Fachada Ventilada: O que é, como funciona, vantagens e 30 fotos

Se você quer algo moderno e sustentável para a fachada de seu empreendimento ou casa pode apostar na fachada ventilada. É uma maneira inovadora e muito eficiente para quem busca conforto térmico e eficácia no que se trata de economia de energia. São muitos diferenciais que esse tipo de fachada apresente, quer conhecer mais sobre ele? Acompanhe este artigo!

O que é? Como Funciona? Vantagens

A fachada ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico. Isso por que ele tem a capacidade de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um prédio. Além disso, ela apresenta outro diferencial, que pode ser um atrativo para quem busca um empreendimento sustentável: os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis. Demais, não é mesmo?

O sistema cria uma espécie de segunda pele em relação à fachada principal do edifício a fim de protegê-la. Seu revestimento é fixado a uma armação de alumínio ou de aço inoxidável que é ancorada na estrutura da edificação, mantendo a fachada afastada da alvenaria de vedação.

Veja um exemplo de como é sua estrutura:

fachada-ventilada-como-fazer

Como funciona?

O princípio primordial utilizado na fabricação de uma fachada ventilada é seu sistema de juntas abertas. Tal sistema é o responsável por permitir que o espaço entre as placas não recebam vedação completa nas aberturas inferiores e superiores, e sendo assim, acontece a criação da lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes.

Essa cavidade em questão tem largura média entre 10 e 15 centímetros, mas pode ser maior. Muitas vezes, é preciso que seja mais larga por conta da necessidade de uma passagem da rede através de um shaft de instalações do edifício, que produz o efeito chaminé. Aí cria-se a possibilidade de trocar o ar permanente na câmara e proporciona maior o conforto ambiental dentro do edifício.

fachada-ventilada-moderna

Mas o que seria esse efeito chaminé? Bom, para explicar melhor, esse evento se caracteriza quando o ar mais quente sobe e, pela diferença de pressão, suga para dentro da cavidade o ar mais fresco. Assim, com o ar da cavidade mudando continuamente, não há o aquecimento da face do corpo da edificação, que permanece protegida.

Veja só um exemplo de como é feita a aplicação:

fachada-ventilada-aplicacao

E as vantagens em comparação com uma fachada tradicional?

Auxiliar na eficiência energética do edifício já pode parecer uma baita qualidade, não é mesmo? Isso tem sido muito valorizado nos empreendimentos atuais e agrega muito valor comercial no prédio também. Mas não é a única vantagem, não. Como falamos, esse estilo de fachada colabora com o conforto ambiental dos ambientes internos, mas não para por aí, veja só:

Sistema respirante

O sistema possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, eliminando a umidade dos edifícios. O vapor de água que se forma no interior do edifício também pode ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo, assim, com a conservação da estrutura.

fachada-ventilada-colorida

Evita infiltrações

Quando dimensionado corretamente para as necessidades específicas de cada edifício, o sistema de fachadas ventiladas é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas.

Facilidade para limpar

A estanqueidade da água é uma vantagem, também, porque sua alta durabilidade e seu baixo grau de absorção permitem que a limpeza das placas seja feita pela própria água da chuva, diminuindo o acúmulo de sujeira e inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados em pichações, por exemplo.

Fácil manutenção e reposição do material

Cada um dos painéis da fachada ventilada é independente. Esse fato facilita a instalação e a manutenção da fachada, possibilitando reparos, mudanças e checagens com agilidade.

fachada-ventilada-madeira

Vale saber: Quem optar por uma fachada ventilada ganhará o benefício de ter o tempo de obra bastante reduzido, além da diminuição de ruídos. Há uma grande variedade de cores, formatos e texturas disponíveis para você escolher.

fachada-ventilada-tipo

Agora que você já descobriu as utilidades e características das fachadas ventiladas, que tal conhecer os modelos? Confira abaixo!

Modelos de Fachada Ventilada

Cerâmica / Porcelanato

Fachadas de cerâmica ou porcelanato são clássicas e muito escolhidas para edifícios comerciais. Esse material confere muita sofisticação à área conhecida como o “cartão de visitas” de qualquer local. Quem gosta de unir beleza, qualidade e durabilidade deve investir na cerâmica ou porcelanato, pois não vai se decepcionar.

A cerâmica é um material mais antigo, que é utilizado já a muito tempo no que se trata de fachadas. Hoje em dia você consegue encontrar inúmeros estilos de placas para revestir de cerâmica, com cores, espessuras e texturas diferentes. É um dos materiais mais usados para fazer fachadas ventiladas.

Veja alguns modelos para te inspirar a fazer igual:

fachada-ventilada-ceramica

fachada-ventilada-de-concreto

fachada-ventilada-de-ceramica-cinza

fachada-ventilada-de-ceramica

Já os porcelanatos são materiais mais recentes e que estão super na moda. Eles ganharam um super destaque entre os arquitetos e especialistas em construção por sua resistência e versatilidade. Ele pode ser utilizado tanto na área externa, quanto na interna, na parede ou no piso.

O bom é que apresentam inúmeras características e você pode escolher qual é o que mais combina com o seu projeto. Estabelecimentos comerciais costumam ficar incríveis com esse tipo de fachada, mas eles também são muito requisitados para fins residenciais.

O porcelanato é muito elegante e duradouro, pode arriscar sem receio. Eles, quando usados em fachadas ventiladas oferecem todo o conforto previsto, além de proteger o local contra umidade.

Veja modelos lindos de fachada ventilada com porcelanato:

fachada-ventilada-de-porcelanato-marrom

fachada-ventilada-de-porcelanato

fachada-ventilada-porcelanato

Vidro

Revestir um prédio com vidro pode ser uma saída incrível para deixar o projeto moderno, mas o material a ser utilizado precisa ser escolhido em um lugar reconhecido e com a ajuda de profissionais especializados. Isso por que é um material que apresenta muitas chances de estilhaçar se não for de qualidade. Procure um vidro que ofereça segurança, específico para fachadas.

Sua aplicação permite a contemplação de paisagens existentes nas áreas externas do ambiente tornando o projeto arquitetônico um sucesso. Uma dica de vidro para fachadas é da empresa Blindex, entre aqui para conhecer.

fachada-ventilada-de-vidro

E você se pergunta, mas uma fachada de vidro não quebra? Bom, todo produto que seja feito de vidro oferece esse risco, mas se for de qualidade, você poderá ficar muito mais tranquilo. Uma das qualidades é que, em caso de quebra, ele produz fragmentos menos cortantes.

E é importante saber: projetos de fachada devem atender aos requisitos da norma “Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil” (ABNT NBR 7199/1989).

Confira os modelos de fachadas ventiladas de vidro: 

fachada-ventilada-predio-vidro-comercial

fachada-ventilada-predio-vidro-instalacao

fachada-ventilada-predio-vidro-shopping

fachada-ventilada-predio-vidro

fachada-ventilada-vidro

Madeira

Quer coisa mais elegante que uma fachada de madeira? Esse material pode ser utilizado no caso de uma ventilada também e proporcionar o mesmo efeito. A madeira é tão versátil e elegante que é difícil não gostar de um resultado com ela.

Os painéis de madeira utilizados em fachadas ventiladas são muito resistentes a intempéries e filtram a entrada da luz do sol. Além da alta funcionalidade, a madeira oferece uma qualidade estética que é difícil de encontrar em outros materiais, e a melhor notícia é que ela combina com outros tipos de revestimentos, cores e texturas.

fachada-ventilada-madeira

Também pode ser aplicada como revestimento da alvenaria entre os vãos, quando o objetivo é ter uma integração linear dos volumes.

E qual o tipo de madeira escolher para sua fachada? Bom, a disponibilidade da madeira dependerá da região onde você mora e também do orçamento que tem disponível para executar a obra. Mas segundo o especialista, os modelos mais utilizados para essa finalidade são o cumaru e o freijó.

Madeiras de demolição reaproveitadas como peroba rosa, por exemplo, também já são encontradas em painéis de revestimento. Mas vale lembrar que não é todo tipo de madeira que deve ser usada para revestir e é necessário um tratamento específico para que ela fique exposta ao tempo.

Veja modelos lindos de fachadas ventiladas de madeira:

fachada-ventilada-ripado-de-madeira-residencia

fachada-ventilada-ripado-de-madeira-rodrigo-santos-arquitetura

fachada-ventilada-ripado-de-madeira-sobrado

fachada-ventilada-ripado-de-madeira

Metálica

Muitos projetos atuais estão usando fachadas metálicas para dar uma cara mais moderna e conceitual ao estabelecimento. Esse conceito tem vindo do exterior para o Brasil e promete ganhar bastante fama nos próximos anos, juntamente com outras tendências da arquitetura industrial.

A tendência de usar metais nobres em diversos projetos, sobretudo nas fachadas de residências e estabelecimentos comerciais vem da Europa e já existe há muitos anos. Esses materiais oferecem qualidade, resistência, durabilidade e podem ter, sim, muita beleza, sempre com um toque irreverente e urbano para qualquer prédio.

fachada-ventilada-metalica

E quais seriam as vantagens de adotar fachadas ventiladas metálicas? Entre elas, você poderá garantir beleza, exuberância, modernidade, placas muito versáteis e resistentes, preço acessível, inovação e uma maneira diferente de pensar no acabamento da entrada de seu estabelecimento.

Dê uma olhadinha nas dicas de projetos que trouxemos para você:

fachada-ventilada-metalica-casa

fachada-ventilada-metalica-cinza

fachada-ventilada-metalica-cores

fachada-ventilada-metalica

Fachada ventilada Hunter Douglas

A fachada ventilada Hunter Douglas é referência mundial no assunto. É uma empresa alemã fundada em 1919, que começou a oferecer qualidade em produtos como cortinas, persianas e toldos. Logo se tornou a garantir destaque no mercado de produtos arquitetônicos como forros, revestimentos e fachadas industriais e comerciais.

As fachadas ventiladas da Hunter Douglas são nomeadas de NBK e são oferecidas por meio de painéis e Baguettes em terracota. Essa marca apresenta benefícios significativos para projetos comerciais e residenciais, mas claro, que tudo vai se tornar mais seguro e impecável se combinado com o bom trabalho de arquitetos.

A empresa garante um projeto de fachada exclusivo, que transforme um projeto arquitetônico em algo único e exuberante.

fachada-ventilada-hunter-douglas-nbk

A alta durabilidade e o baixo grau de absorção das peças permitem a limpeza pela própria água da chuva e impedem o acúmulo de sujeira, inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados para uso de rabiscos (pichações).

A forma como os painéis são projetados e instalados na fachada permite a passagem do ar pelas juntas entre eles. Graças ao diferencial de pressão entre a parte interna da fachada (câmara entre fachada e estrutura principal da edificação) e externa, a infiltração de água é quase que insignificativa, aumentando assim a vida útil do empreendimento.

Dê uma conferida nos projetos da Hunter Douglas:

fachada-ventilada-hunter-douglas-predio

fachada-ventilada-hunter-douglas-predo

fachada-ventilada-hunter-douglas-preta

fachada-ventilada-hunter-douglas


Gostou de conhecer mais sobre a fachada ventilada? Projetos que levam esse diferencial costumam ser aclamados, pois realmente ficam bem bonitos, elegantes e claro, apresentam uma funcionalidade incrível no que se trata de termoacústica e ventilação. Qualquer dúvida, deixe um recado pra gente!

Você pode gostar...