50 MODELOS DE LAREIRAS: Tipos, Vantagens/desvantagens

Quando o assunto é deixar o lar quentinho e elegante, há uma variedade enorme de modelos de lareiras para escolher. É claro, que você pode dizer que hoje em dia existem aquecedores, mas nada isso se equipara ao efeito que uma lareira dá ao ambiente. Se você acredita que o recurso pode ser trabalhoso, a boa notícia é que diante dos diferentes tipos, há modelos bem práticos.

Quer saber como escolher a lareira ideal? Então, vamos ao post!

À lenha

A lareira a lenha é o modelo mais tradicional e conhecido. Apesar de sua tradição pode ser um modelo que agrada menos as pessoas, pois gera fuligem e pode dar um pouquinho de trabalho no momento de acender.

modelos de lareiras 1
A fabricação desse tipo de recurso costuma ser em alvenaria, mas pode haver um revestimento externo para dar outro estilo a lareira.

modelos de lareiras 2

Para quem opta pela lareira a lenha precisa ter um espacinho por perto para guardar a lenha que será utilizada. No entanto, vale lembrar que esse cantinho preciso ser limpo com frequência para evitar insetos.

Ah, e vamos ajudar o meio ambiente e só comprar madeira legalizada.
modelos de lareiras 3
Enquanto a lareira não estiver sendo usada, esse espaço pode receber peças de decoração, desde que a lareira seja limpa, afinal a queima da madeira costuma deixar o espaço escuro e não dá para chamar a atenção de um espaço assim não é?!

modelos de lareiras 4

As variações na construção do aquecimento podem variar quanto ao estilo, acabamento, cor e materiais usados. Mas se você optar pelo acendimento a lenha deve saber que ele é pouco eficaz, por isso o tamanho da lareira deve ser proporcional ao espaço que você deseja aquecer, de modo a deixar todo o ambiente quentinho.

Elétrica

modelos de lareiras 5

Esse tipo é indicado para quem não quer construir chaminé e dispensa a fumaça e cheirinho da madeira queimando.

A lareira elétrica tem fácil instalação e pode ser posicionada em uma parede, sem necessidade de grandes transformações. Para o uso do aparelho, basta que a lareira seja ligada a rede de energia elétrica, já que seu funcionamento é acionado a partir de um botão de liga e desliga.

 

modelos de lareiras 6
Os modelos são bem modernos e não geram chamas de verdade, sendo um efeito virtual de chama que é criado a partir do acendimento (tipo uma televisão ligada).
modelos de lareiras 7

  • A maioria dos modelos possui a opção de aquecimento e de acender apenas as chamas decorativas, ou seja, dá para deixar a lareira com as “chamas ligadas” apenas para deixar um visual mais bonito no ambiente.
  • O modelo além de moderno e prático funciona com controle remoto e você pode ligar a lareira sem nem levantar do sofá.
  • Outro benefício, é que esse modelo não gera sujeira, por isso você não vai precisar fazer a limpeza interna após o uso.

modelos de lareiras 8
A lareira elétrica tem grande eficácia em aquecimento e sua potência deve ser escolhida de acordo com o tamanho do ambiente; contudo, vale lembrar que esse modelo é ligado na energia e quanto mais potente a lareira, mais ela tende a gastar energia.

Ecológica (à álcool/etanol)

modelos de lareiras 9
A lareira ecológica recebe esse nome porque usa de um álcool a base de etanol, substância renovável e menos poluente.

Esse tipo de aquecimento dispensa o uso de lenha, limpeza posterior e energia elétrica.

modelos de lareiras 10
Entre as vantagens da lareira a etanol é que esse modelo não faz fumaça e não gera fuligem, por isso não necessita de chaminé.
modelos de lareiras 11
Há diversos modelos desse tipo de lareira que são compradas prontas em tamanhos que variam de 30 cm a 1m. Outra possibilidade na hora da compra é adquirir apenas o queimador que pode ser embutido em alguma parede, ou ser instalado em uma base móvel.

modelos de lareiras 12

A lareira ecológica, é ideal para quem não dispensa chamas de verdade, não quer ter aumento na conta de energia e ainda está em busca de um modo de aquecer prático e sofisticado.

À gás

modelos de lareiras 13

A lareira a gás é mais uma opção de aquecimento que dispensa o uso de lenha, e por isso não gera fuligem e não requer o uso de dutos para fumaça.

Para a instalação da lareira a gás é preciso que o item tenha ligação com gás (pode ser através de botijão ou encanado) e fonte de energia para o acendimento.

modelos de lareiras 14
Entre esse tipo de lareira, há dois modelos – lareira linear e lenho cerâmico.

  • A lareira linear é um modelo que deve ser usado sobre base de alvenaria e utiliza de pedras vulcânicas em sua base.
  • Já o lenho cerâmico são pequenos pedaços de lenha artificiais que simulam uma lareira tradicional, mas que na verdade a lenha não é queimada.

Virtual

modelos de lareiras 15
Quando o assunto é tecnologia, dá para apostar na lareira virtual (também recebe o nome de lareira digital), que não possui chamas de verdade e simula o fogo através de tecnologia 3D.

Esse modelo não suja, não faz fumaça, não usa lenha e ainda assim é capaz de aquecer o ambiente.
modelos de lareiras 16
A lareira digital pode ser embutida na parede ou pendura na parede como um quadro, e além de aquecer ainda é possível controlar a luminosidade gerada pelas chamas 3D.

De Ferro / Metal

modelos de lareiras 17
Em meio a tantas opções de acendimento e chamas, outro ponto a se escolher ainda é o material que a lareira é confeccionada. Entre tais opções há os modelos em metal, como é o caso dessa lareira a lenha em ferro. O modelo rústico lembra até um forno e dá ares mais industriais a decoração.

modelos de lareiras 18
Para uma decor moderna, é possível usar o inox nas molduras da lareira e dar um toque clean e sofisticado ao ambiente.

modelos de lareiras 19O inox não precisa ficar restrito apenas as bordas, o material também pode ser estender formando uma espécie de torre. Para usar o inox como acabamento da lareira, é preciso escolher um tipo de chama que não aqueça demais o metal.

modelos de lareiras 20

Há uma variedade enorme de metais que podem ser usados e o estilo como a lareira será confeccionada. Dá para usar um estilo mais quadrado e industrial; ou uma parede de inox; ou até um metal esculpido.

Suspensa

modelos de lareiras 21
A lareira suspensa é um modelo bem diferente do tradicional, e capaz de deixar o ambiente lindo, já que o item fica fora do chão e apoiado por uma chaminé ou base vertical. Quando feita em metal e cores escuras deixa o ambiente com toque rústico e industrial.

modelos de lareiras 22
Há também a opção de outras cores, como a branca que combina com uma decoração clean.
modelos de lareiras 23
Esse modelo estrutural pode variar de acordo com a chama que será utilizada. Dá para usar madeira e criar uma lareira a lenha suspensa, recorrer as chamas artificiais ou modelos com outros tipos de acendimento.
modelos de lareiras 24
A lareira suspensa é um modelo menos comum e por isso precisa ser encomendado para empresas especializadas que fabricam esse tipo de lareira.

modelos de lareiras 25

O modelo oval é mais comum, no entanto dá para apostar em outras formas, como essa lareira arredondada, que é o destaque da sala.

Portátil

modelos de lareiras 26
A lareira portátil tem se tornado a preferida dos consumidores, e isso se deve ao fato do modelo não ser fixo, o que permite levar a lareira para diferentes cômodos da casa. Dá até para usar o modelo sobre a mesa de jantar, e além de aquecer o cantinho durante a refeição, ainda cria um clima romântico.
modelos de lareiras 27
O modelo portátil costuma ser encontrado para as churrasqueiras ecológicas, já que dispensam qualquer tipo de duto e ligação.
modelos de lareiras 28
É possível comprar esse tipo de aquecimento já pronto em bases pequenas, ou com rodinhas para facilitar no deslocamento.
modelos de lareiras 29
modelos de lareiras 30            Esse tipo de lareira costuma vir com laterais de vidro que protegem contra acidentes e ainda combina com diferentes estilos de base, como madeira e ferro.

O que você acha do diferentes modelos de lareiras? É adepto(a) das lareiras que usam lenha, com acendimento prático ou apenas chamas virtuais? E se você ainda não tinha uma lareira em casa porque achava trabalhosa a limpeza, acendimento ou até ter que fazer reforma para a instalação, agora não há mais desculpas heim!?


Você pode gostar...