60 Modelos de Cozinha – As Fotos Mais Incríveis & Projetos Diferentes!

Muitas vezes a vontade de mudar algo ou construir é grande, mas nem sempre temos um projeto concretizado. Pensando em quem está passando por essa dúvida, esse post é dedicado a modelos de cozinha com projetos e fotos para dar uma forcinha na concretização do sonho.

Dicas para Projetos e Construção de Cozinhas

Dimensões

Não importa qual o tamanho de espaço que você tem, algumas medidas são padrão e isso pode influenciar muito no momento de outra pessoa te ajudar ou até mesmo na hora de vender o imóvel. Por isso, a dica é seguir essas medidas, a fim de ter um projeto perfeito.

dimensões para cozinha

  • Bancada/ ilha: para quem escolheu uma cozinha com bancada ou ilha para refeições rápidas ou auxílio no preparo dos alimentos, a altura desse móvel deve ser entre 75 cm (para usar com cadeiras), até 110 cm (para ilha ou usar com banqueta). No caso da ilha, o ideal é que esse apoio siga a mesma altura da pia.
  • Pendente: acima do balcão, o pendente deve ficar a uma distância entre 80 e 90 cm para não atrapalhar o preparo ou uma refeição.
  • Banco/ cadeira: a distância entre o assento do banco até a base do balcão deve ser de 25 cm para ficar mais apropriado a quem vai ocupar o lugar. Mais do que isso, pode deixar o espaço difícil para refeições.
  • Distância ilha/ bancada a pia: esse é um ponto difícil, afinal cada tamanho de cozinha é diferente, mas o ideal é que o espaço fique a uma distância entre 1 e 1,2 m. Caso você tenha um espaço muito restrito, 80 cm de separação é o limite para não atrapalhar as andanças no ambiente.
  • Pia: o indicado é que a peça fique entre 85 e 95 cm de altura, por isso vale considerar o tamanho médio dos membros da família, assim a altura de 95 cm não é indicada para quem é mais baixinho.
  • Profundidade pia: o resultado ideal fica entre 55 e 60 cm, e se ampliar mais esse espaço o resultado vai ser um balcão largo demais e com pouca utilidade.
  • Armário de parede: se o móvel ficar localizado acima da pia, dê uma distância de 60 cm para facilitar o serviço nessa região, e a largura do móvel deve ser entre 35 e 40 cm, assim você evita de bater a cabeça enquanto estiver lavando louça.

Lógica comum para projetos diferentes

Durante o desenvolvimento da planta e disposição do itens, três pontos devem ser analisados com atenção:

  1. Fogão
  2. Geladeira
  3. Pia

dicas para projeto de cozinha

Esses itens devem ser posicionados em pontos que específicos para formarem um triângulo entre o deslocamento de um para o outro, assim vai facilitar a sua rotina.

Forçando um pouquinho a mente e voltando aos ensinamentos matemáticos, o triângulo pode ser equilátero (todos os lados iguais), isósceles (apenas dois lados iguais) ou escaleno (medidas diferentes em todos os lados). Ah, e não importa o tamanho do espaço disponível, essa dica é deve ser seguida!

Modelos de Cozinhas Pequenas e Compactas, Simples e Bonitas

Projetos

planta cozinha pequena com ilha

O depurador é ideal para cozinha integrada com outros ambientes

Esse projeto mostra como aproveitar um espaço médio. Na parede da janela foi instalada a geladeira, pia, e a torre quente (micro-ondas e forno). A distância de 1,2 m separou essa área da bancada que abriga o cooktop e se estende para um balcão de refeições rápidas.

modelo de cozinha simples

A cortina ajuda a controlar a entrada de luz

Para um modelo simples, essa cozinha usa um balcão que faz a volta em três paredes do ambiente. Os armários na parte abaixo da pedra e na parede são ótimos para guardar os utensílios e manter a organização do espaço.

projeto cozinha americana

O projeto para apartamento mostra como otimizar o pequeno espaço e agregar a bancada. Em forma de L, o fogão fica afastado da geladeira, o que é imprescindível para manter o bom funcionamento de ambos e evitar o aquecimento do refrigerador, o que poderia causar aumento no gasto de energia.

projeto cozinha corredor

Cores claras aumentam o ambiente

No estilo corredor, o pequeno espaço foi projetado em cores claras para dar sensação de ser mais extensa. Nessas circunstâncias, o uso vertical com armários é ideal.

cozinha americana pequena

O espaço integrado utiliza a bancada para unir os espaços. Um pouco de cor, como verde água em meio aos eletrodomésticos em inox deixa o espaço mais alegre.

planta 3D cozinha barata

            Para uma solução simples, estenda bancadas em volta das paredes e deixe espaço para fogão e geladeira. Outros itens como micro-ondas, podem ser colocados no balcão.

cozinha com ilha simples

Se você não é adepto das versões integradas, pode optar por um modelo pequeno e fechado, assim o cheiro de bife não se espalha por toda a casa. Nesse projeto, a bancada ao centro forma o triângulo e deixa o deslocamento mais simples.

ilha pequena cozinha simples

Quadros na parede decoram o ambiente

A cozinha com ilha também pode ser uma possibilidade para quem tem pouco espaço, mas nada de exagerar na bancada que deve ser condizente com as dimensões do cômodo.

planta cozinha simples com ilha

Nessa planta, a ideia de usar uma ilha pequena foi ideal para aproveitar o espaço. A bancada que se estende em frente ao fogão é ideal para as refeições como café da manhã.

projeto cozinha pequena com lavanderia

Para o pequeno espaço, a integração da cozinha com a área de serviço foi a única solução. A bancada que une o espaço para outros ambiente é como um divisor, mas nesse caso o ideal é deixar a área da lavanderia fora do campo de visão.

 

Fotos

Depois de todas as dicas para construir ou reformar uma cozinha simples e pequena, separamos algumas fotos para que você possa se inspirar em aplicações reais.

decoração cozinha corredor

A bancada e banquetas pretas quebram a predominância do branco

modelo cozinha integrada

cozinha com bancada de vidro

Armários suspensos otimizam o espaço

cozinha branca

Flores dão cor e vida ao ambiente

cozinha americana marrom

modelo de cozinha simples

A bancada permite refeições rápidas

projetos cozinha corredor

projeto cozinha fechada pequena

A bancada de madeira é aconchegante

projeto cozinha apartamento

Os pendentes iluminam a bancada

modelo cozinha com ilha pequena

O balcão de vidro aproveita o espaço

cozinha preta e branca

cozinha branca e simples

cozinha marrom pequena

A iluminação amplia o espaço

Modelos de cozinhas planejadas modernas e sofisticadas

Projetos

projeto cozinha grande

Se você tem espaço amplo, pode optar por esse modelo que valoriza o espaço central. A inspiração preto e branco é super atual e a cor mais fechada não pesa por conta da grande janela que permite a entrada de luz.

armários planejados cozinha

A cozinha integrada dá sensação de que é ainda mais ampla

Os armários planejados na cor bege combinam com e pedra marrom utilizada nas bancadas. No centro, a ilha une-se a um balcão que em separa a cozinha da sala.

planta cozinha americana ampla

Para valorizar o espaço, os armários feitos sob medida criam nichos para cada item, de modo a deixar cada coisa em seu lugar. A extensão da pedra preta revestindo a parede dá toque contemporâneo ao lugar.

cozinha moderna com bancada

O armário espelhado é moderno

A cozinha grande ganhou uma ilha estendida ao centro. Para dar toque moderno e sofisticado, alguns armários com portas brilhantes refletem o espaço e criam um efeito bacana.

modelo cozinha armário espelhado

Eletrodomésticos inox são modernos

Portas espelhadas nos armários é uma tendência bacana, mas nunca utilize o recurso por todo o móvel, apenas detalhes! Para manter o espaço sofisticado, a combinação com eletros em inox é perfeita.

cozinha moderna com ilha

Mesmo com toque clássico, esse projeto mostra que uma bela superfície preta é capaz de transformar o ambiente. A cor dos móveis planejados é bem próxima da cor do porcelanato no chão e cria uma sintonia no espaço.

armários pretos na cozinha

As banquetas de metal combinam com o inox

Utilizar pastilhas na cozinha pode render ótimas ideias, ainda mais quando o revestimento se estende pelo piso e pela parede. Armários escuros também remetem a um estilo contemporâneo e muito charmoso.

cozinha moderna e sofisticada

As superfícies amarelas são modernas

O destaque desse projeto vai para o marmoglass amarelo. Além da cor intensa, ainda vale apostar em design mais atual, como o estilo da bancada para deixar o resultado moderno.

cozinha armário planejado preto

O design da bancada é moderno

A cozinha preta é sinônimo de sofisticação, mas a ideia e estilo do balcão traduz um projeto moderno e lindo!

bancada moderna para cozinha

O azulejo vinho é elegante para a cozinha

            Que tal se inspirar nessa ideia ousada? Se a intenção é um ambiente atual, a bancada circular é aposta certeira quando se tem espaço.

projeto cozinha colorida

O verde com inox resulta em um visual moderno

Os armários planejados compõem todo o espaço, e a cor suave é uma aposta para fugir de tons neutros que são comuns nesse ambiente.

 

Fotos

Depois de reunir todas as dicas é hora de ver as aplicações. Quem sabe daqui não sai sua ideia para a cozinha dos sonhos?

modelo cozinha branca e laranja

A cor intensa deixa o ambiente branco alegre

cozinha planejada preta

cozinha moderna com ilha

Armários planejados aproveitam melhor o espaço

cozinhas planejadas escuras

decoração cozinha sofisticada preta

Os itens amarelos dão cor ao ambiente com foco para a cor preta

cozinha com azulejo hidraulico azul

A horta no ambiente deixa temperos frescos fáceis para o uso

cozinha planejada pia no centro

projeto cozinha ampla

A iluminação embutida dá elegância ao ambiente

cozinha moderna e sofisticada

Os lustres (pendentes) na cozinha são elegantes

modelos de cozinhas com ilha cozinha contemporânea

cozinha clean planejada

As banquetas vermelhas dão cor ao espaço

cozinha amarela com preto

cozinha moderna com marmoglass

Quer ver mais fotos e dicas para inspiração? Clique aqui!

Os projetos e fotos de modelos de cozinha mostram diferentes possibilidades, e com certeza alguma delas atende as suas necessidades.


Você pode gostar...