valorizar a visão do jardim, a aposta foi por usar banquetas de madeira, de modo que a visão não fique obstruída.

cobertura de vidro

Entre as proposta de terraços cobertos, está esse projeto em que  a cobertura foi feita com estrutura metálica e vidro. O projeto é moderno e o vidro garante a iluminação constante para a varanda. Na decoração, a aposta foi por usar sofás em um dos lados do terraço, e do outro lado uma mesa externa para refeições.

 

Mais fotos

varanda pequena

O deck de madeira se estende para a piscina

terraço envidraçado

O terraço pode tem grandes portas de vidro

terraço moderno e coberto

Os balanços criam assentos e um cantinho para crianças

parede de pedra

A parede de pedra traz um toque rústico para a decor

sofá para varanda

O sofá branco deixa o ambiente clean e aconchegante

Pequenos e simples

espaço pequeno e simples

O jardim tem módulos de deck de madeira

Se a opção é aproveitar um pequeno espaço e fazer um projeto simplesessa proposta é ideal para se inspirar. Aqui o projeto aproveitou o pequeno espaço externo e fez uma cobertura com telhado. Na área foi feita uma churrasqueira de tijolo a vista e foi usada uma pequena mesa. A  escolha de elementos que ficassem em proporção adequada com o espaço foi ideal para valorizar o ambiente e deixá-lo aconchegante.

espaço pequeno

A toalha de mesa estampada traz cor e alegria para a decoração externa

Entre as opções de terraços pequenos, esse modelo é uma das opções. Aqui a cobertura pequena determina a área da pequena cozinha externa em que o terraço foi transformado. A proposta foi de criar um espaço pequeno e com a finalidade de servir refeições ao ar livre.

 

Mais fotos

banquetas área externa

Banquetas compõem os assentos do balcão

terraço pequeno com churrasqueira

A parede tem acabamento de tijolo à vista aparente

piscina pequena

A piscina de fibra faz parte do projeto para a área externa

piscina com deck de madeira

churrasqueira pequena

O balcão tem revestimento de cerâmica

Decoração moderna

piscina de pastilhas

Para uma decoração moderna no ambiente externo, a ideia aqui foi de fazer um terraço aconchegante próximo da piscina. Entre os elementos que valorizam esse visual atual estão:

  • Parede com revestimento em madeira;
  • Vasos grandes decorativos;
  • Sofá com almofadas coloridas;
  • Parede preta;
  • Escultura de parede feita em madeira.

decoração moderna

Neste projeto para o terraço a aposta foi por integrar ambientes interno e externo, e para isso a porta de correr da sala se abre completamente, dando acesso à varanda. No espaço externo, há a mesa de madeira com cadeiras modernas  e vasos decorativos em inox, elementos que contribuem para o visual contemporâneo da decor.

 

Mais fotos

terraço com jardim

O jardim tem luzes indiretas que valorizam o projeto

casa com piscina

No pavimento superior, a sacada tem guarda-corpo de vidro

deck de madeira

No chão, deck de madeira escura

telhado verde

A trepadeira se apoia sobre a estrutura de madeira

decoração sofisticada

As paredes de vidro integram o espaço interno ao externo

Decoração rústica

churrasqueira rústica

Se você optou pelo estilo de decoração rústica para a área externa, esse projeto é uma inspiração para mesclar terraços rústicos com churrasqueira. Na proposta, o cimento queimado é base para bancadas, enquanto a madeira foi usada para os armários do ambiente. Além da churrasqueira, o espaço ainda conta com forno a lenha, o que mantém a rusticidade da proposta.

varanda com rede

Para seguir a decoração rústica no terraço e deixar o ambiente aconchegante, a aposta foi por fazer uma área de convivência com sofás e poltronas. Os móveis de fibra sintética garantem o visual externo, e as almofadas coloridas trazem um toque de cor para a varanda.

 

Mais fotos

terraço com fogão a lenha

O fogão a lenha compõe o projeto

lareira jardim

A lareira externa deixa o espaço aconchegante

terraço com pergolado

O pergolado de madeira delimita o espaço

decoração com chita

Almofadas de chita decoram o sofá

decoração rústica

Com churrasqueira

churrasqueira moderna

Para quem deseja um projeto com churrasqueira, há uma versatilidade de estilos de terraços que pode ser seguida. Nesta proposta a ideia foi de fazer um ambiente que divide o espaço entre churrasqueira, forno e fogão a lenha. A bancada se estende pelo ambiente e forma um balcão com banquetas, que também funciona como uma mesa para refeições na área do terraço.
projeto forno a lenha

Com um espaço menor, a ideia aqui foi de usar tons claros, de maneira a não carregar o ambiente. Além da churrasqueira, o espaço ainda conta com uma bancada com pia e forno a lenha, transformando o terraço em um espaço gourmet.

 

Mais fotos

churrasqueira cimento queimado

As cadeiras coloridas dão cor ao projeto

terraço grande

Na área, a mesa de centro de madeira combina com o ambiente externo

terraço moderno com churrasqueira

O sofá branco foi decorado com almofadas azuis

decoração rústica churrasqueira

Detalhes em chita dão um toque rústico à decoração

decoração com churrasqueira

Com piscina

piscina e hidromassagem

Para quem está precisando de inspirações de terraços com piscina, uma das ideias é este projeto. Aqui a piscina ocupa o espaço externo e o terraço é composto por churrasqueira. A combinação desses elementos é ideal para uma área de lazer, e os dois pontos principais – terraço e piscina – se complementam.

piscina com cascata

A proposta para a decoração externa é de um projeto para uma área menor com piscina e terraço pequenos. A cobertura externa cria o espaço para a pequena varanda, que é composta por churrasqueira e um balcão para refeições. Logo em seguida há o deck de madeira que dá acesso a piscina, e o detalhe da madeira do piso fica em harmonia com detalhes em madeira que compõem o terraço.

 

Mais fotos

piscina moderna

A piscina tem revestimento de pastilhas

decoração chique

O sofá em L decora o espaço externo

terraço pequeno com piscina

Almofadas coloridas dão cor ao sofá branco

jardim piscina

O pequeno jardim decora o espaço rente ao muro

decoração piscina

Dicas e opções de coberturas para terraços

Pergolado

Entre as opções de cobertura para terraços, uma das opções é o pergolado/ pérgola. A estrutura pode ser feita em madeira, bambu, entre outras opções, e tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • Prático: ao contrário de outros tipos de cobetura, o pergolado é rápido de fazer e ainda pode ter o custo mais baixo que outras opções de cobertura.
  • Entrada de luz: para quem preza por uma área iluminada com a luz solar, a estrutura é ideal; já que dispensa cobertura.

Desvantagem:

  • Ausência de cobertura: se você optou por um projeto de pergolado sem cobertura isso pode ser um problema, já que em dias de chuva e em sol intenso o terraço pode ficar inutilizável.

 

decoração externa

pérgola de madeira

Os sofás deixam a varanda aconchegante

cobertura pergolado

Vidro/ Policarbonato

Entre os modelos de telhado e coberturas, há duas opções bem próximas – vidro e policarbonato. A primeira opção é bem conhecida, já o policarbonato é uma placa que lembra o acrílico e é bem resistente para coberturas.

 

Vantagens:

  • Luminosidade: tanto o vidro como o policarbonato são translúcidos e isso é uma vantagem para o projeto, já que a cobertura mantém a entrada de luz solar para iluminar o terraço.
  • Cobertura: apesar de permitir a entrada da luz solar, há um revestimento que impede a chuva de molhar o terraço, e isso é uma vantagem e até mesmo uma opção de cobertura para pergolados.

 

Desvantagens:

  • Não protege da luz do sol: para quem gosta de luminosidade é uma vantagem, mas a cobertura tem a desvantagem de permitir a entrada da luz solar, o que pode esquentar o ambiente.
cobertura de vidro

O vidro cobre o pergolado de madeira

cobertura policarbonato

A churrasqueira de inox é moderna

cobertura de vidro/ policarbonato

Telha cerâmica

Um clássico das construções, o telhado cerâmico também é uma das opções de cobertura para terraços. E assim como outros tipos de coberturas, a telha cerâmica também tem prós e contras.

 

Vantagens:

  • Isolamento térmico: uma das principais vantagens da telha cerâmica na cobertura é o isolamento térmico. O telhado com esse tipo de telha é capaz de controlar a temperatura, e o terraço tende a ter uma temperatura mais estável.
  • Protege da luz solar: ao contrário das opções anteriores, a telha de cerâmica não deixa a luz passar, e isso faz com que o ambiente fique mais fresco e até mais confortável durante um dia de sol mais intenso.

 

Desvantagem:

  • Manutenção: a telha de cerâmica exige mais manutenção em relação a limpeza e troca de telhas quebradas, o que torna uma desvantagem.
piscina pequena

A parede colorida dá destaque ao projeto externo

telhado cerâmica

A telha cinza foi a escolha para a cobertura

telhado de cerâmica

A churrasqueira é integrada ao forno e fogão a lenha

Outros tipos

Além das opções mais comuns, há também outros tipos de coberturas, como toldos, telhado verde e outros tipos de telhas (germânica, etc).

cobertura toldo

O deck é de madeira rústica

cobertura de bambu

tipos de cobertura

Depois das ideias e dicas de terraços decorados, é hora de planejar o próprio espaço e criar um cantinho especial para relaxar e curtir com a família e com os amigos.

Você pode gostar...