Muro de Vidro: Modelos, Fotos e tudo que você precisa saber!

O muro de vidro é uma das tendências da construção civil, e peça que chegou timidamente tem se tornado cada vez mais utilizada. A facilidade de encontrar o item e a beleza que o revestimento dá ao visual do lar são pontos que favorecem o uso desse modelo de cercado, mas ainda há muitas dúvidas que giram em torno do assunto. E se você faz parte dessa maioria que ainda tem dúvidas sobre o material, vamos ao post!

 

Segurança

  • Espessura

Esse ponto é muito importante para garantir a segurança não só dos moradores, mas também a durabilidade da peça. Para evitar acidentes, o ideal é que o vidro tenha ao menos 5 mm de espessura e que sua fixação seja feita com materiais adequados, de modo a garantir total segurança.

 

  • Tipo de vidro

Não é qualquer tipo de superfície que deve ser utilizada na hora de cercar a casa. É preciso levar em conta que acidentes podem acontecer, e os modelos mais baratos e comuns tendem a quebrar em pedaços maiores, o que pode ser um risco para as pessoas.

Então, no momento de escolher o melhor tipo leve em consideração o vidro temperado (ideal de 8 a 10 mm) ou laminado (ideal 5 mm).

Casa com piscina

Casa com telhas shingle

O telhado Shingle foi a escolha para a cobertura

  • Visibilidade

Esse é um item bem importante em relação a segurança da casa. Apesar de deixar o imóvel visível, a superfície translúcida também é vantajosa justamente por isso; já que permite ver movimentações estranhas na casa, e dificulta a ação de criminosos.

 

Preço

            Falar quanto custa envolve muitas variantes como região do país, revendedora, tipo de vidro, espessura, custo de instalação. No entanto, sempre dá para se ter uma média, e infelizmente essa versão ainda não concorre diretamente como os modelos em alvenaria, já que o vidro fica um pouco mais caro. O valor médio para um cercado com altura de 2,20m e extensão de 5m sai em média por R$ 4,6 mil.

Casa verde

Muro jateado

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  1. Moderno
  2. Visibilidade (vantajoso em relação a deixar sua casa mais visível e tornar um ponto mais difícil para ladrões agirem)
  3. Resistência
  4. Facilidade de limpeza
  5. Dispensa o retoque da pintura
  6. Instalação rápida
  7. Variedade de cores e modelos
Porcelanato que imita madeira

O porcelanato que imita madeira decora os pilares

Telhado escondido

Desvantagens

  1. Visibilidade (pode deixar a casa muito exposta e tirar a privacidade dos moradores)
  2. Custo elevado para instalação
  3. Pode favorecer o calor, já que funciona como uma estufa
  4. Moda temporal, o que pode fazer com que o muro fique fora de moda

Sobrado pequeno e moderno

Modelos de muro de vidro

Transparente/ incolor

A versão sem cor costuma ser uma das mais utilizadas por ser fácil de manter o equilíbrio entre a cor da fachada que pode ser mudada ao longo dos anos e a tonalidade da superfície.

Esse tipo de vidro é ideal para quem quer valorizar a fachada da casa com um muro moderno e que não acrescente mais informação. 

Sobrado moderno

A parede de blocos de vidro valoriza o lar

Sobrado bege

Casa com muro moderno

O telhado aparente é uma das características do lar

Sobrado com pé direito duplo

Verde

A coloração esverdeada também é uma possibilidade para o material. Neste caso, é preciso considerar que a cor tende a acrescentar um pouco mais de informação a fachada, e por isso é necessário verificar se a cor da pintura é compatível com a tonalidade do muro.

Vidro verde

A cerca elétrica aumenta a segurança da casa

Portão moderno

Jateado

Se você está em busca de um modelo de muro que seja atual, mas não se adequa a visibilidade do vidro incolor ou verde, a opção jateada é uma ótima escolha. O acabamento dado a peça deixa a superfície sem nitidez e isso impede que os curiosos olhares alheios tomem conta da casa.

Vidro jateado

O telhado de cor clara combina com a pintura da casa

Reflecta

A superfície tem poder de refletir a imagem, mas de um modo mais ameno que um espelho. Uma das vantagens desse tipo de material, é que não é totalmente visível, mas também permite acompanhar ações estranhas na residência, impedindo a ação de ladrões.

Vidro reflecta

Fumê

A coloração fumê dá um toque acinzentado a superfície sem tirar a nitidez do vidro. Funciona muito bem em diferentes estilos de construção e pode ser combinado a janelas de mesmo acabamento, ou utilizado como item de modernidade e sem a necessidade de ter o mesmo material na fachada do lar.

Muro de vidro fumê

As janelas de vidro fumê combinam com o cercado externo

Casa com janela de madeira

Fotos de casas com muro de vidro

casa com jardim na frente

Para este projeto, o acabamento esverdeado da superfície foi ideal para valorizar ainda mais o jardim com pedras que decora a fachada da casa.

Fachada sobrado moderno

Janelas quadradas caracterizam a fachada

A casa com design moderno foi construída com linhas retas e telhado embutido, características da arquitetura atual. Para completar esse estilo, a opção para cercar a residência, foi pelo vidro incolor instalado com itens metálicos que dão sustentação ao muro e agregam modernidade.

Casa térrea com telhado aparente

Para este muro, a ideia foi mesclar materiais. Para isso, parte da superfície foi construída de alvenaria, e nos pontos que utilizam a superfície translúcida ainda há um mix com metal que serve de apoio para as faixas que compõem a estrutura.

Sobrado com jardim

O pergolado cria um ponto coberto para a porta de entrada

Em todo o projeto do sobrado, a opção foi por usar vidro esverdeado, uma vez visto, que o item faz parte das janelas, muro, guarda-corpo da escada externa e até da cobertura para o pergolado.

Muro rústico

            Com um toque rústico, a fachada é composta por material com coloração fumê e hastes de madeira que dão sustentação e ao mesmo tempo agregam traços da construção rústica.

Jardim gramado

A porta de madeira tem traços modernos

Neste projeto, a arquitetura marcante e moderna da construção são características que ganham ainda mais evidência por conta do material incolor que compõe a parede de proteção externa em volta do lar.

Casa térrea simples

Para a casa térrea, a opção foi fazer molduras de alvenaria em torno do vidro de modo a garantir uma fixação melhor e ressaltando a mesma cor utilizada na pintura da fachada, assim mantém o equilíbrio entre esses pontos.

 

Mais fotos

Casa com muro

O telhado aparente combina com a estrutura

Modelos de muro de vidro verde

Fachada moderna com telhado embutido

As janelas e porta na cor preta combinam com a pintura branca

Casas simples

Deck de madeira

Na frente da casa, vasos decorativos

Jardim casa moderna

Casa marrom

As linhas retas valorizam a estrutura contemporânea

Pedra decorativa fachada Casas com muro de alvenaria e vidro

Casa com pintura clara

O jardim com flores é alegre

Modelos de sobrados

Jardim com luzes

A iluminação noturna valoriza a fachada

Muro de vidro jateado

Sobrados simples

Portão de madeira

O portão de madeira combina com as janelas

Modelos de muros

Com todas as informações sobre muro de vidro vai ficar mais fácil de seguir essa tendência sem medo de errar na escolha.

Você pode gostar...