Quarto Montessoriano: O que é, como fazer + 30 inspirações

Você já ouviu falar de quarto montessoriano? É a nova moda de decoração infantil, com um propósito didático e afetivo que faz parte da metodologia de ensino criada por Maria Montessori, por volta de 1907. Esse método considera a autoeducação como a melhor forma de criar as crianças desde que nascem.

É um decor que está super em alta nos escritórios de design de interiores e em grupos de discussão entre mães, que têm elogiado bastante a organização desse sistema.

Se você quer ficar por dentro desta tendência, acompanhe nosso artigo, vamos tirar muitas dúvidas e mostrar fotos de ambientes super criativos para bebês e crianças!

quarto-montessoriano-capa-do-post

O que é? Quais as vantagens?

O conceito de quarto montessoriano, como falamos, tem mais de 100 anos. É algo que sempre esteve à mão das mães e também das decoradoras, mas só entrou em voga no século XXI, com a ascensão de metodologias menos rígidas.

Por priorizar a autoeducação, esse sistema de organização do quarto pede que tudo esteja a alcance das crianças. Você pode ver nas inspirações que selecionamos, que os móveis e itens práticos são baixinhos, favorecendo o toque e acesso dos pequenos.

quarto-montessoriano-itens

Com os elementos posicionados em sua altura, segundo o método, a criança “dona do quarto” receberá estímulos em seu desenvolvimento motor e mental, além de ganhar mais autonomia. Se você quiser adotar esse tipo de quarto, verá que seu filho se sentirá muito mais seguro ao circular pelo quarto, aprendendo a valorizar o espaço e a se adequar ao que ele oferece.

quarto-montessoriano-inspiracao

É por isso que as camas são, em sua maioria, colchões no chão; as prateleiras com livros são baixinhas; e as caixas com brinquedos ficam dispostas no chão. Tudo é organizado de forma que a criança deite e levante na hora que quiser e pegue livros e brinquedos com mais liberdade.

Uma das dicas de especialistas nesse estilo, é que os pais façam um rodízio dos itens atrativos do quarto, como os livros e brinquedos, para que não gere monotonia. É indicado fazer essa troca a cada 15 dias, ou quando você achar necessário, pois isso vai ajudar a despertar o interesse da criança por seu quarto.

quarto-montessoriano-estante

Como fazer? Que móveis comprar?

Bom, não importa se é um quartinho para um novo bebê ou para seu filho mais crescidinho. Sempre é tempo de mudar o ambiente, adaptando a decoração e a funcionalidade pelo bem de seu desenvolvimento.

Se você curtiu a ideia de criar um quarto com o método montessoriano, deve saber, antes de tudo, que esse é um dormitório bem diferente dos convencionais, onde não haverá um berço alto, onde terá as típicas grades para que o bebê não saia dele.

quarto-montessoriano-decoracao

Outra coisa é que, como os itens voltados para os pequenos estarão sempre à mão, eles terão total liberdade para pegar quando quiserem, isso pode deixar o quarto mais bagunçado do que o normal quando eles são bem pequenos. Contudo, a dica é ensinar ao bebê, conforme for crescendo que é preciso guardar tudo o que se pega depois de usar. Assim as coisas ficaram mais fáceis quando eles forem maiores.

Pense se é essa a dinâmica que você quer adotar em casa – pois há mães que não se dão bem e acabam por se arrepender depois.

Mas se você quer se aventurar juntamente com seu filho, nesse universo moderno e criativo, mãos à obra! Veja os móveis e itens de decoração que você pode escolher para montar um quarto assim:

Colchão

O item principal do quarto montessoriano é a cama baixinha, ou melhor, o colchão diretamente no chão. Há como montar uma base para ele, mas é importante que ele seja bem baixo, para que a criança tenha muita facilidade de deitar e levantar quando necessitar. As camas mais vistas em projetos de quartos montessorianos são as que recebem uma estrutura em forma de “casinha”, é uma forma divertida e criativa de decorar o quarto de seu filho!

quarto-montessoriano-clean

Espelho

Ter um espelho à altura de seu filho é super importante nesse método. Ver seu reflexo constantemente vai ajudá-lo a se reconhecer. Escolha um espelho que seja seguro. Para que não se solte e machuque seu filho, cole-o em uma placa de MDF ou madeira e fixe-o na parede de modo que não se solte.

quarto-montessoriano-feminino

Barra afixada na parede

Todo quarto montessoriano tem uma barra na parede. O objetivo é dar apoio para a criança ficar em pé e dar seus primeiros passos. Ela vai utilizar a barra sempre que se sentir insegura e logo, vai aprender a andar pelo quarto inteiro.

quarto-montessori-barra

Tapete

Escolha algum modelo de tapete para o quarto montessoriano de seu bebê. Qualquer que seja a textura dele, ajudará a ter experiências sensoriais, que são muito para os bebês. Além disso, ele pode funcionar como um delimitador de espaço para brincadeiras para as crianças maiores.

quarto-montessori-tapete

Armário baixo

Um dos maiores propósitos do método montessori é estabelecer um senso de escolha aos pequenos. Por isso é indicado colocar armários ou guarda-roupas baixos para que eles tenham acesso às suas roupas. Claro que, para não ter muita bagunça, deixe disponível poucas opções de peças. Assim eles poderão escolher com maior facilidade.

quarto-montessori-roupas

Livros e brinquedos

Deixe à disposição da criança tudo que possa interessar a ele e estimular novos conhecimentos e desenvolvimento físico e cognitivo. Mesmo quando bebês, disponha prateleiras com livros. Você pode colocar os com a classificação indicativa adequada na prateleira de baixo, e o restante mais para cima. Desta mesma forma, separe os brinquedos. Coloque-os em caixas ou cestos para serem guardados depois.

brinquedos

Cantinho da atividade

Proporcione no quartinho de seu filho um cantinho para atividades. Ponha uma mesa baixa, uma cadeira pequena, disponha papéis, lápis de cor, giz de cera e garanta a brincadeira! Além disso, uma ideia é utilizar tinta lousa em um pedaço da parede para que a criança possa rabiscar à vontade. Essa dica vale muito à pena, já que é super comum as casas que tenham crianças serem rabiscadas por inteiro, rs.

quarto-montessori-atividades

Decoração

 

Bom, o quesito decoração é o mais fácil de resolver. Use a sua intuição de mãe e analise os principais gostos da criança. Tem crianças, por exemplo, que não ligam para bichos de pelúcia, ou são alérgicos, aí é algo a ser evitado.

Mas quanto às cores, não há restrições. É possível fazer um quarto montessoriano neutro ou bem colorido. Isso vai depender dos estímulos que quer para seu filho. Quartos com tons nudes estão super na moda, mesclando com um tom só mais forte. Você pode fugir da monotonia, utilizando papéis de parede ou adesivos com estampas fofas.

quarto-montessoriano-quarto

Cuidado para não colocar muitos itens decorativos ao alcance da criança. O que deve estar mais baixo é aquilo que ele utiliza para seu desenvolvimento, como brinquedos e livros. Luminárias, porta-retratos de mesa, ou um vaso com flor não deve ficar próximo dos pequenos.

 

Adaptações de acordo com a idade

O quarto de bebê e crianças no estilo montessoriano não recebe muitas referências que limitam a idade. Ou seja, o quarto desse tipo vai oferece ao seu filho somente aquilo que interessa a ele. Por isso, não é preciso se preocupar muito com a idade que ele tiver.

É claro que você deverá ter o cuidado de não oferecer riscos a seu filho como tomadas desprotegidas, móveis com quinas, móveis que possam tombar com facilidade, objetos soltos nas paredes. São dicas para proporcionar muita segurança a seu bebê, mesmo tendo vários itens à disposição dele!

quarto-montessoriano-livros

E a única indicação para adaptar o quartinho conforme ele for crescendo e se desenvolvendo, é com os brinquedos e livros. De acordo com a evolução dos gostos, você vai trocando esses objetos, de forma que sempre progrida a educação e o estímulo.

Veja a classificação indicativa dos livros, e deixe disponíveis aqueles que são ideais para a idade de seu filho. Quando ele for amadurecendo, vá colocando os outros aos poucos, lendo para ele, e mostrando que ele está crescendo.

quarto-montessoriano-explicacao

Assim pode ser com os brinquedos também, pois você vai perceber naturalmente que a criança se desapega de alguma coisa que já não lhe desperta tanto interesse. Aí é questão de dispor outros tipos de brinquedos conforme ele for aprendendo a brincar, e não quebrar, não morder, etc.

Separamos 3 vídeos incríveis para você continuar aprendendo como criar um quarto montessoriano!

 

 

Fotos e modelos de Quarto Montessoriano

Feminino

Se seu bebê é uma menininha, há diferentes formas de decorar um quarto montessoriano para ela. Escolha elementos delicados, mas que não deixem de ser estimulantes. Pinturas nas paredes, papéis autoadesivos, tinta lousa, tapetes com texturas diferentes, tudo é válido para deixá-la feliz em seu ambiente.

Mini estampas estão na moda, aposte nelas para decorar com simplicidade, mas sofisticação. Os tons nudes ou pastéis caem bem em quartos femininos, mas isso não é regra! A combinação de tons mais utilizados ultimamente em quartos para meninas são cinza + rosa, verde água + rosa, azul turquesa + rosa, laranja + cinza, e outras que seguem esse estilo.

Veja algumas inspirações que separamos para você!

quarto-montessoriano-de-meninas

Ilumine o quarto com luzes de Natal, bem criativo!

quarto-montessoriano-elementos

Aposte nas mini estampas

quarto-montessoriano-menina

Estampas de bolinhas ficam lindas em quartos femininos

quarto-montessoriano-meninas

Livros e brinquedos sempre à mão

quarto-montessoriano-para-meninas

As cabaninhas são muito famosas nesse tipo de quarto!

Masculino

Se o seu filho é um menino, também não deixe de abusar da criatividade. Se atente em colocar tudo que ele gosta, ou aquilo que você quer influenciar no gosto pessoal dele. Apesar de não ser mais regra em decor de crianças, o azul e o verde continuam prevalecendo em quartos infantis de meninos.

Combine azul + amarelo, verde + amarelo + cinza, azul + vermelho, branco + azul, entre outras que você ache pertinente. O mais importante é criar um espaço que ele se sinta bem e estimulado a sempre estar no quarto para aprender e relaxar.

Um tema bem presente em quartos masculinos de bebê são os ligados ao céu e espaço. Use estampas de nuvens, estrelas, lua, planetas, enfim, é uma dica interessante. Contudo, por ter sempre muitas influências nesse espaço, procurar um “tema” não é algo muito visto, por talvez sobrecarregar o ambiente.

Veja os quartos montessorianos de meninos que separamos para você ver:

quarto-montessoriano-bebes

Azul prevalece ainda no decor para meninos

quarto-montessoriano-masculino

Você pode optar por camas sob medida, mas ainda assim, baixas

quarto-montessoriano-menino-azul

Estampas mais requisitadas são as ligadas ao céu

quarto-montessoriano-menino

Verde e cinza é uma combinação que cai muito bem!

quarto-montessoriano-meninos

Azul com vermelho recria um estilo navy no quarto

Gêmeos

O amor em sua casa está chegando em dose dupla? É possível fazer um quartinho montessoriano para eles também! As dicas são as mesmas, só que você deverá se atentar à quantidade dos itens como livros e brinquedos para que não falte e que eles possam dividir entre eles.

Nesse caso também, é indicado estabelecer uma identidade visual para cada um, uma colcha diferente, uma casinha na cama para cada um, dois espelhos, papéis de parede delimitando o espaço de dormir deles, etc.

Veja as fotos que encontramos para você se inspirar:

quarto-montessoriano-gemeas

Quarto montessoriano para meninas gêmeas

quarto-montessoriano-gemeos

Olha só como criar berços montessorianos para gêmeos!

quarto-montessoriano-irmaos-gemeos

Veja como se estabelece uma ideia diferente para cada filho, um menino e uma menina

E então, o que achou do estilo e conceito de quarto montessoriano? Esse método é super bem avaliado por profissionais de pedagogia, pediatria e psicologia infantil, mas deve ser uma escolha dos pais antes de tudo. Esperamos ter ajudado! Escolha a decoração perfeita para o quarto de seu filho e boa sorte 🙂

Você pode gostar...