PASSA PRATO: 50 Dicas, Fotos, Modelos e Projetos

Uma opção para integrar a cozinha aos outros ambientes da casa é criar um passa prato. O recurso, nada mais é que uma abertura na parede com bancada, que serve para integrar diferentes ambientes e ainda funciona como apoio e até como bancada para refeições rápidas como café da manhã.

Diferença passa prato e cozinha americana

Os dois recursos são opções para integrar a cozinha a outros ambientes da casa e ainda funcionam muito bem para dar ideia de amplitude ao ambiente. No entanto, há diferença na definição sobre ambos.

O passa prato é apenas um quadrado ou retângulo na parede, que tem uma bancada de apoio, mas que continua com a parede. Já a cozinha americana não tem essa parede, e um balcão faz as vezes de separar a cozinha do restante da casa.
passa-prato-1

Passa prato de granito, mármore ou quartzo

passa-prato-2

Para essa decoração, a escolha da pedra de apoio foi o granito cinza. Em contraste com a pedra, a moldura do passa prato foi feita em madeira de demolição, ideal para manter harmonia com a mesa no mesmo material.

passa-prato-3

A pedra grossa de granito preto foi a escolha para o passa prato do projeto. Contudo, o que destacou foi o mix de papel de parede (geométrico e floral), que garantiu um estilo moderno a decoração.

passa-prato-4

O mármore é uma excelente escolha para usar como pedra na bancada do passa prato. Apesar de ser uma pedra com menor durabilidade, o balcão não costuma ser usado no preparo das refeições e por isso o mármore pode ser uma escolha para essa área da cozinha. Além de lindo, a pedra garante sofisticação na passagem de ambientes.

passa-prato-5

O passa prato em pedra é sempre uma alternativa sofisticada e elegante para esse espaço de integração dos ambientes. Entre as opções, dá para usar mármore, granito, quartzo e até recorrer as pedras sintéticas.

De madeira

passa-prato-6

Para o balcão do passa prato a escolha foi uma madeira da mesa cor da mesa de jantar.

Outra ideia bacana para o projeto é criar uma maneira de fechar o espaço quando desejado (momentos de fritura e principalmente para esconder a bagunça da cozinha).  Nesse projeto, o fundo utilizado tem textura e por isso parece ser uma parede estilizada.

passa-prato-7

O passa prato com moldura de madeira combinou com o restante das madeiras usadas na casa. Além de manter harmonia, esse projeto ainda contou com janela camarão com moldura de madeira e vidro, assim dá para isolar a cozinha quando preciso sem perder o contato visual com o restante da casa.

passa-prato-8

Outra ideia para esse espaço é fazer uma espécie de painel em madeira; de modo a deixar a integração mais estilizada e a madeira nem precisa conter em outros elementos da decoração.

passa-prato-9

  • O recurso em madeira é uma ótima opção para manter o estilo rústico e/ou retrô da decoração.
  • Para não errar na escolha da madeira, a dica é que ela tenha harmonia com outras madeiras usadas no ambiente.

De vidro

passa-prato-10

No projeto o fogão foi posicionado na parede do passa prato, o que poderia ser um problema para conter a fumaça e possíveis espirros no preparo do alimento. Para solucionar o problema, foi instalado um vidro de mesma largura da coifa. Desse modo o passa prato ganhou uma parede de vidro dividindo o espaço que continuou aberto.
passa-prato-11

O vidro branco usado na abertura é uma opção para ter um espaço aberto ou fechado. A escolha do material pode ser translúcida ou com cor, sendo que a escolha da cor deve ser harmoniosa com a decoração.

passa-prato-12

O vidro fumê também pode ser uma alternativa para regular a abertura ou não do espaço. Nesse caso, quando o vidro está fechado a visão da cozinha diminui um pouco, mas não fica completamente encoberta.

Outras ideias

passa-prato-13

A decoração rústica foi complementada pela janela do passa prato que abre e fecha no estilo camarão, e quando fechada forma um painel de madeira rústica.

passa-prato-14

Mais uma vez a madeira aprece nesse espaço que liga ambientes, mas dessa vez o revestimento foi usado por toda a parede e contrastou com a decoração moderna da casa.

passa-prato-15

Para uma decoração alternativa e com linhas industriais, uma opção de janela é o modelo em metal que fecha formando um rolo, tipo as antigas portas de comércio.

passa-prato-16

E por que não mudar o formato? O passa prato redondo é uma alternativa para dar um toque diferente e estilo moderno na decoração.

Fotos e inspirações

Se você ainda não encontrou o modelo de recurso que mais combina com o estilo da sua casa, separamos mais algumas opções e modelinho que podem se encaixar na linha de decoração e estilo que você segue.

passa-prato-17

passa-prato-18

passa-prato-19

passa-prato-20

passa-prato-21

passa-prato-22

passa-prato-23

passa-prato-24

passa-prato-25

O que você acha de usar passa prato para integrar ambientes? Acho o recurso muito bacana, até mesmo pela possibilidade de incluir janelas, assim dá para deixar a cozinha escondidinha quando preciso.

Você pode gostar...