60 SOBRADOS PEQUENOS: Projetos Incríveis, Dicas, Fotos

O sonho da casa própria faz parte da vida de muita gente, e construir pode ser um meio para conquistar o lar. Para dar uma mãozinha a quem quer ideias, projetos e dicas de sobrado pequeno, o post tem várias informações que podem ajudar nessa conquista de um lar compacto, mas aconchegante.

Fotos de fachadas de sobrados pequenos

sobrado com portão

Para a entrada, alguns degraus de cimento queimado

O terreno estreito resultou na ocupação de toda a largura para a casa. A ideia reúne artifícios modernos, como a janela de correr para o andar superior e vidros. Na frente a grade verde dá cor a fachada neutra e garante a segurança do lar.

sobrado moderno

Na frente, plantas e árvores valorizam o verde

Essa fachada reúne elementos diferentes e que se completam, como o vidro no térreo que deixa o primeiro andar a mostra, e a madeira que reveste o pavimento superior, deixando uma sensação de aconchego.

casa com pé direito duplo

Floreiras com espada de São Jorge valorizam a frente do lar

O duo de cinza e branco predominam na frente da casa. Já o vidro que ocupa a parede do pé direito duplo dá traços contemporâneos a construção de linhas retas.

janelas de madeira

A pintura vermelha dá destaque ao projeto

A casa com portão tem cor vívida – vermelha – e para dar traços aconchegantes, a estratégia foi utilizar janelas de madeira.

Outra aposta foi o espaço verde no telhado, que é capaz de diminuir as temperaturas internas do lar e ainda criar uma área de descanso no terreno pequeno.

sobrado com garagem

A pintura areia é suave e clássica

Com design moderno, o sobrado de telhado aparente tem linhas retas e garagem. Para completar a estrutura compacta, a cor suave valoriza o projeto e ainda tem a vantagem de ter maior durabilidade.

sobrado simples

O jardim com gramado valoriza a frente do lar

            Para seguir uma linha mais tradicional na construção, essa fachada é uma excelente inspiração. A garagem se estende um pouco a frente, e no pavimento superior o quarto tem abertura para a sacada.

cores para casa

  1. A sacada pode se estende um pouquinho pra frente e tornar-se um beiral para o piso térreo.
  2. Na área da escada, um design externo arredondado.
  3. Vidros nas janelas e guarda-corpo valorizam a fachada.
sobrado geminado

Janelas brancas combinam com a cor clara da pintura

No estilo geminado, a construção pode ser única ou compartilhada. Aqui o modelo tem linhas retas e remete a estruturas arquitetônicas norte-americanas, como é o caso das telhas Shingle usadas na cobertura.

casas para terreno pequeno

  1. A sacada estendida aproveita o espaço do pavimento superior e ainda cria uma área de garagem no térreo.
  2. Para dar maior destaque ao projeto, vale usar uma cor mais intensa em parte da pintura, como azul.
  3. A frente de cimento queimada é charmosa e fica mais delicada com porta e janelas de madeira.

sobrado para terreno estreito

Ao optar por um sobrado pequeno e compacto, algumas dicas podem valorizar a fachada:

  • Diferentes quedas d’água valorizam o design do lar;
  • A garagem lateral é ideal também para a proteção da porta de entrada;
  • Vidros e cores suaves dão requinte a construção.

Modelos de plantas de sobrados pequenos

planta 3 dormitórios

            Com dois dormitórios mais suíte, o projeto valoriza os pequenos espaços para uma família e distribui muito bem o lar.

planta sobrado com garagem

A garagem também pode estar inclusa no projeto, assim como a sacada no piso superior. Se a sua ideia de lar reúne esses dois quesitos, aproveite essa possibilidade de projeto.

projeto sobrado pequeno com sacada

O projeto reúne ambientes integrados no andar térreo e garagem; enquanto o pavimento superior é marcado pela presença de três dormitórios e uma pequena varanda para o quarto do casal.

sobrado pequeno com edícula

Para a opção com terreno estreito, a dica é apostar em um sobrado estendido, como esse projeto. No térreo, garagem, sala, cozinha e sala de jantar. Já o primeiro andar tem dois dormitórios e uma suíte com closet. Ah, e vale lembrar que se houver espaço ainda dá para criar uma área de lazer ao fundo.

Mais projetos e plantas para sobrado pequeno

            Se você ainda não encontrou a solução perfeita para seu lar, separamos mais algumas possibilidades que atendem a diferentes dimensões de terrenos e com formas diferentes para o interior do lar.

casa pequena 2 quartos

No térreo, ambientes integrados

planta de sobrado

planta 3d

planta sobrado com closet

projeto 3d casa pequena

sobrado com churrasqueira

Na suíte, uma pequena sacada

Sobrados pequenos decorados

decoração marrom e turquesa

A mesa de centro de vidro integra-se a decor

Na decoração interna, os ambientes integrados exigem que a decor seja harmoniosa. Para isso, a aposta foi na decor marrom com turquesa, e o tom terroso foi utilizado como neutro para compor os espaços.

decoração casa bege

A lareira integra os espaços

O piso de madeira clara é a base para o restante da decoração que mescla tons de bege e branco. A lareira que fica entre a sala e sala de jantar, além de ser funcional para ambos os cômodos, ainda funciona como um divisor de ambiente.

decoração sobrado

A escada de madeira cria um clima aconchegante

O piso cinza é neutro e por isso os ambientes interligados podem ganhar tapetes para delimitar as áreas. O ideal é que haja equilíbrio por todo o espaço, mas alguns pontos de cor, como a poltrona alaranjada ao fundo, podem fazer parte da decor.

decoração sala com cozinha

No chão da sala, tapete colorido

Nessa decoração, a escada para o primeiro andar marca a divisão da sala com a sala de jantar e cozinha. A decoração colorida ficou reservada para a sala, enquanto os outros ambientes mantiverem itens mais neutros em branco e cinza.

decoração casa com escada

Na sala, sofá preto

            Cor marca muito bem o pequeno sobrado; por isso paredes brancas e piso claro são fundamentais para amenizar o efeito colorido que pode ser visto em detalhes, enfeites e até faixinhas de parede.

sobrado pequeno

O piso de madeira deixa os ambientes aconchegantes

O estilo clássico com toque moderno são as características para essa decoração. No banheiro, revestimento escuro para área do box e toque amarelo para dar cor; já no térreo o piso de madeira compõem o espaço com tons claros e detalhes em alaranjado.

Mais fotos

            Inspirar-se é ideal para encontrar itens que mais agradam seu gosto pessoal, por isso separamos mais algumas ideias de projetos de interiores para sobrados pequenos. Inspire-se sem moderação!!!

espelho na decoração

Na sala, tapete listrado

decoração interiores

Plantas fazem parte de toda a decoração

sobrado rústico

Almofadas coloridas decoram o sofá da sala

decoração sobrado vintage

Janelas azuis dão destaque a fachada

Com todas as dicas e ideias agora é só ir em busca do sonho da casa própria e se inspirar nos modelos de sobrados pequenos.


Você pode gostar...