Lavabos pequenos decorados: medidas, plantas e inspirações

O lavabo ou banheiro social, como também é chamado, é um cômodo que tem ganhado cada vez mais atenção nos projetos. A inclusão desse ambiente é uma ótima aposta para ter um banheiro de uso comum na hora de lavar as mãos antes das refeições ou até mesmo para as visitas. E nem é preciso destinar muito espaço ao cômodo; os lavabos pequenos decorados são possíveis sim, e com um bom projeto e decoração adequada o ambiente torna-se lindo!

Então, se você está considerando um banheiro social, vamos ao post com dicas, projetos e propostas de decoração para lavabos pequenos.

estilos

 

Medidas Mínimas Necessárias

            Qual a medida mínima para lavabos pequenos?

Se essa é uma pergunta comum para você, saiba que muita gente tem a mesma dúvida. E a resposta é que se precisa de bem pouco espaço para ter um lavabo.

As medidas mínimas recomendas é de um espaço com 0,80 x 1,20m, ou seja, com quase 1m² já dá para ter um espacinho com cuba e vaso sanitário.

Se a ideia é seguir as medidas mínimas, algumas dicas são bem importantes para garantir uma melhor adequação e composição do cômodo:

  1. Porta: já dá para imaginar que com as medidas mínimas, os modelos de portas que abrem para dentro do ambiente não são adequadas. Então, a dica é abrir a porta para fora, ou escolher modelos de portas sanfonadas ou de correr.
  2. Espaço vertical: quando o espaço é reduzido, a melhor dica é aproveitar o espaço vertical, ou seja, as paredes. Para isso, aposte em bancadas e cubas suspensas, deixando o chão livre.
  3. Posição das peças: para garantir uma boa circulação no ambiente, a melhor posição é usar vaso sanitário e cuba na mesma parede.

 

Plantas e Projetos de Lavabos Pequenos 

  • Plantas
planta baixa

Na planta, há espaço para a abertura da porta para dentro

Nesta planta para lavabo pequeno a proposta é de um ambiente com 1,5m²; o que já permite a abertura da porta para dentro. A sugestão de usar cuba e vaso sanitário na mesma parede foi utilizada para garantir que melhor abertura da porta.

planta banheiro social

A proposta inclui uma porta sanfanoda

Com um pouquinho mais de 1m² essa planta é um ótimo exemplo de que é possível sim ter lavabos pequenos. Para aproveitar o espaço, a aposta foi pela porta sanfonada, e cuba e vaso sanitário em paredes perpendiculares.

planta

 

 

planta lavabo

Na planta, um dos cantos é arredondado

 

 

desenho planta

  • Projetos 3D
projeto com jardim

No projeto, o espaço embaixo da pia é destinado a um pequeno jardim

Se olhando a planta você não consegue imaginar como ficam os lavabos pequenos decorados, os projetos 3D dão essa ajudinha extra. Neste caso, a ideia foi usar uma das paredes para a bancada e a outra com o vaso sanitário.

projeto 3D

No projeto, o piso claro ajuda a iluminar e ampliar o ambiente

Para este projeto a proposta foi de aproveitar os recortes do ambiente, e em vez dos tradicionais banheiros sociais com formato quadrado ou retangular, a proposta é de um espaço com recuo.

projeto 3D

projeto banheiro social

projeto banheiro pequeno

Na proposta, o vaso sanitário fica ao lado do gabinete

 

Fotos de Lavabos Pequenos Decorados

Com papel de parede 

bancada de mármore

A pia esculpida no mármore é moderna

Se a ideia é investir em papel de parede para lavabo, a ideia é ótima para decorar as superfícies. Neste caso, a ideia foi de usar um papel de parede floral em tons de marrom, e para não deixar o ambiente muito escuro por conta da composição de cores, a aposta foi por investir em uma boa iluminação.

cuba de vidro

Na bancada, cuba de apoio de vidro

Com um estilo mais clássico e decorado em tons claros, a escolha de revestimento para as paredes foi por um modelo de arabescos em tons de bege e branco. O papel de parede reveste todo o ambiente e reflete no espelho, dando impressão de que o cômodo é maior.

 

Mais fotos

decoração banheiro social

Lanternas decorativas enfeitam o espaço embaixo da bancada

papel de parede de mica

O papel de parede de mica é tendência

papel de parede arabescos

papel de parede listrado

As listras na vertical ajudam a dar noção de um banheiro social com mais altura

modelos de papel de parede

Com jardim de inverno 

jardim interno com bromélias

Pedras brancas decoram o jardim interno

Mesmo apostando em projetos de lavabos pequenos, dá para incluir no espaço um pequeno jardim interno para dar um toque verde ao espaço. A ideia neste projeto foi de fazer um pequeno jardim embaixo da bancada, e para as flores a aposta foi pelas bromélias, que se desenvolvem bem em ambientes com sombra.

jardim vertical

O espelho bronze deixa o banheiro mais moderno

Para os ambientes muito pequenos, vale seguir a dica de aproveitar o espaço vertical, e nessa proposta o jardim vertical foi a aposta para incluir um cantinho com plantas sem perder espaço.

 

Mais fotos

decoração com ônix

As pedras de ônix iluminadas valorizam o ambiente

jardim de inverno

jardim pequeno

Na bancada, cuba de semi encaixe

decoração com bambus

A bancada de madeira rústica compõe o projeto

lustre para lavabo

O lustre helicoidal de cristal é moderno

Estilo rústico 

parede de tijolo a vista aparente

Seguindo a proposta de uma decoração rústica, este ambiente é uma inspiração perfeita. Para compor o espaço, a aposta foi por usar piso de cimento queimado, parede de tijolo a vista, e bancada e cuba de madeira.

parede de madeira

A iluminação indireta valoriza o ambiente

Outra opção de decor rústica para o lavabo pequeno é esse projeto. Aqui o painel de madeira de demolição reveste a parede e já é uma ótima proposta para o estilo; mas o lado rústico da decor não para por aí; ainda tem a parede de tijolos a vista aparentes que contrastam com a madeira e criam um visual lindo.

 

Mais fotos

bancada com móvel antigo

A escada de madeira funciona como suporte para toalhas

bancada rústica

cuba de apoio

A cuba de bronze decora a bancada

decoração banheiro social rústico

Na parede, tijolo a vista aparente com junta seca

decoração rústica

Moderno Preto 

bancada de madeira

A flor na bancada dá delicadeza à decoração

Apesar das propostas serem de lavabos pequenos, o uso de cores mais fechadas como o preto também está permitido. A inspiração aqui é de usar paredes pretas. E para não deixar o ambiente menor, vale a pena investir em espelhos e diferentes pontos de iluminação, truques que ajudam a ampliar o espaço.

cuba de mármore

A bancada de vidro é moderna

Nesta proposta de lavabo moderno, o preto das paredes foi equilibrado pelo piso de mármore Travertino Romano, que tem um tom de bege bem claro e ilumina o ambiente.

 

Mais fotos

parede decorada

Quadros decoram a parede

decoração preta e branca

papel de parede preto

O papel de parede de listras mescla preto fosco e com brilho

parede lousa

A parede lousa deixa o ambiente moderno

decoração preta

Com pastilhas 

decoração com orquídea

A orquídea deixa a decor sofisticada

As pastilhas também são uma ótima aposta para o revestimento dos lavabos pequenos. No projeto, a aposta foi por usar pastilhas de madrepérola no revestimento de uma das paredes. O material delicado deixa o ambiente sofisticado e a cor clara ajuda a iluminar e dar sensação de ambiente maior.

decoração bancada

Na bancada de madeira, cuba de apoio preta

Para esta proposta de lavabo decorado as pastilhas pretas foram a aposta para decorar parte das paredes. Na composição do restante do espaço, a aposta foi por usar azulejos brancos e bancada moderna de madeira.

 

Mais fotos

 banheiro social pequeno

rodapé arredondado

O rodapé arredondado é moderno

pastilha amarela

As pastilhas amarelas adicionam um toque de cor

lavabo com pastilha e papel de parede

No chão, piso de mármore

decoração com pastilhas

 

Embaixo da escada 

lavabo embaixo da escada

Saber aproveitar cada cantinho da casa é um passo importante para um projeto bem elaborado, e a sugestão é fazer o lavabo embaixo da escada. Na proposta, a escada de madeira que fica sobre o banheiro social torna-se parte da decoração e cria um detalhe interessante para a composição do espaço.

banheiro social embaixo escada

Na bancada, vaso com flores delicadas

Neste projeto, o teto rebaixado é por conta da escada que passa sobre o cômodo. Na decoração do ambiente, a aposta foi por usar cores claras para dar mais sensação de espaço. Outra sugestão para aproveitar o espaço é a bancada de madeira que é mais estreita.

 

Mais fotos

chão de ladrilho hidráulico

No chão, ladrilho hidráulico

banheiro embaixo escada

pastilha vermelha

Rosas vermelhas decoram a bancada

decoração preta e branca

Na parede, mix de pastilhas pretas e brancas

lavabo com porta de correr

A porta de correr aproveita melhor o espaço

Com cuba (pia) externa 

espelho iluminado

O espelho tem iluminação na parte de trás

Uma proposta para não deixar o espaço muito apertado é usando a pia externa. Ao invés de colocar a bancada dentro do lavabo, a ideia é colocar o item logo na entrada, assim o espaço interno fica apenas para o vaso sanitário, como é o caso deste projeto.

bancada externa

            Para manter a continuidade na decoração, a ideia foi usar o mesmo papel de parede tanto na área do vaso sanitário, como na parte da bancada.  O papel claro com estampa valoriza o espaço e dá um toque a mais para a decoração do lavabo.

 

Mais fotos 

pia externa

Na bancada, pequenos vasinhos com plantas

pia separada

bancada decorada

O espelho tem moldura rústica

bancada de mármore

seat garden decoração

Embaixo da bancada, decoração com seat garden

            Gostou das ideias e dicas de lavabos pequenos decorados? Agora é só se inspirar e colocar em prática o projeto do banheiro social.

 

 

Você pode gostar...